Dica de livro – Mamãe conta tudo Vol I & II

livro mame conta tudoHoje, eu trago para vocês, uma dica de leitura super bacana e útil. Trata-se do livro Mamãe conta tudo – volumes I e II, no qual vocês encontrarão dicas valiosas para superar os perrengues da gravidez e lidar com os filhotes nos seus primeiros anos de vida. E garanto que vocês não vão se deparar com um livro cheio de regras ou repleto  “faça-isso-não-faça-aquilo”. O que vocês irão encontrar é uma leitura super pé no chão, que se desenvolve de maneira leve e descontraída e com uma linguagem super divertida.

E nem podia ser diferente. Impossível Mamãe Conta Tudo ser um livro sisudo e chato de ler, pois a autora, a Flávia Fiorillo é uma coisa de querida, divertida e alto astral. Daquelas pessoas que quando a gente está junto nem vê o tempo passar e de quebra ainda dá boas risadas (tive o prazer de viajar com ela há algumas semanas e passar horas divertidíssimas na sua companhia).

Bom, e ninguém melhor do que a própria mãe da criança para contar tudo sobre o Mamãe Conta Tudo. Assim, abaixo, vocês encontram uma entrevista curtinha e descontraída com a Flávia Fiorillo, na qual ela fala um pouquinho mais sobre esses dois livros que vão ajudá-las nos momentos de aperto.

MdM: Como surgiu a ideia do Mamãe Conta Tudo?

Flávia: Às vezes a gente precisa de alguém de fora para nos mostrar o óbvio.No meu caso foi uma querida amiga. Quando ela engravidou, me pediu algumas dicas. Eu mandei um email do tamanho da Declaração da Independência Americana para ela, que me respondeu em uma linha: “por que você não escreve um livro?”

MdM: O que esses livros tem de diferente dos demais livros de maternidade?

Flávia: Existem no mercado as bíblias tradicionais escritas por conceituados pediatras e renomados pedagogos, que lemos assim que vemos o sinal de positivo no teste caseiro de gravidez. Queremos mesmo saber tudinho do que está por vir e eles realmente tem um papel importante.
Mas na hora do vamos ver, não existia nada que nos dessem soluções práticas e rápidas para pequenos perrengues que passamos, da gravidez até mais ou menos 7 anos. E só quem passa por isso sabe, né? Sabe aquela frase que diz “Eu era uma ótima mãe até ter filhos”? Pois é.
Com isso fiz uma coletânea de dicas que ouvi no parquinho de outras mães, pesquisei muito sobre vários assuntos e reuni tudo nesses 2 volumes. Quando dá 2:45 da madrugada e não tem ninguém online para te dizer como tirar cheiro de vômito do quarto de seu filho até amanhecer para poder arejar, esses livros são uma mão na roda.

MdM: Que tipo de dicas as mães encontram no Mamãe Conta Tudo?

Flávia: Tem de tudo um pouco. E várias soluções para um mesmo problema, pois o que funcionou para meus filhos não vai necessariamente funcionar para o seu. No volume 1, por exemplo, tem dicas sobre repouso absoluto na gravidez, o que deixar preparado antes do nascimento e tem um capitulo enorme sobre amamentação com foco em solucionar problemas com os seios e o que fazer quando o bebê faz greve de fome,  sem esquecer do desmame sem muitos traumas. Já sobre o recém-nascido tem dicas de  como acostumar o bebê no berço/carrinho, como ajudá-lo a dormir, o que fazer para amenizar as famigeradas cólicas e a sua nova realidade fashion que eu chamo carinhosamente de parquinho wear.

No segundo volume tem desde soluções caseiras para acalmara a irritação com a dentição, introdução de papinhas, desfralde, como tirar a chupeta, terror noturno, até segurança no trânsito (como fazer com que as crianças fiquem sentadas em suas cadeirinhas), em lugares públicos, em piscinas e praias. E não acaba ai não, tem ainda um capitulo sobre o primeiro dia na escolinha e como se preparar para ele, como ser uma hostess perfeita em festinhas de aniversário e já que estamos falando de etiqueta, também escrevi sobre ela na casa dos amiguinhos, consultórios e pracinhas. Termino com um manual de dicas caseiras para pequenos problemas de saúde.
Ufa, tem coisa prá caramba nesses livros!

MdM: Escolha três dicas do seu livro e compartilhe aqui com as leitoras do MdM:
Volume 1:
 No caso de precisar tomar um medicamento contraindicado na amamentação e ela tenha que ser interrompida, tire leite, com a bomba de sucção ou manualmente, com algum tempo de antecedência. Faça um estoque no congelador para alimentar a Duda durante esse período. Depois da alta, volte a amamentar normalmente. Bebês como a Olivia e o Lucas adoram segurar alguma coisinha quando estão mamando. Se você designar um colar com algum penduricalho interessante para essas horas, eles vão deixar as alças do seu sutiã e sua blusa em paz. Use tênis, sapatilhas ou sandálias, qualquer coisa remotamente fashionable e sem salto para poder se movimentar com rapidez quando o Gabriel cair de algum brinquedo. Salto alto no parquinho não dá certo porque, para começar, a maioria dos parquinhos tem chão de areia. Não preciso dizer mais nada, não é? Você, mulher cosmopolita, já me entendeu direitinho.Volume 2:
 Bateu aquela preguiça de enfrentar quatro horas de muito barulho e frituras na festinha do amigo? Faça um esforço, vista-se e vá. A lei da reciprocidade funciona como um relógio suíço quando se trata de festas de criança. Imagine a cara de seu filho se metade dos pais inventar uma desculpa esfarrapada dessas para não ir à festa dele? Chegue ao restaurante meia hora antes da hora da refeição do Gabriel. Se passar muito tempo desse horário, a taxa de glicose no sangue dele vai cair muito, deixando-o mal-humorado, irritado e manhoso até a comida chegar… o tipinho de situação que você quer evitar a todo custo em lugares públicos.  Para que o Gabriel aprenda a fazer xixi no vaso sanitário em pé, coloque umas três ou quatro unidades de cereal ou bolachinhas pequetiticas e peça a ele para tentar acertar no alvo. Aliás, você sabia que instintivamente o papai também tenta acertar o alvo, se houver um?

MdM: Onde encontrar os livros Mamãe Conta Tudo I e II?

Flávia: Nas melhores livrarias ou online, no site da editora Dash:

Os volumes do Mamãe conta tudo também estão disponiveis na versão e-book para download nos sites da Amazon e Kobo.
Sobre a autora:
IMG_7949Flávia Fiorillo foi colaboradora da Vogue por mais de uma década, enquanto morava em Nova York e trabalhava como diretora de arte. Com a chegada de seus filhotes (Matraca-Trica e Fofoquinha, como ela carinhosamente os chama) e para ter mais tempo com eles, resolveu mudar sua vida profissional e voltou a uma antiga paixão: escrever.
Hoje, além de autora do blog Mamãe Sabe Tudo e dos livros Mamãe conta tudo volumes 1 & 2, escreve para várias revistas como Vogue Kids, Harper’s Bazzar Kids, Pais & Filhos, Claudia Bebê e Babiekins e Belissima Kids nos EUA.

3 comentários

  1. Patricia Fonteles

    Ótima dica!!! Adorei!!! Vou logo comprar os meus!!!
    Beijinhos da Paty

  2. Mônica Soares

    Que legal! Quando engravidei comprei um livro desses bem “teóricos” e não li nem metade da metade E quer saber? Não me arrependi nem um pouco… Mas esse da Flávia parece ótimo e já está na minha lista das próximas compras de livros. Beijo

  3. Taisa

    Olá, tudo bem? Estou gravida e de repouso… O que faz eu ler tudo!!! Comprei o livro acima e li em um dia, há dicas boas mas acho que seu blog já é tão completo que acho a leitura desnecessária. Não indico. A
    h! Não sou contra as publidicas… Super apoio.

Deixe seu comentário