Por que ser mãe é indescritível

ser mae e indescritivel

Imagem: Google

Cansei de ouvir que ser mãe é a coisa mais gloriosa e fascinante da face da terra e confesso que, por um bom tempo, eu via muito mais a parte difícil do que essa parte soberba de que todo mundo fala.

Sei lá, acho que vivi muitas dificuldades iniciais, fui tomada pelo choque assim que virei mãe (achei que estivesse preparada, mas não estava), mas, pouco a tempo, é claro que, como todas as outras mães, também fui me tornando o ser mais babão e apaixonado da face da terra e esquecendo boa parte dos perrengues que vivi.

E aí, tomada por uma inspiração divina, depois de ler uma mensagem linda que meu irmão deixou para meus sobrinhos no Facebook (ambos agora formados e indo desbravar o mundo), resolvi falar sobre essa coisa maluca e enorme, que não se explica, que é ser mãe.

O nome do post já diz que ser mãe é indescritível, mas resolvi tentar descrever, do meu jeito, só para deixar registrado para a posteridade (espero que, no futuro, esse negócio de blog ainda exista pois, isso não está em nenhum outro arquivo). Então vamos lá…

20 razões por que ser mãe é indescritível

  1. Porque você vai aprender coisas que jamais imaginou (eu estou aprendendo a jogar bola. Quem em conhece sabe que isso é um milagre!)
  2. Porque vai tentar, sempre, ser melhor do que é (e vai perceber o quanto tem a melhorar)
  3. Porque vai se tornar a pessoa mais medrosa e corajosa do mundo, dependendo da situação (ah se vai!)
  4. Porque vai colocar uma outra pessoa (ou mais de uma, dependendo do número de filhos) sempre em primeiro plano (é instintivo. Simples assim!)
  5. Porque olhar os filhos  dormindo é algo próximo a visualizar o paraíso (ouvi uma amiga dizer que criança é algo lindo, mas que dormindo eles chegam a ser comestíveis! Grande verdade!)
  6. Porque o cheirinho e o calor vicia (ouvi isso da minha sogra e ela estava coberta de razão)
  7. Porque um simples beijo te faz derreter (já recebi beijos maravilhosos, mas nenhum se compara aos do Léo. PS: que o maridão não leia isso).
  8. Porque cada descoberta  é uma emoção sem fim (você ficará feito uma boba contando para todo mundo que seu filho falou “mamá” pela primeira vez)
  9. Porque a dor deles é a sua dor (e elevada à décima potência)
  10. Porque as conquistas deles são a sua realização (eu chorei quando Léo andou)
  11. Porque você vai parar tudo para socorrê-los quando precisarem (e vai quase enfartar de susto)
  12. Porque coisas antes importantes perderão o significado (você vai entender o que realmente importa na vida)
  13. Porque pequenos situações do cotidiano tornarão-se grandes prazeres (dormir, comer um prato de comida quente, tomar um banho demorado, assistir a um filme, receber um abraço apertado, ouvir um simples “mamãe” ou um fenomenal “eu te amo”, e por aí vai…)
  14. Porque você vai entender que um sorriso cura e faz esquecer tudo (as noites sem dormir, as crises de cólica, as birras enlouquecedoras,…)
  15. Porque alguém vai lamber a ponta do seu nariz numa terça feira à tarde e isso vai fazê-la gargalhar (acho que o Léo achou um jeito diferente de me beijar)
  16. Porque você vai rir muito mais (mas chorar também, infelizmente)
  17. Porque você vai esquecer rapidinho a parte difícil. Mas a boa nunca sairá da sua memória (verdade, verdade, verdade, verdade mesmo que agora você esteja jurando de pé juntos que nunca vai esquecer o perrengue que está passando)
  18. Porque você vai mudar a sua vida por eles (ah se vai! E você vai querer fazer isso)
  19. Porque você vai se tornar uma nova pessoa (aprendizados diários e intensos mudam qualquer um)
  20. Porque você simplesmente não vai conseguir mais imaginar a sua vida sem eles (nem por um segundo!)

O que você incluiria nessa lista? Deixe suas sugestões nos comentários abaixo.

42 comentários

  1. Maira

    Porque vc vai se tornar a pessoa mais paciente do mundo, mesmo querendo gritar!!!!

    1. Juliana Lagasse

      Sim, ser paciente foi o meu maior desafio. Nossa, por eles aprendemos até isto!

  2. Juliana Arrivabene

    Me identifico com todos os motivos, e agora, principalmente, com o fato de esquecer de todas as dificuldades, afinal, depois de 6 anos, estou tentando engravidar de novo. Mesmo sabendo que passarei noites em claro novamente. Terei de lidar com fraldas, mamadeiras, cólicas, começar tudo de novo, sendo que meu filho já faz quase todas as tarefas dele sozinho, para alguns é uma loucura, para mim é a realização de mais um sonho. E tudo passa tão depressa. E tudo é tão maravilhoso.

  3. Paula

    É maravilhoso quando eles acordam e automaticamente chamam por “mamãe, mamãe”, e quando eles conseguem realmente abrir o olhinho com dificuldade por causa da claridade, simplesmente sorriem… Ahhh como é maravilhoso ser o motivo do sorriso VERDADEIRO do SEU filho.

  4. Jaqueline

    Muito lindo, só assim pra descobrir o verdadeiro sentido do amor incondicional, pois esses seres que nos deixam muitas vezes quase loucas nos ensinam também a amar de uma forna inexplicável, um amor que não cabe no peito…

  5. Silviane

    Como colocar mais alguma coisa Shirley???
    Você conseguiu colocar tudo!!
    Até o cheirinho deles!!!
    Você é fantástica!!
    Ser mãe é fantástico!!

  6. Miriam

    Também que faltou falar que você vai olhar as outras crianças de maneira diferente. Comigo aconteceu isso. Depois que o meu pequeno Lucas nasceu (está com 1 ano e 2 meses) eu olho para toda criança com a mesma ternura que olho pra ele.

    1. Priscila

      Com certeza…o meu olhar para as outras crianças se transformou….agora sempre e cheio de ternura!!! E como dói em mim o sofrimento ou dor de qualquer criança….sofro como se fosse com meu filho!

      Shirley…parabéns pelo post! Perfeito!!!!

    2. Alessandra Dias

      Miriam, isso tb aconteceu comigo…. é incrível como olhamos todas as crianças com ternura…

  7. Tamara

    Quero ler o post do seu irmão tb! ;)

  8. Cristina

    Por que a melhor parte do seu dia vai ser quando você voltar pra casa e ser recebida com aquele sorriso e abraço!
    Por que o cansaço é esquecido quando se trata de afazeres como dar banho, fazer dormir (não abro mão)
    Por que sua felicidade é ver seu filho feliz, e nada mais além disso

  9. Janaina

    Além de experimentar uma amor único, vamos sempre olhar com mais amor pra outras crianças e por sofrer com outras mães como nunca!!!! E ficar se perguntando como que um ser tão pequeno pode ensinar tanto a um adulto!

  10. Daniele

    Perfeito

  11. Zaiara

    Por que você vai descobrir que o amor mais lindo e puro é o amor de Mãe!

  12. Flavia Enelise

    Incluiria lá no comecinho “Porque você vai simplesmente apagar da sua memória todos os perrengues, apuros e desconfortos da gravidez, no instante em que seu bebê nascer…”.
    Nossa, os últimos dois meses de gestação para mim foram bem tensos. Dores intensas de coluna, noites em claro sem dormir pelo desconforto de não achar uma posição um pouco agradável que fosse, falta de ar o dia todo, hemorroidas!!!, sem contar aquela sensação de que andar era uma das tarefas mais complexas da vida. Só andava devagar e segurando embaixo da barriga, porque a sensação era de que ela ia simplesmente “despencar” lá de dentro a qualquer instante….! E como num passe de mágica todo o desconforto e até as lembranças dessa fase difícil se apagaram depois do nascimento dela……!

  13. Sandra

    Ai a parte do beijo que vc disse, realmente é melhor beijo do mundo. Sou louca pelos beijinhos babados da minha filha.

  14. Sandra

    Acrescentaria os gestos carinhosos que eles fazem, como passar a mão no rosto da gente.

  15. Alessandra Dias

    Pq gerar uma vida é um MILAGRE!!!

  16. Vanessa Sayão

    O calor do carinho feito com as mãozinhas deles… ai, isso é divino!

  17. Juliana Dias

    ao chegar do serviço e receber aquele abraço te traz uma enorme paz!!!

  18. Izaura

    Oi Shirley!
    Ótimo ler esse post hoje!! Tenho uma bebe de 3 meses e minha gestação não foi fácil. Assim q ela nasceu passou 26 dias na UTI, foram dias brabos… Ontem chorei de tanto cansaço e perguntei: Meu Deus quando essa dificuldade vai passar?? Cheguei a ligar para uma amiga mãe de 3 e perguntar: é normal.? Vc passou por isso?
    Já vi q não sou a única que tem esses questionamentos qto a dificuldade da maternidade, espero em breve poder curtir tudo o que vc descreveu no post acima.
    Parabéns por compartilhar com a gente suas experiências!!
    Super beijo

    1. Kamylla

      Em breve você curtirá! Eu também passei uma fase punk no começo. Nós mudamos de mais e até nos reencontrarmos, para algumas é um processo bem difícil. Ser mãe é maravilhoso, mas não nos falam da fase dificil do pós-parto. eu só fui melhorar após os 6 meses do meu bebê…

  19. Ingrid

    Tá lindoooooooooo!!! Ameiiiii….tudo o que eu sinto …. mas também incluiria o seguinte: quando ele abre aquele berreiro e só seu colo o acalma….é a melhor sensação do mundo!!!

  20. Aline Miranda

    Estou a cada dia descobrindo as maravilhas de ser mãe, ainda passando pelos perrengues, minha filha esta com 2 meses e meio, e percebo que com o passar dos dia as dificuldades vão passando e este amor incrivel vai só aumentando. Ser mãe é magico, cada descoberta dela me deixa mais apaixonada!

  21. Gabriela

    Porque terao dias que voce vai torcer que passem logo e depois vai chorar de saudade ao lembra-los…

  22. Mônica Soares

    Ahhh Shirley esse chorei mais que todos. Não existe palavras pra comentar esse texto. Mais que perfeito!!!!
    Parabéns! Só tem um dos momentos mais prazerosos da minha vida e que não poderia deixar de comentar:
    Quando estou dormindo com meu bebê e ele mesmo dormindo procurar me abraçar. Qual mãe não ama esse carinho? Beijos

  23. Nádia Mendonça

    Perfeito o texto!!!! Amor puro e verdadeiro. Bjs.

  24. Ana Monaretto

    Quando a mamãe descobre que é a melhor cozinheira da terra, mesmo sem saber cozinhar. Antes do meu Bernardo nascer não cozinhava nada, o tempo passo meu filho foi crescendo e eu como mãe cresci junto, hoje faço as papinhas para ele com o maior amor do mundo. É a maior realização na vida de uma mulher: ser mãe. Parabéns pelo blog. Bjs

  25. Leila

    A coisa mais linda que li nos últimos tempos!!! concordo com absolutamente tudo!

  26. Danielle

    Você, como sempre, leu minha memória e minha consciência pra escrever ;)
    Se não foi isso, somos clones rs

  27. Synara

    É indescritível, minha irmã tem 42 anos e diz que jamais poderá ser mãe por causa da parte não muito legal mas mal sabe ela que isso não existe, acho td tão perfeito eu realmente esqueço rápido a birrinha, uma noite perdida pelo choro, etc e tento mas nunca consiguirei mensurar esta sensação, minha baby está com quatro meses e há dois ne preparo psicologicamente para o primeiro beijo, conto os segundos rsrs… Qdo morde meu queixo dou risadas bobas. Estou amando como nunca amei ninguém!

  28. Vivian

    Porque descobri o que é o termo ser uma mãe leoa. Descobri, infelizmente, o que é o desespero de uma mãe. PS: O Davi está ótimo, foi apenas um susto de não ter noticias dele e do meu marido num período de 2 horas. Surtei!!!!! Kkkkk

  29. Juliana Freitas

    Lindo…lindo…lindo!!!!! Descreve perfeitamente a maravilha que é ser mãe. Eu só discordo da última linha, porque na verdade, hoje não consigo nem lembrar de como era minha vida antes do André.

  30. maria helena

    Que verdade linda!!!! É isto mesmo…

  31. Juliana Ribeiro

    Lindooooo….meu filho é tudo na minha vida. Simplesmente não lembro como conseguia ser feliz sem ele, como vivia e achava que conhecia o amor, o amor de uma mãe é surpreendente e maravilhoso. Quando ele me olha e sorrir, com aquele amor mais puro, percebo que agora assim tudo faz sentido.

  32. Flavia

    Ainda estou na fase de adaptaçao. Minha neném tem apenas 2 meses e meio, mas até hj não caiu a ficha que foi eu que fiz, que saiu de dentro de mim, que ela é vida da minha vida. Estou ansiosa pra viver todo esse amor!!!

  33. Gabriela

    Eu acrescentaria que a gente vai saber entreter qualquer criança com facilidade.
    Antes eu não tinha o menor jeito com crianças, agora eu tiro de letra!

  34. Kerilyn

    Vai torcer pra eles irem dormir, e quando forem, vai sentir uma saudade enorme da bagunça que eles fazem quando estão acordados.
    Vai chorar como uma condenada no primeiro dia de aula do seu bebê.
    Vai dormir de coração apertado por achar que foi dura demais quando deu uma bronca.
    Vai acordar de madrugada só para ver se está tudo bem no quarto ao lado.
    O sentimento de culpa vai aumentar consideravelmente (mesmo que não tenha um motivo palpável)!!!

  35. Deyse

    Lindo seu texto!!!! Me emocionei muito, me identifiquei com cada palavra sua, me vi em diversas situações com meu baby. Faltou colocar, quando dou uma bronca nele, ele pra disfarçar e deixar o clima menos tenso, corre e diz: Não mamãe! Não, não! e vem correndo me dar beijinhos! Não tem como não se apaixonar todos os dias!

  36. Raquel Berger

    Perfeito!!me fez chorar..realmente eles nos ensinam a amar.

  37. Luzia

    Pena que crescem….

  38. Aline

    Porque todos os cheiros q vir deles são os melhores do mundo!

Deixe seu comentário