Receita básica de papinha completa

papinha de bebeOlá mamães, como estão? Hoje resolvi fazer um post “mão na massa” no qual eu passo  dicas para vocês fazerem uma papinha completa, com todos os ingredientes que seus filhos precisam nessa fase de introdução de alimentos sólidos.

E o mais bacana dessa receita é que ela pode virar várias. Basta vocês mudarem os ingredientes sempre respeitando a troca dentro do grupo. Ou seja: se você quer trocar a batata, que é do grupo de tubérculos/cereal, você deve substituí-la por outro alimento desse grupo, como por exemplo a mandioquinha (batata baroa).

E para mais informações sobre essa questão  dos grupos alimentares para papinhas, leiam o meu post do mês passado: Dicas para preparar papinhas.

PAPINHA COMPLETA

Com essa receita básica você pode criar infinitas variações, substituindo os ingredientes por outros do mesmo grupo.

Ingredientes:

  • 1 colher (café) de óleo de canola
  • 1/4 de cebola picada em cubos
  • 150g de peito de frango, sem pele, em cubos (ou outro ingrediente do grupo A – veja aqui os grupos alimentares)
  • 1 xícara de espinafre, lavado e picado (ou outro ingrediente do grupo B)
  • 1/2 xícara de mandioquinha lavaa e descascada em cubos (ou outro ingrediente do grupo C)
  • 1/4 de xícara de ervilha fresca (ou outro ingrediente do grupo D)
  • 1 colher (café) de salsinha picada (ou outra erva fresca de sua preferência)

Modo de preparo:

Aqueça a canela e coloque o óleo de canola. Adicione a cebola e o frango e refogue até dourar. Adicione os demais ingredientes e cubra com duas xícaras de água. Cozinhe com tampa, em fogo baixo, até que todos os ingredientes estejam macios. Retire a carne e desfia-a. Os demais ingredientes amasse com um garfo.

Obs: se não encontrar erevilha fresca, substitua-a por ervilha congelada (nunca ervilha em lata) ou por alguma outra leguminosa fresca.

Se for usar azeite extravirgem, acrescente-o apenas na hora de servir a papinha. Nesse caso, não doure a cebola e o peite de frango, apenas junte todos os ingredientes e cozinhe-os na água (o azeite extravirgem quando aquecido perde suas propriedades nutricionais).

  • Rendimento: 400g
  • Tempo de preparo: 30 min
  • Dificuldade: fácil

Abaixo, algumas combinações para papinha completa que tem feito sucesso com a criançada:

  1. Frango + mandioquinha + espinafre + manjericão
  2. Frango + vagem + mandioquinha + cebola + sálvia
  3. Carne + cenoura + lentilha + cebolinha verde
  4. Brócolis + mandioca + soja + cebola + manjericão
  5. Carne + beterraba + batata + cebolinha verde
  6. Peixe + acelga + aspargo + cará + cebola
  7. Carne + abóbora + mandioquinha + espinafre + cebola

 

foto sobreMayra Abucham é engenheira de alimentos e chef de cozinha, autora do livro “O que fazer para meu filho comer bem?” e mãe de quatro filhos: Pedro, Julia, Francisco e Felipe. Durante cinco anos, atendeu e orientou famílias que buscavam o prazer de comer bem (através da Dedo de Moça) e é atualmente consultora em alimentação infantil (na Dedinho de Moça). Seu vasto conhecimento teórico e prático em alimentação saudável a levou a integrar o time de profissionais do quadro “Meu filho não come”, do programa Bem Estar da Globo, ajudando crianças com seus problemas alimentares através de um approach lúdico, que tem como diferencial o envolvimento das crianças em todo o processo da alimentação.

31 comentários

  1. Lara

    OI! Meu filho está com 7 meses e começamos com as papinhas há mais ou menos um mês. Por enquanto só demos legumes, sem nenhum tempero, mas a partir da semana que vem quero introduzir as carnes. Achei essa sugestão de papinha bem elaborada, temperadinha, etc. A partir de quando podemos dá-la?
    Outra dúvida: até agora o máximo que meu filho comeu foi 100g (hoje pela 1a vez!), depois ainda mama um pouquinho – só hoje não mamou e parece não ter sentido fome. Que quantidade devemos dar como refeição completa, sem precisar complementar com a mamada?
    Obrigada!

    1. Mayra Abucham

      Oi Lara, tudo bem? Sobre a sua dúvida, acho melhor você conversar com o seu pediatra. Um abraço,

  2. Flávia Rebelato

    Adoro esses posts, continue sempre!!! Estou nessa fase com minha filha, introdução a alimentação compl…bjosss

  3. Ingrid Matoso

    Lara, minha pediatra dizia que a quantidade de comida deveria ser a mesma quantidade que meu filho mamava.

  4. Aline

    Deeeeeemaaais!! :-) Muuuuuitooooo obriiigaadaaa!!

  5. Caren

    Olá…adorei as dicas e orientações sobre as papinhas para os babys. Meu bebê fará 6 meses no final do mês e já estou me organizando para iniciar as papinhas, claro que também com a orientação da pediatra. Quero muito que meu filho coma de forma saudável e tenha acesso a esses alimentos. E sempre bom ter boas sugestões saudáveis. Abraços,

  6. Letícia

    Oi, Mayra, vi que você comentou que não se deve usar ervilha em lata. Mas tem uma marca que faz grão de bico, lentilha, ervilha, feijão branco e preto em caixinha, já pronto pro consumo. São caixinhas de papelão, acredito eu. Será que essas podem ser usadas? Obrigada, Letícia.

    1. Shirley Hilgert

      Letícia, também não pode. O ideal é que seja fresca. Abs.

  7. Lucia Neves

    Minha segunda filha tem 11 meses e até hoje não aceitou a mamadeira já fiz várias trocas de bicos e pedi para outras pessoas tentarem dar mas não tivemos sucesso, isso me preocupa bastante pois ela também não aceita bem as patinhas e por isso está fora do peso, a única coisa que ela quer é o peito, será que a única a alternativa será tirar o peito de vez?

    1. Shirley Hilgert

      Lúcia, sugiro ver o que seu pediatra acha. bjs

    2. Dennia

      Oi Lucia! Vi seu comentário que sua filha não aceitava mamadeira e não comia direito e por isso ficava só no peito! To passando exatamente por isso, a diferença é que minha filha tem 9 meses! E aí?! Vc conseguiu? O que fez?!

  8. Marcela

    Meu filho tem 06 meses ele pode comer todas essas combinações de papinhas?

    1. Shirley Hilgert

      Veja o que seu pediatra orienta. Bjs

  9. Thamires

    Oii minha filha tem 10 meses e ja come de tudo , adoreii as dicas bjs.

  10. Patrícia

    Olá, muito bom.. Posso usar óleo de Coco?? E congelar?? Obrigada

    1. Camilla

      A melhor coisa que você faz é usar o óleo de coco ,ele tem suas inumeras propiedades mesmo quando aquecido !!!! use somente óleo de coco

  11. Letícia

    Aproveitando o assunto, sobre aquela “máquina” de fazer papinha: alguém já testou? Estou pensando em adquirir uma devido à praticidade e minha falta de tempo.

  12. Mariana Pires

    Mayra, o pediatra do meu filho pediu para acrescentar na papinha, caldo de feijão em dias alternados e gema de ovo bem cozida todos os dias.
    Faço a papinha dele para 2 dias, como acrescentar estes itens?! Minha preocupação é que levo para a escolinha, pode fazer mal, ficando fora da geladeira?!
    Posso utilizar o mesmo feijão(temperado) para acrescentar na papinha?
    O ovo seria melhor acrescentar no dia que a papinha vai ser consumida?!
    Abraço!

  13. vanessa

    óleo de canola não é uma escolha tão saudável. Pesquisem o que é a canola…

    1. Martha

      oleo de Canola é péssimo para qualquer pessoa! vejam estudos…

  14. JESSICA

    Olá meu filho tem, 06 meses, já posso inserir, lentilha, ervilha, milho, feião na sopa dele?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Jéssica!
      O pediatra do seu filho é quem pode dizer isso.
      Bjs

  15. Iris

    Estas papinhas podem ser congeladas? Como trabalho fora, estava pensando em fazer várias no final de semana e deixar no congelador.

    1. Macetes de Mãe
  16. Thais

    Olá, adorei os macetes! Minha filha está com quase 10 meses e eu ainda estava perdida em relação a alimentação dela…insegura se estava fazendo certo, se estava equilibrada e tal. Hoje fiz mais ou menos essa sua receita. Utilizei as quantidades indicadas, mas no lugar da mandioquinha coloquei abóbora moranga e no lugar da lentilha, feijão já cozido. No entanto, depois de pronto, ficou tanto frango. E ela ficou pouco cremosa também, a quantidade de abóbora pareceu pouca. Tive que tirar o frango para não desfiar tudo. É isso mesmo? Tem alguma forma de eu verificar em relação as quantidades de cada ingrediente?
    Obrigada!

    1. Shirley Hilgert

      Thais, receitas acabam tendo que ser adaptadas. Da próxima vez, experimente colocar menos frango. Bjs

  17. Thais

    Olá!
    Estou adorando as dicas, estou aprendendo muito. Mãe de primeira viagem, sem muito hábito de cozinhar…mas morrendo de vontade de fazer certinho!
    Fiz mais ou menos essa papinha completa, obedecendo as quantidades…só troquei a lentilha por feijão e a mandioquinha por abóbora moranga. No entanto, depois de pronta achei que foi tanto frango…Tinha mais frango do que tudo…rs….nem consegui formar uma papa. Será que errei na quantidade? O que posso fazer pra melhorar?

    Obrigada!

  18. simone

    Olá Mayra ótima receita essa eu não conhecia vou fazer ela para meus bebes!

  19. Rebeca Mendes

    Meu Bebê tem 6 meses e não pegou mamadeira,ele mama só no peito mas ele come tudo que ofereço na colher, amei as receitas,vou fazer para ele, a pediatra já liberou =) ♥ Bjs

  20. leticia Leme

    Olá. Estas podem ser congeladas? Posso tirar do congelador no horário da manhã deixar na geladeira e consumir a noite

  21. Raquell Silveira

    Ameei o artigo! Obrigado pelas dicas Mayra, vou fazer aqui pro meu baby. Bjos

Deixe seu comentário