Remédios caseiros para o nascimento dos dentes

nascimento dos dentinhosSe tem um período que a gente sofre, padece, quase enlouquece é no nascimento dos dentes dos pequenos. Aqui em casa, tivemos dias bem complicados, com o Léo dormindo mal, não querendo comer e passando 24h por dia irritado (e irritando quem estivesse por perto, é claro!).

E aí, quando passamos por esses momentos de provação do nosso amor materno (risos!), não vemos outra alternativa a não ser ir atrás de dicas e macetes para aplacar esse sofrimento todo dos nossos pequenos (e nosso também).

Como encontrei algumas dicas bacanas, de remedinhos caseiros e super seguros para ajudar nessa fase desafiadora, resolvi compartilhá-los aqui com vocês. Espero que  gostem e que eles sejam bastante úteis. Depois compartilhem aqui, nos comentários, o que vocês costumam fazer para ajudar nesse período de nascimento dos dentes. Com certeza, será muito útil para outras mamães.

1. Se o seu filho costuma usar chupeta, essa pode ser uma boa alternativa. Primeiro aperte a chupeta até sair todo o ar de dentro dela. Depois mergulhe num recipiente com água para que a chupeta “sugue” a água. Por fim, coloque no congelador e depois ofereça para o bebê quando ela estiver congelada.

Remedios caseiros para o nascimento dos dentes

2. Dê colheres de silicone para o bebê mastigar. O ideal é que sejam colheres de cozinha, pois são mais largas e não há o risco do bebê empurrar até a garganta. Elas ajudam a “coçar” a gengiva e acalmar a irritação.

colher de silicone

3. Ofereça alimentos duros, como cenoura, para a criança mastigar. Ou, então, ofereça alimentos congelados. O ideal é oferecer frutas e legumes, como banana, melão, pepino, etc… Quando congelados, além de coçarem a gengiva eles tem um pouco de efeito anestésico.

solucoes caseiras para acalmar nascimento dos dentes

4. Se você ainda amamenta, ofereça picolé de leite materno. Basta congelar um pouco de leite em forminhas de picolé. Eles vão se divertir mordendo o picolé e por estar congelado e ser duro vai ajudar a acalmar a irritação da gengiva.

picole de leite materno

5. Faça massagem na gengiva com seu dedo envolto em gaze embebida em chá de camomila gelado. A massagem ajuda a “coçar” o local, o chá de camomila tem efeito anti-inflamatório e o geladinho da gaze tem um pouco de efeito anestésico.

massagem nascimento dos dentes

 

Veja outros posts similares:

E confira, nesse vídeo, meu relato sobre o nascimento dos dentes dos meninos (como foram as coisas por aqui):

 

O Macetes de Mãe também está no Instagram! Clique aqui para nos seguir (@macetesdemae).

80 comentários

  1. Priscilla

    Adorei a dica…não tenho filhos ainda, mas muitos sobrinhos. Lembro que a minha sobrinha sofreu mto qnd os dentes nasceram…minha irmã usou a técnica da chupeta gelada e ela gostou.
    :)

    Vem vindo mais uma sobrinha e vou recomendar seu blog pra minha cunhada.

    bjs
    http://www.blogdapriscilla.com

  2. Mônica Soares

    Que especial esse post e cheio de dicas incríveis. Já conhecia a dica dos alimentos e a massagem com chá de camomila. Já curti as dicas de higiene bucal também. Você é ótima! Obrigada pelos posts maravilhosos e tenha um ótimo dia!

  3. Stefanie

    Minha baby tem 3m e meio e já está com a gengiva coçando. O pediatra disse que não vai nascer agora, mas já começa a mexer.. Isso está deixando-a muito irritada. Vou usar o truque da chupeta pois ela não come ainda, só mama…. Obrigada!

    1. caca

      Oi…eu uso nene dent…compra na farmácia. Tem extrato de camomila e ajuda a aliviar…bjs

  4. Rosane

    Adorei as dicas! Minha filha está c/ 5 meses e eu estou aqui só aguardando a tão temida fase dos dentinhos, rs!

  5. Waldirene

    Adorei as dicas…em breve irei usar..pois minha filha tem 9 meses..e ainda não nasceram os dentes..Muito obrigada

  6. Cássia Oliveira

    Adorei as dicas a da chupeta então é 10, queria saber se o chá de camomila pode dar pro bebê tomar….

    1. Shirley Hilgert

      Cássia, em que checar com o pediatra. bjs

  7. Semíramis Santos

    Aqui em casa estamos nessa fase! E que fase!! Adorei as dicas.. eu estava utilizando a técnica da espatula de silicone, já que a minha filha não me larga..rsrs e eu preciso fazer as tarefas domésticas, esse foi o jeito do “vamos ajudar a mamãe na cozinha”! O que eu mais estou utilizando, são os remédios homeopáticos como a Camomila e a Beladonna, o que ajudam na febre também!

  8. Izabela

    Gostei das dicas, estou passando por isso mas tenho uma dúvida, de oferecer os congelados a criança tem perigo do resfriado ou inflamação na garganta?
    Obrigada e espero esclarecer essa pequena dúvida.

    1. Shirley Hilgert

      O ideal é não oferecer em dias mais frios, até porque se tornaria desagradável, mas na dúvida cheque com o seu pediatra. bjs

  9. Sandra

    Ja me falaram que o cafe é otimo, mas como aqui em casa nós não tomamos então não experimentei. O que deu certo foi Camomilina C.

  10. Sandra

    Lembrando que Camomilina C só começa fazer efeito depois do 3 dia, pelo menos foi o que aconteceu aqui em casa.

  11. Claudia

    Nossa Shirley, emocionei!! Obrigada pelas dicas, estamos passando um perrengue com o dentinhos do Leo (meu pequeno também se chama Leo, rsrs) que estamos a beira da loucura, ja nao sabia mais o que fazer, ele tem sofrido tanto tadinho… Obrigadaaaaa de coração!!! Amo o seu blog e me identifico 100% com tudo!! Parabéns pela iniciativa!! Todo sucesso do mundo! Beijoooo

  12. franciele fabiula

    Eu estou dando camomilina c pro meu filho esta com 9 meses e desde os 5 esta sofrendo com os dentes, e faz 9 meses q nao sei oq é dormir bem a noite, e nem ele tadinho. Tenho um mordedor da chicco q é proprio pra congelar e dar pra eles morderem, mas a irritacao do meu pequeno é tanta q ele nem segura, oque seria este beladonna que foi citado no comentario acima????

  13. Grazielle

    Nossaa!!amei!! Estamos nessa fase aqui em casa, estou parecendo um zumbi, minha filha ta dormindo mto mal. Ela não chupa chupeta, mas adora morder a chupeta. Vou usar a tecnica da chupeta chelada.f

  14. Eidi Alexandre

    minha princesa tem 1 e 2 meses e 16 dentes na boca…kkk serio!!!!!! Nunca imaginei q passaria desta forma por essa fase, eles (dentes) nasciam aos montes e ao mesmo tempo, foi uma loucura e o cha de camomila na gazr ajudou muitoooooooo, bem geladinho, ela ate melhorava a carinha e eu via o alivio q causava, ja eu queria sair correndo e gritando de tão cansada que fiquei, mais passou….kkkkkk desejo a todas nesta fase paciêcia, pq com certeza vão precisar…abraços

  15. Priscila Nisidozi

    Adorei o post! Obrigada Shirley! Estou passando exatamente por esta fase e realmente tem dias que sao dificeis… esta sendo um aprendizado esta fase!!! Ainda bem que passa, ne? Rss…
    Bjs

  16. Silviane

    Olá!! O Felipe está com 01 ano e 7 meses e ainda tem dente nascendo… Claaaro que a gente fica um pouco mais escolada depois dos primeiros, mas eu demorei pra perceber que eram os caninos que vinham e junto com eles tuuudo de novo… Colicas, resistência baixa, diarreias, mal humor, não come e etc, etc, etc… Eu passo Nenedent e agora ele adora ficar mordendo a escova de dente… Quase uma por semana, mas acho que ta ajudando… Como vocês podem ver, essa tortura chamada “nascimento dos dentes” está loooonge de acabar…rsrs

  17. Juliana

    Ola! Estou passando por esta situação, amei as dicas
    a Duda ta muito irritada tomara que funcione com ela
    Bjos(:

  18. Jaqueline

    Não tem perigo dessas coisas geladas fazerem mal pro bebê não?! Tenho medo da minha filha resfriar!!

    1. Shirley Hilgert

      Jaqueline, não é legal oferecer em dias frios, pois é até desagradável, mas na dúvida cheque com o pediatra. bjs

  19. Camila

    Adorei as dicas, pra ser bem sincera o blog vem me ajudando muito nos cuidados com o meu bebê, sou mãe de primeira viagem e não possuo a tão amada experiência! No momento, por exemplo, o Gabriel vem tendo noites muito mal dormidas e eu ainda não havia associado aos dentes! Ele vai adorar ter uma chupeta bem geladinha (risos)! Muito obrigada ;)

  20. Roberta

    Gostei! Minha guria tem 6 meses, mas nenhum sinal dos dentes, embora ela já gosta de ter os mordedores à mão – inclusive os meus dedos! Gostei da dica do chá de camomila gelado!

  21. Patricia

    A minha filha passou a acordar à noite e eu não sabia o que era… Até eu ver que já tinha rompido um lindo e trabalhoso dentinho. Desde então a mamãe aqui tem se virado em mil pra acalentar esse sofrimento dela. Tb tenho medo dessas alternativas congeladas, apesar de querer muito utilizá-las. Vou falar com o pediatra. amei a dica da colher de silicone… vou usar já!

  22. natasha

    Adorei as dicas, meu bebe está com 8 meses e com 5 dentinhos e faz tempo que não sei o que é dormir bem de noite!!rsrs é complicado, eu e meu marido já estamos combinando de acordar até as 2 e meia da madruga e o outro dessa hora em diante, pra ver se pelo menos descansamos um pouco pra ir trabalhar no outro dia…mas vou tentar essa do chá de camomila…ótimo blog, parabeens!!

  23. Fabíola

    Sigo sua página no face e tinha lido há alguns meses sobre os problemas com os dentinhos! Estou passando por isso e resolvi vasculhar nos seus posts algumas dicas para aliviar a dor da minha bebe.

    Espero que funcione!

  24. ROSANGELA

    ADOREI AS DICAS MEU FILHO ESTA SOFRENDO COM OS DENTES

  25. Luana

    Adorei as dicas

  26. sofia

    Ola…minha filha tem 30 meses e sente dor nos segundos molares que lhe estao a nascer…o que faze para lhe aliviar as dores e qual os sintomas causantes dos segundos molares?Ajudem me….obrigada

  27. Flavia

    Meu filho nunca teve o intestino preso, mas o q ajudou muito ele a manter “tudo funcionando”, foi uma verdura chamada bertalha, nossa apenas 3 a 4 folhinhas por refeição já era suficiente! As vezes vale a pena tentar!

  28. Vitoria

    Adoro o blog e ameei essas dicas! O João tem só três mesinhos e já está começando! Vou tentar todas logo mais!

  29. Alexandra Lopes

    Ufa… muito obrigada. Minha filha tem 11 meses e tá uma loucura. Já romperam 4 dentes e já vi que esta vindo mais 2. Essas dicas são ótimas!

  30. Patricia

    Obrigada pelas dicas Shirley!!Sou mamãe de primeira viagem e acompanho seu blog desde a gestação, e tem me ajudado muito nos cuidados com a minha Isadora(8 meses).Sucesso sempre!!!

  31. aniele

    Ola adoro todas suas dicas o João Lucas esta com 1ano e 3 meses e ainda falta alguns dentinhos pra nascer…. Uso um remédio chamado camomilina c, foi oq adianto pra ele… Não sofri nada com os dentes dele. Obrigada pelas dicas otimas

  32. Aline

    Olá Shirley, sei que não tem naaaada a ver com o assunto, mas gostaria que vc fizesse um post sobre o descongestionante nasal Aspirar baby. Dizem que vale muito a pena…

  33. erick

    Obrigada!!!
    Gostei de tudo….
    Bju

  34. daniella

    Gente essa ideia da chupeta no freezer foi ótima minha bebe ta com 4 meses e ta me dando um show fadinha….

  35. Manuela sinder

    Adorei, minha Sosô ta sofrendo com os Dentinhos que estão querendo sair !
    Ela anda super nervosa e brigona !

  36. carol delfes

    adorei as dicas mas muitos n posso usar pois meu baby so tem 3 meses e so mama no peito mas ja esta bem irritado por causa da gengiva.

  37. marcia

    Ola estou nessa fase negra minha bb tem 1 ano e 2 mes ta com 2 pre molarrs saindo nossa to ficando louca ela nao dorme nao quer comer e fora que ta agressiva e irritada

    1. Laís

      Nossa Márcia estou na mesma!!! Meu bebe tbm esta com 1 ano e 2 meses, dois molares apontando e acorda a noite inteira chorando e gritando! Nao sei mais o que fazer! 😩😩😩

  38. Patrícia

    Muito boa essas dicas, vou fazer a chupeta porque minha bebê está com 4 meses e meio e desesperada, chora muito. Muito obrigada

  39. Cris

    Nossa!! essa semana pensei que não iria aguentar, meu rapazinho tá muito agitado, só quer colo, não consigo nem ir ao banheiro, pensei em ate arrumar uma baba, porque eu ja não aguentava mais. Mas agora descobrir que o problema são os dentes. Ja estou mais tranquila.

  40. regilene

    miha filha esta dando trabalho o dia todo ate 25 minutos

  41. amanda

    Adorei as dicas estou passando por esta situacao vou usar a chupeta gelada para ver se adianta obrigada

  42. Elaine

    Adorei as dica, minha Valentina esta irrida e salivando muito, e além de comer menos ela só morde a mamadeira, esta muito perto dos 4 meses, mais já esyou desesperada, amei, vou fazer o que puder para aliviar o sofrimento da minha pequena, obrigada e abraço.

  43. Clebiana

    Gente adorei as dicas, com certeza vou testar todas. Meu filho ta passando por essa fase e está irritado demais.

  44. Karen Nunes

    Amei as dicas! Muito úteis, vou praticar todas com a minha bebê!

  45. Virgínia Salgado

    Adorei as dicas. Estou passando por essa fase com minha bebê de 6meses, está irritada, salivando muito, passo noites mal dormidas.
    Vou tentar a dica da chupeta gelada.

  46. claudio silva

    o da colhesinha de silcone realmente e bom ele ficou masticando e fficou calma a massagem no pesnho tambem e otimovaleu a dica

  47. Thaylane Oliveira

    Adorei a dica minha filha tem 4 meses e esta muito irritada salivando muito so qer colo. E ela adorou a chupeta e o mordedo congelado e ela gostou..

  48. Alessandra

    Muito boa a dica adorei minha filha tem 10 meses e está muito irritada mas espero que funciona com ela bjus

  49. roberta

    ola mamaes….queria saber por qtos dias o bebe fica sofrendo com o molares???? obrigada

  50. Sher Estefani

    Oi…
    Vou testar todaas
    (Quade enloquecendo) kkkkk
    O meu ten 1 ano e 7 e
    So tem 8 dentes …
    Mas os 4 ultimos de tras estao nascendo tds juntoos ..
    Mdss eh sofridoo

  51. maria

    Vou testar cm a minha bb…ela tem7 meses e ta super irritada ..

  52. lidiene

    adorei as dicas meu bebe esta com nove meses agora q esta rompendo a gengiva,mas ta vindo os dois de baixo de uma vez,ele adora coisas geladas….bjusss

  53. Pedro Henrique

    Caramba, obrigado pelas dicas.
    Minha filha de 11 meses está há quase duas semanas tendo febre que já chegaram à 39,3 °C. Temos o maior cuidado com ela, levamos à emergência e foram feitos exames de sangue, urina e raio-x, mas não deu nada. Anteontem que minha esposa percebeu que estavam nascendo o 5° e 6° dentinho dela (isso em um espaço de tempo de no máximo 1 mês do 3° e 4° dente). Então creio eu que seja por causa dos dentes que ela está assim! Vou levar em consideração essas dicas e pedir à Deus que ela melhore. Obrigado.

  54. leila santos

    o meu filho ta com6 messes ta tendo febre muito alta ta com gengiva emchada ta nervoso nao quer comer direito dormi pouco,antes ele dormia super bem comia direito,,nao sei o que fazer

  55. Camila

    Muito legal as dicas… Me ajudaram muito.😘

  56. Stefanne Santos

    muito legal essas dicas.. vão me ajudar bastante

  57. Elaine

    Meu Deus… a minha bebe esta começando essa fase… muito irritada, chorona, e com a gengiva altinha… sera que esses sintomas demoram a passar? ela tem quase 5 meses… beijos…

  58. Daianne

    Ufa…Já dei de tudo pra ele melhorar…mas os sintomas pelo menos pro Daniel de 1 ano e 3 meses, diarréia, salivação, Assadura, estado febril, ele está com 4 dentes nascendo…e estou fazendo chá de camomila que nem uma maluca…

  59. Daianne

    Ufa…Já dei de tudo pra ele melhorar…mas os sintomas pelo menos pro Daniel de 1 ano e 3 meses, diarréia, salivação, Assadura, estado febril, ele está com 4 dentes nascendo…e estou fazendo chá de camomila que nem uma maluca…pelo menos aqui eu confiro os sintomas…mas o pediatra sempre diz que é vital..

  60. Luiza

    Adoreiiiiiii todas as explicações e dicas.

  61. Luiza

    Meu filho esta com 10 meses não e come direito, está irritado, com diarréia, só quer colo , e está nascendo os Dentinhos da parte de cima.

  62. Beatriz

    Muito obrigada estamos passando por esta fase e muito complicado obg pelas dicas:)

  63. Patrícia Ramos

    Olá bom dia eu agradeço pelas dicas pois já estava enlouquecendo 😢😢😢😢😩desde que os dentinhos do Matheus começaram a nascer eu não sei mais oq eh dormir e ele não come isso tava me deixando louca ver meu filho nessa situação não eh nada agradável 😭😭😭.

  64. gleyce

    Muito bom a dica. Fiz e aconselho a todas as mamães a fazerem com seus bebês…
    Minha pequena esta com 8 meses, esta começando a sair agora os dentinhos,
    So não gostei muito devido a febre ela fica muito irritada..
    Mas tudo esta sendo tranquilo. E vou continuar a fazer com os demais dentes..!!! Muito obg pela dica!

  65. Luciane Ferreira

    Até chorei ao ler a matéria e tbém os comentários é como se eu não estivesse tão sozinha, que fase é essa meu Deus, minha filha não come tem febre alta a não ser qndo fica a base de remédios ( o que eu não gosto nada ) só quer saber de colo, não pega nenhum dos mordedores o único momento de paz é enquanto ela está na banheira, eu tenho vontade de deixá-la lá por horas é único momento que a vejo sorrindo a minha sorte é que ela ainda mama no peito isso me traz certo alivio pq parece q vai ser mais bem nutrida. Bemmm to aqui desabafando como se estivesse conversando com uma amiga ja q ando me sentindo exausta e sozinhaa entãoo vou começar a colocar algumas das dicas em prática e torcer pra funcionarem comigo tbém :'(

    1. Edilsom

      Eu ainda n fis mais vou colocar em prática

  66. Martha Gama

    Boa noite mamães!! Tenho uma filhotinha muito sapeca com 1 ano e 1 mês e os caninos estão nascendo…. Todos os outros já estão lá na boquinha dela! Os outros dentes não me deram tanto trabalho, mas os caninos estão me preocupando bastante! Além de estarem nascendo os 4 de uma só vez, ela tem tido febres muito altas! Já está tomando antibiótico e antiinflamatório, mas estou precisando dar antitérmico, remédio para enjoo e para alívio da flora estomacal todos os dias! Isso é normal tb em alguns casos?

  67. João

    Não fiz ainda, mais vou fazer, as dicas é muito excelente pratica

  68. Cassiane Monteiro

    Adorei as dicas. Vou começar a colocar em prática. Pois minha filha esta com 8 meses e ainda não nasceu nenhum dentinho ainda, mas começou hoje a dar febre alta com intervalo de 3 horas, fora a diarréia q está intensa, a gengiva está vermelha e ela não quer nada na mamadeira. Só o peito pra fazer ficar calma. E tenho notado que ela passou a mexer muito na orelhinha.
    Obrigada pelas dicas e espero que funcione com minha pequena.

  69. Ana carolina

    Uma fase muito difícil, muitas noites sem dormir :(

  70. Cristiane

    Eu adorei as dicas mas não tem nenhuma de como ameniza as diarreias que são contante.

  71. priscila almeida

    Estou passando porisso esse final de semana. Mesmo foi horrivel, dando febre o corpo todo empolado so babando chora a noite toda.

  72. Valéria

    Adorei as dicas,vou experimentar!!!!
    Obrigadaaa!

  73. Helieny

    Amei todas as dicas, tenho um bebe de 6 meses que está passando por essa fase difícil, essas dicas serão de grande auxilio… Obrigada, amei o post!!! Beijos

  74. Marybitencourt

    Que legal adorei as dicas espero funcionar com meu Nicholas porque já não sei o que fazer k_kkk.obrigado pelas dicas.

Deixe seu comentário