Sopa de feijão – receita rápida e nutritiva para crianças

sopa feijaoO Léo é uma criança de fases. Como todas. E há algumas semanas está na fase que não quer comer feijão. Ele sempre comeu bem, adorou, mandou ver, mas há umas três semanas tem dado mais trabalho para comer (ou simplesmente se nega completamente a aceitar). Aí, numa visita à casa de uns amigos, eles serviram caldinho de feijão e ele adorou, comeu um monte, se fartou!

Bom, eu que não sou boba nem nada, pensei o seguinte: se ele quer comer feijão batidinho, é batidinho que vou dar. Mas vou além, vou transformar esse caldinho de feijão numa sopa bem saborosa e nutritiva.

E foi o que fiz. Preparei com o caldinho de feijão mais  um pouco de carne, legumes e verduras, uma deliciosa sopa que eu sirvo durante o jantar para o Léo (adoro sopa, pois tem tudo que a criança necessita e ainda é uma opção super prática quando temos que levar algo para servir fora de casa). E, posso dizer? O bichinho tem adorado! Sempre que sirvo, ele papa tudinho e chega a pedir mais.

Como o negócio deu certo por aqui, e como é uma receita super fácil e rápida de executar, resolvi compartilhar no blog. Espero que gostem!

INGREDIENTES

  • Uma xícara de feijão já preparado (cozido e pronto para o consumo)
  • Meia a uma xícara de água
  • Duas colheres de sopa bem cheias de macarrão para sopa (aqueles bem pequeninos)
  • Duas colheres de sopa de cenoura ou abóbora picada
  • Uma colher de sopa de brócoli picado
  • Uma colher de sopa bem cheia de couve picada (bem fininha)
  • 100g de carne para sopa

 

MODO DE PREPARO

Cozinhe a cenoura (ou abóbora), o brócoli e a couve no vapor por 15 minutos e reserve. Refogue a carne, deixe esfriar, desfie e reserve. Refogue um pouco de cebola numa panela e reserve. Bata o feijão já preparado com meia xícara de água. Junte tudo numa panela (aquela onde foi refogada a cebola) e leve ao fogo. Assim que esta mistura começar a ferver, baixe o fogo, acrescente o macarrão e siga mexendo para os ingredientes, principalmente o macarrão, não grudar no fundo. Depois de 10 minutos, teste a consistência do macarrão, que já deverá estar bom. Salgue a gosto (lembrando que a dieta de crianças deve conter pouco sal).

Essa receita é ótima porque é fácil e rápida de fazer, é nutritiva e super saborosa. Num único prato você encontra todos os nutrientes que seu filho precisa para uma refeição completa (grãos, proteína, verdura e legumes).

Confira outras receitinhas e dicas do Macetes de Mãe:

15 comentários

  1. Um sopa de feijão é bom demais, chega me deu vontade.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

  2. Claudia

    Shirley, Léo está com quantos meses agora? Minha Manu está com 1 ano e 2, andei vendo seus posts anteriores e vi que com 10 meses vc já tentava dar a comidinha com os ingredientes separados. Como está agora? Manu come bem, eu faço um misturado de legumes e verduras (2 ou 3 opções diferentes) e congelo, congelo também feijão, carninha moída e frango desfiado, arroz sempre fresco porque eu acabo fazendo uma quantidade para que eu e meu marido também possamos comer, enfim, até coloco tudo separado no prato, mas na colher vai tudo junto! Ela agora não quer comer arroz, quis voltar a fase da sopinha, aí misturo todos esses ingredientes (legumes, feijão/ lentinha, carne/frango/peixe), faço uma sopinha com macarrãozinho e dou pra ela, que come tudo! Ela só tem 4 dentinhos e engole praticamente sem mastigar.. estou preocupada se é assim mesmo… vc, com sua experiência de mãe, acha que estou indo bem? (Ela come pratos grandes, às vezes quase a quantidade de um adulto – que come pouco rs), ama pão e, mesmo jantando na escolinha, pede para jantar quando chega em casa e ainda quer jantar com a gente!! Uffaaaa… espero que possa me dar sua opinião! Bjs e obrigada!

    1. Shirley Hilgert

      Claudia, meu filho está agora com um ano e dez meses e como praticamente tudo. Não dá muito trabalho. Para saber sobre a alimentação da sua filha, sugiro você conversar com o pediatra. Só com esse relato que você me passou não tenho como opinar. bjs

  3. Andrea Borges

    Ótima a ideia dos legumes! Notei que a minha pequena de 3 anos recusa os grãos inteiros especialmente quando está gripada ou com alguma indisposição. O corpo tem sua sabedoria: casca de feijão de fato não é tão fácil de digerir… Eu já fazia sopa de feijão com macarrão para ela, mas não tinha tido essa ideia brilhante de acrescentar uma cenourinha, um brocolinho… Bacana!

    Beijos,
    Andrea

  4. Ingrid

    Shirlei, minha pediatra indica o consumo de macarrão uma vez por semana. Confirme com o seu e se for o caso veja se dá para substituir por arroz.

    1. Shirley Hilgert

      Sim, dá para substituir por arroz, batata, batata baroa, etc… Eu também não dou macarrão mais de duas vezes por semana para o Léo. bjs

  5. daiane ferreira

    A minha bebe tem 7 meses,posso dar sopa de feijão para ela?

    1. Shirley Hilgert

      Daiane, veja a opinião do pediatra. bjs

  6. Paty

    Adorei a receitinha, mas nao consigo dar ctrl C… nao consigo selecionar o texto para copiar :( está bloqueado mesmo ou o problema é no meu pc?

    1. Shirley Hilgert

      Paty, está bloqueado para cópia, pois vários textos estavam sendo copiados e publicados sem fonte. :-(

  7. Gabriela

    Shirley meu filho tem 6 meses. Será que já posso experimentar a ele caldinho de feijão. Ele come super bem sopinhas de legumes.
    Obrigada
    Gabriela

    1. Shirley Hilgert

      Gabriela, veja a opinião do pediatra sobre isso. bjs

  8. ana

    Olá eu tenho uma filha com 4 meses ela só comeu 2 vezes a primeira papinha ao lanche e tem diculdade de fazer cocó ele sai duro por isso dou lhe leite de peito enquanto tiver mas este mês vou trabalhar e ela vai ficar com a minha mãe. O que é que lhe posso dar será que à alguma papa caseira que eu possa fazer?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Ana!
      Esse post tem algumas dicas: http://www.macetesdemae.com/2014/03/alimentos-para-prisao-de-ventre-em-bebes-e-criancas.html
      Mas lembre-se que é importante conversar com o pediatra sobre a alimentação de sua filha.
      Bjs

Deixe seu comentário