Um breve relato do que é fazer um bebê dormir

bebe dormirVocê está grávida e, nesse período, se prepara dia e noite para ser mãe. Lê dezenas de livros, devora blogs inteiros e já faz a assinatura da melhor revista nacional sobre o assunto. Lá você lê T U D I N H O sobre como fazer um bebê dormir e, pelo que você entendeu, é super simples. Basicamente, o que você tem a fazer é (1) seguir uma rotininha pré-estabelecida – dar de mamar, trocar a fralda, etc…-, (2) colocar o bebê sonolento – mas ainda acordado – no berço, aguardar alguns e instantes e… Pimba! Está tudo resolvido! O bebê estará dormindo, lindo, leve e tranquilo por horas a fio. 

Ahahahahahaha! Faça-me rir. Faça-me gargalhar. Faça-me me jogar no chão e rolar 10 vezes. É claro que não é assim. É claro que com você não funciona. É claro que você tem vontade de arrancar todas as páginas dos livros que leu e tacar fogo em todas as revistas da sua assinatura que já foram entregues porque com você tudo é diferente. Você simplesmente não consegue fazer o seu filho dormir. Seja seguindo ou não seguindo tudo que leu, viu ou ouviu sobre o assunto. Fazer um bebê dormir, para você, é mais ou menos assim:

Você pega o bebê sonolento, mas ainda acordado (porque foi assim que falaram que tem que ser) e o coloca no berço. Lá e ele fica, bem bonzinho, e você acredita que tudo dará certo. Você sai do quarto, pé por pé e, assim que bate (bate não, encosta delicadamente) a porta atrás de você, a criaturinha abre o berreiro. Aí, você volta, faz carinho, faz aconchego, faz cafuné e faz tudo que mandaram antes de tirá-lo do berço e nada acontece. Então, você tira a pequerrucho de lá e parte para a segunda fase.

Na segunda fase, você senta na cadeira de amamentação, que também é de balanço, e jura que vai embalá-lo só um pouquinho, pois logo ele irá se acalmar e pegar no sono feito um anjinho. Que nada! Você balança aquela cadeira por horas, o braço começa a formigar, passa uma meia eternidade e nada do pequeno fechar os olhos. Nisso, ele se enche o saco, já para lá de irritado, e o berreiro reinicia. Nesse ponto, você passa para a fase três.

Na três, você resolve embalar o bebê de pé. Com os seus braços já formigando é a hora de perder os sentidos das pernas. Você se move delicadamente para frente e para trás, para um lado e para o outro, para cima e para baixo e nada. Lá se foram minutos, até horas, e a criaturinha segue com os dois olhões abertos e, nesse instante, já demonstra uma irritação que está chegando no seu ápice, já que o sono aumentou, mas nada dele ceder e se entregar a uma boa dormida. Ai você lembra da amiga que comentou que a filha só dormia com agachamento. Isso mesmo, agachamento, aqueles que fazem as coxas arderem, queimarem, doerem pra car@#$%. E lá vai você. Afinal, mais que o braço está doendo  a perna não irá doer e tudo que você quer é que a criatura D U R M A P E L O A M O R D E D E U S!!!!!

E assim você parte para a fase quatro, na qual o negócio é hard. Agachamento bombando no quarto e você parecendo uma chaleira fervendo e quase derretendo no fogo de tanto que chia (isso porque você resolveu usar a tal técnica do Shhhh, do Dr Harvey Karp e fica fazendo shhhhh no ouvido da criaturinha).  Assim você passa horas e quase cogita trocar as canções de ninar que tocam ao fundo por um rock pauleira. Afinal, outra conhecida também relatou que o filho, diferente do resto da humanidade, relaxava ouvindo rock pesado. Mas como você acha isso meio insano, pelo menos para esse início (quem sabe dentro de alguns dias), segue lá agachando e fazendo ssshhhhhh incessantemente. E não é que o negócio dá resultado! O filho embala. Pega no sono. Desmaia. Capota. E você quase o acorda na empolgação da comemoração do feito, mas se controla, porque sabe que depois de tanto esforço, não pode jogar tudo por terra. 

Nesse ponto, se entra na fase cinco, na qual você vai, pé por pé, e coloca o bebezinho (que nesse ponto você já voltou a amar porque, afinal, ele dormiu) no berço. Você coloca, tira seus braços debaixo dele com o maior cuidado do mundo (como se tivesse tentando assaltar um cofre forte de banco e não pudesse ser detectada pelo sistema de segurança de raios infra-vermelhos) e começa a se afastar. Assim que você se afasta um segundo e já começa planejar se jogar você numa cama para dormir, tamanha a exaustão, acontece o que? O bebê acorda. Isso mesmo. ACORDA! Você leva horas pra fazê-lo dormir e é só largar no berço que ele desperta.

E aí, quando você percebe que terá que começar tudo de novo, passando pelas fases um, dois, três, quatro, cinco, ad infinitum… você desiste. Sim, você desiste. Você joga a toalha, você se entrega, você se dá por vencida. E aí, você não tem mais dúvidas. Você arranca os seus chinelos, agarra a grades, escala o berço e entra pra dentro dele. Sim, você entra lá para dormir com o bebê. Afinal, se maomé não vai à montanha, a montanha vai a maomé. Nesse caso, a montanha só reza para Maomé pegar logo no sono, pois ela já está capotada ao lado. Babando e tudo.

Leia outros relatos similares:

73 comentários

  1. Lilian Mello

    Shirley, morri de rir…rsrsrsrs. Minha baby só tem 3 meses e meio, mas juro que já quis me jogar no berço quando ela acordava depois de horas tentando fazê-la dormir. Como não rolou, minha solução foi levá-la para minha cama, tomando todas as precauções necessárias para garantir a segurança dela e algumas horas de sono para a mamãe. Também já recorri aos papos: vai que ela se solidariza? Claro que não funcionou, rsrs, mas só quem já passou por isso sabe que é uma atitude perfeitamente compreensível.

  2. Carolina

    Kkkkkkkkk amei o relato e me vejo nessa situação constantemente… e olha que meu bebê já tem 6 meses, mas tem dias que não consigo seguir as fases de tão exausta e já pulo para montanha até Maomé (mas não em um berço… kkk no sofá mesmo)… porque é mais fácil… e garante algumas horas de tranquilidade. Essa noite mesmo segui até a fase 2, apesar de algumas vezes ter que repeti-lá. Sono de mãe é precioso, leve e insano…kkkkk

  3. Natalie Rosa

    hahahahhahhaa relato perfeito!
    Aqui em casa só muda uma coisa: é só ir pro braço do pai que a coisa é quase instantânea, ele dorme!
    ¬¬
    Isso porque já estamos no segundo filho. Com o primeiro a coisa foi bem mais pauleira mesmo!

    1. Vanessa A.

      Kkkkkkkkkk. Aqui também! Você já passou mais de hora tentando e aí vem o pai, pega e pronto! A criaturinha dorme fácil!

  4. Silvia

    Iso mesmo! as texnicas sao so teoria! kkkkk Nao adianta! Nada melhor que um mamar no colo… E ai de vc se levantada poltrona! Minha teoria é aberto tem espinho!s

  5. Izaura

    Ufaaaa… Só vc mesmo para descrever sobre o nosso dia a dia !! Já por muitas vezes passei a mão no colchão do berço por achar que la deve ter espinhos ou farpas… É colocar no berço e eles abrem o berreiro.

  6. Fernanda

    Minha filha de 2 anos tem sono instável até hoje! Estamos numa fase de colocar ela acordada no berço á noite e ok, mas na soneca da tarde…..aiiiiiiiii meu Deus!rs Isso que já coloco ela direto na minha cama, fico lá com ela, canto, abraço, beijo, brigo, faço de TUDO, mas quando os olhinhos estão fechando, ela se mexe toda só para despertar. Falo que ela fica possuída!kkk Alguém mais passa por isso? O que fazem??

  7. Emanuelle

    kkkkkkk Parabéns pelo relato, ótimo texto!!! Tbm me perguntava pq nada do que os livros orientavam em relação a ‘colocar o bb p dormir” dava certo. (bom saber que não era só comigo) rsrsrs

    Lendo essas pérolas que acontecem no nosso dia a dia de mãe, podemos ver que não estamos sozinhas e que essas experiências acontecem com toooooodas as mamães.

  8. Dan

    Meu bebê tem 1 ano e 4 meses e até hoje a hora de dormir é uma longa historia! Ele precisa estar enrolado como em bebe RN e preciso cantar todas as musicas que sei e as que não sei para poder dormir…e mesmo assim ele ainda quer brincar comigo muitas vezes! Só rindo mesmo! hahahah

  9. Giulia

    Meu bebê tem 18 dias e está sendo bem complicadinho… ontem eu o coloquei no berço umas 4 vezes até ele dormir. Foi NECESSÁRIO dar a chupeta, porque ele está fazendo do meu peito uma. Espero que essa rotina melhore com o tempo! #oremos

  10. Naomi

    Rsrs….confesso q fico com a minha pequena de 3 meses em minha cama até ela começar a adormecer e só aí que levo ao berço…..ela resmunga um pouco até dormir, mas tem dado certo…..sono da mamãe é sagrado. …hihi

  11. Flavia

    Passo por essa maratona quase toda noite. Mas aqui em casa algumas coisas mais irritantes ainda acontecem: Depois de toda essa briga para faze-lo dormir, meu marido chega do futebol, olha nosso filho no berço e diz ” Ai que lindo, acorda ele pra gente brincar um pouco.” AHHHHHHHHH ou então quando uso o artificio de dar de mamar (LM) para ele dormir mais rápido, escuto: “Você preciso parar de dar de mama antes de dormir, ele vai se acostumar e depois é dificil de tirar. COMO ASSIM?!! Quem não tá conseguindo ficar sem dormir sou eu.

  12. Angela Baquiega

    Muito real!!!
    Me identifiquei muitooo com esse relato, essa fase realmente é mto complicada, e as teorias ajudam, mas nem sempre são suficientes… conhecer nosso pequeno aos poucos, e se adaptar a essa nova realidade e estilo de vida… não é fácil, mas certamente compensador!!!

  13. Roberta

    Que alívio ler isso! Como todo a mãe de primeira viagem, já me convenci que faço tudo errado. Minha filha tem 6 meses, e eu a acostumei no balanço do meu colo. Ninguém me ensinou essa técnica- segui meus instintos. Claro que a minha coluna não aguenta, e nem o meu marido pode carregá-la por muito tempo. Então, quando ela está com sono e não quer se entregar, coloco ela deitada na minha cama ao meu lado, como se estivéssemos brincando. Vinte minutos depois (no máximo) ela se entrega, e levo ela pro seu bercinho, no quartinho dela. Graças a Deus, ela dorme que é uma beleza.
    Eu procuro ter paciência, respiro fundo, e quando eu não me aguento, peço ajuda para o meu marido – um paizão! – que também tem uma manha toda própria para fazê-la dormir!

  14. Karla

    Nossa…. Você sabe direitinho o que eu passei com meus dois filhos, tanto na primeira quanto na segunda. Não muda nada, vc acha que o segundo vai ser diferente, mais que nada, é tudo igualzinho igualzinho.
    hehehehe

  15. Lívia

    Minha filha hoje tem três anos, mas quando ela era bebe me encontrei colocando ela para dormir em uma rede! Na maioria das vezes era uma tranquilidade só, deitávamos as duas, as vezes eu adormecia também! Mas ainda sim tinha dias em que ela não dormia de jeito nenhum, eu ficava com a perna doendo de tanto balançar, pedia ajuda ao meu marido, que as vezes depois de tentar muito também, passava a bola de volta pra mim! kkkkkkkkk Era muuuito difícil colocar minha filha para dormir!

  16. Gabriele

    Parece que dormir dói! A minha filha vai fazer 4 meses e só consigo fazê-la dormir no colo. Em geral ela é bem boazinha, dorme a noite toda, mas, na hora do sono… Ah, essa hota é punk! Rsrsrs

  17. lucimar

    O mais doído e ler esse relato com o bebê nos braços, tentando fazê-lo dormir pela milésima vez depois da última mamada…afffff

  18. TATIANE MOREIRA

    To exausta e já na fase 2999. Paguei a boca como todas a mães. Eu dizia q assim q a Helena chegasse da maternidade ia pro quartinho lindo dela dormir o sono dos anjos no seu bercinho, nos livros era assim que teria que ser e era tão mágico, só colocar ela no bercinho sonolenta e pronto a mágica acontecia e nós duas teriamos uma noite incrível. Não funcionou,e continua sem funcionar e olha que a Helena já tem 1 ano. Ela só pega no sono na teta, e acorda a cada 2 horas pra mamar,agora a nova missão é tirar a teta pra ver se acontece uma mágica e eu possa dormir mais de 2 horas seguidas. Os livros e a pediatra recomendaram fazer as etapas anteriores, com uma mamadeira ao invés de teta no incio e deixar chorar até ela adormecer, isso se daria apenas por 3 dias, depois o milagre aconteceria e ela ia dormir como anjo a noite inteira. Preciso dizer que não funcionou??? Ela mamou a mamadeira, foi colocada no berço com beijinho de boa noite e esperança de dar certo, resmungou, protestou, ai abriu o berreiro de verdade, em 10 min tive que tirar do berço, dar banho, trocar a roupa toda,trocar lençol, travesseiro, lavar chão, berço,bicho de pelúcia…Porque ela vomitou tudo de tanto chorar. Cadê a facilidade que disseram que seria? Melhor dar a teta que em 10 min ela ta dormindo de novo e volto pro meu sono, mas quando vai melhorar, e eu vou poder dormir de novo?? Já ouvi de tudo com 3 meses, 6 meses , um ano…agora quem tentar me dar prazo de novo vai ter o pescoço quebrado ,eu juro…hehehehhe

  19. Michele

    Aqui o lindinho mama no peito depois toma o complemento na mamadeira, geralmente o tempo que fico com ele no colo p/ arrotar e o suficiente p/ ele dormir…mas tem semana que ele acha que pode mudar o esquema e simplesmente fica acordado!!! Tentativa 1 – Coloco no peito novamente ! ( o que geralmente funciona). Tentativa 2 – Deito ele na minha cama e mama no peito deitado ( essa é infalível!) espero ele embalar no sono e coloco no berço! Dai só acordo ele as 6hs da manha p/ trocar a fralda e mamar!

  20. Luana

    Hahahahaa adorei o relato e apesar da minha pequena AGORA ter uma regrinha para dormir em ponto as 21h já passei muito sufoco com ela…

    Já dei tanto de mamar que ela gorfava, arrotava e voltava para o peito pra ver se dormia… nada resolvia… eu suava bicas de tensão e ligava para a melhor de todas as Nanys… mamãe! Ela me falava, vc tem que passar segurança para a criança, tem que passar tranquilidade para ela pegar no sono… mas que raios como é que eu faço isso?? Até cheguei a colocá-la no carrinho e passear com ela pelo condomínio de madrugada para ver se resolvia.. e resolveu.! Agora vcs perguntam: Como ela teve essa idéia? Simples, eu ia passear no shopping com ela e ela dormia o passeio inteiro dentro do carrinho!!! Cada uma que a gente tem que passar não é galera?

  21. Rosyane

    KKKKKKK…….Amei esse texto me identifico muito,meu bebe tem 6 meses e além de tudo isso citado,ele aprendeu a virar e não tem quem segure o abençoado até dormindo quer virar e chora.Imagina como estão as minhas noites.

  22. Vanessa Sayão

    Meu marido já dormiu por 2 meses no sofá porque a pequena só dormia bem se fosse na cama! Nosso dilema era: Melhor dormir no sofá e dormir, do que não dormir a noite toda!!! Hoje com a graça de Deus as coisas melhoraram e ela voltou a dormir no seu bercinho.

  23. Fabiana

    hahahahahaa… muito muito bom… rolei de rir… principalmente na hora que cita o agachamento… rsrsrs… usei muito esta técnica… algumas amigas me achavam louca… rsrsrs… mas graças a Deus não sou a única que apelou para este método… digamos… alternativo!!! rsrsrsrs…
    Hoje minha linda está com 1 ano e 11 meses… e dorme sozinha no berço… porém tenho que ficar sentadinha em silêncio no quarto até que ela adormeça… mas até chegar nesse nível foram muuuitos agachamentos… rsrsrs..Bj

  24. Raphaela

    Bem assim. Minha primeira filha não me lembro como era pois já se ppassaram quase 10 anos. A Alice hj com quase 4 meses só dorme no mamando no peito tem que esperar ela dormir e ter mamado o tanto que queria e nisso se vão quase 2 horas. Mais amooo muito.

  25. Beatriz

    Olá, adoro ver suas experiencias e de outras mamães postadas aqui, pois percebo q não sou nenhuma alienada neste mundo de mãe de primeira viagem. O meu bb esta com 11 meses e ele dorme de várias maneiras, mas é sempre uma luta. Já dormiu na rede, no colo sentado assistindo a galinha pintadinha, no balanço, no peito, no carrinho obs, embalando bastante,kkkk mas enfim é sempre uma guerra. Espero q passe logo essa fase critica do sono. Beijos pra todas e fiquem com Deus

  26. Ana

    E a medida que eles crescem a coisa só piora. A minha dormia que era um anjo com 3 meses, só deitava no berço, fazia o shhhhhhhh e ela fechava os olhos e dormia. Hoje com 9 meses, eu deito ela no berço e ela começa a rolar de um lado pro outro, até ficar em pé no berço. Ai eu deito ela de novo e fico conversando baixinho, ela fica quietinha e eu saio do quarto, ai ela dá um grito me chamando, eu entro e lá tá ela de pé de novo! Isso vai no mínimo 3 vezes, kkkk.
    Mas a ideia do agachamento é muito interessante! Meu marido que fez no instinto e deu certo! Adotamos na hora! Até hoje quando o nível está crítico, tenho que apelar pra essa técnica (principalmente de dia).

  27. Patricia Fonteles

    Kkkkkkkkkkkkk muito bom!!! Ótimo texto, como sempre!!!
    Muito obrigada por relatar de verdade o que me espera, assim já vou tentando me preparar psicológicamente!!! Hahahahahaha
    Beijinhos da Paty ;)

  28. Janaina

    Amei seu post! Ri muito! E claro me identifiquei…confesso q já chorei de despero! Mas graças a Deus essa fase passou!

  29. Anne Caroline

    Adorei Shirley!!!!!! Mto eu, quer dizer mtos nós!!!! Sem contar que ainda vou pra cozinha ligo a coifa no máximo, pq em algum das centenas de livros que li dizia que bbs gostavam desse barulho, ou senão o secador!!!!! Resolver até resolve, mas o problema é exatamente qdo decido colocá-la no temível berço, que por algum motivo parece ter formigas..kkkk… Estou passando por isso a alguns meses, e olha que a Alice ja esta com 11 meses!!! Não sei mais o que fazer, qdo por fim, no auge da minha exaustão, ela vai pra minha cama, onde dorme em menos de 1 minuto!!!! Fala sério!?!? Mas vamos seguindo cansadas e tentando sempre manter o humor!!! Pois ninguém disse que seria fácil!!!!! Beijoss e amei o post!!!!

  30. Débora

    Mamães, até agora não li nenhum comentário de mãe de gemêas, então aqui vai o meu: vocês estão no lucro! Multiplique isso por dois, e nem assim saberão o resultado, só vivendo para saber ;-) Boa sorte a todas! Um dia, se Deus quiser, elas (e) irão dormir.

  31. Débora

    Adoro seus posts !!! Este está demais !!’ Ri muito!!! É isso mesmo !!! Meu nome é Débora e tenho um pequeno de 9 meses.
    Fica mais difícil ainda quando voltamos a trabalhar e precisamos acordar cedo. Várias noites não aguento e ele vai para cama !!
    Ainda tenho muita dificuldade de colocá-lo no berço !! É desencostar dele que acorda e abre o maior berreiro !!! Além do que estou numa fase que não consigo mais fazê-lo dormir sem ser no peito e cantarolando !! Difícil rssss
    Já pensei em entrar no berço mais achei insano rsss Mas estou querendo colocá-lo num colchão no chão (pediatra quase infartou quando falei isso rss)!!! Assim saio de fininho e não tem perigo de ele cair !!! Pior é que não tem fórmula mágica , né ? E não podemos julgar porque só quem está vivendo o momento é que sabe os perrengues dele !! Bjs e continue com esse trabalho maravilhoso, informativo e divertido que vc faz !!

  32. Danielle

    Muito bom o texto! Rs Ótimo quando a criança conhece sua parte no ritual e a cumpre. Só não entendo o quão mal é dormir junto ou deixar adormecer no peito se isso que é o mais natural rs. Aqui em casa dorme no peito. Vez de colocá-lo acordado, coloco bem dormindinho emolinho com sono profundo. Daí ele não acorda. Até a próxima mamada pelo menos rsrs.

  33. Alessandra

    Aqui era uma luta, nas agora melhorou muito! Quando ele insiste em nao dormir, eu faço a técnica da encantadora de bebês e persisto 3x mais que ele!! Ambos somos duros na queda!!

  34. Débora

    Nossa, é bem assim mesmo!!! O incrível é comparar nossos tamanhos e idades, e sempre sermos vencidas por criaturinhas tão pequenininhas. O Lorenzo,que vai fazer três meses, sempre acaba conseguindo o que quer, que é dormir na minha cama.

  35. Tatiane

    Morrendo de rir, (riso nervoso), estou prestes a conhecer essa realidade!

  36. Elaine

    Meninas pensei que a problemática era eu, ufaaa…… A minha esta com 6 meses e sempre foi de boa, depois que voltei a trabalhar e deixo ela com a minha mae, minhas noites viraram uma tortura, ela dorme demais de dia e anoite, me da um baile, so pega no sono depois de assistir a Galinha Pintadinha no sofá, detalhe , nisso já são duas da manha!!!

  37. Amanda

    Adorei…muito bom!!! No lugar do rock uso…música clássica…que colocava ainda na barriga

  38. Nicole

    Muito bom, ri muito! Mas não cheguei a usar técnicas pra minha pequena nanar, ela sempre dormiu no peito e 10 min depois ja coloco ela no berço. Só no início foi tenebroso aprender esse padrão de sono dela! Ainda mais nos primeiros 15 dias que acordava varias vezes na noite… Hoje ela dorme das 23 direto até 8, 9 da manhã! Raramente acorda no meio da madrugada, mas quando isso acontece, eu chuto o balde, ela dorme no meio dos 2 mesmo e ta tudo certo, de manhã volto ela pro berço! auhuhahuauha

  39. fernanda

    Hahaha…mto bom o texto. Achava q era so aki q era assim. Pq a impressão q eu tenho eh q todos os bbs dormem a noite toda e facilmente e pensava o q eu fazia de errado. No último domingo, a Carolina não dormia por nada… ai resolvemos sair de carro (sempre funciona) Rodamos pos SP 2 horas e nada. Até que desistimos e voltamos pta ksa. Chegando bem.perto de ksa a danadinja apagpu! Kkkk Wu dormi no bamco doncarro primeiro q ela.

    1. Priscila

      Minha caraaaaa eu fiz isso as 5 horas da manha onde ja nao tinha mas nocao do que estava fazendo de tanto sono e Maria Livia acordadaaaaaaaaa !!!!! Kkkk

  40. Aline Lisboa

    Genteeeee é bem assim!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk O Heitor( hoje com 1 ano e 23 dias) desde recém nascido sempre dormiu super bem, maas teve uma fase que ele só dormia se dançasse com ele!!! Muito divertido o textoo… doce realidade!!

  41. Adarita Mendes

    Muito real, bem assim mesmo, minha pequena tá com 1 aninho, mas não mudou quase nada hahaha
    Adorei o post, muitas risadas, e concordando com absolutamente tudo!

  42. Viviane

    Kkkkkk… Falou tudo.. Teoria é fácil, na prática é tudo muito diferente… Meu filho está com 6 meses, não consigo ainda definir como é a noite dele, pois cada dia é de um jeito.. Ontem mesmo tinha elogiado ele pra minha sogra, dizendo que nos últimos dias ele estava acordando só uma vez pra mamar e eu estava tão feliz que nesta madrugada ele resolveu acordar de hora em hora, por fim coloquei ele do meu lado no travesseiro e acho que dormi antes dele pois acordei com meu marido levantando pra trabalhar e me avisando que nosso bebê ainda estava na nossa cama… Nem me lembrava como ele tinha ido parar lá… Isso porquê eu jurava que ele ia dormir no quarto dele desde o dia que fôssemos pra casa e até hoje ele está dormindo em um berço desmontável ao lado da minha cama… Não sei que dia vou conseguir tirar ele de lá.. #pagandolíngua….

  43. erika

    Gente… essa é minha vida!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk há 18 longos meses!!!!

  44. Gisele

    Minha vida é essaaaa…morri de rir kkkk e o meu bebê esta com 5 meses…Só que no final, coloco ele na cama e tento capotar, mas mesmo assim não consigo, porque ele ainda acorda umas 3 vezes na noite….Mas com toda essa maratona, estou amando ser mãe. É bom demais e sabermos que essa fase vai passar rsrs.

  45. Deise

    Quase morri de rir…. Não passei por nada disso, como meu filhote contraiu coqueluche no hospital (maternidade) voltamos para a UTI e ficamos por 20 dias, estava ligado a aparelhos e sonda nasogástrica, ficava difícil de dar um “colinho”, ficava bastante tempo na cama, e quando voltamos para casa era mais seguro ficar no berço. Então sempre dormiu no berço, só acordando para mamar. Como está com 2 anos estamos tentando um segundo filho e espero que seja calminho para dormir como o Gabi.

  46. Natalia Borges

    Morri de rir tb!!! Mas senti falta da fase de apelar para o peito mesmo. Eu sempre acabo colocando no peito. O começando a preocupar pq antes era instantâneo, agora tem vez q ele mama e não dorme!!!! Ahhhhhhhhh!!! Meu bebê tá com quase 6m e aida tá na novela de não dormir a noite direito! Mas o assunto é bem sério! Quase entrei em depressão… Ontem mesmo eu quase joguei a toalha! Ele ainda por cima ficou doente. Tenho q fazer inalação à meia noite!!! Putz! Aí não dorme mesmo!!! Inalação de 6/6h!!! Quando achei q poderia entrar em algum esquema, tudo muda, pra o meu maior desespero!!!! Estou alucinada contando as horas para entrar com comida. Tentei fazendo até chantagem com a pediatra mas anda dela liberar! Ontem ouvi q faço parte dos 5% q amamentam só no peito. Meu, não to dando conta mais!!! Tenho esperança q melhore qdo começar a comer. Mas até lá, devo engrenar mais novidades! Se até lá não arrancar foi por fio da cabeça…. Deus me guarde!!!

  47. Eva

    hahahahhaha chorei de rir lendo seu post. Minha filha que estava mamando para dormir acordou com minhas risadas. Olha, eu tava precisando gargalhar e não sabia. Adorei!

    Meu primeiro só me deu trabalho no primeiro mês, qd ele completou um mês e alguns dias começou a dormir a noite toda (meia-noite às 6:00, esticando até chegar das 8:00 às 7:00). Com 4 meses ele dormia sozinho! Era só colocar no berço depois da rotina noturna e pronto, brincava sozinho e depois dormia. Qd saíamos, dava a horinha dele ele se encostava e dormia no bebe (des)conforto, no carrinho, no braço, onde fosse. Já minha segunda, aiaiai, só não fiz agachamento com ela, o resto já tentei de tudo. Só dorme balançando ou mamando ou os dois ao mesmo tempo. Se estiver fora de casa na hora de dormir, ela toca o terror. Dizem que passa, alguns dizem que é com 1 ano, outros com 2, outros dizem que só com 5. Estou esperando passar :)

  48. Diego

    Oi Shirley!
    Permita-me a invasão, visto que é um blog dos “macetes das mães” (rsrs!), mas preciso parabenizá-la pelo capricho nos posts e pela linguagem muito bacana dos textos. Vida longa ao seu blog!
    Embora esteja vivendo a paternidade pela primeira vez (meu filho nasce em maio) saiba que está sendo muito rico “destrinchar” todos estes ótimos e úteis textos.
    Abraços!

  49. Fran

    Chorei de tanto rir, fiquei imaginando as cenas, muito bom a sua coragem de desabafar, li também os outros comentários, então posso concluir que tirei a sorte grande, a Manuela desde que nasceu dorme no quartinho dela, no berço, no escuro e a partir dos 7 meses (nunca vou esquecer era dia 01/11) ela começou a dormir a noite toda das 20:30 até às 7:00, eu amamentei até dia 31/01 ela ficava sonolenta mas ainda acordada eu a colocava no berço e ficava, quando parei de amamentar fiquei preocupada achando que talvez a hora do sono não seria mais tão tranquila, acreditem, sei que é difícil pois tenho amigas mães de bebês, dei farinha láctea com leite e banana, depois um banho morninho, liguei a musiquinha que sempre coloco no quarto dela e a coloquei no berço, colocou o dedinho na boca (não consegui evitar esse costume dela…..preocupação futura) e saí como sempre. Mas em compensação eu e meu marido não podemos ficar saindo à noite pois quando dá 20:30 no mais tardar 21:00 ela está caindo de sono e fica irritada pois quer dormir no quarto dela…..

  50. Nicles

    Desisti de tds estas técnicas! Peitochupetamesmo! Rsrsrsrsrs

  51. Natalia Reis

    Mtooo verdade…rsrsrs
    Aqui em casa quando a coisa tá fácil demais eu desconfio, quando ela pega no sono rápido, coloco no berço e nem se mexe, está até com a boquinha aberta babando. A mãe pula de alegria ao pensar que pode tomar um banho relaxada e sentar na mesa com o marido pra jantar.., Grandee enganoooo!!!…No meio do banho quando vc está ainda está com espuma de shampoo nos cabelos e nem depilou a axila ainda, vc ouve um resmungo, tenta se apressar mas sem mto barulho e o resmungo virou um berreiro. Depois de sair pingando pelo quarto e se enrolar num roupão, vc chega do lado do berço e olha pra sua filha, ela para de chorar na hora e abre um sorriso enorme, querendo te dizer..: Ah Ham!!! Te enganei Mamãe, Vamos brincaaar! rsrsrs
    Ai começa a fase 1..2..3..4..5..6..7..8…kkk
    Um grande abraço!

  52. Silviane

    kkkkkk… Morri de rir Shi!!! O Felipe já tem 1 ano e 7 meses e eu ainda não esqueço das noites insanas tentando fazê-lo dormir… E quer saber? Coloquei ele pra dormir comigo!! Na minha cama!! Como sou solteira não tô nem aí que vai estragar a criança, que vai ser mais difícil acostuma-lo na cama dele depois e etc, etc… Quero ser feliz hoje!! Quero paz e ama-lo em todos os momentos!! E vamos combinar, que dormir abraçada com nosso filho é como chegar perto do céu!! Beijooo

  53. Patrícia

    Alguma dica pra um bebê de meses que acorda de 3 em 3 horas? Volto a trabalhar na próxima semana, vou dormir no trabalho.

  54. Cristina

    HAHAHAHAHA! Bem por aí mesmo… eu fazia agachamento, “dança da chuva”, ficava com o corpo todo doído. MAS PASSOU. Hoje minha filha dorme sozinha no berço, desde que tem 1 ano – calma, antes disso consegui que fosse só no colo ou carrinho. Por queeeee eles nao vem já sabendo dormir sozinhos, hein, hein?

  55. Camila

    Eu nunca tive problemas para colocar o meu bebê para dormir, mas ultimamente ele tem acordado cedo, umas 5h ela já esta acordado, e claro eu ainda quero esticar um pouquinho, o que eu faço? Coloco ele na cama, ele dorme mais umas duas horas agarradinho comigo ou com o pai! Por que estou ralatando isso? Por que eu era uma pessoa que jugava um absurdo uma mãe dormir com o bebê na cama por “preguiça” (essa era a minha justificativa) de levantar!

    Uma das coisas que a maternidade me trouxe foi essa sensibilidade maior com as mães e com minha mãe!

    Ah, seu blog é sensacional, sempre o recomendo para as minhas amigas mães de primeira, segunda ou terceiras viagens :)

    Grata, Mila!

  56. Virgínia

    Gente do céu! Juro que achei que só eu fizesse agachamento! Kkkkkk Já ia até patentear a ideia! Aproveito pra dar a dica: o método é infalível pra bebês com refluxo! Faz dar vários arrotos e vc ainda fica com a perna malhada! Kkkkkkk

  57. Mônica Soares

    Perfeito!!!! Agora te pergunto: Já pensou em escrever um livro? Se não, pense um pouco com carinho. Seria ótimo e exclusivo, pois realidade com humor só encontramos aqui. Já estou na torcida.
    Beijo

  58. Fernanda

    AMEI … passei muito por isso com meu 1 filho, acho que o excesso de leitura e teorias me fizeram escrava das regras … rss … mas quando minha 2 filha nasceu, ou melhor, filha, eu desapeguei de tudo que me disseram e que li, resolvi seguir meu instinto e fazer tudo por minha conta, adivinhem o resultado ? – minha filha dorme feito um anjo, desde que nasceu, comecei quando ela nasceu, tomei a decisão dificil de nunca levá-la para minha cama, dava o banho bem quentinho o mais tarde possível, mas tarde mesmo tipo 22:00h, ficava um tempão com ela na banheira, embalando de um lado para o outro, fazendo barulho na agua como se ela estivesse na minha barrica, e conversava bem baixinho com ela, esses momentos foram sempre maravilhosos, após o banho eu vestia bem rapidinho por causa do frio, afinal ela nasceu em maio e era muuuuuuito frio, colocava uma roupa leve e enrolava ela bem apertadinha no cobertor, fazia uma trouxinha igualzinho antigamente, dava o peito, esperava ela arrotar e lá pelas 23:00h colocava ela no berço, garanto a vcs que ela sempre foi até o outro dia, sem acordar, sonho dos anjos … eu acredito que o bebe depois de 9 meses apertadinho e quentinho na barriga estranha muito quando sai e é colocado para dormir sozinho e esticado no berço, acho que quando deixamos eles bem enroladinhos e de barriguinha cheia funciona. Hoje minha filha tem 1 ano e 10 meses, quando da a hora de dormir eu chamo os dois Gui e Gabi e anuncio que esta na hora, mando eles escovarem os dentes, fazer xixi e ir para a cama, cubro, dou um bj e falo boa noite, encosto a porta do quarto e continuo na sala tranquilamente enquanto eles SOZINHOS pegam no sono. Acho que não tem misterio se vc seguir o instintos e evitar fazer coisas que não poderá manter depois, ou pode apenas ter sido sorte, sei lá, só sei que funcionou. Boa sorte a todas as mamães. bjs

  59. Náy

    Chorei de rir desse post!kkkkkkkk.Já fiz quase tudo isso.Em uma dessas, desesperada para dormir levei a bb para a minha cama, e coloquei ela no canto, próxima a parede.Nisso cochilei e acordei com o choro da bb que havia rolado e caído da cama!Tem horas que é melhor se render e não dormir.

  60. Flavia Enelise

    Não sei se ajuda, mas vou escrever minha “contribuição”.
    Eu também li muuuuuuito sobre tudo durante a gestação e também depois do nascimento da minha filha, quando surgiram as dúvidas (que foram muitas!).
    Ela sempre dormiu bem (nunca deu trabalho PARA dormir nem nunca foi de dormir pouco tempo e já acordar), mas por mais ou menos um mês, diariamente, eu ficava nessa luta. Até que me lembrei, que em um dos livros que li, dizia o Autor (agora não me lembro qual livro exatamente), que nos primeiros meses (em geral até o 3º), o bebê gosta sim de colo e aconchego de mãe. Não porque é grudento, nem manhoso, mas porque viveu 9 meses dentro do ventre materno, e, ao nascer, sente necessidade desse contato íntimo, constante, corporal, pois entende que ele e sua mãe são um ser único. De fato, por uns 30 dias eu sofri um pouco, porque a situação era bem a que você descreveu. Mas, quando decidi “aceitar” que os bebês tinham mesmo essa necessidade, deixei que ela dormisse em meus braços (mesmo morta de cansada) ou então debruçada sobre o meu peito (eu deitada, dormindo juntinho com ela), durante quanto tempo ela quisesse. Assim, “supri” a necessidade dela, e entre o terceiro e o quarto mês ela passou a dormir sozinha no bercinho dela, passado esse período de “grude” com a mamãe!
    Assim, penso que às vezes, por mais cansativo e “prisioneiro” que possa ser, vale a pena sim deixá-los que curtam o nosso colo, nosso dengo, o contato, o calor…. no momento deles (seja lá qual for o de cada um), eles vão se sentir seguros e confiantes o bastante para passar para a próxima etapa….
    Claro mães, eu sei que nem tudo é tão simples quanto parece, que algumas crianças vão ficar assim por váriossss meses, mas tudo é FASE, e como toda FASE, essa também irá passar!!

  61. Mariane

    KKKKKKK! Guria, eu CHOREI de rir, gargalhei ( quase acordei meu pimpolho), é exatamente assim, sem tirar nem pôr, principalmente a parte do agachamento, do SHHH e de tirar o bebê do braço. Agora o Augusto já está com 8 meses, estamos beeeeeeeem tranquilos, relax, ”sussa” com esses momentos antes de dormir, mas no início é desesperador mesmo. E como tu escreveu: ”Nesse ponto, se entra na fase cinco, na qual você vai, pé por pé, e coloca o bebezinho (que nesse ponto você já voltou a amar porque, afinal, ele dormiu) no berço. ” EXATOO! PARABÉNS PELO TEXTO, NARROU A VIDA DAS MAMÃES, RSRS, tudo de bom e continue nos divertindo e nos ajudando! Abraço.

  62. paula

    Morri de rir! aqui é exatamente assim (a única coisa que ainda não fiz foi o agachamento..rsrs) Minha última alternativa quando não to mais aguentanto é entregar o toquinho no colo do pai, sabe o que acontece? não vai nem 5 minutos e a criaturinha dorme! Não sei se fico feliz por que dormiu ou com raiva por que foi o pai que conseguiu.. kkkk

  63. Nathalia

    Aqui é bem assim. O jeito foi deixar ela dormir na minha cama e quando o sono esta profundo, sim
    Profundo eu coloco no berco. Que se lasquem as
    Teorias!

  64. BÁRBARA

    Olá
    foi melhor descrição de como adormecer um bebé que vi até hoje!
    a mais fidedigna de todas!!!
    tenho dois filhos…um era assim tal e qual a sua descrição… SOCORROOOOOOO!!!!
    a outra nasceu há 5meses e nunca fiz absolutamente nada..é simplesmente a descrição dos anjos a dormirem dos livros!!!
    ou seja o 1º já veio assim!!!não fui eu que pedi…eheheehehhehehehe eles vem assim!!!!
    parabéns pelo Blog

  65. Sâmila

    E quando o bebê dormiu e o pai entra “delicadamente” e, por causa do barulho, acorda a criança……..ÓÓÓÓÓDIO! kkkkkk

  66. Elizabeth Cintra

    Dei muita risada lendo rsrs. Acontece mais ou menos parecido aqui em casa, só que na terceira tentativa eu perco a paciência e vai pra minha cama mesmo rsrs.

  67. Aline

    Mais uma vez eu me sinto fora do grupinho rs…….meu filho dorme a noite toda desde que nasceu, hoje ele tem dois anos e dorme das 23:00 h até as 10:00 h da manhã. Pra piorar, dorme no quarto dele, no berço dele, sozinho, não precisa ninar.
    Lembro-me de que quando ele nasceu, eu tinha que acorda-lo para amamenta-lo na madrugada porque o médico disse que se eu não o fizesse o nível de hipoglicemia poderia baixar e era perigoso, teve dia de eu tirar a roupa dele toda e molhar o rostinho com água fria e nada de ele acordar, ficava desesperada. Assim que passou o primeiro mês eu o deixei dormir pra ver no que ia dar, pois ele dormiu das 21:00 as 5:00, acordou pra mamar e voltou a dormir, acordou as 10:00 da manhã e assim seguiu a rotina até 1 ano.

    1. Paola Karine Rejas Bitencourt

      Também me sinto fora desse grupinho. Tenho duas meninas. Uma de 3 anos e uma de 9 meses. A de 3 anos semprr dormiu a noite toda desde o primeiro dia na maternidade. A de 9 meses mamava as 3h da madrugada depois de ter mamado as 21h mas voltava a dormir, foi assim até os 4 meses. Hoje só não durmo a noite toda quando uma delas está doente ou quando a de 3 anos acorda com medo. Com a mais velha temos dificuldade em fazê-la pegar no sono, mas a bebezinha sempre ‘pede’ o berço. Começa a resmungar no horário de dormir, coloco no berço e pronto dormiu.

  68. Odi

    Achei q era só eu, mas eu nunca entrei no berço, na verdade minha filha dorme muito pouco no berço, eu queria colocá-la desde q nasceu, mas por causa da encheção de saco dos outros por o berço ficar em outro quarto acabei colocando no carrinho no meu quarto, mas ela quase não dormia, e ainda tinha aquela historia de q eu tinha q acorda-la de 3 em 3 horas para amamentar, acho q isso não durou uma semana, eu dava graças a Deus quando ela dormia pra mim poder dormir tbm, ela acabou indo pra nossa cama pq acordava muito no carrinho e eu dormia sentada as vezes dando mama. Agora fizemos uma cama improvisada do lado da nossa e ela dorme ali, bem até, as vezes é só dar o mamá (hj mamadeira) e ela ja dorme, acordando algumas vezes na noite para mamar, mas tem noites q é bem mais dificil, ainda mais se ela está meio gripadinha, aqui é muito frio e ela não pará coberta, então as vezes acabo colocando comigo pra ela ficar mais quentinha, penso q já está na hora dela ir pro berço no quartinho lindo q fiz pra ela, mas tenho dó agora por causa do frio, eu não vou dormir a noite de preocupação se ela está quentinha, se não está passando frio, então resolvi adiar mais um pouco até passar o inverno, até la ela ja vai ter passado de 1 aninho, mas e dai, eu adoro dormir com ela pertinho de mim.

  69. Andrea Nunes

    Vou tentar os agachamentos.

  70. Ivina

    Eu sou friorenta e detestodeitar na cama fria, desconfiei que pudesse ser o berço frio, passei a esquentar o berço antes de colocar a nenê. Deu muito certo pra nós.

Deixe seu comentário