7 ideias de brincadeiras e atividades para a Páscoa

ovos de pascoa pintadosA Páscoa é uma data especial e nada mais gostoso que passá-la em família, curtindo a companhia de pessoas queridas. E para deixar esse momento ainda mais divertido, vale à pena usar a criatividade e curti-lo de forma prazerosa ao lado dos pequenos.

Para ajudá-las nessa tarefa, de levar brincadeira e diversão para a Páscoa das crianças,  trago hoje a colaboração da fisioterapeuta materno-infantil e professora de shantala Denise Gurgel. Denise traz uma série de sugestões de atividades e brincadeiras para deixar a Páscoa dos pequenos mais alegre e criativa. Confira!

Mordidas de Coelho: espalhe cenouras pela casa com a ajuda dos seus filhos na noite anterior à Páscoa. Quando as crianças foram dormir, morda algumas delas, assim quando eles acordarem, vão achar que foi o coelhinho que comeu. 
Pegados de Coelho: faça pegadas de coelho pela casa molhando a pontinha dos dedos e depois passando da farinha.
Caça aos ovos: com a pegada dos coelhos (conforme expliquei acima) faça caminhos pela casa e no final deles esconda ovos. Para os mais novos, coloque em lugares baixos e mais fáceis e para os mais velhos, coloque em lugares mais difíceis.
Rabo do coelho: desenhe um coelho de costas e fixe-o numa parede. Depois, faça um pompom com lã e prenda num dos seus lados uma fita adesiva dupla face. Em seguida, coloque uma venda sobre os olhos das crianças e peça que elas, uma a uma, tente acertar o rabinho no lugar certo do coelho. Quem chegar mais próximo é o vencedor.
Coelhinho sai da toca: Coloque bambolês no chão de modo que cada criança fique dentro de um. Quando alguém gritar “Coelhinho sai da toca” todas as crianças devem trocar de lugar e um bambolê deve ser tirado. Ganha quem conseguir ficar na última toca.
Pintar ovos: qual é a criança que não gosta de brincar com tinta? Não existe né! Alguns dias antes da Páscoa, guarde casquinhas de ovos vazias e quando estiver próximo à data convide as crianças para decorá-los. Elas vão adorar!
Salto do coelhinho: essa brincadeira os pequenos curtem muito. Você deverá fazer duas marcas no chão (pode ser com pezinhos do coelho, como na dica acima, ou com um pedaço de fita crepe) e estimular que a criança pule de uma à outra. O pequeno poderá saltar com os pés unidos, com um dos pés apenas ou até de costas. A brincadeira é legal porque ajuda a estimular a coordenação motora das crianças.
denise gurgelDenise Gurgel é fisioterapeuta materno-infantil, professora de shantala e colunista do Canal Pais e Filhos do portal Personare. Desde 2002 dedica-se a estudos sobre movimentos e expressão corporal dos bebês. Sua visão como fisioterapeuta, somada à prática da Shantala, permite oferecer uma experiência corporal que refletirá intensamente no seu desenvolvimento global do bebê ou criança. Ministra cursos em São Paulo voltados para pais e também para profissionais.

8 comentários

  1. luciana

    Amo o site MACETES… Trabalho de madrugada e fico esperando o email do MACETES chegar na minha caixa de emails…. Hoje quero dar um palpite, muitas mães vão me matar…mas acho que essas brincadeiras de fazer acreditar que o coelhinho passou e comeu a cenoura ou deixou ovinhos é uma forma de estarmos ENSINANDO nossos filhos a MENTIR… Isso é tudo mentira e depois não podemos cobrar que eles nos contem sempre a verdade…. Faço todas essas brincadeiras com meu filho de 03 anos mas sempre explicando que quem comprou o chocolate foi a mamãe e nos dois estamos fazendo uma brincadeira do coelho pra nos divertir… assim é na epoca do Natal… dizer que PAPAI NOEL existe para que a criança fique imaginando ganhar presentes caros é uma MENTIRA… Digo pra ele, filho , a mamãe comprou com o dinheiro dela e o “papai noel que vc viu no shopping” é um personagem tá… Faço isso, pois qdo eu era criança não entendia por que o papai noel me dava uma boneca de plastico enquanto a minha vizinha ganhava uma barbie.. que papai noel era esse? Só depois que minha mae explicou as condições financeiras eu entendi e dei mais valor para o presente. …. Não quero que termine com a MAGIA….mas se queremos filho contanto a verdade no futuro, precisamos semear a verdade….

  2. Acho que brincadeiras e personagens como “papai noel” e “coelhinho da páscoa” fazem parte do imaginário infantil são super saudáveis! Faz parte do crescimento da criança descobrir que muitas coisas são fantasias (aprender a lidar com frustrações).
    Sou totalmente contra a mentira! Mas brincar na páscoa em família tem o seu lugar, né?
    Adorei as dicas da Denise! :-D
    Abs,
    Bruna (www.cdinfantil.com.br)

  3. Flávia

    Adorei as dicas! Gosto muito desse site… acho que a fantasia deve ser vivida e estimulada sempre, principalmente nessas datas especiais. Também sou contra mentira, mas a favor da criatividade e do desenvolvimento lúdico. As crianças não conseguem agir com a “razão” dos adultos. Quanto a questão financeira, é importante esclarece sempre para o filhos sem desiludi-los, quem disse que o melhor presente é o mais caro? Quem disse que para ser bom, para ser reconhecido tem que ter em contraprestação algo caro?, na verdade não. Ai acaba-se demostrando o contrário do que se pretende. O que importa é o amor que foi empregado naquilo que você faz. Trazer a tona toda a realidade à criança que não tem sequer maturidade para entender pode ser muito mais frustante do que fantasiar coelhinho da pascoa!

  4. Júlia

    Adorei o post!! Parabéns!!
    É uma maneira muito mais prazerosa de se aproveitar a Páscoa em família.
    Bem mais interessante do que apenas entregar os ovos para a criançada.
    Vou divulgar as ideias na minha página do facebook.
    Júlia

  5. Cachorro Latindo

    Seria legal ver algumas dicas para o Natal! É sempre uma época do ano que adoramos aqui em casa, e buscamos sempre novas atividades pra turbinar nossas festas!

  6. GABRIELE

    Legal vo fazer isso com meu irmão

  7. Aline Murlick

    Bom dia Shirley!
    Muito legal o teu trabalho, parabéns!!!
    Quero te pedir permissão para divulgar o link para as idéias de brincadeiras de Páscoa na minha página do Facebook.
    Sucesso e obrigada!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Aline!
      Obrigada pelo carinho!
      Pode divulgar sempre :) Só peço para que sempre coloquem os créditos.
      Bjss

Deixe seu comentário