Mensagem de Páscoa – 2014

pascoaOs dois mais tradicionais símbolos da Páscoa são o coelho e o ovo. E ambos significam vida. O coelho porque é um animal que representa a fertilidade e o ovo porque remete à ideia de começo da vida.

Assim, pensando sobre a Páscoa e sobre o que ela significa (passagem, recomeço, nova vida), é impossível não comparar o que ela representa com a maternidade.

Sim, tornarmo-nos pais e mães é também passar por uma intensa passagem (a mais intensa de nossas vidas), é iniciar uma nova vida, é recomeçar. É ter que rever conceitos, mudar prioridades e entender o amor de outra forma.

Se até termos um filho estávamos muito mais acostumados a receber amor, atenção e cuidado, a partir da chegada dos nossos pequenos passamos a receber muito menos e a dar muito mais. E essa se torna uma das tarefas mais importantes de nossas vidas.

Casos como o menino Bernardo, que antes de morrer denunciou seu pai por abandono familiar, nos chamam atenção para o fato de haver sim diversos lares onde o amor, o cuidado e a proteção não estão presentes. Então, aproveito esse momento, de chegada da Páscoa, que é a celebração de uma nova vida, e de estarmos ainda muito sensibilizados com esse caso chocante que abalou o país, para pedir que a data de hoje seja um momento não só de celebração religiosa, mas também de reflexão. De pararmos para pensar no quão importante é recomeçarmos a nossa vida de forma mais generosa depois da chegada de um filho.

Que todos nós tenhamos, cada vez mais, discernimento para perceber que é importante abrir mão de algumas coisas, priorizar outras e viver uma eterna entrega para garantir que nossos filhos cresçam cercados de amor, atenção e respeito. Afinal, o amor educa, ensina e inspira. E crianças que chegam ao mundo para dar e receber amor são o meio seguro de fazermos desse um lugar melhor para viver.

Que cristo não tenha morrido e renascido em vão. Que seus ensinamentos, de amor, generosidade e compaixão nos sirvam de exemplo para criarmos nossos filhos da forma que eles merecem.

Feliz Páscoa para todos. E que a idéia de renascimento dessa data nos traga a vontade de fazer diferente tudo aquilo que pode ser melhorado.

2 comentários

  1. Livia Scannavino

    LINDAS PALAVRAS !! FELIZ PÁSCOA ! SUCESSO SEMPRE !!!

  2. Paula

    Que belíssimo texto!
    Deve ser lido e relido muitas vezes.
    Não deixemos que o corre corre da rotina nos afaste das coisas mais importantes da vida!
    Dedicar-se doar-se é sem dúvida vivenciar o verdadeiro sentido da vida O Amor!
    A maternidade nos convida para esse amor!
    Feliz Páscoa!

Deixe seu comentário