Receita de caldo caseiro

Captura de Tela 2014-04-18 às 20.18.16Olá Mamães, estou eu aqui novamente, para compartilhar com vocês dicas e receitas nessa nossa coluna mensal de Alimentação Infantil.

Hoje, trago para vocês uma receitinha super simples de caldo caseiro. Caldos, sejam de legumes, carne ou frango, são ótimos para se ter em casa, “na manga”, para preparar um prato saboroso, nutritivo e de última hora.

São muito conhecidos os caldos prontos, em pó ou em cubinhos, mas eles não são nada saudáveis e não deve ser utilizados na alimentação dos pequenos (e nem dos adultos), por isso resolvi compartilhar com vocês, hoje, a receitinha de um caldo caseiro, natural, saboroso e super saudável. E tão prático quanto os comprados em mercado, já que fica guardado congelado, em cubos, e pronto para o uso.

Confiram a recita e aproveitem essa dica que irá facilitar sua vida na hora de preparar as refeições dos pequenos.

CALDO CASEIRO

Ingredientes:

  • 1 colher de café de óleo de canola (ou azeite de oliva)
  • 500g de músculo em cubos (ou peito de frango ou peito de peru)
  • 1/2 cebola em cubos
  • 1/2 cenoura lavada e em rodelas
  • 1/2 talo de salsão lavado e picado
  • 2 talos de salsinha
  • 2 ramos de tomilho

Modo de fazer:

Aqueça uma pnela e coloque o óleo de canola. Junte o músculo, a cebola, a cenoura e o salsão e refogue até dourar. Adicione os demais ingredientes e cubra com 2 litros de água. Cozinhe com a panela destampada, em fogo baixo, até que todos os ingredientes estejam macios. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento. Coe e reserve os legumes. Congele o caldo coado em formas de gelo ou em outro recipiente de sua preferência.

Dica: Os legumes podem ser usados para fazer um purê, misturados com batata cozida. E o caldo pode ser usado para o preparo rápido de qualquer tipo de papinha salgada.

 

11 comentários

  1. Cristiane Sodre

    Boa tarde..
    Que eu comece dizendo q não to triste, mas to frustada.. Li tudo sobre alimentação de bebês, em vários blogs, principalmente no seu.. Aí optei por começar c uma papinha salgada (sem sal) de batata, igual a um cardápio q tem por aqui.
    Miguel fez 6 meses quarta-feira passada (16/04), desde o domingo anterior estamos dando água… Programei a primeira papinha pra a sexta q foi feriado.. Papai em casa, para documentar as carretilnhas e a bagunça.
    Na véspera, comprei os legumes da semam, 3 cores… Na sexta fiz a papinha de batata, maior capricho, esterilizei pratinho, colherzinha (2- uma eu dou, a outra ele segura) tudo lindo – na minha cabeça.
    E coloquei a primeira papinha na boca, enquanto papai filmava…
    Tchan tchau tchan…
    Miguel não sabe o que fazer c a comida… Chorou.. A comida foi p garganta, vomitou feio.. Assim de ficar c o olho vermelho e aparecerem equimoses abaixo do olho… Literelamente assustado c aquela patinha na boca dele…
    Só acalmou no peito. Ah! Até sábado, quando bebeu água, Miguel só conhecia peito e leite materno.
    Eu:’FRUSTRADA’. De lá p cá já conversei c várias mães e c a maioria foi igual – eu: mais aliviada…
    Moral da história: não crie expectativas demais – e força na peruca q hoje só foi a quarta tentativa, ele ainda chora…. Mas já engoliu algo…

    1. Adalgisa

      Oi Cris, entendo bem essa fase que vc está passando. Tenta começar com a papinha bem pastosa e homogênea (eu passava na peneira os legumes) para não assustar, aí vai aumentando a consistência e só depois comece com alguns pedacinhos bem pequenos. Seu bebê vai adorar. Não deixe de colocar um pouquinho de sal, faz parte pra aguçar o paladar. Bjinhos e boa sorte!

  2. Flávia Rebelato

    Adoro essa coluna! Continue, ajuda bastante as mamaes! Bjossss

  3. Papinhas e caldos feitos em casa é tudo de bom!
    Nada de alimentos industrializados né? (para falar a verdade é bom até para adultos! Quem não gosta de tomar um caldo a noite?? rsrs)
    E o cuidado com a alimentação nunca é de mais: http://www.cdinfantil.com.br/blog/10-dicas-de-alimentacao-para-seu-bebe-crescer-forte-e-saudavel

    Bjos! ;-)

  4. michelly

    Bom gracas a deus dudinha aceita tudo desde o começo come tudo q dou papa de fruta e salgada sigo sempre as orientações das cores e dos grupos. Faz 6 meses em 12/09 e como volto a trabalhar dia 9 ja ta comendo de tudo. So uma duvida: qual a quantidadr q um bebe come nesta idade? Ela ainda nama lm. Qyantas colheres e normal comer. Tem como me enviar a resposta por email? Ou me dizrt como faço pra ve la por aqui?

    1. Shirley Hilgert

      Michelly, não tem uma quantidade ideal, pois cada bebê é diferente. Na dúvida, cheque essa dúvida com o pediatra. bjs

  5. Keila

    Boa tarde!!!
    Amei a página… To meio frustrada , minha bb comia bem frutas e papinhas. Me sentia orgulhosa que tudo ia até sopa de espinafre. Mas de um tempo pra cá , vem recusando todas as frutas , pra ela sentir pelo menos o gosto coloco na mão dela pra
    Ela morder … Comida depende do dia, ela resolve comer ou não. Ta muito fase muito difícil , pois as vezes vou até três vezes pra cozinha pra fazer algo que ela coma. E quando come , come bem todo pra prato ou come três colheres isso me deixa perdida , será que to fazendo
    Algo errado ou são fases que o bebe passa. Ela tem um 1 ano e 1 mês , e pesa quase 9kg. Acho pouco pro tamanho , já falei com
    O pediatra dela mas n quis passar nada e tbm n falou nada.

    1. Shirley Hilgert

      Keila, parece ser uma fase. Pode até ser que são alguns dentinhos vindo. Observe e converse com o pediatra. bjs

  6. Luciana

    Para futuras mamãe que passarem aqui…
    não dá pra começar direto com a papinha.
    Faça uns 6 a 8 dias de suquinhos. a cada 3 dias um suco diferente…. só pra o bb descobrir que existem outros sabores. Ai, para o suco e entra papinha de fruta amassada… frutas moles tipo banana, até vc perceber que o bb já sabe engolir… geralmente uns 3 a 4 dias duas vezes por dia. Quando vc perceber que o bb já sabe engolir começa a papinha de legumes.. sempre 3 dias o mesmo sabor.
    Aqui em cawa essa sequência deu suuuper certo.
    bjoooo

  7. Carina

    Amei suas dicas!!! Por qto tempo posso deixar o caldo congelado? Obrigada!

  8. Patrícia

    Boa tarde, eu preciso de ajuda, pattybsenna@hotmail.com meu filho tem 1 ano e 2 meses, com 6 meses comecei a dar papinha peneirada do jeito que a pediatra ensinou, eu enganava ele pra comer, até então ele comia enganado, mas agora ele não comi mas, eu ofereço sopa e não quer né peneirada e nem sem peneira, me ajudem não sei mas o que fazer. ele rejeita tudo, sopa, feijão, tudo.

Deixe seu comentário