São Paulo – Praças e parques para ir com crianças

Pracas para ir com crianças em sao pauloOlá, me chamo Bárbara e sou mãe do Kenzo, um menino sapeca de 2 anos de idade. Já participei aqui do blog Macetes de Mãe uma vez (faz pouco tempo, inclusive), dando meu depoimento sobre amamentação prolongada, mas hoje é a vez de eu colaborar passando dicas de praças e parques bacanas para se ir na cidade de São Paulo.

Acabei descobrindo alguns lugares gostosos para se ir com crianças por conta de uma experiência, ou melhor, de uma necessidade vivida. Isso mesmo! Há algum tempo, percebi que meu filho ficava bem mais calmo e menos “birrento” quando destinávamos um tempinho do nosso dia para ir até um parque ou praça gostosa, no qual ele pudesse gastar bastante energia  (bem típico desta idade!). E então, por conta disso, passei a pesquisar opções de lugares gostosos e seguros para frequentar com ele.

De tanto visitar e conhecer, percebi que eu já podia dar o meu depoimento sobre os lugares que venho frequentando e foi aí que Shirley me convidou para compartilhar a minha experiência aqui. Assim, hoje eu trago para vocês dicas de praças e parques testados e aprovados por mim e pelo Kenzo. A grande maioria deles fica na Zona Oeste de São Paulo, que é onde eu costumo frequentar mais,  mas sei que São Paulo é uma cidade muito bem servida de parques e praças então não será difícil de você encontrar outros, em outras regiões, para aproveitar ao lado do seu filhote.

E então agora, com vocês, as minhas dicas de praças e parques bacanas e aprazíveis localizados na Zona Oeste de São Paulo:

Praça Conde de Barcelos (Rua Bennet, Alto de Pinheiros)

O parquinho dessa praça é cercado, muito bem conservado, tem diversos brinquedos (balanço, escorregador) e tanque de areia com brinquedos que os frequentadores deixam por lá (mas em ótimo estado). Ela é bastante arborizada, muito bem cuidada (os cuidados são “patrocinados” por um dos moradores do bairro) e bastante segura. Em resumo, é uma delicia ficar horas por lá.

cde barcelos1

1690097_1469984869881294_2135372568_n

Praça Província de Saitama (Rua Cardeal Cagliori/ paralela a Av.São Gualter, Alto de Pinheiros)

Essa praça está novinha em folha. Também é cercada, tem balanço para crianças bem pequenas, escorregador, entre outros. Pena que não tem tanque de areia, o preferido de meu filho. Também é bastante arborizada, mas, quando está sol, precisa ter cuidado nas horas mais quentes, pois os brinquedos não têm muita sombra.

saitama3

saitama2

saitama b

saitama

Praça José Maria Arbex (Rua Roberto Caldas Kerr, acesso pela Av. Arruda Botelho , Alto de Pinheiros, lateral do Parque Villa Lobos)

Ouço boas recomendações, inclusive como boa área para piquenique. O local parece privado, mas é aberto ao público. Particularmente achei a grama um pouco alta e prefiro locais com terra batida, onde conseguimos ver melhor os insetos. A área de areia é pequena. Os brinquedos talvez agradem mais crianças maiores de 3 anos.

jose maria arbex2

jose maria arbex1

Praça Barão Pinto Lima (Rua dos Escultores, Alto de Pinheiros)

É uma boa praça com brinquedos bem conservados. O escorregador é bastante inclinado, então um pouco perigoso para crianças menores. O portão da área cercada não trava. A área completa da praça é muito boa, parece bem agradável para piqueniques.

barao pinto c

barao pinto b

barao pinto

Parque Villa Lobos

As áreas onde os brinquedos ficam, mesmo sendo várias e bem espalhadas, têm pouca sombra. Ou seja, em dias mais quentes é bem complicado ir antes das 16h.

villa lobos

Parque da Água Branca

Tem brinquedos em vários lugares, com bastante sol ou sombra, vários animais soltos para a felicidade dos pequenos e ainda uma brinquedoteca simples mas útil para eles (no espaço de leitura). Inclusive, dias atrás, vimos uma galinha chocando dentro da brinquedoteca. Uma graça! Todo mundo se divertiu.  E outro benefício desse parque é a possibilidade de se fazer boas compras na feira de orgânicos (terças, das 16h às 20h / sábados e domingos, das 7h às 12h). Vale muito à pena.

agua bca brinquedot3

agua bca brinquedot2

Espaço de Brincar – Unidades do Sesc

Nem sempre o tempo ajuda, então boas opções são as brinquedotecas que algumas unidades do Sesc oferecem. A do Sesc Pompeia é pequena e simples, mas dá para as crianças se divertirem. A do Sesc Santo Amaro é ótima! Recomendo muito! Ainda, parece que o Sesc Interlagos tem um espaço lúdico bem interessante, mas esse eu não conheço. No site do Sesc dá para verificar quais unidades oferecem este tipo de serviço/abração –  www.sescsp.org.br. Vale a pena checar.

Piqueniques da Casa do Brincar (Praça Adolpho Bloch, Rua Colombia x Rua Peru, Jardim América, próxima a Igreja Nossa Senhora do Brasil)

Mensalmente, eles organizam atividades gratuitas para a criançada, geralmente no último sábado do mês. Para mais informações, é só checar no site deles.

Espero que tenham curtido as dicas. Agora, é só pegar o filhote e ir aproveitar esses espaços gostosos e tão aprazíveis. Boa diversão!

Veja outras dicas de diversão aqui no blog:

 

4 comentários

  1. Neima

    Adorei! A maioria das indicações fica pertinho aqui de casa:)

  2. JULIA

    Gurias, sou de Porto Alegre e estou indo para SP daqui alguns dias. Vou passar a maior parte do tempo no litoral, mas tenho um dia para fazer algo na capital. Adorei a ideia dos parques! Mas tenho uma lembrança ótima da minha infância do parque da Mônica que fiquei sabendo que fechou, não é isso? Existe alguma opção semelhante? Obrigada!

    1. barbara

      Julia, conheço pessoas que gostaram e outras que detestaram o parque da xuxa, no shopping sp market. é bem distante, no final da marginal pinheiros. se quiser testar, depois conta o que achou.

  3. Cinthia

    Sempre acompanho seu site, tem informações muito úteis para mim, queria tanto uma lista dessa de praçinhas na z sul. é raro encontrar aqui esse tipo de praça, a maioria tem aparelhos de ginásticas para idosos, e nunca tem gangorra, escorregador, e balanços, e areia minha bebê de quase 2 anos adora, mas nunca achei aqui na z sul um lugar desses gratuitos e com vários brinquedos legais. se puder me dar dicas da z sul agradeço, cinthiacms@yahoo.com.br

Deixe seu comentário