Técnica do “ninho” para o bebê dormir melhor

Há algum tempo, participando de um grupo online de discussão formado por mães, eu fiquei sabendo de uma tal de “técnica do ninho” que prometia ajudar os bebês a dormirem melhor. Na época, ouvi direitinho a explicação, fui atrás de mais informações e vi que fazia total sentido.

Descobri que existe uma teoria – Teoria da Extero Gestação – que diz que os bebês relaxam e dormem melhor se simularmos o ambiente intra-uterino, onde eles viveram por longos e prazerosos meses. E para simular esse ambiente, basicamente, há duas formas conhecidas. Uma delas é a mundialmente famosa técnica do dr. Harvey Karp, já abordada aqui, e outra, menos conhecida, mas também bem interessante (pelo menos ao meu ver), é a técnica do “ninho”.

Bom, mas no que consiste essa técnica do ninho? Basicamente, em criar dentro do berço do bebê, com a ajuda de toalhas e um lençol, um espaço menor, no qual o bebê se sentirá mais seguro e protegido e assim dormirá melhor (Explicação: quando feito isso, quando colocados num ambiente mais “apertadinho”, que lembra o útero da mãe, os bebês se sentem mais seguros e aí relaxam e dormem melhor. E é por isso que muitos deles dormem muito melhor quando estão no bebê conforto e moisés em vez de no berço, que é mais amplo e espaçoso).

Abaixo, compartilho fotos que ilustram uma forma segura de montar o “ninho” dentro do berço do bebê. Essas fotos foram gentilmente enviadas pela leitora Mariella Monteiro, que utilizou a técnica com a sua filhota e super aprovou os resultados.

Passo a passo para montar o “ninho” dentro do berço da criança:

Passo 1: coloque duas toalhas de banho uma sobre a outra e enrole-as no sentido horizontal, para o rolinho ficar longo.

???????????????????????????????

Passo 2: posicione a toalha no formato de um U no centro do berço.

tecnica do ninho 2

Passo 3: Coloque um lençol sobre o rolo feito com a toalha e prenda bem embaixo do colchão de um dos lados.

tecnica do ninho 3

Passo 4: Em seguida, faça a mesma coisa do outro lado: prenda bem  o outro lado do lençol embaixo do colchão.

tecnica do ninho 5

Passo 5: Feito isso, é só posicionar o bebê no centro do “ninho”, sobre o lençol, com a cabeça encostando na base do U e virado de barriga para cima (como é o indicado sempre)

Outra alternativa é prender as pontas do lençol embaixo do rolo de toalhas, como nessa imagem do blog Minhas Dikas Baby. entretanto, eu considero mais seguro prender sob o colchão, pois é mais difícil de soltar caso o bebê se mexa.

tecnica do ninho 7

Pelas minhas pesquisas, verifiquei que a técnica do “ninho” funciona bem até três meses de idade, pois este é o período que os bebês precisam mais fortemente simular o ambiente intra-uterino. Entretanto, de acordo com alguns relatos que recebi de leitoras, algumas continuam utilizando após essa idade –  até cinco ou seis meses, mais o menos. Então, não custa tentar!

E, se preferir, aqui tem um vídeo com todo o passo a passo para fazer a técnica do ninho. Confira!

Leia outros posts com dicas para ajudar o bebê a dormir melhor:

 

 

71 comentários

  1. Helen

    Essa técnica é tão eficaz que nas UTIs NeoNatais os bebês ficam assim posicionados. Minha bebê (hj com 1 ano e 2 meses) ficou 47 dias internada e sempre com a ajuda do “ninho”. Ótima dica e realmente funciona!

    1. Anelise

      Meu bebê tem 5 meses e adotei esta técnica desde seu nascimento, deu tão certo que uso até hoje e enquanto ele aceitar vou continuar fazendo!

  2. Jennifer

    Conheci esta técnica no hospital, quando minha Bebê teve q tomar banho de Luz!
    Nos colocaram no quarto, para q eu pudesse ficar confortavelmente com ela, montaram o “Ninho” em cima da cama e adaptaram a Máquina de Luz na cabiceira da cama!
    Ela ficou quietinha, mal acordava, só qndo era realmente necessário.
    Foram 5 dias assim.

  3. Carolina Mendonça

    Shirley, eu faço até hj, meu bb vai completar 6 meses e adora dormir assim, dá mais segurança pra ele. Se não está com o ninho no berço ele mexe demais e acaba acordando!

  4. Rafaela

    Olha que bacana!
    Não conhecia a teoria mas já usava a almofada de amamentação, o Theo de 2 meses adora.
    Obrigada pela informação. Bjks

  5. Rosane Duarte

    Trabalho em uti neonatal e usamos ninho em todos os bebês isso os mantem calmos eles sentem o conforto do utero e se acalmam e la usamos para todos ate os 6 meses e da super certo,nem sempre os pais estão presentes 24hs em uma uti então o ninho faz milagres sim,estou gravida e com certeza vou usar com meu baby!

  6. Kellen Souza

    Minha filha tem 2 meses e adora dormir assim, fiz isso desde o 1º dia.. Ela fica bem mais segura e dorme bem tranquila.

  7. Gabriela Pereira

    Uso essa técnica desde que meu bebê nasceu, e hoje com 5 meses continuo adepta.

  8. Ana Paula

    Eu não conhecia essa técnica mas já suspeitava que algo assim fazia bem ao bb. A minha filha tem 4 meses e só dprme na almofada de amamentação. .. para onde vou carrego ela…quanto mais apertadp e quentinho melhor
    Fico me perguntando como será a vida sem almofada… Será que vsi dormir tão bem assim? Ela dorme quase que a noite toda acordando as vezes 1 vez pra mamar… o meu filho de 4 anos quando era bebê dava a volta no berço e acordava muitas vezes durante a noite. …se ns epoca soubesse dessa técnica vom cetteza teria expetimrntado..

  9. Barbara

    Sempre fiz isso com minhas filhas porque sempre pareceu mais confortável para elas. Nem sabia que tinha um nome técnico!

  10. Bárbara

    Minha filha ficou por volta de 6 meses em um ninho, a pediatra indicou pois minha filha tinha refluxo e precisava ficar inclinada devido ao travesseiro anti refluxo, então para não escorregar fizemos assim.
    Ajudou demais além da elevação ela ficava calminha.

    1. Fernanda

      Barbara na realidade gostaria de saber melhor como vc faz
      Meu bebe tem 4 meses e tb tem
      Refluxo
      Ele já dorme no travesseiro anti refluxo mas vive escorregando

  11. Patricia

    Eu usei esta técnica por uns 4 meses só que em vez de usar a toalha eu usava minha almofada de amamentação, meu filhote amava, só parei de usar porque começou a ficar apertadinho pro meu bebezão, eu ainda usei a almofada sem o ninho por uns 3 meses e super recomendo, hoje ele está com 3 anos e ainda gosta de deitar na almofada de amamentar, principalmente para ver tv!

  12. Roberta

    desculpe a ignorância, mas a cabeça do bebê fica de que lado? do lado fechado ou do lado aberto? Eu imagino que seja do lado aberto, pois os bracinhos podem ficar para cima e a cabeça de lado.

    1. Shirley Hilgert

      Roberta, já vi das duas formas. Teste qual delas seu bebê prefere. Para mim parece fazer mais sentido a cabeça encostar na toalha e as perninhas ficarem na parte aberta do ninho, mas já vi da outra forma também. bjs

      1. Juliana

        E para bebês com 8 meses?? Qual a melhor técnica para dormirem?? Pois o meu bebe se mexe e se rola muito a noite onde acaba acordando!! E só volta dormir de novo se eu der o peito!!

  13. Rita

    E o bebe vai conseguir virar a cabeça se vomitar?

    1. Shirley Hilgert

      Rita, consegue sim. Há espaço entre a cabeça dele e o rolo do ninho (na hora de montar o ninho vc deve tomar esse cuidado). Abraços.

  14. Thamires

    Faz muito sentido, percebi que minha filha de 1mês e meio dorme melhor quando a coloco na almofada de amamentação no sofá, do que no próprio berço. Hoje vou fazer o teste de colocar a almofada dentro do berço, é o mesmo formato deste “ninho”.

  15. Mariella

    Oi Shirley, o post ficou ótimo. Além do bebê se sentir mais seguro e protegido, acredito que ele fica realmente mais seguro, pois, pelo menos por algum tempo, a toalha impede que o bebê role pelo berço e prenda os bracinhos e perninhas nas grades, ou então se sufoque nos protetores. Acrescento também, que ao contrário do que algumas leitoras postaram, esse ninho não da certo com aqueles rolinhos chamados “segura neném”. Testei e minha filha passava entre os dois rolinhos e acordava nos pés do berço. Isso acontecia porque sempre elevamos o colchão na parte da cabeceira para evitar refluxo. Bjos, Mariella

  16. Emí

    Essa técnica é ótima, inclusive e principalmente para bebês que tem refluxo. O meu bebê passa por cima do ninho hoje em dia, com 6 meses… Já não serve mais para nós. rs

  17. Eliane

    Tive gêmeos prematuros que ficaram 28 dias na uti neonatal e ficaram assim! Em casa também utilizei essa tecnica e deu super certo, dormiam bem e tranquilos acordavam só para mamar . Dormiram assim até o 3°mês.

  18. Priscilla Meyer

    Eu sou enfermeira e aprendi essa técnica no trabalho! Usei desde o primeiro dia de vida da minha filha! Ela adora! Dorme muito melhor no ninho! Sem ele ela se mexe demais e acaba acordando! Super recomendo!

  19. Patricia Camejo

    Funciona mesmo! Meus gêmeos tem 8 meses e eu ainda uso, mas ao invés da toalha uso a almofada de amamentação. Já tentei usar só travesseiros, mas eles acabavam acordando muitas a noite, voltando para a almofada melhorou. Ótima dica!!!!

  20. michele

    Ola! Me ajudem! Meu bebe de 5 meses aprendeu a virar e so quer dormir de bruço!!Coloco de barriga p/ cima depois de um tempo ele vira! Fico desesperada…apesar dele virar o pescoco de ladinho….Alguma dica? Sera q essa tecnica funciona? Parece bem interessante…nao tem nenhum risco de sufocamento? Bjs

  21. Patrícia Fonteles

    Adorei a dica!!! Vou tentar quando a minha bonequinha nascer!!! ;)

  22. Aline

    Adorei a dica, coloquei a minha princesa no ninho que fiz com a almofada de amamentação e deu muito certo !!! Essa noite ela dormiu 4hs direto e eu ameiiiiii descansar …

  23. Karine

    Adorei, estou grávida de 5 meses e vou usar essa técnica. Uma pergunta: será que dá certo fazer o rolinho com as toalhas e colocar por baixo do lençol com elástico?

    1. Shirley Hilgert

      Karine, acho que sim. Mas tem que testar. bjs

  24. kelly

    O rolinho de segurar o bebê não funciona então?

    1. Shirley Hilgert

      Kelly, dizem que a técnica do ninho é mais eficiente. Eu não cheguei a usar nenhuma das duas. bjs

  25. dirlene

    minha bebê amou. posso usar até quantos meses ? fiz com a toalha e ela está dormindo bem melhor, ela já tem três meses – sentiu-se mais segura no berço e dormiu calminha

    1. Shirley Hilgert

      Dirlene, dizem que o ideal é até três meses, mas sei de muitas mães que usam até mais tempo. Acho que dá para usar até o bebê começar a se movimentar mais e ele mesmo desmanchar o “ninho”. Bjs

  26. Katia

    Shi, só vi agora que você publicou essa dica do meu blog! Obrigada pelos créditos! Adoro o Macetes! Bjs
    Katia – Minhas Dikas Baby

  27. Ana Lúcia

    A cabeça dela não fica em cima da toalha ou da almofada né? coloco um travesseirinho dentro do meio do ninho???

    1. Shirley Hilgert

      Exato, fica no meio. Não precisa usar travesseiro. bjs

  28. Angela Nascimento

    Estava a ter problemas pois minha bebe não dormia no berço, estava sempre a acordar. Encontrei essa página por acaso, fiz o ninho e desde então ela tem dormido muitíssimo bem. Ela vai completar 3 meses e já dorme quase a noite toda direto. Valiosa dica. Obrigada por partilhar.

  29. Elisangela Nascimento

    Ótima dica. Minha bebe de 3 meses dorme quase a noite toda desde que apliquei essa técnica aqui em casa. Obrigada por partilhar.

  30. val

    Vou tentar essa técnica pois minha filha dorme no máximo meia hora no berço mas no colo dorme bem

  31. Leticia

    Olha, amei a dica! Vou tentar já com a minha pintinha! Beijos

  32. Giselia

    Bom dia, Shirley. Minha bebe tem refluxo e com isso dificuldades pra dormir. Vou experimentar essa ideia. Quem sabe né

  33. Adriana

    Minha BB tem 53 dias, não dormia no berço por nada, bastava coloca lá acordava, com o ninho ela dorme quase a noite toda direto,dica preciosa, meninas obrigada por partilhar,eu amei voltar a dormir.

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que deu certo, Adriana!
      Bjss

  34. Leticia

    Tenho visto muito sobre essa técnica e até compreendo o uso na UTI, um ambiente controlado. No entanto, tenho me perguntado… Não há o risco de sufocamento??? Não pretendo usar nada no berço, nem protetor de berço, nem rolinho de posicionamento e nem cobertor por conta do risco. Então, por mais que o lençol esteja bem preso, não há o risco de se virar e sufocar ao apoiar a face na elevação da toalha?

    Será que conseguem compreender minha dúvida?

  35. Flavia

    Posso colocar minha filha em cima do travesseiro normalmente?

  36. Clair

    Qdo minha filha nasceu também tinha problemas para dormir no berço… Rolava tanto que acordava várias vezes. Até que resolvi colocar o head support no berço para restringir o espaço e deu super certo. O modelo que uso é da JJCole e minha filha hj com 3,5 meses dorme a noite toda, sem acordar sequer uma vez.

  37. Keila

    Olá! Sempre muito boas as tuas dicas!
    E aqueles rolinhos “segura bebê”… será que funcionam como ninho também? Estou com 28 semanas, à espera do Felipe, e já comprei esse rolinho. De qq forma, tbm vou testar a ideia do ninho. Bjs

    1. Shirley Hilgert

      Keila, nunca usei os rolinhos. Não sei dizer. bjs

    2. Kassandra

      Olá! Então, entrei na net para buscar outra alternativa (aí encontrei a técnica do ninho) justamente porque com a minha filha o rolinho não foi sucuciente…. Ela com 2 meses consegue virar no berço com rolinho e tudo! Tentarei o ninho! Bjs

  38. Amanda

    Faça com a mais nova só que uso travesseiro anti-reflexo na cabeceira e dos lados formando um ninho 4 travesseiros de Bb e cubro tudo com um lençol de elástico de berço e fica ótimo, minha filha vai para 4 meses e por mais que ela se mecha não consegue desmanchar o ninho e ficaseguro e bonito.

  39. franciele

    oi eu
    posso deixar meu bebe de lado

    1. Shirley Hilgert

      Não. Ele tem que dormir de barriguinha para cima. bjs

  40. Gisele

    Amei a ideia, mas meu filho tem refluxo é preciso deixar o travesseiro inclinado, alguém sabe como posso fazer isso no ninho?
    Obg

    1. Karina Moreira

      Olá Amanda oo meu bebê também tem refluxo. Fui orientada a colocar uma elevação embaixo do colchão até 45° e fazer o ninho dentro do berço. Aprendir esta técnica no hospital quando ele ficou internado e está funcionando em casa. Estou terminando um post no meu blog sobre o assunto e vou colocar está página co indicação. Amei parabéns pela dica.

  41. Alexia

    Adorei o blog!

    Uma outra coisa legal é utilizar música. Achei recentemente uma que deu certo: https://www.youtube.com/watch?v=t5kHJmtTrhA

  42. Amanda

    Fiz essa técnica sem saber o nome, mais por instinto, usando a almofada de amamentação. Tenho uma foto minha e do meu bebê na maternidade, deitados na cama que eu tava e já no primeiro dia. Uma delícia.
    Meu bebê sempre dormiu super bem com a almofada de amamentação.

    1. Kassandra

      Oi! Me tira uma dúvida: vc coloca o bebê “dentro” da almofada de amamentação ou apoiado nela? Acho que é dentro, né, pois apoiado ficaria alto e escorregaria com o tempo… Grata!

  43. Hellida

    Comecei a usar essa técnica com meu filho Lucas, de 2 meses. Notei que ele dorme bem melhor, mais tranquilo e seguro. Antes ele escorregavam no berço, se assustava, se mexia bastante, pois se “perdia” no berço. Mas agora ele fica mais concentrado, apertadinho e confortável. :-)

  44. Daiane

    Nao é perigoso o bebe virar a cabecinha de lado e encostar nas bordas??

  45. Adriana

    Meninas..fiz essa tecnica hoje com a minha bebe e ainda nao vi resultado…nao ficou nem 10min dormindo…sera q estou fazendo algo de errado?? Quanto tempo pro bebe se adaptar?? Me ajudem…

  46. Adriana

    Meninas…utilizei hj essa tecnica mas minha bebe nao dormiu nem 10min…sera q to fazendo alguma coisa errad?a…qto tempo de adaptacao?? Me ajudem

  47. Helen

    Boa noite! Por favor, gostaria q me esclarecessem melhor onde fica o travesseiro anti – refluxo. E no caso do. colchão inclinado 45,• como utilizaria com a técnica do ninho? ?
    Helen.

    1. Shirley Hilgert

      Nada muda. A técnica é feita da mesma forma. bjs

  48. Liduina

    Trabalho no hospital na unidade neonatal e fazemos isto já faz muitos anos e é impressionante como os RN se sentem seguros.

  49. Adriane

    Comecei a tentar com minha bebe de 53 dias ainda não deu certo…mas vou tentar mais algumas vezes antes de desistir e conto o resultado…admiro muito o blog, sempre com matérias interessantes e uteis …Parabéns!!!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Adriane!
      Tomara que dê certo :)
      Obrigada pelo carinho!! <3
      Bjs

  50. Geysiane

    Tem que explicar que não é pra usar a parte do “U” como travesseiro, porque foi isso que imaginei logo quando vi, mas acredito que não, né? Porque é óbvio que causaria dor no pescoço do bebê, mas pode ser que alguém entenda assim e faça. Já que não colocou foto com o bebê ou um boneco, por ex, explicasse melhor quando fala “encostar a cabeça do bebê”.

  51. Adelaide

    Eu não conhecia estou gestante de 39 semanas. E. Vou usa essa técnica com a minha bb.

  52. Josiane

    Oi,eu fiz o ninho desde que meu bebê nasceu, aconselho todas as mães que tem bebês a fazer,pois além de conforto tem muita segurança, o bebê não tem perigo de escorregar em baixo das cobertas posso dormir tranquila meu bebê adora dormir nele e eu uso junto com travesseiro anti reflexo e o berço inclinado.

  53. Josiane

    E tbm existe um cobertor que veste nos braços do bebê ,pois se vc cobrir com coberta normal eles acabam puxando e cobrindo o rosto,com esse cobertor não preciso me preocupar acordar toda hora para cobrir meu bebê.

  54. Letícia da S.G.Menezes

    Pode usar uma almofada de amamentação ou uma de pescoço se o BB for pequeno.

Deixe seu comentário