Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – entenda como você pode ajudar

Dia Nacional de combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e AdolescentesHoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. E é triste pensar que existe uma data para lembrarmos dessa questão, pois isso significa que este é um problema que está presente em nossa sociedade e para o qual não podemos fechar os olhos (por mais triste que seja pensar nisso, temos que encarar os fatos e não deixar o tema cair no esquecimento).

E para ajudar na conscientização de que a pedofilia, o abuso e a exploração sexual existem e devem ser combatidos, foi criado o projeto Pedofilia: não feche os olhos para isso, idealizado pelo instituto ABIHPEC e em andamento desde o ano de 2012.

Com a hashtag #naofecheosolhos, a iniciativa busca conscientizar os internautas sobre a importância de denunciar casos de abuso sexual. “Todos nós, por meio das redes sociais, podemos nos mobilizar para, juntos, conscientizar e combater esse mal que assombra milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo”, ressalta Carla Camporini, gerente de Comunicação da ABIHPEC, instituto responsável pela criação do projeto.

Com certeza, analisar os fatos e encarar a realidade em se tratando de pedofilia e abuso sexual não é algo fácil. Até porque, muitas vezes, os responsáveis por esse tipo de violência desumana são pessoas próximas das vítimas, como familiares e amigos íntimos. Mas o quanto antes os sinais de que algo está errado forem identificados e o quanto antes as providências forem tomadas, mais cedo a criança ou o adolescente poderão se ver livres desse sofrimento e poderão superar o trauma e voltar a ter uma vida normal.

Quem quiser saber mais sobre o projeto Pedofilia: não feche os olhos para isso e também entender a melhor forma de identificar esse tipo de crime e ajudar em uma situação de risco poderá acessar a página  página www.facebook.com/campanhapedofilia, que traz orientações e incentiva a denúncia por meio dos órgãos competentes.

Meu pedido hoje, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é: #naofecheosolhos. Acesse a página do projeto, busque informações, denuncie casos que você considerar suspeitos e ajude crianças e adolescentes a terem uma vida digna, segura e feliz.

E para ajudar na divulgação do projeto, compartilhe nas redes sociais informações usando sempre a hasthag “naofecheosolhos”. Milhares de crianças e adolescentes agradecem a sua ajuda.

 

Deixe seu comentário