Leo dois anos. E as mudanças que ele trouxe à minha vida.

post leoNeste momento, noite de 21 de maio de 2014, depois de um dia bem intenso, paro para escrever esse post. Na noite hoje, há dois anos, eu nem sonhava que 21/05/12 seria a última noite sem o Leo na minha vida. Nem sonhava que na noite seguinte ele já estaria nos meus braços. E nem sonhava que tudo iria acontecer tão rápido (e como segue acontecendo desde então).

Na noite de 21 para 22 de maio de 2012 eu tive um sangramento, voamos para o hospital, a enfermeira que me atendeu cogitou me deixar internada, já avisando que o Leo chegaria em breve, mas eu não topei e o meu obstetra também achou desnecessário. Assim, voltei para casa bem no iniciozinho da manhã do dia 22, dia que o Leo viria ao mundo,  fiz minha unha, almocei, fui consultar com o obstetra de novo, voltei para casa, mandei email para várias amigas, recebi inúmeros telefonemas, recebi flores e fui para o hospital. 20h saímos de casa. 23h08 minutos o Leo veio ao mundo, de parto normal, como eu desejava.

A partir desse momento, minha vida se transformou por completo. O Leo nasceu, eu renasci, eu desci ao fundo do poço (nos momentos de crise máxima da sua APLV), eu perdi parte da minha liberdade, eu ganhei mais responsabilidade, eu ganhei até uma nova profissão. Sim, o Leo fez tudo isso e muito, muito, muito mais comigo.

Hoje, olho para trás e, fazendo um balanço de tudo que já vivi até agora, posso dizer que foram os dois anos mais intensos da minha vida. Nem os anos que vivi fora do país, nem os anos que fiz faculdade e morei fora de casa, tão pouco os meus primeiros anos nessa cidade maluca que é São Paulo foram tão intensos como esses dois na companhia do meu filho.

Nesse tempo todo, descobri mais sobre a vida e sobre mim mesma do que nos 33, quase 34, anos anteriores. O Leo me ensinou a ter mais paciência (só com ele, porque para o resto sigo igual), a aceitar que as coisas nem sempre saem como a gente espera, a ceder, a acreditar, a ter fé, a tentar de tudo, a não perder a esperança, a rir do comum, a sobreviver dormindo menos de 3h por noite, a aceitar melhor meus erros, a ser menos orgulhosa e a amar, amar, amar, amar e amar independente do que aconteça, independente de ser retribuída, independente dos defeitos e limitações do outro.

Leo também despertou em mim uma vontade de ser sempre melhor e de buscar as mudanças necessárias em vez de ficar sentada esperando que elas venham por si. Me fez pensar e repensar no que eu quero de verdade para a vida e qual é a vida e o mundo que eu quero deixar para ele.

Enfim, colocar um filho no mundo é a gente viver a vida para outra pessoa, mas também é voltar nossos olhos para uma parte de nós que, talvez, nunca teria aparecido se nosso corpo, um dia, lá atrás, não tivesse se separado em dois.

Apesar de todas os desafios enfrentados ao longo desses dois anos (e o dia de hoje é um exemplo deles. welcome terrible two!), tenho certeza que ter um filho foi a decisão mais corajosa e acertada da minha vida.

leon dia do nascimento

Leo na noite do seu nascimento.

Leo dois anos

Leo aos dois anos.

22 comentários

  1. Kenya Figueiredo

    Parabéeeeeeens, Leo! Parabéns, mamãe Shirley! É muito bom cada conquista dos filhos né? O meu fez 2 aninhos no dia 10/04 e fiquei nesse momento nostalgia, lembrando de como e rápido, exatamente como dizem os clichês. E como é lindo. Apaixonante. Enlouquecedor. Transformador. Ter filho é uma experiência cheia de adjetivos. Beijos.
    http://www.ideiasefilhos.wordpress.com

  2. Luiza Zanatta

    E ele é tãããããooo lindinho!!!!!
    Parabéns pra ele e para a família toda.

  3. Fabiana

    Que texto inspirador e emocionante Shirley. Traduziu em palavras Quem te indicouesse turbilhão de emoções que é a maternidade. Parabéns ao Léo e a mamãe. Que deus os abençoe e que vcs continuem a nos inspirar e a nos fazer companhia nessa jornada maravilhosa. Afinal, não nos conhecemos mas já somos íntimos!! Rs

  4. Jorcely

    Parabéns pelo lindo depoimento! Pois é o mesmo sentimento que tenho depois do nascimento da minha princesa a dois anos e 4 meses! Bom saber que não estou sozinha nesta LINDA missão de ser MÃE! Um grande abraço para você e para o Léo!

  5. KArine

    Bem isto… parabéns pelos 2 anos do leo… estou vivendo intensamente a 2 anos também, com essas mudanças todas! Beijos

  6. Cissa

    É assim mesmo… Daqui 4 meses minha pequena tb completa 2 anos. E mesmo sendo os dois anos mais complexos de toda minha vida, não mudaria nada. Hoje olho pra trás com a certeza de que sou mais feliz agora.

  7. Cissa

    É assim mesmo… Daqui 4 meses minha pequena tb completa 2 anos. E mesmo sendo os dois anos mais complexos de toda minha vida, não mudaria nada. Hoje olho pra trás com a certeza de que sou mais feliz agora.

  8. Eveline

    Parabéns Shirley, Léo e papai!
    Shirley acompanho seu blog desde que descobri a gravides e ontem estive no obstetra e marcamos o dia do parto para o dia 29/05! Vc bem deve saber a ansiedade que eh esse momento! Affff! E agora lendo este seu post fiquei emocionadissima imaginando como será minha vida a partir da próxima semana! Obrigada por compartilhar tantas experiências e momentos com pessoas que vc não conhece, mas que acredito que como eu, estão tão perdidas e nervosas!
    Obrigada e parabéns pelo seu trabalho!

  9. Miriam

    Que lindo, Shirley. Parabéns para este príncipe fofo e que os seus sorrisos de felicidade cresçam na mesma proporção que o Léo. Adoro o blog, o seu texto e tudo que a maternidade nos proporciona. Beijo.

  10. Graziela Sant'Anna

    Que lindo!
    Parabéns para o Léo! Que ele tenha muita saúde e que junto a família dele tenha muitas vitórias! Parabéns pra você também Shirley, que faz com que o amor do seu filho ajude tantas mamães aqui no blog! beijos

  11. Olá Shirley! Sempre acompanho seu blog e adoro pq vc é versátil, moderna e sem frescuras como eu. Então vc pensa mto parecido comigo e sempre que leio me encontro nos posts. Não sabia que o dia do Leo era o dia da minha Daniela. Mas ela fez 1 aninho ontem. Emocionante essa passagem! E aí? Animada para passar por isso tudo de novo??? KKKKKKK…. Bjs e parabéns para o Leo! Carol

    1. Shirley Hilgert

      Oi Carolina, obrigada pelas palavras de carinho! Sim, estou pensando na possibilidade de um segundo filho. Mas, vira e mexe, falta coragem. ahahah! Vamos ver o que o futuro reserva. bjs

  12. Cláudia Rosa

    LINDO! LINDO! LINDO! SEU DEPOIMENTO! PARABÉNS PARA O LÉO!!! QUE TENHAS MUITAS ALEGRIAS, SORRISOS, REALIZAÇÕES, SAÚDE, PROSPERIDADE, AMOR!!!!
    PARABÉNS QUERIDA POR TODA A SUA LUTA, DEDICAÇÃO, E AMOR, MUITO AMOR!
    UM GRANDE BEIJO.

  13. Cris

    Parabéns! !!!!! O que um filho não fizer com a gente ninguém mais faz! Amanhã faz 4 meses que tenho meu bebê e como ele já mudou minha vida. Parabéns pro Leo e pra vc Shirley essa mãe maravilhosa. Bjos

  14. Daiane

    Parabéns pro Léo! Que Deus o abençoe mto! Que ele tenha mta saúde e mtas felicidades nessa vida!
    Acompanho o blog desde que ele tinha 3 meses e posso dizer suas experiências me ajudaram tanto!! É difícil eu acabar me manifestando aqui! Mas leio o MdM todos os dias. É incrível ver a história de vcs. Ver quantos obstáculos vcs venceram e hoje ele está curado e o MdM tem crescido tanto! Só posso dizer parabéns ao Léo e a Shi pelo aniversário tb do MdM que teve ter sido há alguns dias trás!! Obrigada por compartilhar conosco suas experiências, dicas e nos ajudar nesse universo que é a maternidade! Beijo pra vcs dois!

  15. Beatriz

    Shirley,
    a expressão do rostinho continua igual você viu?! A mania de morder o lábio de baixo! Lindo, lindo! Parabéns Leo. Parabéns mamãe e papai.

  16. Andreza

    Adoro seu blog! Parabéns para seu baby! Tb tenho um Léo que mudou minha vida!! A maternidade só acrescenta!! É um aprendizado pra lá de intenso!! Bjks

  17. Lidy

    Parabéns Shirley. Quando nasce um filho, nasce também o desejo de ser melhor a cada dia,e nos tornamos mais humanas e mais solidárias para com as dores e dificuldades alheias, principalmente de outras mães.

  18. Juliana

    Que texto lindo!
    Resume perfeitamente o que eu sinto e como eu me sinto depois de ser mãe.
    Parabéns para o Léo, que ele tenha muita saúde e seja feliz.
    E parabéns para você, que no meio dessa maratona que é ser mãe, arranja um tempo para nos ajudar, alegar e ensinar.
    Beijos.

  19. Beatriz

    Parabéns, q Deus abençoe sempre!!!!!! Beijos pra esse lindo e pra ti q é uma mãe linda tbm. Fiquem com Deus.

  20. LUCIANA M VICCO

    Shirley, querida suas palavras são bem descritas nos meus sentimentos também, nem faculdade, nem morar fora, nem os melhores curso, nada, nada, na vida vai nos ensinar a ser mãe, não sendo, não abdicando, e tendo paciência só para eles claro, me desconheço muitas vezes até como ser humano como consigo certas coisas meio que bruxa, vidente hahahaha….é um trabalho tão intenso, que a pergunta mais comum é, então você não trabalha?!?! A sabedoria que tenho hoje com o meu pequeno é o que me faz levantar com todo o gás diariamente, meu pequeno está com 3 anos agora do dia 21 também….e o que eu aprendi nesse ultimo ano foi avisar tudo que vamos fazer para eles, mesmo sem resposta por parte deles, até entrar no carro para ir ao shopping, mudanças explicar tudo mesmo, conversar, conversar conversar 20 x a repetição foi o que me deixou mais estressada nesse ultimo ano, tudo isso para não perder a mão sabe,por que junta alguns itens ex no meu caso, desfralde, adaptação escolar, retirada da chupeta, expressão verbal, mudanças que para eles são extremamente significativas…é isso mas ficamos poderosas ainda mais, pois essas pequenas conquistas dos pequenos tem um “Q” de vitória para nós…..beijos e boa sorte querida

  21. Náy

    Parabéns ao príncipe Léo!!Muito lindo.

Deixe seu comentário