Perigos do kit berço e dicas de segurança

kit berco modelo americanoHá algum tempo, postei aqui no blog um texto escrito por uma leitora relatando um acidente envolvendo o uso de um kit berço. Por sorte, a história terminou bem, sem grandes traumas ou consequências, mas poderia ter sido uma tragédia.

Como na época muita gente leu e compartilhou o post e, ainda, como muitas leitoras enviaram dúvidas e questionamentos sobre o assunto, achei que seria interessante voltar a abordar o tema e, dessa vez, trazendo informações mais detalhadas.

Assim, segue abaixo uma relação de fatores que há de se observar na hora de definir se você irá usar ou não kit berço com o seu filho:

  • Em primeiro lugar é importante ressaltar que tanto a Sociedade Americana de Pediatria quanto a Sociedade Brasileira de Pediatria são contra o uso de kits berço pelo risco que ele representa às crianças.
  • O principal motivo pelo qual o seu uso é contra-indicado é o risco de sufocamento, já que a criança pode se mover dentro do berço, chegar muito próxima do acessório e sufocar-se caso ele cubra total ou parcialmente o seu rosto (esse também é o motivo do uso de cobertores, edredons, mantas, travesseiros, pelúcias e brinquedos ser contra indicado dentro de berços)
  • Outro motivo bastante importante que conta para ele ser contra-indicado é que a criança poderá fazê-lo de “trampolim” para escalar e pular o berço, o que aumenta fortemente o risco de queda (e algumas podem ser bem sérias ou até fatais).
  • Ainda, os kits berço podem ser ótimos causadores de alergias ou problemas respiratórios, já que assim como tapetes, cortinas e pelúcias tendem a juntar pó e ácaros.

Bom, acho que todos os motivos citados acima já são suficiente para convencer os pais de que o melhor mesmo é abolir o uso desse acessório que, muito mais que garantir o conforto do bebê, acaba servindo mesmo como objeto de decoração e colocando a segurança da criança em risco.

Mas vamos dizer que você não se convenceu e vai querer utilizar o kit berço porque você acredita que sem esse acessório seu filho corre o risco de prender os braços e as pernas e, assim, se machucar. Se esse é o seu caso, tenho três sugestões a dar:

  • Primeiro, para evitar que a criança prenda pernas e braços entre o vão das grades é importante que você observe as regras básicas de segurança na hora de escolher o berço que irá comprar. Clique aqui para ver quais são essas regras. Mas, para adiantar, já informo que uma delas é garantir que o vão entre as grades não tenha mais que 6,5cm.
  • Outra alternativa, é você comprar um protetor lateral de berço que evita que a criança passe as pernas e braços pelas grades, mas que permita também que ela respire normalmente caso encoste seu rosto nele. Nunca vi esse acessório para vender no Brasil, mas ele pode ser encontrado no site da Amazon e o seu nome é: BreathableBaby  – Breathable Mesh Crib Liner. Adorei o produto. Dêem só uma espiadinha:
kit berco seguro

BreathableBaby – Breathable Mesh Crib Liner.

  • Ainda, outra alternativa para esse caso em específico (medo da criança prender pernas e braços nas grades) é você utilizar, no lugar de um berço padrão, um berço desmontável, desses que nas laterais há uma rede de proteção no lugar de grades. Com essas redes o bebê não corre o risco de se bater e se machucar, de prender braços e pernas, nem de se sufocar (já que a rede é vazada e permite que o bebê respire mesmo que “cole” o rosto nela).

Agora nos deparamos com a terceira situação: você não quer abrir mão do kit berço, ou porque acha ele bonito e um acessório indispensável à decoração do quarto do seu filho, ou porque considera as orientações das Sociedades Brasileira e Americana de Pediatria um exagero (na verdade, não é. O risco de acidentes é alto e em alguns países o uso de kits berço é até proibido). Se esse for o seu caso, indico que você observe atentamente as orientações abaixo, a fim de amenizar o risco de acidentes (evitar por completo não é possível).

  • Utilize um kit berço do modelo padrão americano, que é mais fino e firme, diminuindo assim um pouco o risco de sufocamento (mas não o de queda e nem o de alergias).
kit berco modelo americano

O kit berço modelo americano é bem fino, então o risco de sufocamento diminui um pouco (mas, mesmo assim, não há 100% de segurança).

  • Utilize kits berço lisos, sem detalhes que possam se soltar, ser engolidos ou apresentar detalhes nos quais a criança possa ficar presa (fios, fitas, etc…). Ou seja, não compre kits berço que contenham botões, apliques (bichinhos, flores, laços), fios/fitas soltos ou semi soltos e tanto outros detalhes.
  • Compre kits berço que sejam do tamanho exato do seu berço. Se a proteção lateral que é presa às grades for muito solta aumenta o risco da criança colocar a cabeça sob ela e se sufocar.
  • Se possível, utilize o kit berço só até a criança começar a se mover dentro do berço (rolar). Depois que ela adquirir mobilidade, tire-o (ou seja, nesse caso, a sua função será só estética e por um curto período de tempo. Será que vale a pena mesmo o investimento?). PS: minha antiga pediatra pediu para eu tirar quando o Leo completasse um mês (eu comprei por não saber dos riscos desse acessório).
  • Se você, mesmo sabendo dos riscos, optar por manter o kit berço com medo que a criança se bata e se prenda nas grades quando começar a se mover mais vigorosamente, pare de utilizá-lo assim que a criança conseguir ficar de pé no berço sozinha. A partir desse momento ele poderá ser usado como trampolim e se tornar um grande causador de quedas.

Abaixo, alguns modelos de kit berço ultra perigos (grossos e fofos e/ou com muitos acessórios) e que você não deve cair na tentação de comprar (de forma alguma):

foto-acidente-kit-berco-2-670x502

O kit berço que causou o acidente que foi relatado no outro post. Vejam que ele tem acessórios presos e cordões nos quais a criança pode se enroscar (não só pode como se enroscou de verdade e quase se sufocou).

kit berco fofo

Kit berço ultra fofo. Um risco para a criança se sufocar.

Confira dicas para escolher um berço seguro para o bebê:

46 comentários

  1. Cristiane

    Shirley, como sempre seus posts são ótimos! Desde o primeiro sobre o tema comecei a considerar retirar o meu kit do berço. Vou encomendar esse tipo rede, pela Amazon. O meu receio tb é que o bebê se machuque nas grades.
    Tenho uma sugestão para incluir no texto. Já existem modelos de berço que, ao invés de grades, possuem tela de rede igual aos dos berços portáteis. Se soubesse de todo esse risco na época em que comprei o meu, teria comprado desse modelo, apesar de ser um pouco mais caro.
    Aqui em São Paulo só vi em uma loja que tem tanto na Radial quanto na Zachi Narchi. Não trabalho na loja e nem estou ganhando nada por isso. Só acho que vale a dica para quem está montando o quartinho e, como eu, ao invés de se encantar com o kit de berço poderia escolher uma opção mais segura.
    Colocando no Google “berço com tela” você acha as imagens desse modelo.
    Bjs

  2. Luciana

    Li muito sobre o assunto durante a gravidez, inclusive aqui no seu blog, que e super informativo, Parabens! Decidi nao comprar o protetor de berco e acabei ganhando um do modelo americano, que e bem fino. Amei o presente e fico tranquila com o Pietro no berco, hoje ele tem 4 meses e jamais compraria esses protetores grossos. Concordo com suas observacoes neste post, sao muito importantes.

  3. Joice

    Estou grávida de 13 semanas, e já havia decidido de não comprar kit berço desde que li o post que o bebê havia se enroscado. Conversando com uma colega, ela me disse que isso não é perigoso e que ela usou e não vê problema algum, e que acidentes podem acontecer, há perigo em tudo.
    Eu discordo, pois acredito que o quanto mais nos informarmos sobre possíveis riscos, a chance de acidentes acontecerem diminui bastante.

    Gostei do protetor lateral de berço, se eu encontrar, comprarei.

  4. Iasmine

    Acho ruim sem, pois as crianças podem bater a cabeça ou boca nas laterais.

  5. Camila Pacheco

    Shirley,

    Eu tenho e uso o BreathableBaby. Comprei na Target, em uma viagem a Orlando. É excelente.

    1. Cristiane

      Camila, vc gosta do seu? É fácil de instalar nos berços nacionais? Ocupa mto espaço na mala para trazer? Obg

  6. Vanessa Sayão

    Shirley eu precisei usar o kit berço. O meu era do modelo liso, sem nem um detalhe. Quando a Eduarda começou a se mexer ela virava e suas perninhas sempre caiam pela grade do berço. Minha única alternativa foi usa-lo. Assim que ela ganhou um pouco mais de autonomia transformei o berço na caminha o que nos deixou mais seguros quanto ao kit berço. Beijos

  7. Elaine

    Eu tirei o meu do berço depois de ler o relato do outro post, ele nem era fofo ou tinha muita coisa pra minha filha se enroscar, mas ela já tava usando ele pra subir, que perigo!

  8. Carol

    Eu comprei o meu quando minha filha já tinha quase um ano porque começou a prender suas pernas e acordava desesperada. Mesmo com ela grande e já sabendo se mexer bem optei pelo kit de telinha que comprei aqui: http://www.airu.com.br/produto/238241/protetor-para-berco-em-telinha-antissufo

    Usamos até hoje e é ótimo, ela não consegue se apoiar pra sair no berço, porque não deixamos muito puxado e quando ela apoia a perna a tela se dobra.

  9. Gessica

    Adoro o blog. Estou esperando meu primeiro filho, optei por mandar fazer um protetor lateral neutro com detalhes bordados e bem fininho, somente para proteger as grades do berço. Ficou bonito e e não ocupa muito espaço dentro do berço. Além de ficar bem mais em conta, foi o menos perigoso que achei. Mas vou tirar assim que o bebe começar a rolar dentro do berço, antes prevenir né.

  10. Joyce

    Comprei o kit sem pensar nesses riscos. O do Arthur não tem apliques, só uns bordadinhos, mas é desse super fofo, tão fofo que só pude colocar os dois protetores laterais depois que ele já tinha uns 4 meses, por causa do espaço q ocupa no berço. Não tem tanto risco aqui pq ele dorme comigo, o berço só é usado de dia, como cercado, mas assim q ele começou a ficar em pé eu tirei tudo, pra ele não usar como apoio pra pular. Agora vigio a hora q ele aprender a sair do berço, aí compro uma caminha.

  11. Angie Hynes

    Nunca quis usar, sempre me pareceu perigoso. Fantastico o seu artigo, pois muitas new mamaes Nao sabem, ou nunca pensaram que um lindo acessorio de decoracao pudesse ser tao perigoso!

  12. Marina

    É muito dificil escrever esse comentario, pois mesmo sabendode todos os riscos eu conpreium moises (desses que encaixam na cama) e ele veio com um protetor (o tal kit berco).
    Comprei em uma dessas lojas famosas da Rua Santa Justina aqui em SP.
    Meu bebe nasceu no inicio de maio agora, bem no inicio do frio.
    Eu deixei o protetor por pensar que alem de bonito (confeso minha burrice), ele ajudava a proteger do frio.
    Com menos de 10 dias (!!!!!!!) meu bebe ja mexia MUITO e foi muita sorte eu estar ao lado e ver o rostinho dele virado pro protetor.
    Se algo tivesse acontecido eu nao me perdoaria. Pela estupida vaidade (ao achar “bonito” na decoracao).
    Retirem esses kits! Nao corram riscos

  13. Marina Gomes

    Minha bebê também se mexe muito desde recém nascida e já aconteceu de ela ficar com o rosto bem pertinho da almofada. Ela ainda dorme no berço desmontável em meu quarto, mas logo vou tirar o bebê conforto do berço dela e colocar ela para dormir lá.

  14. Frãn

    Graças a Deus até hoje nunca aconteceu nada grave devido ao kit berço.
    Mas como meu bebe se mexe muito no berço e muitas vezes já acordei com ele deitado na vertical e também com a lateral do kit berço sobre a cabeçinha dele…resolvi me precaver e tirar.
    Ele já esta c quase 6 meses e já observa tudo ao seu redor…Já notei que ele ficou até mais contente sem o protetor…assim já observa mais o q esta acontecendo fora do seu mundinho ali de dentro do berço!!!

  15. Ana Eloisa

    Olá, gostaria de saber onde encontro este kit de berço modelo americano, ou informações sobre ele que possam me ajudar na hora de explicar para a costureira. Vi que ele é bem fininho, mas nunca vi nenhum pessoalmente.

    1. Shirley Hilgert

      Me disseram que tem no Submarino, mas não sei. bjs

  16. Patricia Messina

    Olá,

    Estou grávida de trigêmeos e estou procurando kit berços respiráveis na Amazon, mas parece que os tamanhos não se encaixam em nossos berços aqui no Brasil. Gostaria de saber se alguém já comprou em algum site americano, onde foi, e se encaixou bem no berço aqui. :)

    Obrigada!
    bjs,
    Patricia.

    1. Daniela Proano

      Patrícia, o Breathable Baby pode ser comprado pelo site do target.com, eu uso no berço do meu filho, apesar de eu morar nos Estados Unidos e não saber as medidas dos berços do Brasil, acho que servirá aí tbm, ele é super fácil de ser colocado no berço e acredito que mesmo que o berço não seja da mesma medida, ele se encaixa em diversos tamanhos de berços por que ele tem velcro nas pontas e vc pode ajustar conforme o tamanho do berço. Parabéns pelos trigêmeos ☺️

  17. ADRIANA

    AMEI LER ESTE ARTIGO ESTOU GRAVIDA DO MEU PRIMEIRO BEBE E VOU FAZER O MEU BEM FININHO, JÁ HAVIA PESQUISADO UM POUCO SOBRE O ASSUNTO POIS NÃO GOSTO DOS MODELOS GORDINHOS E FOFUCHOS …BEIJUS.

  18. Karla Silva

    Oi…gostei muito do post. Essa é minha terceira gravidez e mandei fazer um protetor de berço bem mais firme e não tão fofo e aderi ao rolinho em um dos lados, pois facilita a visualizaçao do bebê. Acredito que o protetor protege bem mas não para a criança não se enroscar nas grades, mas meus filhos se mechiam e batiam a cabeça. O que me assustou em meu primeiro filho foi qndo ele se enrolou todo no mosqueteiro, não iria sufocá-lo, mas estava bem enrolado ao pescoço, e foi dificil de tirar que ate rasgou….foi impressionante. Nunca mais coloquei e não vou colocar agora! Cabe a cada mamae observar o momento de retirar todo ou uma parte do protetor…isso depende de cada criança. Eu acho muito útil.

  19. Ótimo post…já vi reportagens sobre este assunto…parabéns pela preocupação

  20. Michelle

    Eu tinha um kit berço mas logo me desfiz dele. A minha pequena queria dormir aninhada nele e eu morria de medo. Como o beeço não é o padrão (é uma reliquia de família que ja foi até do avô dela) comprei o Breathable. É muuuito bom. Tem na Abracadabra e o preço é bastante acessível, mais até que os Kits.

  21. Jessica

    Quando tive meu primeiro filho coloquei um kit berço daqueles bem fofos… com menos de 8 meses ele usou de escada. Por sorte consegui pega- lo antes de um acidente. Quando fui verificar se ele estava dormindo bem, ele estava pendurado com as pernas pra fora! Depois disso me livrei do protetor. Agora na minha segunda gravidez nem perdi meu tempo procurando.

  22. Andreia

    Sem contar que é caro!

  23. joana

    Olá Adriana tudo bem? Percebi que você assim como muitas outras mães se preocupam com a segurança e conforto do bebe. E isso é necessário mesmo.
    Eu também andei pesquisando e encontrei um site bem legal http://goo.gl/YdIFue
    Espero que goste e possa te ajudar. Bjus

  24. Shirley

    Estou pensando em comprar este protetor de tela, mas tenho receio do bebê bater com a cabeça na grade e machucar. Alguém sabe se este protetor de tela é macio ? Se ajuda a inibir o impacto da batida? Obrigada !

  25. Angélica

    Minha filha devia ter uns 5 ou 6 meses quando sufocou com o kit berço. Foi com o rolinho lateral. A sorte é que ela gritou e eu escutei. Chorei mto, pensando na possibilidade de perdê-la. No outro dia comprei uma proteção utilizada para cama de crianças. Ela é de tela e agora que o berço virou cama eu ainda o utilizo. Meu segundo filho dorme num berço desmontável ( comprei pq minha menina ficava mto na minha mãe). Kit berço ??? Nem pensar !!!

  26. Suelen

    Oi, Shirley! Excelente post! Estou à espera do meu segundo filho. Minha primogênita de 2a4m usa o kit Berço até hoje, vou mudá-la para a cama em breve e acho que terei que colocar algo para proteção também, pois ela simplesmente não consegue dormir sem grudar a cabeça na cabeceira e uma lateral do corpo na parede. O kit dela é daquele bem fino, desde que nasceu lavo uma vez por mês, e agora para o segundo filho vou procurar um kit semelhante, bem fino e sem detalhes. O kit nunca foi um problema pra mim, mas precisamos ter o cuidado de manter a limpeza ea firmeza na instalação sim, sempre

    Muito obrigada!

  27. MARCIA

    Post importantissimo…Antes de ficar grávida achava aqueles protetores enormes lindoooos… nunca havia pensado nos riscos!!!!!!!!
    .Comprei o meu protetor respirável da marca “INFANTO- PROTETORES RESPIRÁVEIS ” . Eles deixam escolher o tecido das bordas, como o tema do quarto do meu filho é safari, escolhi um de bichinhos, ficou lindissimo!! Recomendo… muitas mamães não querem abrir mão de uma decoração bonita, mas tem opçoes que aliam segurança e beleza!!

  28. ROSE

    Meninas, no Brasil já vende a tela de Proteção para grade de Berço Breathablebaby, eu fiz uma pesquisa e tem um importador e distribuidor exclusivo dessa dela, o nome da EMPRESA É TCI TRADING S/A ( NOME FANTASIA TCI BABY), deem uma olhadinha no site.

  29. elizangela

    Ola o meu bebe esta com cinco meses e ele revira no berço,ainda nao comprei o protetor por medo de sufocamento e entre outros….
    So q agora vou ter q comprar um pq tenho medo dele machucar na grade.so q n sei qual comprar

  30. valeria

    Mamaes o ideal é o bom senso!
    Ja estamos informadas que o kit berço desses fofos e com detalhes pendurados é um risco, porem existem varios sites que fabricam e tem ate pronta entrega com o kit tipo americano, vale a pena tirar todas as duvidas com o vendendor perguntando sobre os detalhes da espuma (se ela é menos volumosa e + rigida ou se é mais fofa).

    Espero ter ajudado.

    Bjss

  31. Fernanda das Neves Ramos

    Ótimo post. Já me decidi a não comprar os kits berços e comprar a tela respirável Breathable Baby ou então a tela da empresa Infanto aqui do Brasil, no Paraná. Só de olhar tanta coisa dentro do berço eu já me sinto sufocada, imagino o meu bebê que está a caminho. hehehehe. Obrigada por tantas informações úteis nesse momento de tantas dúvidas.

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que gostou, Fernanda!
      Bjs

  32. Ana Furtado

    Muito bom! Estava a procura de kit berço, mas depois de ler a matéria decidi comprar o americano, que é mais seguro, porém estou com dificuldades em achar desse modelo pela internet. Alguém pode indicar uma loja online?

  33. Luciana

    olá !! onde acho o kit berço americano ? vende no Brasil ?

    1. Shirley Hilgert

      Já vi na loja Missy Baby. Loja online. bjs

  34. Gessica

    Eu estou na dúvida meu bebê usou kit berço desde os 2 meses até hoje com 10 meses…estou querendo trocar sempre comprei na grso de gente mas agora estou com receio…..

  35. Letícia

    Minha filha tem 1 ano e 02 meses, uso protetor de berço bem fino com espuma rígida. Gostaria de trocá-lo por um modelo de tela. Não retirei o protetor até hoje,por ela se mexer demais no berço (tenho receio que se machuque)
    Estou em dúvida sobre qual a idade ideal para retirar o protetor de berço, considerando a possibilidade da criança prender a perna ou braço entre as grades.
    Obrigada Shirley, amo seu blog leio todas as postagens

  36. Cristiny

    Lendo esta publicação decidi nao usar os protetores convencionais com meu pequeno,
    Ao invés dos almofadados optei pelos protetores respiráveis da Infanto (www.infantocursos.com) fica a dica para as mamaes que quiserem.
    Há poucos dias minha sobrinha teve um acidente serio com o protetor de berço dela, ficou muito perto do causar sequelas. Agora estou gravida novamente e mais uma vez usarei os respiráveis. Alem de seguros ja temos opções lindas como desta marca e os da breatle. NÃO VALE A PENA O RISCO.

    1. Anália

      Gostaria de saber se essa tela ajuda contra batida na grade do berço? Ou ela só serve contra sufocamento . Estou com receio do bebê machucar a cabeça na grade sem o kit

      1. Shirley Hilgert

        Ela não é fofinha. Se o bebê se bater nas grades ela não irá proteger. Bjs

  37. Danielle Sanches

    Oi! Queria saber onde você comprou o seu berço, pois adorei o modelo. Obrigada!

  38. Debora

    Muito bom o post!!! Tinha essa dúvida e foi bem esclarecedor!!! ;)

  39. Katia

    Nunca havia me atentado a este risco. Meu primeiro pequeno parou de usar protetor de berço muito cedo por causa das crises alérgicas, foi a primeira coisa que a pediatra pediu para tirar, e me lembro que um dia cheguei no quarto e assustei pq ele estava com o rostinho muito peerto do protetor, mas so entendi mesmo o risco quando uma bebezinha da minha cidade morreu suficada por causa daquilo…
    sempre quando falo as pessoas me chama de paranoica, gostaria que lessem esta explicação simples e clara sobre o assunto.
    Sei que muita coisa continua usando aquilo por estética ( não consigo entender este raciocínio!!) . Mas não precisei procurar muito e encontrei as telinhas Infanto kids ( www. Infantokids.com). São lindos e seguro.
    Mas sabe o que me impressiona mais,? Saber que os riscos são conhecidos e isso é permitido no Brasil, mesmo sendo proibido em muitos países!! Não entendooo!!

Deixe seu comentário