Site para troca de brinquedos (gratuito)

quinta de trocas quadradoMe impressiona a quantidade de brinquedos que vem parar aqui em casa. Eu e o Otávio não temos o hábito de comprar brinquedos para o Leo, mas só o que ele ganha já tomam conta de boa parte de nossa sala e também do quarto dele. E quanto mais o tempo passa, se não formos nos desafazendo do que chega, pior o negócio vai ficando (vira um depósito mesmo).

O que eu costumo fazer aqui em casa é doar os brinquedos do Leo. Aquilo que ele vai perdendo o interesse eu passo adiante, mas há uma outra alternativa bem bacana e que pode ser bem útil, interessante e, inclusive, educativa, que é a troca de brinquedos.

Há diversas feiras de troca de brinquedos Brasil afora, o que eu acho ótimo, mas nem sempre temos disponibilidade para participar delas (ou porque já temos compromisso, ou porque fica longe das nossas casas, ou porque naquele dia estamos um “trapo” de cansadas). E é aí que o Quintal de Trocas entra e torna-se uma alternativa bem interessante e prática para as já tradicionais feiras de trocas de brinquedos.

O Quintal de Trocas é, na verdade, o primeiro site no Brasil focado exclusivamente na troca de brinquedos, jogos, livros e fantasias. Através de um mecanismo simples e totalmente gratuito, é possível escolher o brinquedo utilizando filtros por idade, tipo, marca, entre outros. Todos os itens são acompanhados por fotos e uma descrição detalhada do estado em que se encontram.

Aqui um vídeo fofinho que mostra como o Quinta de Trocas funciona:

Além de promover o consumo compartilhado, o site também resgata coisas simples como: escrever uma carta, entender a importância de cuidar melhor do brinquedo e ainda realizar novas amizades. A página também possui um espaço para troca de mensagens, tudo feito para proporcionar uma experiência divertida.

O site foi desenvolvido por uma equipe de profissionais que possuem trabalhos voltados para o público infantil, como psicólogos, jornalistas, artistas e artesões. A ideia é ensinar, de maneira lúdica, como compartilhar de maneira sustentável, negociar, ceder, conquistar, reciclar, zelar, desprender, preservar a natureza sem desperdiçar, estimular o senso de comunidade, fazer novos amigos, entre outros conceitos.

Já na área colaborativa do site, são encontradas informações, notícias, artigos, eventos e matérias sobre empresas e ONGs que dedicam o trabalho para assuntos como consumismo infantil, sustentabilidade, alimentação saudável entre outros temas relacionados. Carol Guedes, a idealizadora do Quintal, sentiu a necessidade de um espaço virtual para realizar o consumo compartilhado quando teve a oportunidade de participar de uma feira de trocas de brinquedos do Instituto Alana e viu a sua filha contagiada pela brincadeira.

quintal de trocas retangularEu adorei a ideia. Não acho que as doações ou a participação em feiras de troca de brinquedos devam ser totalmente substituías, já que há um valor enorme em doar algo para alguém que realmente precisa e de, também, participar pessoalmente da experiência de troca (é beeem divertido), mas vejo esse site como uma alternativa bem interessante, para aqueles momentos em que nossos filhos querem algo novo, mas não estamos podendo ou não estamos querendo gastar e, também, quando não temos disponibilidade para ir presencialmente às “feiras reais”.

Eu adorei essa iniciativa e espero que vocês tenham gostado da dica. Para mais informações acessem o website do Quinta de Trocas ou sua fanpage.

 

 

5 comentários

  1. Vânia

    Bom dia ! Adorei a iniciativa mas como faço para participar da troca de brinquedos?

    1. Shirley Hilgert

      Tem que se inscrever no site e participar. Nesse que eu indico no post. bjs

  2. Gabriela

    Adorei a ideia, mas o link do site não abre :(

    1. Macetes de Mãe

      Olá Gabriela, que bom que gostou! Tente abrir por aqui: http://www.quintaldetrocas.com.br/ Bjss

  3. Marcela

    Porque você não abre um espaço no site para venda das coisas que o Leo não usa mais? carrinho, roupinhas e claro brinquedos!!

Deixe seu comentário