A importância do consumo de Ômega 3 DHA durante a gestação e amamentação

Quando eu estava grávida do Leo, uma coisa com a qual eu tomei o maior cuidado foi a minha alimentação. Eu busquei informação sobre esse assunto em diversas fontes, discuti frequentemente sobre isso com o meu obstetra e, do início ao fim da gestação, mantive uma alimentação saudável e equilibrada. Tudo para aumentar as chances do meu pequeno nascer forte e saudável.

E na minha busca por alimentos que garantissem mais saúde para o Leo, acabei descobrindo a importância do Ômega 3, um tipo de gordura (só que do bem!) que traz diversos benefícios para a saúde da mãe e do bebê, e do DHA, ou ácido decosahexanóico, que é uma partícula importante da composição do Ômega 3.

foto post proepa gesta

Nas minhas leituras, descobri que o Ômega 3 auxilia na redução dos partos prematuros de origem espontânea, ajuda no desenvolvimento cerebral e da retina do feto e é, ainda, um forte aliado na prevenção de alergias infantis. Ou seja, tem que fazer parte da dieta da mãe, desde o início da gestação até o final do período de amamentação, já que os nutrientes ingeridos nessa fase são passados para a criança através do leite.

O único problema é que, apesar do Ômega 3 estar presente em diversos alimentos que costumam fazer parte do nosso cardápio – peixes como o salmão, sementes de linhaça, nozes e azeite de oliva – , nem sempre o consumimos em quantidade suficiente. Além disso, o consumo exagerado de determinados peixes aumenta a exposição das gestantes a elementos como o mercúrio, que são particularmente tóxicos para o desenvolvimento do cérebro do feto e podem afetar o crescimento infantil. Ou seja, em muitos casos, a suplementação de Ômega 3, através da sua ingestão via cápsulas, pode vir a garantir melhores reservas deste ácido para a mãe e para o bebê e garantir, também, uma ingestão mais segura desse nutriente.

Desde 2007, a Comissão Europeia recomenda que a ingestão de Ômega 3 DHA seja de, no mínimo, 200 mg ao dia para gestantes e lactantes. Proepa Gesta, que é líder no mercado de suplementação de Ômega 3 DHA e um produto do laboratório Aché, está disponível na apresentação de 250 mg de DHA em mini capsulas. Ou seja, as gestantes contam com a comodidade de uma dose única diária e ainda evitam o desconforto  causado pela ingestão de cápsulas grandes (na fase dos enjôos isso é primordial!).

Há no mercado diversas opções de Ômega 3 DHA em cápsulas, mas nem todos os produtos são iguais. É importante observar se o Ômega 3 que está sendo indicado pelo médico possui a dose certa de DHA que, no caso das gestantes, como já citei acima, deve ser de, no mínimo, 200mg/dia.

Já há alguns anos, a indicação de suplementação de Ômega 3 DHA durante a gestação e amamentação é uma prática comum tanto nos EUA quanto na Europa, e agora ela também está se tornando usual no Brasil. Se você quer saber mais a respeito dos benefícios desse importante nutriente, converse com o seu obstetra e questione-o sobre a utilização de Proepa Gesta. Sempre vale a pena informar-se.

publi-incentivo

28 comentários

  1. Cristina

    Estou de 21 semanas e meu obstetra indicou o uso do Proepa Gesta. Outro benefício dele é combater a depressão pós parto.

  2. Dani

    Tbm fiz tomei durante a gestação toda omega 3!
    Na época, li em algum lugar sobre a diminuição da incidencia de depressao pos parto das mulheres que suplementaram omega 3 durante a gestaçao’!

    Adoro o blog! Leio sempre!!!

  3. rosangela freitas

    A minha medica tb,receitou pra mim,vo começa a toma

  4. ddlima

    Estou tomando desde o primeiro mês estou com 20 semanas. E tomo antes do almoço pra aliviar o gosto de peixe…

  5. Kerlay

    Meu obstetra indicou tomar a partir da 28ª semana…. será que tem contraindicação?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Kerlay!
      Se seu pediatra indicou, acredito que não tenha problema.
      Bjs

  6. Luiza

    Fiz 5semanas ontem e meu medico também já passou o omega 3. Ate pedi opinião de outro profissional e disse a mesma coisa…que está sendo muito usado e que é muito bom p mae e p o bebê.

  7. Carolina

    Shirley,
    Vc ou outra leitora sabe me indicar uma marca americana de Ômega 3 para gestante? Me falaram que lá é mto mais barato, mas não sei qual comprar…

  8. Daiane

    Estou de 26semanas e meu obstetra nao passou,mas queria tomar sera que se eu começar agora adianta alguma coisa?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Daiane!
      É importante você conversar com o obstetra sobre :)
      Bjs

  9. Cinthia

    Meninas vocês tomam outro suplemento? Será que tem problema tomar Proepa Gesta a a vitamina
    Materna?

    1. Tamara

      Olá Cinthia. Não tem problema não, meu obstetra passou para mim o Omega 3 DHA com o materna. Só que ele falou para tomar o Omega três intercalando dia sim – dia não

  10. kris

    oi! estou amamentando meu bebe vai fazer 5 meses>sera que posso tomar o omega 3???

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Kris!
      Você deve perguntar ao médico que acompanhou sua gestação e também o pediatra do seu bebê.
      Bjs

  11. Adria Vieira

    Estou com 33semanas e agora qui comecei a tomar ser qui vai fazer efeitos..

  12. Gabriela

    Olá! Meu obstetra passou duas capsulas por dia. Manha/tarde
    Será q eh muito? Pensei em tomar uma por dia. Pois achei caro a caixa, e n tenho condicoes…

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Gabriela!
      Se seu pediatra recomendou você deve seguir.
      Bjs

  13. Adriana

    Olá!!! Meu médico me indicou ômega mater!!! Mais não tenho condições de comprar, pois o ômega mater custa 82.00 será q posso tomar somente o ômega 3?? Q sai por 22.50

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Adriana!
      Você deve conversar com seu médico. É o mais indicado.
      Bjs

  14. fernanda

    Estou com 14 semana e meu medico passou pra me toma uma capsula de 500mg ao dia

  15. Gleicy Kelle

    Ola boa tarde, minha obstetra me passou o Natazy ele é desse mesmo jeito com ômega 3 também, alguém aqui ja tomou ?.

    1. Júnior

      Natazy é completo,além de está dentro do concenso de Nutrologia ele trás vitaminas e minerais,ou seja,ele é prescrito na gestação e na amamentação.

  16. Adriana

    Só gestante pode tomar?

  17. Marcia

    Ola! minha medica me receitou o “reGeneses”, lançamento no Brasil em 2015, ele é otimo e possui alem de omega3 e DHA diversas vitaminas!

  18. Elô

    Minha médica me Receitou hoje esse ômega Mater, mais estou preocupada em tomar, pq até então o outro medico disse que eu não precisava e agr outta médica me passou, o que faço ???

  19. Fabi Leão

    Edtou tomando Materna desdo inicio da gestação, agora c 15 semanas o medico receitou o proepa 500mg

  20. Elis Sales

    Olá,
    Hoje estou com 15 semanas e minha obstetra passou para tomar 1 vez ao dia o proepa gesta e o damater a partir de 14 semanas até o final da gestação. Como vi outras pessoas daqui do post falarem que pode ser tomado durante a gestação, vou perguntar a ela a respeito. Afinal, sempre procuramos o melhor pra gente e para o nosso bb.

  21. Amanda Santos

    Olá, bom dia mamães!!

    Estou com 6 semanas e desde a primeira consulta do pré natal, que ocorreu na 4ª semana, minha ginecologista/obstetra recomendou que eu tomasse 1 cápsula de Proepa Gesta ao dia + 1 comprimido de ácido fólico (Neo Fólico) ao dia.

Deixe seu comentário