A importância do consumo de Ômega 3 DHA durante a gestação e amamentação

Quando eu estava grávida do Leo, uma coisa com a qual eu tomei o maior cuidado foi a minha alimentação. Eu busquei informação sobre esse assunto em diversas fontes, discuti frequentemente sobre isso com o meu obstetra e, do início ao fim da gestação, mantive uma alimentação saudável e equilibrada. Tudo para aumentar as chances do meu pequeno nascer forte e saudável.

E na minha busca por alimentos que garantissem mais saúde para o Leo, acabei descobrindo a importância do Ômega 3, um tipo de gordura (só que do bem!) que traz diversos benefícios para a saúde da mãe e do bebê, e do DHA, ou ácido decosahexanóico, que é uma partícula importante da composição do Ômega 3.

foto post proepa gesta

Nas minhas leituras, descobri que o Ômega 3 auxilia na redução dos partos prematuros de origem espontânea, ajuda no desenvolvimento cerebral e da retina do feto e é, ainda, um forte aliado na prevenção de alergias infantis. Ou seja, tem que fazer parte da dieta da mãe, desde o início da gestação até o final do período de amamentação, já que os nutrientes ingeridos nessa fase são passados para a criança através do leite.

O único problema é que, apesar do Ômega 3 estar presente em diversos alimentos que costumam fazer parte do nosso cardápio – peixes como o salmão, sementes de linhaça, nozes e azeite de oliva – , nem sempre o consumimos em quantidade suficiente. Além disso, o consumo exagerado de determinados peixes aumenta a exposição das gestantes a elementos como o mercúrio, que são particularmente tóxicos para o desenvolvimento do cérebro do feto e podem afetar o crescimento infantil. Ou seja, em muitos casos, a suplementação de Ômega 3, através da sua ingestão via cápsulas, pode vir a garantir melhores reservas deste ácido para a mãe e para o bebê e garantir, também, uma ingestão mais segura desse nutriente.

Desde 2007, a Comissão Europeia recomenda que a ingestão de Ômega 3 DHA seja de, no mínimo, 200 mg ao dia para gestantes e lactantes. Proepa Gesta, que é líder no mercado de suplementação de Ômega 3 DHA e um produto do laboratório Aché, está disponível na apresentação de 250 mg de DHA em mini capsulas. Ou seja, as gestantes contam com a comodidade de uma dose única diária e ainda evitam o desconforto  causado pela ingestão de cápsulas grandes (na fase dos enjôos isso é primordial!).

Há no mercado diversas opções de Ômega 3 DHA em cápsulas, mas nem todos os produtos são iguais. É importante observar se o Ômega 3 que está sendo indicado pelo médico possui a dose certa de DHA que, no caso das gestantes, como já citei acima, deve ser de, no mínimo, 200mg/dia.

Já há alguns anos, a indicação de suplementação de Ômega 3 DHA durante a gestação e amamentação é uma prática comum tanto nos EUA quanto na Europa, e agora ela também está se tornando usual no Brasil. Se você quer saber mais a respeito dos benefícios desse importante nutriente, converse com o seu obstetra e questione-o sobre a utilização de Proepa Gesta. Sempre vale a pena informar-se.

publi-incentivo

34 comentários

  1. Kamila

    Oi minha medica falou pra tomar o proepa gesta uma vez por semana e o farmacêutico falou que não ia fazer efeito pelo longo tempo de um comprimido para o outro e agora o que eu faco?

  2. PRICILLA

    BOA TARDE, MEU MEDICO ME PASSOU A VITAMINA DAMATER…. POSSO SUBSTITUIR PELA NATAZY???..OLHEI A BULA DAS DUAS E SÃO VITAMINAS E MINERAIS E A NATAZY TEM ALTO TEOR DE OMEGA 3

  3. Rosimeire

    Olá estou com 11 semanas meu obstetra também recomendou natazy, senti diferença nos enjoos antes de tomar com 9 semanas me sentia muito mal e de repente não estou me sentindo mais tal mal, agora lendo a reportagem vi que ele ajuda nos enjoos. adorei

  4. Franciele Oliveira

    Meninas ,estou usando o OMEGA3FORT DHA da marca FDC e estou gostando muito, e consigo suprir minhas necessidades com apenas uma capsula.
    Eu faço uso dessa suplementação, pois não suporto comer nenhum tipo de peixe e com isso resolvi ir atrás de conseguir atingir essa recomendação. Vale muito apena, porque é mais pratico e além de que estou melhorando minha vida e do meu bebe *—*

  5. patricia

    Estou com 7 semanas de gestação só que a medica não passou nada(ginecologista) só o acido fólico sera que posso tomar o natazy ou outro por conta própria?

  6. Amanda Santos

    Olá, bom dia mamães!!

    Estou com 6 semanas e desde a primeira consulta do pré natal, que ocorreu na 4ª semana, minha ginecologista/obstetra recomendou que eu tomasse 1 cápsula de Proepa Gesta ao dia + 1 comprimido de ácido fólico (Neo Fólico) ao dia.

  7. Vinicius

    Muito interessante o Proepa Gesta

  8. Elis Sales

    Olá,
    Hoje estou com 15 semanas e minha obstetra passou para tomar 1 vez ao dia o proepa gesta e o damater a partir de 14 semanas até o final da gestação. Como vi outras pessoas daqui do post falarem que pode ser tomado durante a gestação, vou perguntar a ela a respeito. Afinal, sempre procuramos o melhor pra gente e para o nosso bb.

  9. Fabi Leão

    Edtou tomando Materna desdo inicio da gestação, agora c 15 semanas o medico receitou o proepa 500mg

  10. Elô

    Minha médica me Receitou hoje esse ômega Mater, mais estou preocupada em tomar, pq até então o outro medico disse que eu não precisava e agr outta médica me passou, o que faço ???

  11. Marcia

    Ola! minha medica me receitou o “reGeneses”, lançamento no Brasil em 2015, ele é otimo e possui alem de omega3 e DHA diversas vitaminas!

  12. Adriana

    Só gestante pode tomar?

  13. Gleicy Kelle

    Ola boa tarde, minha obstetra me passou o Natazy ele é desse mesmo jeito com ômega 3 também, alguém aqui ja tomou ?.

    1. Júnior

      Natazy é completo,além de está dentro do concenso de Nutrologia ele trás vitaminas e minerais,ou seja,ele é prescrito na gestação e na amamentação.

  14. fernanda

    Estou com 14 semana e meu medico passou pra me toma uma capsula de 500mg ao dia

  15. Adriana

    Olá!!! Meu médico me indicou ômega mater!!! Mais não tenho condições de comprar, pois o ômega mater custa 82.00 será q posso tomar somente o ômega 3?? Q sai por 22.50

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Adriana!
      Você deve conversar com seu médico. É o mais indicado.
      Bjs

  16. Gabriela

    Olá! Meu obstetra passou duas capsulas por dia. Manha/tarde
    Será q eh muito? Pensei em tomar uma por dia. Pois achei caro a caixa, e n tenho condicoes…

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Gabriela!
      Se seu pediatra recomendou você deve seguir.
      Bjs

  17. Adria Vieira

    Estou com 33semanas e agora qui comecei a tomar ser qui vai fazer efeitos..

  18. kris

    oi! estou amamentando meu bebe vai fazer 5 meses>sera que posso tomar o omega 3???

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Kris!
      Você deve perguntar ao médico que acompanhou sua gestação e também o pediatra do seu bebê.
      Bjs

  19. Cinthia

    Meninas vocês tomam outro suplemento? Será que tem problema tomar Proepa Gesta a a vitamina
    Materna?

    1. Tamara

      Olá Cinthia. Não tem problema não, meu obstetra passou para mim o Omega 3 DHA com o materna. Só que ele falou para tomar o Omega três intercalando dia sim – dia não

  20. Daiane

    Estou de 26semanas e meu obstetra nao passou,mas queria tomar sera que se eu começar agora adianta alguma coisa?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Daiane!
      É importante você conversar com o obstetra sobre :)
      Bjs

  21. Carolina

    Shirley,
    Vc ou outra leitora sabe me indicar uma marca americana de Ômega 3 para gestante? Me falaram que lá é mto mais barato, mas não sei qual comprar…

  22. Luiza

    Fiz 5semanas ontem e meu medico também já passou o omega 3. Ate pedi opinião de outro profissional e disse a mesma coisa…que está sendo muito usado e que é muito bom p mae e p o bebê.

  23. Kerlay

    Meu obstetra indicou tomar a partir da 28ª semana…. será que tem contraindicação?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Kerlay!
      Se seu pediatra indicou, acredito que não tenha problema.
      Bjs

  24. ddlima

    Estou tomando desde o primeiro mês estou com 20 semanas. E tomo antes do almoço pra aliviar o gosto de peixe…

  25. rosangela freitas

    A minha medica tb,receitou pra mim,vo começa a toma

  26. Dani

    Tbm fiz tomei durante a gestação toda omega 3!
    Na época, li em algum lugar sobre a diminuição da incidencia de depressao pos parto das mulheres que suplementaram omega 3 durante a gestaçao’!

    Adoro o blog! Leio sempre!!!

  27. Cristina

    Estou de 21 semanas e meu obstetra indicou o uso do Proepa Gesta. Outro benefício dele é combater a depressão pós parto.

Comentários fechado.