Dicas para escolher frutas para as crianças

banana

Frutas são um alimento super saudável e essencial na dieta das crianças. Mas muitas não gostam e comem pouco, já outras simplesmente se negam a comer. O que é mais complicado ainda.

E aí nós, mães, ficamos de cabelo em pé. Pois queremos que nossos filhotes se alimentem bem, de forma saudável, mas também não queremos fazer da hora das refeições ou do lanche um verdadeiro pesadelo.

Pensando nisso, resolvi fazer esse post com dicas bem caseiras para os pequenos aceitarem melhor frutas. Eu não sou nutricionista, não sou chef de cozinha, mas tenho um filho que come frutas direitinho e acho que posso passar aqui algumas dicas que talvez as ajudem  por aí também. Bom, vamos lá…

Fique de olho no sabor: A primeira dica é prestar atenção no tipo de fruta que o seu filho prefere. Tem crianças que comem todos os tipos, já outra são mais seletivas e preferem só frutas bem doces, ou então mais ácidas. Veja qual é a preferência do seu filho e aposte nesse tipo de fruta, pelo menos para introduzir o hábito de comer frutas diariamente. Depois você vai variando.

A consistência pode fazer a diferença: Outra dica é prestar atenção na consistência das frutas que o seu filho prefere. Alguns tem uma preferência clara por frutas mais macias (banana, manga madura, etc…) então, vale a pena você oferecer mais esse tipo de fruta e depois ir mudando para outras.

Comer sozinho também pode ajudar: Algumas crianças gostam de sentir que são independentes e poder comer uma fruta sozinhas pode ajudar muito! Banana, maçã e uva são frutas que funcionam bem nesse sentido, pois a criança segura e consegue comer sem a ajuda de um adulto, antes mesmo de saber manusear talheres (depois do uso de talheres, as crianças poderão comer praticamente todas as frutas sozinha então não faz mais muita diferença). Importante: mesmo que a criança coma frutas sozinha, é importante a supervisão de um adulto para evitar engasgos.

Agora, abaixo, algumas dicas de frutas que agradar as crianças:

Como eu disse acima, não é regra todas as crianças preferirem frutas mais doces, mas isso costuma ser mais comum. Por isso, abaixo, uma lista das frutas que normalmente fazem mais sucesso com as crianças:

Banana: por ter uma consistência mais macia e doce, a banana faz bastante sucesso com as crianças. Ainda, é uma das frutas que os médicos indicam dar quando a criança está começando a introdução de sólidos. Há diversas variedades de banana – Prata, Caturra, Nanica, Maçã. A que normalmente mais agrada os pequenos é a prata.

Maçã: é outra fruta que os pediatras costumam indicar na introdução dos sólidos. Uma das que mais agradam as crianças, por ser docinha e menos ácida, é a Fuji.

Pera: também indicada na introdução dos sólidos mas, ao contrário da banana e da maçã, que normalmente prendem o intestino, essa fruta é conhecida por soltar. As peras Portuguesa e Williams são as mais indicadas para crianças, por serem, além de doces, também macias.

Uva: dentre as uvas, as mais indicadas para crianças são a Thompson ou Crimson, que além de doces não tem sementes. Só uma dica: muitas vezes, é necessário picá-la antes de oferecer, já que uvas grandes podem representar risco de engasgo.

Manga: mangas maduras são muito doces, saborosas e macias, por isso, também fazem sucesso com as crianças. Entre as variedades disponíveis – Tommy, Palmer, Aden, etc… – a mais indicada é a Palmer, justamente por, além de doce, macia e saborosa, ainda ser muito pouco fibrosa (algumas crianças não gostam de comer por causa da fibra). Para saber se a manga está madura e pronta para o consumo, a dica é apertar a sua casca. A qual deve mostrar estar macia, mas não a ponto de se romper.

Melão: melão é uma fruta deliciosa, mas, muitas vezes, é difícil escolher um que seja realmente doces. A dica é comprar melão do tipo Rei (é assim que ele é conhecido na região sudeste). Ele é muito saboroso, suculento e doce. Ainda, outra dica é apertar as suas extremidades (onde tem a marca do cabinho dele) para ver se ela está macia. Quanto mais macia essa parte, mais maduro e doce o melão.

Abacate: abacate não é uma fruta doces, mas é muito nutritiva e as crianças adoram quando ele é adoçado. Mas para não usar açúcar no preparo e mesmo assim deixá-lo gostoso, a dica é bate-lo com banana ou manga, que são frutas bem doces e “temperam” o abacate. Fica uma delícia.

PS: as dicas de frutas que fazem sucesso com crianças foram dadas com base na nossa experiência aqui em casa, pois o Leo prefere frutas macias, suculentas e doces. Como disse, outras crianças tem preferências por outros tipos de frutas, por isso, é tão importante você identificar qual o estilo de frutas que seu filho prefere e, no momento da introdução, oferecer mais essas frutas que agradam mais para depois, aos poucos, ir variando até ele se acostumar com outras. E sempre sem forçar, fazendo das refeições um momento gostoso, divertido e agradável.

Leia mais:

Introduzindo papinha de frutas e suquinhos na dieta do bebê

Alimentos para prisão de ventre em bebês e crianças

Créditos da foto aqui.

4 comentários

  1. Amanda Lang

    oi Shirley.

    adorei esse post. a Antonia (minha filha) adora comer laranja e tangerinas.

    1. Verô

      Minha filha adora abacate, sem adoçar só com aveia, ou então faço vitamina com leite fórmula!

  2. Marisol

    Oi Shirley,
    Adorei seu post: de mãe para mãe!
    Outra estratégia que faço é conversar muito com meu filho sobre as frutas, se é da árvore grande ou pequena, se tem semente ou caroço, se pode ou não comer a casca etc.
    Na verdade no início é um monólogo mas aos poucos vou perguntando pequenas coisas e ele tem respondido (se não responde, eu continuo o monólogo)!!
    Também falo sobre os verbos: descascar, cortar, picar, amassar, tirar a semente e o caroço.
    Mostro as formas que cada frutas pode ter dependendo do corte, a campeã é a carambola!!
    Claro que tem dias que nada disso funciona mas somos mãe e sabemos da importância do nosso trabalho de formiguinha!
    Um abraço!

    Marisol

  3. Debora

    Adorei as dicas especialmente a do abacate temperado com banana e manga. bjossss

Deixe seu comentário