Os sinais de que o bebê está pronto para o desmame natural e como encorajá-lo neste processo

Amigas, quem conversa hoje com vocês, mais uma vez, é a consultora em aleitamento materno Gabriela Silva. Ela já escreveu aqui para o blog há algumas semanas, falando sobre as vantagens do desmame natural, e hoje dá dicas para as mães identificarem quando a criança está pronta para o desmame natural e como encorajá-la nesse processo. Boa leitura e bom proveito!

Os sinais de que o bebê está pronto para o desmame natural e como encorajá-lo neste processo

Por Gabriela Silva

Bom, estou aqui para continuarmos a abordar esse assunto tão interessante e extenso que é o desmame natural. No outro post, falei sobre a importância do aleitamento materno e o quão importante é um desmame natural. A maioria de nós já escutou falar em algum tipo de desmame como o precoce, o abrupto, o gradual e o natural. Na minha concepção, o mais adequado é o desmame natural e é dele que falarei hoje.

desmame natural

Clique sobre a foto para verificar a fonte.

É importante ressaltar que não devemos confundir o desmame natural com greve de amamentação”.  Na greve de amamentação, que tem início súbito e acontece principalmente em bebês menores de um ano,  este aparenta estar satisfeito e recusa o peito. Entretanto, esse tipo de situação está normalmente associado a uma causa como doença, dentição, excesso de bicos artificiais (chupeta, por exemplo), estresse, alteração do gosto ou diminuição no volume do leite e não costuma prolongar-se por mais de 2-4 dias.

Já o desmame natural é um processo que pode ser longo ou não e que acontece quando o bebê está pronto. Quando a mãe encontra-se disponível, sem pressa, sem incomodar-se com a situação e os “pitacos” alheios. Geralmente um bebê desmama naturalmente entre os dois e quatro anos de idade, podendo mamar por mais tempo, e raramente acontece antes do primeiro ano de vida. Caso isso ocorra devemos observar se houve a introdução de bicos artificiais (mamadeiras e/ou chupetas) que possam ter antecipado o desmame.

Acredito, e isso é uma opinião pessoal, que a criança vai desmamar quando estiver psicologicamente pronta, segura e preparada para enfrentar o mundo que a espera, pois enquanto mama ela consegue interiorizar o que mais tarde vai fazer dela uma criança segura e preparada, graças ao vínculo tão intenso que se cria com a amamentação.

Depois do parto, o desmame é o primeiro desligamento que acontece entre mãe e filho e, caso não seja algo natural e bem resolvido, pode gerar traumas.

Muitos me perguntam: Quando então o meu bebê vai usar a mamadeira? A resposta é simples e objetiva: Nunca. O bebê não precisa de mamadeira. Após o AME (aleitamento materno exclusivo), quando o bebê já está com seis meses completos e inicia-se a introdução de líquidos e alimentos (gradativamente e respeitando sua vontade) a mãe pode e deve oferecer líquidos em copos tradicionais, os de canudo ou o de transição.

A mamadeira parece ser mais prática, mas todos esquecem que ela vai ocasionar um segundo desmame sem falar nos prejuízos da fala e dentição.

Acontece que, inúmeras vezes, eu escuto mães que dizem estar exaustas devido ao fato da criança solicitar o peito inúmeras vezes durante a madrugada. Relatam a seguinte frase: Não aguento mais acordar de madrugada, meu marido está me cobrando e eu quero parar.

Então pergunto: Você quer parar porque esta satisfeita com o processo de amamentação e segura juntamente com seu bebê para o desmame ou pelo fato de ser cobrada e ainda acordar de madrugada?

A resposta, na maioria das vezes, é a segunda alternativa.

Eu jamais irei julgar a decisão da mulher em querer parar de amamentar, porque cada uma sabe o seu limite e não cabe a ninguém julgar, porém, antes de uma tomada de decisão, acredito que temos que nos informar. Não apenas escutando o conselho da vizinha que teve uma péssima experiência com a amamentação mas também buscando conhecimento e auxílio de profissionais da área da saúde e da psicologia, inclusive.

Mas, quando vou saber se meu bebê esta pronto para desmamar? Ele vai parar de mamar sozinho? Demora muito? O que devo fazer?

A criança se auto-desmama, mas não existe uma idade certa e o mais comum é ser um processo gradual, no qual dia após dia a criança vai dando sinais de que não necessita mais mamar como antes. No entanto, pode acontecer de algumas crianças perdem o interesse subitamente, e isso também é normal.

Os sinais de que o desmame natural está próximo

Alguns sinais de que a criança esta começando a preparar-se para o auto-desmame são:

  • Ter idade maior que um ano;
  • Demonstrar segurança em sua relação com a mãe;
  • Aceitar tranquilamente não ser amamentada em certas ocasiões e lugares;
  • Demonstrar menos interesse pelas mamadas;
  • Aceitar outros alimentos de maneira variada;
  • Aceitar se consolada de outras formas que não o peito;
  • Dormir sem mamar no peito (tem bebês que vão dormir na casa da avó e dão até “tchau para as mães);
  • Preferir brincar ou fazer outra atividade em vez de mamar em algumas situações;

Na minha opinião, o mais importante de tudo é o diálogo e penso que a criança só irá começar a dar sinais quando sua relação com a mãe, dentre todos os outros itens citados acima, for segura, verdadeira, sincera.

Muitos pensam que o apetite da criança vai melhorar se desmamar, que só acordam de madrugada porque ainda mamam no peito e ainda que vão ser inseguras e dependentes por mamarem tanto tempo no peito. Mas isso é um grande mito. Se seu filho começar a dar sinais como os que citei acima provavelmente ele está iniciando o processo de desmame e o meu aconselho é reforçar esses sinais, com falas positivas e incentivo sempre.

Dicas para incentivar o desmame natural

  • Alguns dicas simples para incentivar o desmame natural são:
  • Não oferecer o peito, mas, caso a criança solicite, deixa-la mamar;
  • Evitar ficar com o bebê em locais que ele associe com mamar (poltrona, por exemplo)
  • Ao perceber que ele não solicita o peito para dormir à noite, introduzir uma rotina diferente e nova.

Enfim, esses são alguns exemplos do que podemos fazer para encorajar o bebê no processo do auto-desmame.

No próximo post irei falar especificamente sobre uma técnica que pode ser aplicada para bebês que acordam durante a madrugada e fazem uma associação do peito (inclui-se aqui mamadeira e/ou chupeta) com o sono, já que eles acreditam firmemente que precisam da sucção para voltar a adormecer.

Fontes:

  • – Amamentação: Bases Científicas, Terceira Edição – Autores: Marcus Renato de Carvalho e Luís Alberto Mussa Tavares
  • – SBP: http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=21&id_detalhe=1845&tipo_detalhe=s por Elza Regina Justo Giugliane
  • – A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra por Laura Gutman
  • – http://www.scielo.br/pdf/jped/v79n5/v79n5a04.pdf
  • – http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf
  • – http://www.conversandocomopediatra.com.br/paginas/materias_gerais/quando_como_iniciar_desmame.aspx

 

0081_M_LFF_5553

Gabriela 28 anos, é mãe do Miguel, 1 ano e 8 meses. Enfermeira, especializada em obstetrícia e gerontologia, é Consultora em Aleitamento Materno e Doula Pós-Parto pelo GAMA (Grupo Apoio Maternidade Ativa). Ela também é responsável pela página Descobridores de Mundo, que compartilha muita informação bacana sobre maternidade ativa e vale a pena ser acompanhada.

55 comentários

  1. Nara

    Gabriela, maravilhoso o seu post, estou vivenciando estas dúvidas, mas com muita certeza de que quero que o desmame ocorra naturalmente. Meu filho nunca aceitou nenhum outro leite que não o meu e agora, que ele está com 11 meses, não faz sentido inserir a mamadeira. A minha única questão, é que começarei a trabalhar à noite e ele ainda associa o mamar ao dormir, não sei bem o que fazer nesta situação. Tenho medo de deixá-lo sem mamar e ele não dormir de jeito nenhum, pois uma vez aconteceu isso. Acredito que não seja fome, pois ele janta bem a papinha, é muito mais psicológico. Vou aguardar ansiosamente o seu próximo post, pois volto a trabalhar semana que vem.
    Obrigada

  2. Tatiana Galvez

    Queria ler o post anterior da Gabriela, mas não tem referência e não consegui localizá-lo.

  3. Ariane

    Muito Obrigada pelos textos. Tenho um bebê de um ano e cinco meses e estou começando o processo de desmame. Esses sinais apontados ele está apresentando alguns. É bom saber que estou no caminho certo e sem traumas para nós dois! Abraços

  4. Fernanda

    Hum, espero que esse próximo post seja muito em breve, rs.. Precisando urgentemente fazer meu bebê desfazer essa associação do peito com o sono. Mas enquanto isso vamos que vamos, prefiro que o desmame seja natural. Obrigada pelas dicas!

  5. julia

    Adorei! Estou ansiosa para ver o próximo post que vai falar sobre a amamentação durante a madrugada. Minha filha de dez meses acorda inúmeras vezes durante a noite pedindo o peito mas ela nem mana, fica só chupetando :(

  6. ellen

    Concordo com o desmame natural até certo ponto… a madrugada é muito complicada e ninguem tem pique pra escovação após cada mamada: resultado, meu filho com 1 ano e 4 meses apresentou cárie e perdeu um pedacinho do dente devido às mamadas noturnas….tirei abruptamente o peito na madrugada…foram 3 noites de choro, mas nenhum profissional não soube me dar outra alternativa. Hoje ele ainda mama (1 ano e 11 meses), mas apenas durante o dia.

  7. Fernanda

    Ansiosa pelo próximo post também. Ótimas dicas, obrigada!

  8. Juliana Gonçalves

    Minha filha parou de mamar sozinha aos 14 meses. Foi um processo natural e muito tranquilo para nós duas…

    1. Jaqueline

      Juliana, e ela pegou outro leite numa boa? Meu filho tem 14 meses tb, sinto que ele está pronto para o desmame, já dorme sem peito, mama só hr q acorda e a noite, antes de dormir, pq dou, se der outro alimento ele não pede e se estou na rua ele dorme sem o peito! minha preocupação é que ele não toma outro leite, estou tentando dar no copinho, mas ele toma 50 mL, no máximo 100mL. Com vc foi assim?

  9. Alinne Souza

    Ja estou esperando o proximo!!

  10. Jo

    Adorei o post, tenho uma pequena de 1 ano e 10 meses, muitas pessoas me cobram o desmame… mas sinto q nem eu e nem ela estamos preparadas para isto… Não me importo nenhum um pouco em acordar de madrugada para ela mamar.. Quero q seja um processo natural e não traumático para nós…

  11. Amanda Lang

    A minha pequena vai fazer dois anos e ela ainda mama.. quando chego em casa do trabalho ela já pede ‘tite’, mas não é sempre. e a noite ainda mama pra dormir.

    1. Tatiana Galvez

      Obrigada, amamentei minha mais velha até 2 anos e 7 meses, mas o desmame foi abrupto por motivo de tratamento médico. Foi traumático para nós duas. Minha nenê tem 8 meses e segue mamando e quero me informar o máximo possível para não repetir o erro.

  12. Laís'

    Ótimo artigo! Tenho um filho de 01 ano e 11 meses e não sinto que é a hora de desmamar, acho que no meu caso acontece, porque trabalho o dia inteiro só vejo ele a noite e sinto um prazer enorme em amamentar, me sinto mais próxima dele, parece que desta forma estou amenizando a ausência durante o dia.

    1. Cínthia

      Oi Laís! Tb estou na mesma situação….minha filhotinha tem 1 ano e 4 meses e ainda AMA mamar, não apresenta nenhum desses sinais de desmame natural! Mas eu tb trabalho fora e ela fica o dia inteiro na creche, então a amamentação é um acalento tanto pra mim quanto pra ela!
      As pessoas já começaram a me questionar, sobre quando vou tirá-la do peito….é mto chato isso! Fora que isso não me causa desconforto nenhum, pq quando muito acorda duas vezes para mamar de madrugada, mas o normal é ela dormir a noite inteira =)

  13. Glaucia

    =D adorei o texto! Meu filhote tem 1 ano e quase 5 meses e amamento em livre demanda…percebo que ele pede mamá para dormir…Ansiosa pelo próximo post… /

  14. Milena

    Excelente post! Cheio de esclarecimentos! Estou amamentando o Miguel que tem 7 meses e recentemente passou pela greve de amamentação por conta do dentinho (que ainda não nasceu, mas já está dando um bom trabalho). Com minha filha mais velha, Lara, hoje com 8 anos, o desmame foi natural e muito tranquilo. Pouco a pouco ela começou a se desinteressar pelo peitinho e parou de vez. Ela estava com 1 ano e 3 meses e quem mais sofreu fui eu!!

  15. Rachel

    Olá querida, amei seu post me ajudou a ficar mais tranquila. Minha filha completou um ano agora e pretendo amamentá-la até qd ela quiser, mas tenho uma dúvida não sei se vc vai tratar no próximo post, è com relação ao LA ou Leite de vaca, qd ocorrer o desmame, como saberei qual leite e como oferecê-lo, uma vez q a criança não mama mais no peito?. Muito obrigada!! Bjus

    1. Shirley Hilgert

      Rachel, tem que checar com o pediatra. Somente ele poderá orientá-la quanto a isso. Bjs

  16. Jessana

    To no aguardo do post mencionado no final…urgente

  17. Dayani

    Tmb estou doida pelo próximo post! Minha bebê só dorme mamando e quero muito ajudá-la nisso…

  18. Cristiane Gomes

    Olá, gostaria de chamar a atenção para este post, pois o conteúdo dele é de propriedade intelectual e deveria constar o nome do autor. Cópia de conteúdo sem citação de autor é considerado plágio e plágio é crime. Muito cuidado com isso. A disseminação da informação é muito imporante e sou super a favor, mas não podemos esquecer nunca da autoria. Por favor, corrija seu conteúco. O texto original está no link http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=21&id_detalhe=1845&tipo_detalhe=s
    Atenciosamente, Cristiane Goomes

    1. Shirley Hilgert

      Cristiane, como vai? Esse texto foi enviado por uma colaboradora do blog (no final dele há a assinatura dela e suas informações pessoais). Vou conversar com a mesma para checar o que houve e ver de que forma essa situação será resolvida. Abraços.

  19. carla abranches

    meu nome é carla, tenho uma bebe de um ano e um mês, não que eu queira desmama-la a questão é que a minha filha so quer saber de peito, não aceita alimentos tipo comida , quando aceita , aceita apenas aquelas papinhas da nestle de preferancia hortaliças, não gosta de suco e de nenhum outro tipo de leite tipo leite em pó, ja fiz papinhas com arroz, caldo de feijão e legumes , mais e raro ela querer comer, quando come é são trez a quatro colheres, mais ultimamente não anda querendo nem as papinhas da nestle , tenho medo de apenas o leite do peito não suprir suas necessidades, que q vç me diz disso

  20. Evelyn

    Você poderia depois falar sobre amamentação e o segundo filho?! Deve-se desmamar o primeiro antes?

    Não eh possível também tirar o leite com bomba e dar ele na mamadeira, não seria uma forma de mudança gradual?!

    Obrigada!

  21. Joice

    Olá mamães! Amamento há dois anos e três meses. Sinto-me feliz e realizada. Nunca imaginei que chegaria tão longe! Talvez porque fui mãe prematura; Julia nasceu de 32 semanas,  com 1250 gramas e a amamentação era a única coisa que eu podia fazer por ela naquele momento. Foram 37 dias de UTI Neonatal e 30 dias ordenhando manualmente, pois ela era muito pequena para sugar o peito. Enfim, todos ficaram maravilhados com meu esforço e por ter conseguido amamentá-la, mesmo depois de tantos problemas,  mas com o tempo as coisas mudaram. Até o primeiro ano foi tranquilo, ela ainda não tinha recuperado totalmente o peso e continuar amamentando era aceitável. Depois disso começaram os julgamentos, os comentários, as opiniões não solicitadas. Eu sempre pesquisei sobre a maternidade e tudo o que a acompanha. Considero-me uma pessoa informada e não gosto de nada que julgo ser senso comum. Por isso, quando eu pensei em deixar de amamentar, perto do primeiro ano da Julia, pesquisei muito e li vários artigos, tanto os contra como os a favor da amamentação prolongada. Decidi continuar,  ultrapassar as estatísticas e confiar no meu instinto de mãe. Quando novamente o peso da amamentação caiu nas minhas costas, voltei a ler depoimentos e me sensibilizei com o desmame natural. Falei para algumas pessoas que o desmame natural do ser humano acontece entre dois anos e meio a sete anos, praticamente me chamaram de doida.Como assim, você ainda amamenta? Quantos anos sua filha tem? Isso é uma loucura? O  que não falta são opiniões baseadas em suas próprias experiências ou na experiência de conhecidos, sem cunho científico, sem respeitar o lado humano da relação mãe e filho. Continuei firme na decisão de manter a amamentação, pelo menos até onde eu considerasse necessário. Apesar do cansaço e das noites mal dormidas em determinadas situações, na minha balança pessoal, valia o esforço. Passei por várias fases, desde a época em que os dentes nasceram e surgiram as doloridas mordidas até a formação dentária quase que completa e as temidas cáries de mamadeira. Nessa época surgiram algumas manchinhas nos dentes da Julia e adivinha quem levou a culpa? A amamentação, é claro! Novamente revirei a Internet em busca de respostas. Para minha aflição a maioria dos artigos afirmavam que mesmo a amamentação no peito causava cáries. Foi quando decidi levá-la no dentista e acompanhamos de perto a evolução do quadro. Tive sorte em encontrar um profissional que em nenhum momento me incentivou a desmamá-la. Descobrimos que ela tem saliva ácida, então a escovação foi intensificada e o problema desapareceu. Eu não acredito que a amamentação no peito cause cárie, desde que a higienização seja feita corretamente e na frequência necessária. Eu não escovo os dentes da Julia depois das mamadas e ela mama durante a noite, mas os dentes dela são impecavelmente escovados, especialmente antes de dormir. Por fim, estou novamente sendo pressionada ao desmame. Cada dia fica mais difícil as pessoas aceitarem que a decisão é minha e da Julia. Até aqueles que antes concordavam, agora desaprovam, acham que já passou da hora, que eu estou viciada em amamentar. Olha, tenho que ouvir cada coisa! Não respeitam minha condição de mãe, de fêmea, no meu instinto. Se ainda estou amamentando, apesar de tudo o que já passei, é porque tenho certeza que não chegou a hora da ruptura. Nem de minha parte,  nem por parte da minha filha. Emocionalmente, precisamos manter esse laço. Eu não a incentivo a mamar, limito o número de mamadas, mas não aceito a ideia de tirar algo que para ela ainda é indispensável, que ela deseja mais do que tudo. Por que preciso fazê-la sofrer se em algum momento isso será natural, como certamente já foi um dia considerado normal na história da humanidade? Decidi escrever esse depoimento para estimular outras mães a amamentarem pelo tempo que acharem necessário, para que não se submetam ao preconceito infundado da sociedade, da família, de quem quer seja. Para que também ultrapassem as expectativas, seus limites, suas próprias intenções. Isso é ser humano. 

    1. Elenice Trindade

      Sei bem o que é isso Joice… meu menino está com quase três anos, faz 3 agora em agosto, e ainda amamento… o que mais ouço são pessoas me dizendo que tenho que tirar, que isso faz mal à ele, que ele nunca vai ser independente porque mama no peito… Poxa, ele fica o dia todo em uma escola, só o vejo a noite, e ele mama para dormir, conversei com o pediatra e ele não foi contra… mas incomoda o fato das pessoas ficarem dando opiniões…

      1. Joice

        Pois é Elenice! Eu queria entender porque se incomodam tanto com algo que não diz respeito à vida deles. Bem, eu acredito que o mais importante é seguirmos o que diz nosso coração! Beijos!

    2. Michele

      Oi Joice, assim como você também passei um bom período com meu bebê prematuro na UTI (18dias), entendo perfeitamente este sentimento de querer amamentar até que o desmame ocorra naturalmente. As noites mal dormidas, os conselhos que chegam sem ser solicitados… Posso te dizer que meu pesadelo é um desmame precoce, hoje com quase 10 meses ele segue firme na amamentação, mamadeira somente uma vez ao dia quando está na escola e se alimentando de sólidos normalmente.
      Obrigada pelo seu depoimento, é bom nos sentirmos acolhidas e saber que não estamos sozinhas neste barco! Um abraço.

  22. Eva

    Não vejo a hora do próximo post sobre sobre como ir tirando a mamada noturna. Gosto de amamentar, mas não vejo a hora de dormir a noite toda novamente, já tem um ano que não sei o que é uma boa noite de sono

  23. Joana Figueiredo

    Amei o post. Minha bebê já tem um ano e meio e estou começando a mudar a rotina do sono. Antes ela adormecia apenas mamando, mas quando deixou de necessitar da mamada para dormir eu aproveitei e mudei a rotina do sono para ela adormecer já na caminha e não mais nos braços. Amei, amei, amei…

  24. Ludmila

    Oi meninas…ótimo post adorei…minha Beatriz tem 7 meses e amamento ainda…apesar de trabalhar o dia todo…ela mama duas mamadeiras por dia de leite artificial…e comigo só peito não dou mamadeira pra ela….mas já começaram as perguntas até quando vou amamentar respondo que não sei até quando…mas se depender da minha vontade até dois anos pretendo…..minha filha e tranquila….acorda no maximo uma vez na noite e tem dormido cada vez melhor…somente quando sente alguma dorzinha acorda…e pra dormir geralmente adormece no peito mas tbm adormece no colo ou no berço…então agora mais que nunca o desmame será natural…… ADORO amamentar!!!

  25. Fernanda

    Meu bebe tem 9 meses, mamou LM ate os seis, so que dos últimos 2 meses para ca ele não pede mais para mamar, em ocasião nenhuma, so mama se eu oferecer e muito pouco tempo, 2 minutos no max., como ele nem se lembra do peito, sera que foi um desmame natural que aconteceu???

    Amo seus posts sou viciada tdo dia leio rsrs

  26. Carla

    Olá!!! Shirley já saiu o outro post sobre a associação da sucção com o sono? Se sim me manda o link por favor não consegui localizar! Obrigada!

    1. Shirley Hilgert

      Está em COLUNAS > SONO E PÓS PARTO. Veja no menu superior. Bjs

  27. Priscilla Bezerra

    Olá, boa noite! Gostei muito do texto. Tenho uma pequena de dois anos que mamou exclusivamente lm até os dois meses e continua a mamar em paralelo à alimentação sólida. Ela tem APLV, alergia à proteína de soja e também de ovo. Estou numa dieta super restrita para q a amamentação sofá em frente, mas confesso que estou ansiando pelo desmame que adoraria, fosse natural. Minha filha come variadamente fritas, legumes, verduras e carnes, mas mamá na mesma intensidade que antes de comer de Td, antes de completar um ano. Por outro lado, dos bem se estiver sem mim. Já dormiu na casa da avó por dois dias e dias noites e ficou bem, sem choro, sem tristeza, sem problemas pra dormir…. Acho q estamos caminhando para o tal desmame natural e quero muito dinamizar, incentivar o processo, principalmente pela questão alérgica dela. Enfim, se houver mais dicas além das q estão no texto, gostaria muito de saber. Um abraço. Grata pelas informações que recebo aqui pelo blog.

  28. Roberta

    Mamães estou arrasada!
    Sou mais que a favor da amamentação.
    Minha filha tem 1 ano e 11 meses e por causa de uma virose ela deixou de mamar. Foi de repente! E isso ta me deixando super para baixo. Ela amava mamar e já teve outras viroses. Fiz de tudo para ela voltar a mamar e não quer mais.
    Deus sabe todas as coisas.
    Abc.

  29. Paula Lambert

    Bom dia!!!! Tenho um filho de 2 anos e 3 meses. Ele já deu os sinais de que já está pronta para o desmame. Só que a minha mãe me disse que se passar alguns dias e ele não mamar mais não era aconselhável dar. Agora não sei o que fazer????

    Obrigada!!!!

  30. Trícia

    Olá!

    Meu filho tem 2 anos e ainda mama, e bastante, rs. Se eu deixar ele passa o dia todo no peito, eu não permito pq ai a alimentação dele vai para o beleléu.

  31. Cristina

    Adorei o post, Mas não é meu caso atual, pelo contrário, parece que cada dia ele quer mamar mais e desde sempre ele só mama em um seio e qdo estou em casa e finais de semana quer o peito a qq instante. Ele tem 1 ano e uma semana, come super bem, frutas e legumes mas sempre quer o peito. Chega a puxar minha blusa para baixo e puxa meu peito para fora e cai de boca. Às vezes evito sentar com ele, pq logo quer peito. O que faço???

    1. Rebecca

      Minha filha tem 1 e 6 meses, ela toma fórmula na creche, mas em casa e de madrugada é o peito, tbm só mama em um peito e n tem sinal nenhum de desmame, se eu trocar de roupa na frente dela já fica desesperada, mas acaba quase n comendo nada aos fds e isso me preocupa, só quer mamar e come muito pouquinho. Eu as vezes penso em desmamar por ser cansativa as madrugadas e ela ser muito apegada e após as 18 hs n fica c mais ninguém além de mim, mas n tenho coragem e isso só vai acontecer partindo dela mesmo. Mas essa parte da alimentação, o leite aí da sustenta e por isso ela come bem menos fds?

  32. Luciana

    Olá, muito bom este post! Caiu como luvas ja que estou vivendo este momento. Gostaria de saber se já foi publicado o post mencionado no final! Precisando urgente!! Obrigada!

  33. jessica

    Bom Dia
    Gostaria de saber como começo o desmame natural ?? porque minha filha tem 8 meses e não aceita outro leite … o que posso fazer preciso trabalhar

  34. Katy Castro

    Eu estou desmamando minha filha de quase dois anos e fiz um texto sobre isso no meu blog. http://docecomomel.com/desmame-mais-facil

  35. Mirian campos

    Bom meninas eu tenho 25 anos meu bebê está com 1 ano e 1mês a minha familia pega no meu pé pra mim desmamar meu bebê por que ele está se alimentando muito mal mas tambem está nacendo os dentes ele andou ate perdendo peso esse post ajudou a esclarecer muitas duvidas por que no meu coração sentia que não é hora e que havia outra solução e agora eu sei. Nas dicas de saber qndo o bebê esta pronto algumas ele apresenta mas nem tdas sao poucas as que ele apresenta entendi que ele tem o tempo dele e eu resolvi esperar.bjos

  36. Erica

    Boa tarde, adorei seu port e gostaria de receber mais dicas do desmame da madrugada.
    Estou com filho de um ano e 5 meses que acorda todas as madrugadas e esta sendo difícil tirar a amamentação nesse período. Meu filho come de tudo porem comigo tem uma certa resistência a tomar o leita na mamadeira ou copo. AS madrugadas ele chora muito e para apenas quando deixo ele mamar no peito. Não chupa chupeta e mesmo que eu ofereça água ou insista no leite não tenho sucesso. Ele chora direto e faz pirraça por aproximadamente umas 2 horas. Estou bem cansada com essa rotina. Quando ele esta com outras pessoas ele toma na boa o leite e dorme sem o peito porem comigo existe muita resistência, choro e pirraça. O meu maior problema na madrugada e não ter com quem revezar quando ele acorda chorando. Fico sozinha a semana toda com ele e isso não ajuda muito. Eu amo amamentar mas preciso impor alguns limites pois, sinto que hoje ele me faz de chupeta para dormir. bjos

  37. Elisângela Moury

    Tenho um filho de 2 anos e 2 meses. Assim como a maioria aqui, também sou cobrada pelo desmame. Desde que ele fez 6 meses, que algumas pessoas queriam que eu já desmamasse, diziam que ele era um menino saudável, forte e que não havia necessidade… que era até feio vê-lo mamando por já ser grandinho. Mas sempre disse a todos que o amamentaria até dois anos(o que achavam um absurdo). Depois que ele fez 1 ano, o pai também queria que eu tirasse ele do peito, mas nós (meu bebê e eu) adorávamos esse momento, e assim fui resistente dizendo que seria até dois anos. Chegou novembro de 2015 e ele fez dois anos, e o pai já queria que eu tirasse ele de vez. Nossa! as pessoas não entendem o que é esse momento, o que é esse vínculo. Ao fazer dois anos, ele que já mamava apenas como sobremesa (aconselhado pelo pediatra), veio após o almoço procurar o peito, e eu disse a ele que não, agora só para dormir…foi muito interessante, não esqueço aquele momento em que ouvindo o que eu dizia, ele olhou pra mim, riu, e saiu do meu colo para brincar, parecia que ele já estava esperando por isso. Desde esse dia, ele mamou fora do horário de dormir, apenas duas vezes, nem mesmo pede. Percebo diante de algumas coisas que busquei na internet, que ele está nesse processo de desmame natural, pois, mesmo a noite, ele tem dormido pouco com o peito na boca. Ele mama por um tempo, mais curto que antes, deixa, vira para o outro lado da cama e dorme, as vezes até solta o peito e pede leitinho. Observo também que ele faz mais do peito chupeta do que uma fonte de alimento. Diante do que li, vou continuar seguindo o meu sentimento de mãe, quem quiser falar, que fale, o mais importante agora é o bem-estar dele.

  38. Rosana Carvalho

    Estou muito triste, pois meu bebe de 7 meses está perdendo o interesse pelo peito, sei que fiz errado em ter que ter oferecido a mamandeira, tuve que ser internado dai minha mãe deu fórmula na mamadeira, alguém tem alguma dica p eu fazer p meu bebe voltar a querer o peito? Ele ainda mama mais e com muita insistência 😢😔

  39. Isabela

    Ooooiii, preciso de help haha
    Meu filho esta com 2 anos e 11 meses e ainda mama no peito, e acho que nunca vi esses sinais, alias, parece que ele fica cada vez mais dependente do tetê..
    O que eu faço ora incentivar ele a largar o peito?!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Isabela!
      Aqui no blog tem alguns posts que falam sobre desmame. Dê uma olhadinha no link: http://www.macetesdemae.com/?s=desmame
      Espero que ajude.
      Bjs

  40. Micheli

    Minha filha tem 1ano 11 meses e mama horrores, acorda de madrugada para mamar, até hj não percebi nenhum desinteresse da parte dela em relação a amamentação, só qd mesmo ela dorme na ksa da minha mãe, em momento algum ela pede para mama, estou com certa dificuldade em fazer o desmame, sabendo que ela come de tudo. Realmente não sei o que fazer! Help please!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Micheli!
      O post em que falo sobre o desmame do Caê pode te ajudar. Segue o link: http://www.macetesdemae.com/2016/02/sobre-o-desmame-do-cae.html
      Bjs

  41. Lilian

    Ola! Me Ajude por favor!
    Minha filha tem 10 meses, a um mês mais ou menos ela diminuiu muito as mamada (só mamava um pouquinho anoite e um pouquinho de manhã) ela chupa o dedo, pra dormir ela quer só o dedo! E hoje vai fazer 3 dias que ela não quer nem saber de peito! Ela MORDE, ai inves de mamar!
    Isso é o desmame? Estou super insegura de tirar o peito na hora errada! Mas estou sentindo que ela não quer mais!
    Vou parar! Me de sua Opinião por favor!

  42. Dyenifer Johanson

    Ola, eu venho aqui para pedir ajuda, tenho uma bebe que vai fazer 1 ano em outubro, ela mama somente em mim, eu queria amamenta-la ate 2 anos pelo menos, mais ela esta mordendo no meu peito, e o pior é que acho que ela não gosta de leite nenhum, ja tentei vario e em todas as formas, no copo de vidro, no copo de canudinho, na mamadeira, chuquinha, colher, eu não sei o que fazer, estou muito triste, mais não consigo amamentar mais, e eu queria um desmame tranquilo, amamentação em meu ponto de vista tem que ser algo prazeroso, e isso esta me deixando muito frustada, triste, sem motivação.

    Se vc poder me ajudar ou saber de quem possa, eu ficaria muito contente.

Deixe seu comentário