Por que as sonecas são tão importantes e como estabelecê-las

soneca de bebeMamães, é com imenso prazer que trago para vocês mais uma novidade muito bacana e extremamente útil do Macetes de Mãe. Hoje, tem início aqui no blog, a Coluna Sono e Pós-parto, que será escrita pela consultora de sono materno & infantil e doula pós-parto Marcia Horbacio.

A coluna Sono e Pós-parto será mensal e publicada toda primeira sexta-feira de cada mês.

Espero que vocês aproveitem muito as contribuições da nossa nova colunista (tenho certeza absoluta que sim) e à Márcia eu deixo aqui o meu desejo de muito sucesso!

Por que as sonecas dos bebês são tão importantes e como estabelecê-las

Por Marcia Horbacio

Olá mamães, como estão? Sou uma colabora antiga do blog, pois já contribuí dando dicas através de vários outros textos, mas hoje estou aqui em uma situação especial: escrevendo o primeiro post da coluna Sono e Pós-parto.

Através dela, irei apresentar a vocês dicas e informações importantes e úteis no que diz respeito ao sono de bebês e crianças e, também, aos cuidados no período de pós parto.

Para esse primeiro texto, selecionei um assunto muito importante e que gera muitas dúvidas e angústias nas mamães: as sonecas diurnas, sua utilidade/importância e como estabelecê-las no dia a dia do bebê.

Entender as necessidades de sono diurno do seu filho pode ser mais confuso do que entender as do sono da noite. E isso se torna mais difícil ainda se o seu bebê tiver cólicas e/ou refluxo, porque fica fácil confundir os sinais de sono com os desconfortos abdominais que esses bebês sentem.

É difícil entender os horários que eles sentem sono e também entender porque, ao parecerem exaustos, eles se recusam a dormir. E, ainda, por que quando finalmente dormem, depois de uma hora de colo, acordam em trinta minutos. Isso faz sentido? Nenhum.

O sono do dia não só leva mais tempo para ficar estável do que o sono da noite como também tem uma função diferente da do sono noturno. Até a soneca da manhã tem uma função diferente da soneca da tarde. Na soneca da manhã se percebe mais sono REM, o sono chamado em inglês Rapid Eye Movement, que é estágio do sono em que sonhamos e que está relacionado com o crescimento e a maturação do cérebro, enquanto na soneca da tarde está mais presente o sono Non-Rem, estágio do sono em que ocorre a restauração das energias físicas e emocionais. Agora, você percebe porque o sono da tarde não substitui totalmente o sono da manhã?

Nesse artigo, vou ajúdar você a entender quais as janelas de sono para cada idade (janelas de sono são os intervalos entre períodos de sono ou seja, o tempo que o seu bebê consegue ficar acordado entre os períodos de sono contando dia e noite) e a importância delas para o sucesso de um dia cheio de boas sonecas. Aqui vão as fórmulas do tempo acordado por idade:

0 a 1 mês – Tempo que o bebê consegue ficar acordado = Duração da última hora de sono até no máximo 40 minutos.

Veja o exemplo para entender melhor: O bebê dormiu de manhã das 9:00h às 11:00h. Coloque ele de novo para dormir a próxima soneca às 11:40h. Recém-nascidos raramente ficam acordados mais do que o tempo necessário para mamar e ter a fralda trocada.

1-2 meses – Tempo acordado = Duração da última hora de sono até no máximo 40-60 minutos

Um exemplo para você entender melhor: Um bebê de 2 meses que dormiu 1 hora na soneca anterior consegue ficar acordado depois dessa soneca outros 60 minutos. Mas se a soneca anterior foi de 30 minutos apenas, não insista em deixá-lo acordado pelos mesmos 60 minutos! Coloque na cama 30 minutos depois porque é o mesmo tempo que ele dormiu na soneca anterior. Então, concluindo: Se ele dormiu por exemplo de 9:00h às 9:30h, ele vai ter que ir para a cama de novo às 10:00h.

2-3 meses – Tempo acordado = Duração da última hora de sono até no máximo 60-80 minutos.

De novo um exemplo: Ele dormiu das 9:00 às 10:00. Vai dormir de novo às 11. Se dormir de 9:00 às 9:45, por exemplo, ponha na cama de novo 45 minutos depois.

Nessa idade, se o bebê dormir menos de 45 minutos você deveria tentar esticar a soneca, se preciso embalando, segurando, ninando, etc, para que a soneca dure pelo menos 45 minutos. Mas se não adiantar (como na maioria das vezes acontece), apenas calcule o tempo que ele vai poder ficar acordado pela duraçao da última hora de sono em vez de tempo máximo acordado para a idade dele.

3-4 meses – Tempo acordado = Duração da última hora de sono até 60-90 minutos.

Exemplo: Ele dormiu das 9:00 às 11:00. Deve ir dormir de novo às 12:30. Ele dormiu de 9:00 às 10:00. Deve ir dormir de novo às 11:00.

4-6 meses – Tempo acordado = Duração da última hora de sono até no máximo 1h15min até 1h45min.

Exemplo: Ele dormiu das 9:00 às 10:30. Deveria ir dormir de novo às 12:00.

Sei o que você está pensando: Mas se eu colocar meu bebê de 6 meses para dormir 1:45h minutos depois que ele acordar, ele vai resistir até o ponto de ficar exausto e com certeza isso não vai acontecer, só vai causar mais estresse. Pode ser. Essas orientações não são para todos, elas foram estabelecidas levando em conta pesquisas que foram feitas com essas idades com bebês que dormiam bem durante o dia. Mas pode, realmente, não ser o caso do seu bebê, portanto, o maior indicativo da janela de sono do SEU filho é o comportamento dele. Assim, a minha sugestão é que você combine as duas coisas, a informação acima e o comportamento do bebê, pois isso vai ter dar uma boa idéia do que ELE precisa.

6-8 meses – Os períodos de tempo acordado podem ser mais longos , perto de 2.5h sem que os bebês fiquem super cansados e desde que as sonecas não sejam muito curtas. A primeira soneca do manhã ainda ocorrerá um pouco mais cedo (2 horas) .

8-10 months – Tempo acordado – 2 a 3.5 horas. Normalmente 2h-2.5h são os intervalos entre o primeiro despertar e a primeira soneca, do despertar da primeira soneca para a segunda e da segunda para a terceira. Quando os bebês não dormem mais a terceira soneca, os pais devem adiantar a hora da cama e esse intervalo entre o fim da segunda soneca e a hora da cama não devia passar de 3.5h.

Daí para a frente o intervalo não varia mais tanto, fica na média de 3h-3.5h até a criança chegar na fase dos 13-18 meses quando elimina a soneca da manhã e consegue ficar acordada períodos mais longos.

Além das janelas de sono, o modo como você coloca o seu bebê para dormir influencia na qualidade do sono diurno também. Sei que ás vezes é necessário embalar o seu bebê para dormir (sob pena de não conseguir que ele tire nem uma soneca sequer!) mas deixar ele dormir com balanço o tempo todo pode impedir que a criança transite entre os ciclos de sono mais leves para os ciclos mais profundos. Assim, a dica é: comece um processo lento para mudar isso, reduzindo o balanço à medida que o segura e até que ele durma sendo segurado e não balançado e aí passe para a outra fase que é colocar no berço ou na caminha que você escolheu para o seu filho.

No próximo artigo, vamos falar de como fazer o seu bebê dormir melhor de dia sem usar técnicas de treinamento de sono. Por enquanto, até o próximo artigo, siga as orientações sobre as janelas de sono, sempre levando em conta o comportamento do SEU bebê. Lembre que as janelas mudam constantemente e que quando o bebê muda suas necessidades de sono de dia isso pode influenciar o sono da noite. Se possível, vá trabalhando para reduzir o movimento na hora das sonecas também. Boas sonecas para todos!

Colunistas MdM Marcia- sono. - NOVO 25.08cdr

 

66 comentários

  1. Jacqueline

    Amei essa nova coluna do blog! Parabéns pela iniciativa!

  2. Paula

    Nossa, ótima coluna!!! Já estou ansiosa aguardando a próxima!!!
    Parabéns!

  3. Karime

    Amei o texto e aguardo ansiosamente o próximo!

    Me restou uma dúvida… meu bebê tem 2 meses e meio e dorme muito bem a noite, de 20 hs às 7 e pouco do dia seguinte, acordando uma vez apenas para mamar. Se eu começar essa rotina de sonecas diurnas como vai ficar o sono da noite? Vale a pena assim mesmo? É que li em outras fontes que nessa idade um bebê deve dormir, considerando o sono noturno e sonecas diurnas, até 14 horas nessa idade, e com sonecas diurnas mais o sono da noite vai ultrapassar bastante as tais 14 horas…

    Bjs!

    1. Marcia Horbacio

      Para entender as necessidades de sono do bebê, as tabelas nos dao uma idéia do que é necessário para cada idade mas o que vai realmente determinar as horas que o bebe precisa e como esta o humor dele. Se ele estiver alegre, de bom humor, ele muito provavelmente esta dormindo o suficiente. Se estiver irritado, chorando, pode estar precisando de mais sono.

  4. Lili

    Adorei!!!!

    Preciso muito de uma consultoria no sono do meu filhote. Onde posso encontrar o email e/ou skype da Márcia?

    Ansiosa pelo próximo post!

    1. Macetes de Mãe

      Olá Lili! Que bom que gostou. O e-mail da Márcia é: nanniesanddoulas@live.com
      Beijos!

  5. Pâmela

    Adorei as dicas! Vou seguí-las com a minha bebê de 6 meses que está com dificuldades para tirar as sonecas diurnas. Às vezes chega a cochilar só 10min e depois no final do dia fica muito cansadinha e com dificuldades para dormir à noite.

    Ansiosa também para próxima coluna! Parabéns.

  6. lidiane tavares
  7. Cleide

    Excelente artigo! Tenho apanhado bastante na matéria SONO DIURNO! rs! Que venha o próximo artigo! Parabéns!

  8. Janaina

    Muito bom mesmo este texto. As vezes pensamos que o bebe esta dormindo muito quando na verdade tudo tem uma explicação logica…muito obrigada!

  9. Nathalia

    Adorei a coluna! Principalmente por eu ser mãe de primeira viagem. Qual email da márcia? Obrigada

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que gostou Nathalia!! O e-mail dela é: nanniesanddoulas@live.com
      Beijos

  10. Lilian Bezerra

    Amei a coluna!! Vai ser muito util aqui em casa!

  11. Bruna Coimbra

    Olá, gostaria de saber mais a respeito do atendimento personalizado da Márcia Horbáto. Como faço?
    Desde já, obrigada!

    1. Macetes de Mãe

      Olá Bruna! Entre em contato com a Márcia pelo e-mail: nanniesanddoulas@live.com. Beijos!

  12. Carol Gonçalves

    Qual é o contato de Marcia?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Carol! Entre em contato pelo e-mail: nanniesanddoulas@live.com Beijos

  13. Juliana

    Parabéns pela nova coluna!
    Estou com um pequeno probleminha em casa, minha pequena, de 26 meses está de férias, apesar de mantê-la em atividade o dia todo, com intervalos para comer e soneca de 1h, ela está dormindo muito tarde (depois das 23h) e acordando no seu horário normal 8:30h/9:00h. Estou mantendo a rotina, como quando ela está na escola, mas, em vão. O que fazer para que a rotina de sono volte ao normal, estou preocupada pois ela está dormindo pouco para a idade. Obrigada!

    1. Marcia

      Ola, eu precisaria de mais informaçoes para te aconselhar melhor mas seria ideal vc procurar firmar um horario de dormir e ser regular com o horario, nao esperando que ela fique com sono ou super cansada mas mantendo sempre o mmesmo horario, instituindo um pequeno ritual que vai acontecer todo dia, assim ela ja sabe que é a hora. Evite TV e aparelhos eletronicos 1 hora pelo menos antes da cama.

  14. Louise

    Assunto muito pertinente! Assim percebi que o soninho diurno do meu filhote tá todo errado! :(
    Vou colocar em prática as dicas!

  15. Ana Kelly Cechinatto

    Parabéns Shi por mais esta coluna!!!
    Márcia, adorei o texto! Estamos com dificuldades em casa com o sono da nossa Alice de 1a3m. Vou acompanhar suas dicas!
    Abraço.

  16. Juliana Lara

    Muito interessante! Eu achava que se o bebe dormisse muito de dia não dormiria bem a noite. Mas pelo visto várias sonecas durante o dia são necessárias e não interferem o sono noturno. Certo? Abs.

    1. Marcia Horbacio

      E claro que se o bebê dormir muito mais do que precisa durante o dia pode sim interferir no sono da noite. Você precisa ver qual a necessidade do seu bebê mas na verdade, bom sono de dia gera mais sono de noite.

  17. Mariana

    Excelente artigo! Meu bebê tem 4 meses e uma dificildade enorme para dormir de dia. Cochila 20 min e acorda…

    1. Marcia Horbacio

      OI Mariana,

      Seu bebê não´é exceção, muitos bebês nessa idade fazem isso. Agora você sabe que se ele dorme só 20 minutos, precisa ser colocado para dormir mais vezes por dia, certo? Cuide para que o ambiente de sono esteja adequado, ( não muito frio, não muito quente, escurinho, aconchegante) coloque na cama sempre na mesma hora a noite ( para dar uma forcinha para o relógio biológico funcionar bem!) e tente esperar um minutinho antes de correr para pegar no colo, para ver se volta a dormir.

  18. Bruna Coimbra

    Olá, estou interessada no atendimento personalizado da Márcia.Como faço?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Bruna, entre em contato com ela pelo e-mail: nanniesanddoulas@live.com. Beijos

  19. Cintia

    Adorei a matéria estou com dificuldade com meu bebê de 1 ano e 4 meses.
    Não dorme durante o dia.
    Exausto dorme depois das 18 e na hora de dormir msm não quer de jeito nenhum.

    1. Marcia

      Se ele não dorme o dia todo, é compreensível que tenha muita dificuldade de relaxar para dormir a noite. Procure pensar sobre o ambiente de sono de dia como é para ver se pode melhorar, ( muito claro, muito barulho, muito calor, muito frio). Se for muito barulho considere usar o ruído branco. Procure ver a razão porque isso está acontecendo, já que o sono do dia tem uma função diferente do sono da noite e o bebê precisa muito das sonecas. Ele pode estar tão exausto pela falta de sono diurno que adormece de exaustão e pode passar a tarde bem cansado. Agora que você conhece as janelas de sono, preste atenção nelas e não perca principalmente a da manhã. Fazendo a soneca da manhã na hora certa, ele pode conseguir dormir durante o dia. Se perde essa janela, pode ter dificuldade o dia todo. Boa sorte!

      1. Marcia Horbacio

        Uma coisa mais: preste atenção porque estando com 16 meses ele pode estar em transição para uma soneca apenas. Se for isso, ela precisa acontecer no meio do dia. Ou seja, se ele acorda às 6 da manhã e vai para a cama às 6 da tarde, o meio do período seria meio-dia. Devia estar indo para a soneca ao meio-dia. No entanto se ele dorme bem a soneca, vai começar a ir dormir um pouco mais tarde. Abraços

  20. Caroline

    Adorei! Meu bebê tem dois meses e não cochila de dia, desde recém nascido é assim! No máximo uns 20 minutos pela manhã e outros 20 a tarde. Não sei o que fazer!

  21. Ana

    Amiga querida, parabéns pelo texto e pela estréia. Um super sucesso nessa conquista!!!!

  22. talita ponce

    Amei o artigo…com certeza ajudará muito!!!! Minha bebê luta com o sono, mas estou insistindo e está dando certo…

  23. Francine Gertner

    Gostei muito da matéria, escrita de forma objetiva para nos mamães .
    Realmente compreender a rotina do sono nao esta sendo fácil. E notei mesmo que a maior dificuldade p minha bebe de 3 meses e durante o dia!!
    Aguardando a próxima pastagem!!

  24. Renata

    Adorei!!! Ansiosa pelos próximosj!

  25. Sandra

    Gostei do post mas sou difícil para entender kkk meu BB tem 1 mês e dorme de dia e noite, não entendi a janela para ele, como colocar para dormir? Desculpe minha ignorância ;)

    1. Marcia Horbacio

      Nessa idade eles normalmente precisam dormir de hora em hora, ou seja o tempo acordado é o tempo de mamar, trocar fralda, arrotar e dormir de novo. O que eu digo é que se ele não dormiu mais que 20 minutos na soneca anterior, pode não aguentar 1 hora sem dormir, você deve prestar atenção se 20 minutos depois que acordou já não precisa voltar a dormir, já que a soneca anterior foi de 20 minutos. Abraços

  26. Vanessa

    Sono é um assunto inesgotável e, ao meu ver, algo extremamente difícil de lidar. Minha filha tem 05 meses e não consigo fazê-lá dormir sem estar perto de mim, é uma angústia sem fim

  27. Daiane

    Tenho uma dúvida. Meu filho nunca dormiu muito no primeiro ano de vida. Os horários dele de sono durante o dia duravam no máximo meia hora a cada 6h. Isso atrapalha o desenvolvimento dele?

  28. Marcela

    Esse blog tem me ajudado muitíssimo!!!
    Obrigada por mais essas informações! Abraços

  29. Flavia

    Ótima coluna! Queria saber qual deve ser a duração máxima de uma soneca? (Se o bebê não acorda após esse tempo devemos acordá-lo?).. E com relação ao sono noturno: qual é um horário bom pra colocar o bebê pra dormir e pra acordar? Ahhhh, meu baby tem 4 meses (mas é prematuro) então devo considerar a idade corrigida??

  30. Marina

    Minha filha ten 3 meses e dorme muito pouco de dia. No máximo 40 minutos. Mas a noite dorme de 8 a 10 horas seguidas.
    A

  31. vanessa

    bom dia.. eu to ficando maluca com meu baby que vai fazer 5 meses amanhã..
    Ele dorme no berço tenho colocado ele no primeiro sinal de cansaço p dormir em torno das 21h a 2130.. mas ele a partir das 18h mama soh no seio de hora em hora até a 1;da manhã. . Dai acorda fica ateh as 3 querendo sacanagem.. dai mama de novo e dorme ate as 5.. chora que quer bico dou o bico e dorme ate . As 830.. acorda mama e cochila no max 130 de manhã e umas 2 hr a tarde mas pingados.. a noite tb o mesmo..
    Já não sei mais o que fazer pq o que me mata além das mamadas de hora em hora eh essa acordada da 1as 3 da madrugada… pra papo pq se ficasse quieto.. nao… chora quer sair do berco.. bater papo..Não sei mais o q fazer…
    Outra coisa é que eu usava uma luz azul no abajur e agora meu marido disse que viu um artigo cientifico que a luz azul prejudica… e agora que cor usar?!?!

  32. Alexsânia

    Ótimo texto. Também tenho dificuldades com as sonecas diurnas da filha de sete meses, mas desde recém nascida não dorme muito durante o dia, as sonecas são de no máximo 45 minutos.

  33. Lucas

    Maravilha! Texto muito bom!!

  34. Aline Brenteganj

    As sonecas que acontecem no carrinho ou no sling tbem valem pra essa contagem de sonecas diárias? Minha bebê de 2 meses e meio só pega no sono com o peito na boca (e acorda assim q tento tirar) ou qdo saio com ela pra andar no carrinho ou sling. Vale tbem?

  35. Isabelle Oliveira

    Adorei o post, e vou seguir, ou pelo menos tentar seguir as dicas, mas eu queria saber quantos minutos ou hora deve durar as sonecas do bebê? Tenho um bebê de 5 meses e percebo que o tempo das sonecas variam muito.

  36. Paula

    Amei o post! Super útil para mim, que tenho uma filha de 2 meses! Estou ansiosa pelo próximo! Parabéns!

  37. Aline

    As sonecas feitas em sling e no carrinho tbem conta como esse sono bom pros bebes? Minha filha só tem dormido no peito ou no sling ou no carrinho. Ela descansa mesmo assim?

  38. Rubia

    Parabéns pela matéria!! Simplesmente fantástica….

  39. kerolin

    oiii meu bebe tem 5 messes eu não tenho dificuldade de ele dormi de tarde , dorme varias vezes, em intervalos curtos e as vezes longos, o problema é a noite ele acorda varias vezes, e chorando se não dou peito ele não dorme de novo ..to ficando louca com noites mau dormidas o que faço?trabalho das 7:00 as 17:00 estou me esgotando rsrsr…

  40. kerolin

    oiii meu bebe tem 5 meses e eu não tenho dificuldade com o sono do dia dele ele ate dormi varias vezes ao dia , sonecas longas e as vezes curtas.. o problema esta a noite ele acorda varias vezes e quer mama se eu não dou peito ele não dorme, e chora.. o que eu faço ta difícil fazer com eu ele durma mais tempo anoite…me ajude…

  41. Daniele

    Excelente artigo. Gostaria de saber se o próximo já saiu? E se não, quando sairá? Quero muito acompanhar esse tema. Parabéns!!!

    1. Macetes de Mãe

      Olá Daniele!
      Saiu o artigo sobre a transição das sonecas, confira aqui no link: http://www.macetesdemae.com/2014/08/transicao-das-sonecas.html
      Que bom que gostou, continue acompanhando. Bjss

  42. Erika

    Adorei a coluna mas não achei o artigo que comenta sobre técnicas para fazer o bebê dormir melhor de dia. Ele foi postado?
    Abcs

    1. Shirley Hilgert

      foi sim. dá uma olhada em bem estar > sono/descanso. bjs

  43. Nanci

    Minha filha está com 06 meses e desde que aprendeu a ficar de bruços tem acordado várias vezes durante a noite pois muda de posição e não consegue voltar. Alguém passando por isso, alguma dica? Tenho ensinado ela a voltar para posição barriga pra cima durante o dia, mas ela ainda não consegue.

  44. Adriana

    Meu filho de 09 meses quase não dorme durante o dia. E quando dorme, a soneca dura no máximo 30 minutos. Aí chega 18:00 ele já está chato e mal humorado. Não sabemos mais o que fazer pra ele dormir um pouco mais durante o dia. Se alguém tiver uma dica…agradecemos

  45. Daniela

    Bom dia!
    Nesse artigo a Marcia comenta sobre o próximo artigo, mas não encontrei ele no blog….
    Vc pode me passar o link?
    Amo seu blog!
    Abraços

  46. Lívia

    Ola Marcia… Adorei o post. Tenho um bebê q completou 2 meses e briga mto com o sono de dia… Nao consigo fazer com q tenha sonecas tão regulares assim… Qdo dorme de dia é uma benção… Mas dorme as vezes uma soneca de 3 hs e depois mais uma soneca de 1 h. Asdim tb é validou ou enfluencia no sono da noite?

  47. lolola

    Ótima leitura. Estou com a consciência tão pesada. Meu bb fez 8 meses e ahora sei o quanto errei. Privava ele de sono diurno tentando não atrapalhar o sono noturno. Quanta insegurança da minha parte.

  48. Marcela

    Adorei o tema pois tenho um bebê de quase dois meses que tira sonecas de 40 min e as vezes 1h 1:30 e várias vezes ao dia e estava preocupada pois sempre achei que bebê nessa idade dormia 3hs seguidas.

  49. emeline

    OLÁ,
    foi ótimo ler esse post.. porém me deixou um pouco preocupada.. pois minha bebê que fará 4 meses na prox. Semana, dorme mal durante o dia… no colo, chega fazer 1h.. se coloco no berço, carrinho ou sofá ela desperta e não dorme mais… estou desesperada pois sei que bebes devem dormir mais.

  50. Carol

    Gostei muito deste tema !
    Mas senti falta de falar dos maiores ! Rsrs
    Minha filha tem 1 ano e 4 meses e ainda dorme de manhã e de tarde
    Devo impedir que durma de manhã ??
    Ela acorda muito cedo , nunca dormiu as tão famosas 12 horas noturnas , nunca !
    Dorme de 20:30 às 06h
    Muitas vezes já acorda cansada e quer dormir de novo 20:30h
    Quais dicas vc pode me dar ?

  51. Nara

    Adorei as dicas, já estou praticando, mas tenho uma dificuldade em fazê-lo dormir durante o dia. O vejo cansado e com sono, mas às vezes insiste em não dormir. E qd dorme, às vezes dura uns 20 minutos… Como faço pra ele dormir mais??

    Ansiosa para o próximo post!

    Abraços

  52. leide

    Olá, amei o site meu bebê fará 7 meses, qual a duração ideal de cada soneca?

    Obrigada!

Deixe seu comentário