Transição das sonecas

Hoje, mais uma vez, quem irá falar com vocês é a consultora em sono materno-infantil e doula pós-parto, Márcia Horbácio. Nessa sua segunda participação na coluna Sono e Pós-parto, Martha aborda um tema que costuma gerar muitas dúvidas entre as mães: a questão da transição nos padrões de sono das crianças. Ou seja, quando a criança abandona uma ou outra soneca, quando passa a dormir menos, quando muda seu horário de sono, entre outras mudanças.

Com vocês, mais um texto rico e claro da Márcia. E quem quiser ler os demais textos já publicados na coluna Sono e Pós-parto, é só clicar no menu Colunas > Sono e Pós-parto. Boa leitura!

transicao das sonecas

Photo Credit: dontshoot.me! via Compfight cc

 

Transição das sonecas

Por Márcia Horbácio

Olá mamães, hoje, estou aqui de novo  para falar sobre sono e nosso assunto será a transição nos padrões de sono das crianças de zero a quatro anos de idade. Conhecer as necessidades de sono do seu filho e como essas necessidades mudam no decorrer dos meses e anos é fundamental para a saúde do sono do seu bebê e a tranquilidade da família.

Toda mãe sabe o quanto as sonecas diurnas são importantes e que a falta delas,  ou o atraso na hora de colocar a criança para dormir, podem significar um bebê de mau humor, bastante irritado e, por vezes, incapaz de adormecer de noite sem ser excessivamente embalado ou balançado. Assim, por saberem da importância  desse soninho, é comum elas se sentirem  perdidas quando os bebês começam a mudar os horários que tem sono ou começam a recusar uma soneca ou outra, mas também é importante destacar que as modificações no sono podem ser causadas por uma etapa normal do desenvolvimento da criança, que faz com que ela passe a dormir mais horas ininterruptas à noite e menos horas durante o dia. Ou seja, cada caso é um caso e vamos falar sobre vários deles abaixo.

No início, quando o bebê é muito novo, não se vê padrão de sono nenhum e o recém-nascido dorme de 16 a 18 horas por dia, não conseguindo ficar acordado mais de um hora.

Uma das primeiras transições que acontece  é a mudança de um padrão de múltiplas sonecas para um de 3 sonecas por dia.  Isso acontece com bebês por volta dos 2-4 meses (sim, varia muito). Essa  transição normalmente é  mais tranquila, o bebê passa a dormir um pouquinho mais na segunda e  terceira sonecas  e elimina a quarta e a quinta (quando existem) com relativa facilidade. Por volta dos 2-3 meses, já é possível identificar a hora da soneca da manhã, a a hora da da tarde e a hora da do começo da noite.

O padrão de três sonecas é mantido até por volta dos 7-8 meses de idade (alguns bebês de 9-10 meses ainda fazem três sonecas), quando o bebê começa a recusar a terceira soneca, aquela do finalzinho da tarde,  dormindo um dia sim, outro não, e confundindo muito a mamãe! A situação pode ficar difícil se a mamãe não perceber o que essa recusa significa e acabar mantendo a mesma hora de dormir à noite,  porque nos dias que ele dormiu duas sonecas apenas, ele  acabou ficando com uma janela muito longa entre a segunda soneca  e a hora de dormir à noite, ou seja, nesse dia ele poderia ter ido para o berço, para o seu soninho da noite, mais cedo.

E como ajudar o bebê a passar por essa fase suavemente? Primeiro, aprenda a identificar se o seu bebê está mesmo passando por essa transição. Ele deve estar se ele tem mais de 6 meses e começou a dormir duas sonecas num dia, três sonecas no outro,  e algumas vezes essa transição é caracterizada também por uma alteração no sono da noite.  Nos dias que dorme duas sonecas ele fica bem cansado na hora de dormir, mas apesar de todas as tentativas da mamãe,  recusou a terceira soneca. Outros dias ele ainda dorme a terceira soneca e acaba ficando sem sono na hora de dormir.  Assim que a mãe identificou isso, a primeira coisa a fazer é flexibilizar a hora da cama, tornando o horário de dormir à noite mais cedo nos dias de duas sonecas e um pouco mais tarde no dia que ele ainda dormiu três sonecas. Devagar, o sono do bebê vai ficando mais regular e se estabiliza nas duas sonecas. Em alguns casos, a hora da cama até pode voltar a ficar no horário de antes, porque o bebê já consegue ficar acordado mais tempo entre a soneca da tarde e a hora de dormir.

Entre 13-18 meses a maioria das crianças elimina também o soninho da manhã e fica só com o da tarde. E, novamente, essa nova fase  de transição vai mudar a rotina e o bebe vai ter dias em que dorme duas sonecas e dias em que dorme apenas uma  (nesses dias pode ficar muito cansado na hora de dormir e até querer ir para a cama à noite muito mais cedo.).

Assim que perceber que seu bebê está lutando contra a soneca da manhã (ou a da tarde, ficando só com uma soneca no dia)  tente ajustar a soneca da tarde para um pouco mais cedo. Se ele ia para a cama à tarde ao meio-dia e meia, por exemplo (e não está dormindo de manhã), coloque esta única soneca que acontece ao meio-dia e meia  para as dez e trinta  da manhã nos primeiros dias (não esquecendo de ajustar a hora de dormir para mais cedo). Depois, comece fazendo essa soneca às  onze horas, depois  as onze e trinta e, assim, vá até que esta soneca da manhã atrasada vire a soneca da tarde.

E jamais esqueça de ajustar a hora da cama também. Lembre-se que se o bebê est;a dormindo menos de dia, deve precisar ir para a cama mais cedo à noite. Também não se espante se durante essa transição ele acordar mais cedo de manhã, mas lembre-se: isso tudo é uma fase, o bebê vai se ajustar e a rotina vai voltar a ficar estabelecida.

E quando as criancas entre dezoito meses  e dois anos e meio  começam a se recusar a dormir de tarde e parecem não precisarem mais de sono durante o dia. O que nos devemos fazer?

Primeiro, saiba que isso É bastante comum nessa faixa etária. Segundo Jodi Mindell, Ph.D, professora de psicologia da St.Josephs University, na Filadelfia, “Crianças nessa fase estão passando por uma maratona de desenvolvimento, tanto intelectualmente quando fisicamente, e nesses casos o sono é a única maneira de restaurar o organismo e mante-lo equilibrado.”. Ou seja, ele segue sendo importante e a mãe deve fazer o possível para ajudar o filho a seguir com essa soneca da tarde.

Na tentativa de manter esse sono de tarde por mais algum tempo a mãe pode:

  • Fazer uma mudança no ritual de sono para que ele pare de lutar contra aquele ritual que esta acostumado. Ex: Se você sempre vai para cama, dá de mamar e deita ao lado dele e ele agora quer brincar, passe a fazer um ritual que inclua uma brincadeira calma ou uma leitura mas diga que depois da leitura vocês vão dormir.
  • Explicar  a ele que a hora da soneca e inegociável. Se ele está numa caminha e não no berço, a mãe deve levá-lo  de volta à cama quantas vezes forem necessárias.
  •  Ver  se o quarto pode ficar ainda mais escuro do que já era antes.
  • Considerar  usar o ruído branco porque algum barulho que antes não o incomodava agora pode estar tornando o relaxamento dele mais difícil
  • Tentar mudar o horário da das sonecas porque, talvez, ele apenas precise dormir das duas às quatro em vez de logo depois do almoço (ou vice versa, ou seja, talvez você deva adiantar um pouco o horário).
  • Verificar  se é possível acordá-lo de manhã uma meia hora mais cedo e manter a hora de dormir à noite a mesma de sempre.
  • Procurar incluir um tempo maior do dia para ele, se isso for possivel, de preferência incluindo uma brincadeira nova no ambiente de dormir.
  • Se possivel, colocar a criança para fazer um esporte aquático de manhã, pois exercícios na água ajudam a induzir o sono.
  • Se ainda assim , depois de todas essas tentativas, a criança continuar recusando o sono de tarde, insistir  que ele deve, pelo menos, descansar e manter o horário da soneca como horário de descanso , na cama, onde ele poderá não dormir, mas terá que descansar todos os dias na mesma hora.

E o mais importante: se o seu filho tem menos de dois anos e meio,  é bastante improvável que ele realmente possa ficar sem esse sono de tarde,  portanto não desista. Encare como uma fase e continue tentando todos os dias, porque ele vai voltar a dormir. Apenas descubra a nova maneira que ele deseja adormecer.

Veja abaixo um estudo feito pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, que nos prova a importância do sono diurno para as crianças:

http://www.colorado.edu/news/releases/2012/01/03/nap-deprived-tots-may-be-missing-out-more-sleep-says-new-cu-led-study

Ainda, procure estimular  a soneca da tarde até quando o seu filho quiser. Se ele tiver 4 anos e ainda quiser dormir de tarde (desde que isso nao prejudique o sono da noite para ele), converse com a a escola e veja se é possível manter esse soninho.   Ajude o seu filho a ir para a cama quando ele está cansado e não super cansado.  Se ele deseja, de ao seu filho o sono que ele merece. Sono é saúde!

Colunistas MdM Marcia- sono. - NOVO 25.08cdr

 

39 comentários

  1. Júlia

    Minha filha está com 2 meses e desde os 21 dias não dorme mais durante o dia. Passa o dia muito irritada. Sirene por volta das 18h e acorda às 5h, com um intervalo para mamar. Já tentei atrasar o horário de dormir, mas não resolveu. Vc tem alguma dica pra me ajudar? Bjs

    1. Marcia

      Oi Julia, olha no caso da sua filhinha eu precisaria de muito mais informação para aconselhar. Na idade dela ela deveria estar dormindo pelo menos 15 horas num período de 24 contando dia e noite, sendo 10 de noite ( mesmo interrompendo para mamar claro) e pelo menos 5 horas de dia.

      Você deve ser bem consistente e colocar para dormir todo dia na mesma hora no quarto mais escuro e silencioso e não desistir de tentar sempre na mesma hora.

  2. Liliane

    Senti um buraco de idade… E entre 2 anos e meio e 4 anos? Entendi que se o filho ainda quiser dormir até 4 anos, manter a soneca. Mas e se não quiser dormir? Sugere-se manter o descanso/soneca ou tudo bem já eliminá-la da rotina? E se o filho não quiser dormir? E quando começa a querer dormir muito mais tarde que o habitual (20hrs sempre foi o máximo tolerável aqui em casa).
    Obrigada!!

    1. Marcia

      Oi Liliane, até os 2.5 anos você deve insistir. Ajuste os horários, talvez tentando ver se ele dorme mais tarde , por exemplo. Se costumava dormir logo depois do almoço, tente entre 2horas e 4 horas da tarde para ver se mais tarde funciona. . Modifique alguma coisa no ritual antes da soneca, enfim, continuar insistindo porque pode ser uma fase. Agora, com a criança entre 2.5 e 4 anos, pode ficar mais difícil insistir, embora você ainda deve tentar estimular o sono e não desistir facilmente.Se não resolver, ainda assim você pode promover a hora do silêncio, que é uma hora de ficar quietinho, lendo um livro. Assim, a mente naõ descansa mas o corpo sim. Já é alguma coisa.

  3. Martha

    Amei o post de hoje. Parabéns

  4. Mauren

    Gostei das dicas.
    Meu filho tem 2 anos e faz a soneca dele ao meio-dia.
    Com que idade a maioria das crianças pára de dormir de dia?
    Bjs e obrigada.

    1. Marcia

      Maureen, normalmente entre 3.5 e 5 anos, mas isso realmente varia muito. Você deve estimular o soninho da tarde até o máximo que puder. Se ele tiver 6 anos, gostar de tirar uma soneca a tarde e isso não estiver prejudicando o sono da noite, deixe ele dormir.

  5. Patricia

    Minha bebê de 7 meses e meio e dorme muito ainda durante o dia (e tb a noite toda), faz por volta de 4 sonecas, num total de mais ou menos 4 horas durante todo o dia, achei q ela deveria diminuir essas sonecas… fico preocupada de ela dormir tanto, será normal isso? Os pediatras dizem que sim, que cada bebê é diferente… mas eu acho estranho…

    1. Marcia

      Patricia, quatro horas por dia é um pouco acima da média sim mas nada demais. Se ela dorme bem de noite, então ótimo.

  6. Fernanda

    Oi, gostei muito do post mas tenho uma duvida…minha filha começou a ir para a escolinha no período da tarde e lá ela não faz a soneca (e não fica sonolenta). Em casa ela dormia durante duas horas à tarde. O que devo fazer? Ela está indo para a cama maos cedo, mas continua acordando tardr (10 da manhã) o que impossibilita ima soneca matinal. O que faço?

    1. Marcia

      Fiquei em dúvida da idade dela para poder responder.

  7. mariella

    Oi Márcia, minha filha sempre teve uma rotina muito boa, ela tem 11 meses e 20 dias, mas de uns dias para cá não está querendo tirar a soneca da manhã,que era feita ás 8;30, aí chega umas 10:30 hs ela está enjoadinha de sono e não quer almoçar (11 hs).Hoje mesmo ela não quis almoçar , aí mamou e dormiu. ela tinha a seguinte rotina;
    6:30 :acorda e mama
    8:00 : lanche
    8:30 às 10:00 :soneca
    11:00 :almoça
    12:30 ás 15:00 :soneca
    15:00 ; lanche
    18;00 ;janta
    19:30 : mama e dorme
    O que devo adequar sem a soneca da manhã? pois sem ela a rotina fica toda atrapalhada. Um abraço

  8. Daiandra

    Olá.
    Tenho um bebê de 4 meses e meio que dorme bastante. Mas não sei se a rotina de sono dele é adequada, ele mama apenas LM a cada 2:30h.
    6:30-7h Acorda
    9h Primeira soneca de uns 50 minutos
    11h Segunda soneca de uns 50 minutos
    14h-16h Terceira soneca
    18h Quarta soneca de uns 50 minutos
    21h Dorme
    3:30h Acorda para mamar
    6:30h Começa tudo de novo… =)

    1. Marcia

      Daiandra, se o bebê parece bem e não cansado, pode estar tudo bem. As janelas de sono entre as sonecas me parecem um pouco longas porque nessa idade devia ser entre 1.5 e 2 horas entre um período de sono e outro mas se o bebê não demonstra sinais de super cansaço, então pode estar bom para ele.

  9. Marcia

    Em primeiro lugar, não desista da soneca da manhã, ela ainda é bem novinha. Se ela não quer dormir às 8:30, tente às 9, depois de novo às 9:30 e vá tentando até conseguir que ela durma. Ajuste o almoço para um pouquinho mais tarde se não tiver jeito. Se naõ conseguir que ela durma até 10:30 , talvez possa tentar um passeio de carrinho ou algo que a relaxa mais? Numa fase assim está OK dar um pouco mais de colinho ( desde que a fase naõ se estenda muito). Adapte os outros horários. Boa sorte!

    1. Marcia

      O comentário acima é para Mariela ,desculpe.

  10. Tatiana

    Ola, meu filho tem 2 anos e 4 meses e comecou a ir para a escola ha 1 mes. Vai no periodo da tarde e
    Fica la por 4h e meia. Acorda entre 9 e 10h e por isso nao dorme de manha. Vai dormir a noite por volta de 21h. Quando nao ia para a escola ele dormia a tarde, mas tinha alguns dias em que ele nao queria dormir. Agora nesta fase da escola nao tem como ele dormir la porque o periodo é muito curto. Devo me preocupar? Obrigada

    1. Marcia

      Cara Tatiana, o ideal seria que nessa idade ele ainda fosse estimulado para tirar a soneca de tarde. Mas… se não há jeito, e você não vê nele nenhum sinal de super cansaço como por exemplo, irritação, mau-humor, impaciência exagerada, falta de concentração, ele pode estar bem sem a soneca. O principal indicativo se a criança ainda precisa da soneca não é apenas a idade mas a maneira como a criança se comporta. ( Embora a idade também nos indique a necessidade ou não de sono).

  11. Thais Pascoal

    Marcia, minha bebê só cochila 30min durante o dia e agora está brigando com o sono, mas é uma luta mesmo. Os olhos viram, ela para de chorar por alguns segundos e quando percebe que vai cair no sono, começa a chorar de novo. Agora estou preocupada, pois começou a fazer isso a noite também… O que faço?

  12. carolina

    Olá Márcia , minha filha tem 4 meses e só dorme a base de colo! não fica 1 minuto sosinha , nem no bebê conforto nem no berço! só colo! e tenho q embalar se não ela chora muito. oque eu faço ????

    1. Marcia

      Carolina, tentei 3 vezes escrever a sua resposta e apagava tudo quando eu estava escrevendo o segundo paragrafo. POr favor, mande um email para mim e te responderei. Shirley se voce vir esse comentário, eu não consegui escrever,,,, abraços

  13. Luciene

    Muito boa sua abordagem do assunto . Minha dúvida e: minha bebe de 6 meses tem sonecas muito curtas e desperta rapidamente assustada ou porque perde a chupeta . O que fazer ?

  14. Cyntia

    Oi Marcia, meu filho tem 2 meses e não dorme de dia por nada. Em compensação já dorme a noite toda. Quando eu consigo fazer ele dormir não é mais de 1 soneca por dia, e cochilos de no máximo 30 min. Ele fica irritado e nervoso. Ele quer dormir mais não consegue. Já tentei fazer rolinho, ruído branco, colo, chupeta, minha cama, balançar o carrinho… Não sei mais o que fazer.

  15. Simone

    Minha filha tem 2 anos e a soneca da tarde dura até 3 horas. Se eu deixar ela dorme das 14:00 às 18:00 horas. Sendo assim só vai p cama as 22:00. Posso acordá-la a tarde p ela dormir a noite mais cedo?

  16. Erika

    Olá. Meu filho tem 2 anos e 2 meses. Já vai pra escola desde março. Das 13 h as 17h . não dorme na escola. Dorme quando chega, por volta de 1 h e meia. Sendo assim, só volta a dormir lá pela meia noite, uma hora da manhã. Acorda por volta das 11h. Será que devo excluir a soneca pós escola? Isso está prejudicando o sono da noite, mas ele fica enjoado se não dorme. O que fazer??? Me ajuda!!

  17. Juliana M. Queiroz

    Meu bebê tem cinco meses e só dorme as sonecas do dia comigo mamando ou sendo embalado. Minha mãe tenta mas raramente consegue faze-lo dormir a soneca. Ele chora muito e até engasga e regurgita. Como ele tem refluxo fastroesofagico e é APLV tenho medo de forçar a barra e ele passar mal. Tentei a tecnica de coloca-lo no berço para ele se acalmar e adormecer mas ele resiste ao sono. Não dorme de jeito nenhum.
    Mês que vem volto ao trabalho e estou angustiada. Como vai ser? Me ajude, por favor!

    1. Shirley Hilgert

      Juliana, toda as dicas que tenho sobre sono, seja diurno ou noturno, já estão aqui no blog. Dá uma olhada. Eles estão na parte Bem Estar > Sono/Descanso e também no link Colunas > Sono e Pós-parto. Bjs

  18. marlene

    Meu filho tem 4 anos e ainda não vai para a escola. Todos os dias eu coloco ele para tirar uma soneca que dura em média 1 hora e meia. Ele dorme entre 9 e 10 horas durante a noite, mas ouvi dizer que deveriam ser 12 horas. Devo tirar a soneca do dia pra ele dormir mais a noite? Não tirei a soneca da tarde ainda porque ele fica meio irritado e tem o sono agitado quando não dorme um pouco durante o dia. Estou confusa com essa questão das horas, por favor, me de uma orientação, obrigada!

  19. Grace

    Oi Marcia!!! Estou ne descabelando… Preciso de ajuda… Li vários textos mas ainda fico confusa no que fazer… Minha situação é a seguinte meu nenê tem 06 meses, estou temtando tirar a mamada das 3 hs da manhã ele mama de 3 em 3 hs… Esse primeiro sono até às 3 hs ele acorda várias vezes eu vou no berço tento acalmar sem tirar coloco ele de lado de novo seguro as costinhas e embalo na bundinha p dormir uma vez se acalmava agira não mais pego no colo e embalo e canto nãnãnã ate sormir dnovo, as vezes dorme e as vezes não, chora de soluçar, não consigo acalmar aí deixo chorando no berço até dormir por dicas das pessoas mas não aguento … As vezes acorda e não quer mais dormir fica acordado até as 3 hs… A pediatra diz p manter ele acordado durante o dia fazer sonecas curtas p ter mais sono de noite toda vez acordo entao nunca faz um sono bom de dia acho q nao ta certo ficar acordando como tbem nao ta certo não dormir a noite não seo o q fazer será q pode me ajudar??? Me dar umas dicas??
    Aguardo muito obrigada

  20. Patricia

    Olá. Meu filho esta com 1 ano e 3 meses e hoje na hora das 2 sonecas do dia( as 14 e 18hs) me deu um baile pra dormir, isso que nas sobecas do dia o embalo nos braços até dormir.
    Chorou muito, como se estivesse com dor, chorava e falava muito e eu nao entendia nada….

    Já é a quarta vez que ele faz isso durante o dia pra dormir.

    O que pode ser? Estou preocupada…..

    1. Rafaela

      Oi Patricia
      Entrei aqui para deixar recado para a Marcia e acabei me interessando pela tua pergunta… hehe
      Eu ja tinha escrito uma resposta super completa para ti mas por alguma razao “deu pau” aqui… Nao sou “expert” em sono infantil, mas li muito sobre o tema e acho que poderia te dar umas dicas. Se quiser me manda um email (rafareifs@hotmail.com) e trocamos umas ideias.

  21. Julia

    Gente, alguma técnica para o bebê parar de lutar contra o sono? Meu bb tem 5 meses e todas as vezes q vai dormir de dia luta muito contra o sono. Chora até cansar e tenho q segurar os bracinhos dele até ele começar a adormecer, se não, não dorme. Já tentei colocar sempre no mesmo lugar, penumbra, música, barulho do útero, secador de cabelo, shhhhh… sempre chora mto. Acho q pra ele está sendo traumático dormir de dia…

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Julia!
      Há alguns dias postei um post que pode te ajudar bastante: http://www.macetesdemae.com/2015/08/como-acabar-com-a-batalha-na-hora-de-dormir.html
      Espero que ajude :)
      Bjs

  22. Debora

    Meu filho tem 11 meses e não está querendo fazer a soneca da tarde. Ele acorda às 6:30, dorme de novo das 10 às 12hs e dormia das 14:30 às 16. Depois disso dormia as 20-20:30 até as 6:30. Acho ele muito novo para não ter esta soneca.

  23. Regiane

    Boa tarde! Me sinto tão mal e confusa que nem sei por onde começar! Estou com um bebê de 3 meses e desde que nasceu não dorme durante o dia! Apresentado uma irritação grande! Eu não aguento escutar o choro dele! Eu tenho vontade de morrer, desaparecer pelo caus que estou vivendo!
    Não tenho com quem desabafar o que torna pior! Cada hora leio algo que contradiz tudo que tenho feito, horas está certo e horas está errado! Meu bebê mama muito no peito e agora que dormir só no peito e eu estou esgotada ele dorme por volta das 20:00 e segue dormindo um sono até 1 ou 2 da manhã aí ele quer mamar eu dou, depois acorda às 5 e dou mamar de novo aí ele dorme até as 7:00 e 8:00 e quer mamar de novo aí eu dou, ele fica brincando até umas 10:00 e 11:00 e fica muito irritado querendo dormir, mas ele quer que balança até apagar as vezes no colo peito ou as vezes no bebê conforto ou carrinho, berço nem pensar abre um berreiro que eu tenho vontade de sumi, tenho tentado fazer com que ele durma no berço a noite sempre depois do banho tenho que dar o mamar e depois colocar no berço e aí ele dorme até bem pq já entendeu que é hora de dormir mas de dia quando coloco ele no berço dormindo com 6 minutos ele acorda berrando dai tenho que pegar no colo dar o peito pra ele dormir e eu tentar o berço novamente!
    Estou muito confusa com as sonecas, técnica, tempo, e horários e principalmente de fazer ele dormir sozinho no berço! Me ajuda pelo amor de Deus eu não estou aguentando mais!

  24. Ana

    Meu bebê tem 4 meses e meio! Tira 3 sonecas durante o dia de mais ou menos 1 hora e meia cada, dorme as 8 da noite e acorda às 4 da manha sem fome e super agitado, acho q é pelo fato de dormir muito cedo! O que posso mudar na rotina dele pra ir dormir um pouco mais tarde e assim eliminar esse despertar as 4 da manhã! Qual o melhor horário p fazer a última soneca??

  25. Jaqueline

    Ola!
    Minha bebe de 6 meses dorme apenas sonecas curtas de 30 min durante o dia (3 ou 4)e a noite acorda de 2 em 2 para mamar! Nao sei o que faço para ela dormir melhor a noite

  26. Daniela

    Adorei o texto, o melhor que encontrei! Meu filho entrou na escola com um ano e meio, só que teve que sair justamente porque não conseguia fazer a soneca da tarde. Então ficava irritadiço, e não estava dormindo direito nem a noite mais. Só que agora, aos 2 anos e 01 mês ele não está mais querendo fazer a soneca e quando faz é só lá pelas 17h. Eu trabalho em casa e tem sido difícil porque não dorme mais, também porque ele está me pedindo, pretendo coloca-lo de novo na escola. Só que tenho certeza que ele não vai dormir lá, e vai acabar dormindo no carro na volta. O que eu devo fazer – deixar ele dormir no carro por uns minutos, ou tentar evitar que durma e colocar mais cedo para dormir em casa. Tens uma dica?

  27. Ana

    Oi Márcia, meu filho tem 2 anos e 3 meses e tenho sentido que o sono da tarde talvez esteja atrapalhando um pouco o sono da noite, isso é possível? Ele cochila aproximadamente 40 minutos na parte da tarde, por volta de 14 horas, mas está tendo muita dificuldade em pegar no sono à noite. E nos fins de semana, quando não tem escola, tem se recusado a dormir à tarde e dorme bem cedo… Além disso, nas últimas semanas ele tem acordado bastante durante a noite e se recusado a ficar sozinho no quarto. O que podemos fazer para melhorar essa situação?

Deixe seu comentário