Bebês que só dormem embalados ou mamando – como mudar esses hábitos

Olá mamães, hoje teremos mais uma edição da coluna Sono e Pós-parto, escrita pela Consultora em sono materno-infantil e doula pós-parto Marcia Horbacio. Nessa sua segunda participação como colunista, a Marcia abordará um tema que preocupa muitas mães – bebês que só dormem quando embalados no colo ou então no mamando – e dará dicas para mudar esses hábitos (que, vamos ser sinceras, é uma delícia quando o bebê é pequenino mas que, depois que cresce, vira um verdadeiro transtorno).

E o mais bacana é que as técnicas sugeridas pela Márcia envolvem muito carinho e NADA de choro. Bem como deve ser, com a criança se sentindo amada e protegida como sempre.

dicas para o bebe dormir sozinho

Photo Credit: peasap via Compfight cc

Bebês que só dormem embalados ou mamando – como mudar esses hábitos

Por Marcia Horbacio

Mamães , estou aqui, hoje, para falar de um assunto muito importante que diz respeito ao sono dos nossos pequenos. Vamos falar das associações que criamos para conseguir relaxar e adormecer.

Não são só as crianças que se apegam a objetos, posições de sono, hábitos de sugar ou barulhinhos para dormir. Adultos também precisam dos seus travesseiros, seu lado especial da cama ou um cobertor especial. Esses objetos ou situações na hora de dormir nos ajudam a relaxar e adormecer e muitos de nós, se ficar sem eles, terão dificuldade para pegar no sono. Veja um exemplo: Se o seu travesseiro cair no chão, à noite, é bem capaz que você o pegue de volta e nem perceba que acordou brevemente para isso. Agora, imagine o caso do bebê que tem como associação de sono o colo e com balanço. Quando ele acorda no meio da noite, ele naturalmente não entende como não tem mais o colo e o balanço e então ele chora. E só consegue voltar a dormir se você for lá e oferecer de volta o que ele teve na hora de adormecer.

Vamos então falar das associações de sono mais comuns e o que você pode fazer para ajudar o seu bebê a encontrar maneiras de dormir que não dependam tanto de você.

Não são poucas as mães que me procuram preocupadas porque seus bebês só dormem no colo e com balanço. Isso até pode ser viável enquanto o bebê é bem pequeno, mas quando começa a crescer e ficar pesado, as mães sentem que fica bastante difícil embalar o bebê sem ter que tomar remédio para dor nas costas com frequência. Então, o que pode ser feito para eliminar esse hábito?

Saiba que essa mudança depende de paciência, mas é possível realizá-la sim. Aqui, a dica é: comece por partes. Primeiro, tente eliminar o balanço. Depois o colo. Na hora que seu bebê estiver pronto para ir para cama, embale como sempre, mas assim que ele estiver bem calmo, sente numa cadeira e o segure no colo sem balançar. Se ele chorar, volte a andar com ele no colinho e balançar. Ele se acalmou? Hora de sentar de novo com ele no colo sem balanço nenhum. E vá fazendo assim até ele dormir sem balanço. Não tenha pressa de colocar na cama. Saiba que, nessa etapa , se você não tinha o hábito de colocá-lo na cama sonolento ou acordado, temos que começar devagar. Nas primeiras noites, você vai ficar nesse “balança e senta” durante um bom tempo e poderá, inclusive, ter que fazer isso por vários dias, mas faz parte, e lembre-se que isso é importante para tirar o hábito do movimento para dormir e é isso que você espera. E, muito importante: Tudo isso sem a necessidade de deixar seu bebezinho chorar.

A segunda etapa é a que começa a trabalhar a retirada do colo como associação de sono. É claro que devemos dar colinho para nossos filhos sempre! Mas aqui, o colinho que eu falo em tirar é aquele que “ensinou”o bebê a dormir somente se estiver nele ou voltar a adormecer, no meio da noite, também somente se estiver nele . Para isso, alguns exercícios com o bebê enquanto ele está acordado também podem ajudar. Se o seu bebê gosta de colo para dormir, há chances que seja o tipo de bebezinho que não gosta de ficar muito tempo fazendo a mesma coisa. Tem uma tolerância curta a ficar num lugar só e você sempre precisa ficar trocando ele de lugar. Certo? Uma hora ele brinca no chão, outra hora no bebê-conforto, e nunca parece se entreter com uma coisa durante mais que alguns segundos! Comece a colocar ele mais vezes no tapetinho no chão (fazendo isso principalmente depois das sonecas quando está de melhor humor e mais descansado) e quando ele começar a reclamar, tente distraí-lo de forma a “esticar” um pouco o tempo que fica ali brincando. Demore um pouco para pegar no colo ou mudar de lugar. Além desse “exercício” durante o dia, comece a trabalhar para tirar o colo da hora de dormir à noite também. Não precisa fazer isso para sonecas e para a noite, comece só com a noite para não cansar muito. E não se preocupe porque a maneira como você o coloca para dormir quando está claro não vai atrapalhar o que você está fazendo à noite para ele mudar os hábitos.

À noite, faça assim: Coloque o bebê na caminha bem sonolento mas ainda acordadinho. Para ele ter a lembrança de que adormeceu no bercinho. Se ele chorar, pegue e dê colinho e carinho de novo. Para mudar essa associação do colo, você pega no colinho quando ele chora e põe no bercinho quando ele acalma. Muitas mães dizem para mim que já fizeram isso muitas vezes e não mudou nada. Mas eu garanto que muda sim! Só que leva tempo! Se você estiver muito cansada, peça ajuda ao seu parceiro. Procure revezar com ele o colinho e o carinho e não desista nunca. Uma bela noite, você vai ver. Ele ficou!!!

De todas as associações que as mamães comentam comigo, a que elas julgam mais difícil de modificar é aquela em que o bebezinho só dorme se mamar. E elas não estão falando do peito para alimentar, ou para acalmar e acalentar o bebê que está chorando, mas estão falando daquele bebê que acorda dez, doze vezes à noite, dá duas ou três sugadinhas no peito como se fosse uma chupeta e volta a dormir. Não há nada de errado em dar de mamar para o bebê dormir. Se ele dorme bem a noite e isso não causa problema, nada demais. Mas se o seu bebê acorda para mamar várias vezes e não mama, só fica sugando um pouco e volta a dormir, isso pode estar causando a ele um problema de sono. O que você faz então? Não prive o seu bebê desse momento maravilhoso da amamentação. Deixe ele mamar. Apenas, quando perceber que ele já mamou bem, não está mais com fome, retire o bico do peito com carinho e continue com ele no colinho, dando carinho. Se ele quiser voltar, dê de novo mais um pouco mas assim que ele começar a parar de novo, retire com carinho de novo. E fique fazendo isso até ele dormir sem o peito na boca. Existem várias outras formas de ajudar o bebê que só sabe dormir e voltar a dormir sugando. Essa é a apenas uma delas, que vai funcionar se você perseverar.

Mudanças de hábitos só acontecem com perseverança e paciência. Mamães, se vocês julgam que o seu bebê está muito cansado e você também, com paciência e determinação você pode mudar hábitos que podem melhorar o sono da família toda. E tudo com muito carinho.

Colunistas MdM Marcia- sono. - NOVO 25.08cdr

123 comentários

  1. Priscila

    Eu acredito muito nisso. Meu bebê tinha muitos problemas para dormir, só dormia mamando no peito. Com 1 ano e 3 meses decidi tirar o peito, e aí? Foi complicado, mas consegui encontrar uma rotina que hoje funciona muito bem, mas foram muitas semanas até conseguir….Mas venci…rs

    1. Semíramis Santos

      Olá Priscila, também tenho uma bebê de 1 ano e 3 meses… e sempre acorda de 3 a 4 vezes na madrugada para mamar. Como vc conseguiu? Já tentei tirar o peito, mas nada resolveu…

      1. Izabel

        Eu tenho bebê de 10 meses ela acorda umas mil vezes a noite para mama, já coloquei no berço já ofereci mamadeira, já dei banho para ela relaxar, chazinho e nada ela quer peito srsrsr… to ferrada.

    2. Cláudia

      Pode contar como foi Priscila? Estou nesta mesmíssima situação.

    3. Erika

      Oi Pricila, minha bebê tem 1 aninho ta muito ligada a peito e não quer comida e quer dormir CMG só VC para chupetar o peito, amo muito ela comigo matando, mas tem dia que estressa. Gostaria de saber como VC tirou o peito do seu bebê ?? Ela acorda de madrugada por falta do bico .

    4. Marina

      Olá Priscila,
      Estou enfrentando a situação que vc já passou, poderíamos trocar algumas ideias??

  2. Luiza

    Estou passando exatamente por essa fase. Meu filho tem 1 ano e 8 meses e faz 3 semanas que começamos a ensiná-lo a dormir sozinho. O que temos feito é um pouco diferente, mas tem funcionado muito bem.
    Coloco ele no berço bem acordado (mas quando sei que ele está com sono), no primeiro momento ele choraminga pedindo colo, mas explico que é hora de dormir e que a mamãe vai contar uma história, e peço para ele sentar. Depois de um tempo sugiro que ele deite e depois de outro tanto para fechar os olhos. Vou contando mil histórias até ele dormir. Nos primeiros dias cheguei a demorar 1hr e pouco, mas como tudo na maternidade, é importante ter paciência. Hoje ele já deita direto e tem dormido entre 10 e 20 minutos de história e tenho certeza que vai diminuir cada vez mais.
    Com base na minha experiência digo que se você conseguir fazê-lo entender e não ceder ao primeiro choro, vai dar certo. Não estou falando para deixar a criança chorando e sofrendo, mas sabemos que as vezes é só uma manha rápida como efetivamente foi com meu filho.
    Tinha certeza que seria mais complicado e difícil, mas quando a gente tem paciência e mesmo que mil vezes explica as coisas para eles, tudo funciona melhor.

  3. Cássia Suzana

    Oi meu filho tem 1 ano e 7 meses e ainda mama, mas confesso que ele faz a teta de bico. O que fazer? Será que consigo tirar esse hábito dele ou tenho que tirar o mamá de vez? Já estou bem cansada pois não durmo bem faz tempo! Se puder me dar uma dica. Obrigada!

    1. Marcia

      Oi Cassia, esse é difícil explicar num post tão pequeno mas posso te dizer que o próximo tema da coluna do mês que vem aborda as 3 técnicas que uso com meus clientes!

  4. vanessa

    Olá, minha filha tem 1 ano e 8 meses e acorda a noite toda pra mamar, fazemos cama compartilhada e essa técnica de tirar do peito antes que adormece já acontece por aqui e não resolveu. Ela acorda mama um pouquinho e antes de adormecer vira pro outro lado e dorme, mas faz isso umas 10x a noite. Eu gostaria de fazer desmame noturno, mas não sei como proceder

    1. Marcia

      Vanessa, vale para você a mesma resposta que dei a Cassia. Existem maneiras diferentes de fazer o desmame do peito quando ele vale como chupeta. Aqui fica pequeno para explicar em detalhes mas o tema da próxima coluna será o desmame dessas mamadas noturnas de conforto . Eu uso três técnicas diferentes com os meus clientes e todas são bem gentis.

  5. Maíra

    Adorei o artigo, vou colocar em prática. Senti falta dw saber como desacostuma-lo a dormir enroladinho. Minha filha só consegue dormir assim. Obrigada!

    1. Marcia

      Maíra, não é difícil. Quando sentir que seu bebê está pronto, comece deixando apenas um braço de fora do enroladinho. Se ele acordar de noite, volte e enrole ele completo de novo, depois tente na noite seguinte. Vá persistindo por algumas noites e quando ele dormir com um braço fora, comece a tentar o outro. É bom tentar pelo braço porque é o braço movendo que muitas vezes os acorda quando eles tem o hábito do enroladinho. A maneira de desacostumar fazendo o enroladinho mais frouxo não funciona para muitos mas você pode tentar também. Se você enrola para dia e noite, comece a fazer isso de noite. Outra idéia é pegar aquele período de sono que você percebe que ele dorme mais pesado ( ou a soneca que ele dorme melhor ) e começar a tentar nesses períodos apenas para depois passar para o período inteiro.

      1. Pabline

        Super obrigada pelas dicas para desacostumar do enroladinho (charutinho)!

  6. Paola

    E como faz com uma bebê de 1 ano e 2 meses que quando colocada no berço ri? Rsrsrs. Minha filha, de madrugada, quando acorda, não precisa de mim para adormecer (por isso ainda mantenho a sanidade). Mas na soneca e no soninho da noite, dorme no colo. Sinto que ela dorme pelo colo em si e não pelo balanço, mas como não se balançar, né?! Já tentei acalmá-la no colo e depois colocar no berço, mas ela simplesmente ri, se vira e se agita. Como faz daí? A mesma tática como se ela chorasse?? Pego no colo, acalmo e coloca no berço novamente?

    1. Marcia

      OI Paola, sim eu tentaria da mesma maneira. Ela não chora, ri.. .bom , né? mas ainda assim significa que não ficou sonolenta o suficiente.

  7. Viviane

    Olá!!

    Minha bebe tem dormido quase todas as noites inteiras, mas sempre adormece no colo enquanto esperamos ela arrotar. O q fazer nesse caso ? Ela completa 3 meses semana q vem. Abraços!

    1. Marcia

      Fazer o seu bebê arrotar é muito importante tanto pelo conforto que é para o bebê depois que arrota como para não acordar o bebê logo depois que colocamos na cama. Isso deve passar logo depois dos 3 meses e ele deve ficar mais alerta depois que mama. E se ele é um bebê que dorme bem e naõ acorda toda hora ( aquelas acordadas que naõ são para mamar) não se preocupe tanto que é super necessário colocar na cama sonolento mas acordado. É bem verdade que é o ideal mas não deixe de colocar para arrotar só por causa disso pelo menos por enquanto.

  8. Renata Soares

    Minha filha, hoje com 3 meses e meio, desde que nasceu nós a acostumamos a dormir sozinha no seu bercinho e acompanhamos tudo de pertinho prla babá eletronica que fica no nosso quarto. Por volta das 21h ela começa a chorar pedindo para ir pro seu quarto, a coloco no berço e ela pega logo a naninha dela e fica passando no olho até adormecer e so acorda as 7h. Um anjinho que mamãe ama!!!

  9. Jakeline

    Minha filha dormia a noite inteira ate um 1 ano e meio..agora com 2 anos começou a acordar a noite,e toda vez que acorda quer a mamadeira… como faço com a criança maior? Ela nunca quis chupeta,acho que é por isso que tem tanto a necessidade de sucção.Alguma dica?

    1. Marcia

      A necessidade de sugar não acordaria uma criança de 2 aninhos. Aos dois anos muitas crianças modificam seus padrões de sono e se estiver tudo bem com ela em termos de saúde, você devia avaliar se ela não se beneficiaria de um processo de aprender a mudar os hábitos de dormir. Se você continua dando alimento a noite, ela vai provavelmente continuar acordando e ficar mais dependente ainda disso para dormir. Pode virar uma associação de sono ( se já não virou não é?)

  10. Bel

    Aqui em casa a transição funcionou deitando no chão, ao lado do berço que é bem baixo já q meu pequeno esta com 1 ano, e dando a mao pra ele segurar.

  11. Tatiana Galvez

    Amei a matéria! Era tudo que eu precisava faz tempo, só achei que ela falou pouco sobre crianças que dormem mamando (que é o meu problema), disse que tem outras formas mas não explicou. :( Gostaria de um post específico sobre o assunto. BJs

    1. Marcia

      Tatiana, é o assunto do próximo! Aguarde!

  12. Danileide Pinheiro

    Priscila minha bebê também está com 1 ano e 3 meses e decidi parar de amamentar, mas ela também só dorme mamando… Como você conseguiu?

  13. Lucilia

    Nossa esse post caiu do céu!! Faz três dias q estou tentando mudar os hábitos do mu filho, Lucca 8 meses, que só dorme no peito e acorda em média de 3/3hrs de madrugada.
    Sem saber estou fazendo o certo. Comecei tirando o peito da boca, aí ele vai acordadinho pro berço, aí fico ali uns 20-30 min, e ele adormece.. Agora ele está dormindo 6-7hrs direto!! Eu nem acredito!!! Faz três noites q estou dormindo como “uma pessoa normal”… Kkkkk
    Força de vontade q os bebês aprendem rápido..

    1. Fabiana Ribeiro

      Nossa meu bebê tá assim acorda 4,5,6… Vezes a noite pra mamar tem dia to tão cansada que acabo de deitar ele já quer que pegue e de de mama
      Como você fez?

  14. Aneliese

    Minha primeira filha só dormia no peito. Depois que parou de mamar, só dormia na minha cama. E a partir dos 3 anos, pedia para ir dormir, deitava na cama dela e em cinco minutos estava dormindo. Então, não concordo muito com esses métodos. Eles crescem, e logo bem vão querer saber de colo, de mamar. E eu fico aqui, aproveitando ao máximo minha segunda filha, hoje com um ano, pois sei que logo ela fica independente também…

  15. Camila

    Gostei das dicas, mas meu problema é justamente que minha bebê acorda muitas vezes para pegar o peito e achei q para isso tem poucas dicas. Eu ja faço isso de tirar o peito quando ela dorme mas só isso nao impede ela de acordar novamente varias vezes depois.

  16. Alessandra

    Era tudo o q eu precisava…minha bb tem 9 meses e só dorme ninando….acorda umas duas ou três vezes só para eu pegar e ninar! Estou me sentindo cansada….desanimada….!! Vou começar hj mesmo!

  17. karen slompo

    Eu também quero que seja melhor explicado o procedimento para bebês que dormem mamando.
    Não consegui entender direito….

  18. Jaqueline

    Olá! Já não sei o que fazer…meu bebê de 4 meses tem refluxo e dorme mto pouco e só no colo. Sigo ritual todo dia, ai da assim acorda de hora em hora noite. O que faço? Bjs

    1. Marcia

      Jaqueline, o caso de bebês com refluxo é diferente e não posso aconselhar sabendo tão pouquinho…

  19. Liuane Truchlaeff

    Achei que falaria mais sobre tirar a mania de dormir mamando. Acho que faltou falar mais sobre isso. Estou passando por isso e não consigo mudar esse hábito da minha filha. Se tiver mais dicas agradeço!

    1. Shirley Hilgert

      Liuane, ela irá abordar esse assunto mais profundamente em outro post. Era muito conteúdo para um só. bjs

  20. Ana Claudia

    Olá
    Ótimo post! Parabéns!!! Minha bebê tem só 45 dias e há 15 dias só dorme no colo durante o dia, a noite ela dorme no bercinho que colocamos no nosso quarto para os primeiros meses. Devo seguir suas orientações ou ainda é muito cedo e devo dar colo mesmo? Obrigada!

    1. Marcia

      Ana, sua bebê é bem novinha e não tenho informação suficiente, por exemplo como está a amamentação? Ela está mamando bem? Já está bem estabilizada, ganhando peso? Para bebês recém saídos da barriguinha da mamãe sempre recomendo o conhecimento das técnicas dos 5SS ( tema de outro post) do pediatra americano Harvey Karp. Dr. Karp tem a teoria de que os bebês até 3 meses se acalmam quando tem as sensações que tinham no útero da mãe, portanto ele nos ensina como enrolar o bebê, manter ruído branco, movimento, sucção, enfim, dê uma pesquisada nas técnicas dele. No Brasil o livro dele se chama “O bebê mais feliz do pedaço”.Eu sou educadora dele e dou curso para pais on line das técnicas dele. Vejam que nada tem a ver com técnicas de ensinar bebê a dormir OK? Não se faz isso com bebês taõ novinhos nunca!

  21. Polyanna

    Olá, gostei bastante da matéria, porém como as outras mamães, senti falta de mais dicas para bbs que dormem mamando e acordam na madrugada mamam e dormem de novo… Esse novo post será publicado logo? Rezando pra sair tipo amanhã aqui no blog, hehehe.

  22. Michelle

    Oi Shirley, concordo com a Liuane, fiquei animadíssima lendo e no final nada a respeito de tirar a mamada para dormir. Estarei esperando ansiosa!

  23. Rosilaine

    Meu filho tem 1 ano e 3 meses, sempre tive problemas pra ele pegar no sono, mas desde os 4 meses dormia a noite toda, porém nunca gostou de ficar no carrinho (que no meu caso foi um desperdício). De uns tempos pra cá ele vinha acordando de madrugada e ficava umas 2h acordado, já estava entrando em desespero, saía do berço e vinha pra minha cama, foi quando nas minhas pesquisas pelo google me deparei com o método Montessoriano e resolvi tentar, foi a melhor coisa que fiz, há um mês ele está dormindo na caminha dele que é bem baixinha. Dorme sozinho e a noite toda, ou seja o meu filho queria liberdade…rss

  24. Leyla

    Minha maior preocupaçao quanto a minha filha só dormir mamando é com a higiene bucal, o certo nao seria escivar os dentes antes de dormir? Ja tentei escovar com ela dormindo mas é impossivel, nao abre a boca e nao sei mais o que fazer. Obrigada

    1. Marcia

      Se não tiver jeito de escovar e a mamada ainda é necessária, que tal tentar ter uma gaze ao seu lado e quando acabar a mamada você tenta delicadamente passar a gaze molhada na boquinha dela com o seu dedo? Não é o ideal mas talvez retire um pouco do leite que fica depositado na boquinha.

  25. Marisol

    Oi Márcia,

    obrigada por compartilhar com todas nós sua experiência sobre esse assunto.
    Pelos comentários, dá para perceber que o problema é geral.

    O mais me causa dúvida é quanto aos benefícios e malefícios psico-motores dessa prática.

    Ninar no colo o confortará até uma certa idade (2 anos) e ele entenderá mais tarde como poderá dormir sozinho?
    É o inconveniente e a dor nas costas de carregar 10 ou 15kg durante a madrugada que nos faz pensar nessas soluções?
    Ou há danos psicomotores à criança em não conseguir aprender a dormir sozinha?

    Obrigada
    Marisol

  26. Marcia

    O colo vai ser substituido por um ritual por exemplo como um livrinho, um cafune e um boa noite. A medida que cresce a criança sai do colo e fica sonolenta com um ritual. O ritual é benéfico porque sabendo o qeu vai acontecer a criança se sente mais segura emocionalmente portanto relaxa mais e fica mais sonolenta .
    Desconheço pesquisas científicas que falem que naõ aprender a dormir cause dano psico-motor e não acredito nisso. Mas a privação do sono crônica tem efeitos negativos no desenvolvimento, crescimento, sistema imunológico , enfim, eu poderia te dar uma lista grande porque temos vários estudos que comprovam isso. Também as dificuldades de sono causam muitas vezes problemas de relacionamento na famíilia.

    1. Marisol

      Obrigada Márcia!

  27. kaissa

    Oi! Meu bebe de 46 dias, de dia dorme pouco e no meu colo, mas a noite acorda so para mamar e dorme no berço, coisa que de dia ele nao aceita de jeito nenhum. Posso aplicar essas técnicas? Minha coluna agradece. Texto e ótimo! Parabéns!!!

  28. Jaqueline

    Olá Márcia! De que informações vc precisaria para poder me dar uma luz no caso do meu bebê com refluxo? Obrigada!

    1. Marcia

      Escreva para mim no meu email?

  29. Ligia

    Olá, Márcia! Minha bebê tem três meses e meio e acorda de uma a duas vezes durante a noite. Dou de mamar e ela volta a dormir. Já está na hora de parar com essas mamadas e dormir a noite toda? Como devo proceder? Isso tende a virar um hábito ou ela parará de acordar naturalmente?

  30. Marcia

    Ela me parece estar fazendo o que é esperado nessa idade e indo bem porque consegue voltar a dormir depois da mamada. Só o pediatra pode dizer se ela já poderia dormir mais horas sem mamar, levando em consideração peso, desenvolvimento, etc.

  31. Angelina

    Adorei a matéria. Eu pessoalmente não vejo problema em embalar meu filho para dormir… Ele tem 7 meses e gosto muito desse momento que temos juntos… É um momento de carinho e conforto e não me parece que seja um “vício” pois tem vezes que eu coloco ele no berço e ele adormece sozinho.

  32. Daniela Clemente

    Meu bebê tem dois meses e só dorme mamando ou empurrando o carrinho.. ele .é muito novinho para utilizar essas tecnicas?

  33. Daniela Clemente

    Meu bebê tem dois meses e só dorme mamando ou balançando o carrinho e, qdo coloco no berço parace que o mesmo tem espinhos.
    Ele é muito novinho para fazer essas tecnicas?

    1. Marcia

      Sim, você pode sim , não estamos fazendo nada de reeducação de sono que não são recomendadas para bebês antes de 6 meses . O que estamos fazendo é evitar o movimento o tempo todo para o bebê dormir, não ha problema nenhum.

  34. Angelica

    Oi além do colo e balanço tenho mais uma dificuldade. Meu bebê que esta com 10 meses se bate muito pra dormir. Quando vemos que ele esta com sono o pegamos e embalamos no colo. Mas ele fica se batendo chutando e empurrando a gente e muitas vezes com choro. Meu marido tem mais calma, mas eu já me perco. Não consigo ficar balançando assim. Coloco na cama, no berço pego de volta assim vai com muito choro. Como devo agir?

    1. Marcia

      O seu bebê claramente não gosta de dormir no colo e está precisando de aprender a dormir na caminha. Você já tentou sentar ao lado, deixar ele se debater e se chorar muito, pegar no colo para tentar acalmar, se ele naõ acalmar, colocar de novo no bercinho e sentar ao lado e ficar passando a mão nele até que durma? Talvez ele se debata algumas vezes mas quando perceber que vc tem sempre a mesma atitude, vai começar a relaxar. Outra coisa boa é tb ver se você nao está colocando ele para dormir depois que já passou da janela de sono. Se você o leva para o quarto passada a hora , ele pode ter mais dificuldade para relaxar.

  35. Michelle

    Oi Shirley, parabéns pelo blog, já acompanho há algum tempo e agora estou amando a coluna. Seria possível ela comentar sobre a necessidade de se amamentar durante a madrugada, qtas vezes, com que idade pode prolongar para que eles durmam mais? Seria interessante! Grata!!

    1. Macetes de Mãe

      Olá Michelle!
      Obrigada pelo carinho :)
      Obrigada pela sugestão, vai ficar como dica para os próximos posts.
      Bjss

  36. Thais

    Olá, meu filho tem 1 ano e 5 meses. Ele mama e dorme, mas, normalmente tem que ser embalado no colo para chegar ao sono mais profundo. Gostaria de mudar essa fase, qual dica você me daria para fazê-lo dormir direto no berço?
    Obrigada.

    1. Marcia

      Oi Thais, veja bem, esse é um processo de mudança de hábitos mais longo e que na verdade depende da avaliação de muitos fatores referentes ao dia-a-dia da familia, temperamento do bebê, estilo de maternagem da mãe, enfim, muitos fatores precisam ser avaliados para saber o que fazer para mudar essa hábito. Essa é uma consultoria mais longa por isso nao caberia apenas numa dica aqui no blog, afinal não há nunca uma solução igual para todos, é preciso avaliar cada bebezinho… Se você desejar ajuda, entre em contato por email e explico como posso ajudar.

  37. Sabrina Vilela

    Minha bebe esta com 4 meses e 4 semanas e não adormece no berço de jeito nenhum… Chora muito no berço… Desde de recém nascida sempre deu trabalho pra dormir. Agora adormece no colo ou no peito e acorda duas vezes pra mamar durante a madrugada. Mesmo no colo as vezes chora ate adormecer… Estou tentando mudar isso, mas não esta nada fácil. Penso que quanto antes mudar esta situação melhor. Fazendo pesquisa na internet pra me dar uma luz no que fazer com ela rsrs , encontrei este texto que gostei muito.

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que gostou do texto Sabrina!!
      Esperamos que ajude :)
      Bjss

  38. Mariana

    Olá Shirley!
    Parabéns pelo blog! E obrigada pela sua “companhia”! Te acompanho desde que o Arthur nasceu!

    Olá Marcia!
    Este post caiu do céu! Foi publicado logo após uma noite difícil. Por isso li e comecei a aplicar suas técnicas imediatamente, aliadas a uma boa rotina da hora do sono da noite.
    Hoje, ele está fazendo 5 meses. Sinto que evoluímos pouco. Ele chegou a adormecer no berço poucas vezes, mas isto não se tornou constante.
    O que faço é dar a ele a “chance” de tentar adormecer sozinho todas as vezes que estou em casa, mas sempre acabo tendo que ajudá-lo porque ele não consegue e chora.
    Quando ele fica irritado por não conseguir ele chuta (tanto no colo quanto no berço) e fica difícil acalma-lo.
    Bem, voltei aqui hoje, li o post todo de novo (pra ver se estou vacilando em alguma atitude) e devorei até os comentários pra aproveitar suas dicas.
    Vou continuar na luta mas, será que existem bebês que têm dificuldade para pegar no sono e sempre terão? Se o meu for assim, posso aceitar, :-( mas pretendo tentar mais e mais.

  39. Eliana

    Olá Marcia!!! Tenho um bebe de 3 meses que acorda varias vezes a noite. Ele tinha dificuldade em pegar o peito no começo, perdeu peso e chorava muito. Não me atentei ao sono nem a rotina no começo. Quando resolvi focar nessa questão descobri que ele tinha refluxo e que por isso acordava varias vezes a noite, e eu, mãe de primeira viagem, dava mama toda hora. Tinha medo de colocar no berço e ele engasgar. Cheguei a colocar na cama comigo e assim dava mama deitada a cada 2 horas. Mas sei que o risco de morte súbita em crianças que dormem com os pais tem incidência 10 vezes maior. Ontem resolvi coloca-lo no berço. Foi muito difícil porque ele fica nervoso e nada mais o acalma, a não ser dar mama. Fico com medo de reforçar esse comportamento. Ele quer mamar pra dormir, acorda e quer mamar. Não consigo fazer com que ele durma sem dar mama ou colocar no carrinho e ficar balançando. Eu começo a tentar mudar o fato de dormir comigo ou o mama todas as vezes? Eu devo dar mama como.sempre mas me atentar quando começar a chupetar e tirar?

  40. Rebeca Nardelli

    Tenho um bebe de 3 meses e acabei acostumando ele a dormir na cama cmg, pois nao conseguia ficar acordada nas mamadas noturnas, como faço pra tirar isso dele? E tem alguma dica pra fazer ele chorar menos na hora de dormir? Ele briga demais com o sono

  41. Fabiana Bellentani

    Olá, Marcia!

    Adorei seu post e espero que possa me ajudar.

    Minha filha, com 6 meses, começou a dormir a noite toda. Só que isso durou apenas 1 mês. Não sei se por causa dos dentinhos, ou por ter ficado doentinha, com 7 meses ela voltou a acordar de 2 a 3 vezes por noite. Me orientaram a não amamenta-la para não acostumar. E no começo funcionou bem. Eu a “enganava” com a chupeta ou uma mamadeirinha de água, a virava de lado e ela voltava a dormir. No entanto, as semanas se passaram e a dificuldade de fazê-la voltar a dormir aumentou. Cheguei a ficar umas 2 noites acordada por mais de 2 horas tentando de tudo: chupeta, água, deixei chorar, peguei no colo, ninei e nada. Só parou quando dei o peito ou uma mamadeira de leite. Hoje ela está com 10 meses e acorda 2 vezes por noite: uma entre 2 e 3 da manhã e outra entre 5 e 7 da manhã (ela vai dormir às 10:30). Na segunda acordada a mamadeira funciona, mas na primeira tem sido mais difícil. Ela só volta a dormir quando a acalmo no colo. Aliás, isso tem sido outro problema: agora que está ficando em pé sozinha, parece que quer colocar essa habilidade em prática o tempo todo! Na hora de dormir, só acalma e pega no sono se a seguro no colo. Se não for dessa forma, posso deitá-la mil vezes que ela levanta no berço e não dorme.

    Como posso resolver isso? Agradeço desde já!

  42. eliana

    Acabei colocando o bebe conforto no berço e meu bebe ta dormindo melhor. Acorda 3 vezes mas mama e dorme num período de 11hs. Nos dias bons so acorda 2 vezes…

  43. Renata

    Márcia, tenho uma bb de 3meses que só consegue dormir de bruços, então a noite só dorme em cima de mim. Ela nasceu prematura e ficou na uti 30dias. O que eu devo fazer? Continuo assim?

  44. Lene

    A minha com dez meses mesmo jantando bem quando me ver quer de imediato peito e aí não para, principalmente para dormir que fica chupetando com meu peito na boca por horas. Como tirar isso?

  45. Gabriele

    Olá! Preciso de ajuda para não enlouquecer… Meu bebê acabou de completar 10 meses! É um anjo… Vai com todo mundo, risonho, agora ta ensaiando uns passinhos já, sozinho com apoio de puff, parede ou o que tiver pra apoiar! Mas a sono é uma loteria! Ele mama no peito e come muito bem e de tudo (nada de porcarias). Acorda de manhã por volta das 8h mama, como fruta ou iogurte as 10h, 11h mama e cochila 30 min. 12h almoça legumes verduras, feijão, de tudo e tudo. 13:30h mama e faz uma sono de 2h, acorda e come fruta ou iogurte, as 18h mama e faz uma soneca de 20min, acorda, come 1 fruta e brinca. As 20h janta, toma banho em seguida e temos todo um ritual de cremes e massagens desde que nasceu, brincamos um pouco ( nada agitado) 21h começo o ritual pra dormir… Mamar e balançar pra dormir… Estou tentando não embalar mais… Mas ele abre o berreiro e não quer nem ficar no berço! Raros dias dorme a noite toda, a maioria acorda 1 ou 2 vezes pra mamar e agora aconteceu algumas vezes de acordar as 3 e querer brincar até as 6h e se não embalar não dorme demovo! Me ajuda,

  46. Monique

    Olha tenho uma filha de é 6 meses ela mama peito ate hoje como faço para ela parar de mamar no peito? ela acorda a noite para mamar não posso nem sair por causa dela !! bjs ,me ajude

  47. Mariana

    Ola Marcia,

    A minha Benedita tem agora 4 mesinhos. Sempre dormiu a noite no seu berço e ja faz oito horas seguidas!
    No entanto, de dia so dorme ao colo e para alem das minhas dores no corpo me indicare que esta na hora das sestas na caminha tambem noto que a qualidade de sono não e a mesma (muito irrequieta ao longo da soneca).
    As dicas de eliminar o movimento e depois o colo são validas para o dia?

    Obrigada por tudo e beijinhos

  48. Izabella

    Oii, essas dicas valem para bebês de 1 mês e meio ou é muito novinho?? Bjuss

    1. Macetes de Mãe

      Olá Izabella!
      Vale também :)
      Bjs

  49. Aline

    minha filha tem 2 anos e 1mês desde que nasceu só dorme mamando, primeiro no peito até os 4 meses e desde que largou o peito a mamadeira, e tem noite que ela acorda até 3 veze para tomar mamadeira. fico preocupada se é fome ou é o hábito de sugar o bico da mamadeira, como faço pra tirar essas mamadas da madrugada

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Aline!
      Aqui no blog temos colunas sobre amamentação e sono. Dê uma olhada nas categorias, tem muitas informações impostantes que podem te ajudar.
      Bjs

  50. patricia

    Bom dia,

    meu bebe tem oito meses e só dorme mamando e acorda diversas vezes de madrugada pra mamar. Já condicionou o sono ao peito. Já li algumas técnicas aqui e confesso de todas as matérias que li sobre isso foi aqui que encontrei respostas que me deixaram mais tranquila e confiante para os próximos passos…
    Gostaria da sua ajuda, hoje ele dorme ao meu lado num colchão no chão mas estou pensando em colocá-lo dormir no seu quartinho. Devo primeiro mudá-lo de quarto ou tentar tirar a mania de ficar mamando a noite toda?
    Trabalho o dia todo e ando com muito sono devido a essas “chupetiadas” do meu bebe, não suporto a idéia de deixá-lo chorando pra nada, por isso quero encontrar o melhor caminho.
    Se puder me ajudar eu agradeço muito.
    Abraços

  51. adriana

    Oi mim ajude meu filho tem 1ano e 7 meses o que faço para tira do peito.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Adriana!
      Aqui no blog tem várias dicas sobre amamentação, confira nesse link: http://www.macetesdemae.com/?s=AMAMENTA%C3%87%C3%83O
      Bjs

  52. Tayrini

    preciso muito da sua ajuda, faz 2 dias que não estou amamentando meu filho de 1 ano e 10 meses, pois estava esgotada, mamava toda hora inclusive durante a noite, tirei e me arrependi, pois estamos muito tristes, ele pede e tenho leite e não posso dar, me corta o coração. Tomei cabereduz sera que posso voltar a amamentar. Todos dizem que e pra continuar assim que não posso voltar atrás, mas amo amamentar e estou muito abalada, obrigada.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Tayrini!
      Para saber isso você deve consultar seu médico.
      Bjs

  53. rafaela

    minha filha tem tres meses … ela mama pouco tempo no peito e ja dorme…nao q pegar chupeta de jeito nenhum …. sera q ela ta passando fome ? meu leite e pouco? pq ela nao dorme qdo coloco no berco… o choro dela e duro grita alto … o que eu faço

    1. Shirley Hilgert

      Rafaela, converse com o pediatra para tirar suas dúvidas. ABs.

  54. Marcia Fabiana Ortiz

    Boa tarde tenho um bebê de 10meses e quero por ela na creche pois preciso trabalhar.Mais estou muito preocupada pois ela dorme mamando no seio e nunca ficou com outras pessoas e tenho medo de ser muito traumático. . Se puder me ajudar eu agradeço. ..

  55. suly costa

    Meu filho ta cm 1 ano e 11meses desde k nasceu e so peito nada de mamadeira.. por noite ele acorda muitas vezes para mamar… sempre k decido desmamar ele e choros atras de choros.. eu nao consigo dormir em condicoes… ja tentei por salsa para ver si o leite seca e nada resolvido… nao sei o k fazer mas

  56. alana

    olaa, minha bebe tem 1 ano e 7 meses e só dorme no peito, as vezes ela passa a noite inteira no peito e quando não passa não passa a noite no peito ela acorda varias vezes, ela não mama mamadeira e nem chupa chupeta… e quando eu tento tirar ela do peito ela chora muito, gritaa, eu não sei o que fazer…

  57. daniely

    Oii,meu bebê tem 6 meses e mama no peito,era uma delicia ele dormir comigo,era…Até eu descobrir que estava gravida novamente.Aí ja era tarde,ele só dorme mamando.Mas agora há uma esperança! Rsrs

  58. Izabele

    Ola! Preciso muito de ajuda… cada vez que tento aplicar as técnicas ensinadas acima, minha filha chora e esperneia muito… só se acalma se novamente eu der o peito. Já fiquei mais de 2 horas tentando sem sucesso algum, ela está com 9 meses. SOCORRO!!!!!

  59. Poliana Cristina

    Tenho uma filha de 1 mês ela só dorme por cima de mim e mamando , nunca dormiu no berço dela , eu já fiz de tudo fiquei sentada com ela no peito quando boto no berço ela dorme pouco e acorda. .. quero tirar isso dela o que tenho q fazer?????

  60. Poliana Cristina

    Olá, tenho uma filha de 1 mês , ela só dorme por cima de mim e mamando , já tentei colocar ela pra dormir no berço mas ela dorme muito pouco quase nada , sento na cama e boto ela pra mamar aí boti no berço mas com pouco tempo ela acorda, nunca passou uma noite no berço da… preciso de ajudao

  61. Ana

    Olá Marcia! Tenho um bebê de 1 ano e 4 meses que só dorme no peito, e ainda acorda de duas a três vezes de madrugada para mamar. Tento levá-lo para cama relativamente cedo, mas ele dorme tarde, as vezes às 0.30. Primeiro, ponho ele no colo para mamar, aí muda para o outro seio, e assim varias vezes. Enquanto mama de um, me toca e belisca o outro. Na verdade, estou cansada e hoje, por isso minha consulta, dolorida de um seio. Parece nervoso quando muda de um seio para o outro, depois pede para continuar na cama, e rola, e volta a mudar de seio. Ele está bem pesado para balançar no colo, e durante o dia, se alimenta muito bem. As vezes acho que come muito e ainda mama para dormir, mesmo eu achando que ele já está satisfeito. Quando era mais pequeno, e meu marido precisava dormir para trabalhar no dia seguinte, e o bebê acordava, eu colocava ele para mamar, antes de tentar fazê-lo dormir de outro jeito, pois não queria acordar meu marido, ou mesmo, porque eu estava muito cansada. Hoje me arrependo disso pois é minha culpa que seja compulsório isto de mamar para dormir. Será que ele toma leite demais? Desculpe por quaisquer erros na redação, moro no Brasil mas minha língua materna é o espanhol.
    Abraços e ficarei agradecida por qualquer orientação.

  62. Anã Paula

    Muito interessante esse texto. Minha bebê tem 1 ano e meio mas só quer dormir em cima de mim. O sono é muito leve… Sono de passarinho… Dorme pouco durante o dia… Estou começando a ensina-la dormir na cama, mas está difícil. Ela dorme bem em minha cama, quando vejo que ela adormeceu a coloco no berço mas ela acorda…coloco-a na minha cama novamente ela dorme e quando a deito no berço ela acorda…. Fico nervosa e cansada aí deixo ela dormir de vez na minha cama.. O que fazer???

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Ana!
      Acredito que com o tempo ela possa se acostumar. Os outros textos da coluna sobre sono podem te ajudar também. Segue o link: http://www.macetesdemae.com/categoria/coluna-sono-e-pos-parto
      Bjs

  63. caroline

    Boa tarde!!! Por favor, me ajudem!!! Tenho um bebezinho de 45 dias e ele só quer dormir no peito. Ele dorme, bota ele no berço ele acorda berrando. Meu esposo do que é manha e ele tem que aprender a dormir sozinho, e manda eu deixar ele chorando no berço até dormir. Isso me da um aperto no coração. Ele está certo? O caminho é esse??? Se não for, o que fazer?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Caroline!
      Cada criança tem um comportamento diferente, mas alguns posts da coluna sobre sono podem te ajudar.
      Segue o link: http://www.macetesdemae.com/categoria/coluna-sono-e-pos-parto
      Bjs

  64. Thaysa

    Socorrooooooo alguem me ajude.
    Meu bb tem 9 meses, mama no peito, nasceu Dentinho muito cedo com 5 meses, ele é muito nervoso, da muito escandalo pra dormir tanto de dia como a noite.
    A noite ele acorda a noite inteira querendo peito.
    Tive que internar de fraqueza esses dias porque não durmo e não alimento direito.
    Eu não tenho ninguém pra ajudar… Ele não pega bico e nem mamadeira.
    Como faco ele dormir a noite ???

  65. Mariana

    Olá… meu bebê tem 9 meses e largou a chupeta a 2 semanas, de lá pra cá só quer dormir no mamando no peito e acorda várias vezes a noite para mamar, se o pai vai até o quartinho dele, ele consegue adormecer o colo, mais se sou eu, ele quer mamar, estou muito cansada, o que posso fazer para tirar esse hábito, alguma técnica pra fazer ele voltar a chupar a chupeta?
    Obrigada

  66. jaqueline

    Ola
    minha bebe tem 2 meses e só dorme no colo e depois de mamar. .. ja posso fazer a transição pra ela aprender a dormir sozinha ou ela é muito novinha? ?? Tenho dificuldade em colocar ela pra dormir mesmo ninando ela no colo pq assim que coloco no berço ela acorda, ai começa tudo de novo. Por favor me ajudem…
    obrigada.

  67. Patrice

    O meu bebe só dorme sendo amamentado. Desde bebezinho era dificil acorda-lo para mamar o que fez com que ele associasse o peito a dormir. Porém ele só acordava uma ou duas vezes para mamar e chegava a dormir 5 horas direto por noite. Depois do advento creche ele passou a acordar de duas em duas horas para mamar. E alguns dias atras após ficar tres dias internado por conta de uma infecção ele passou a não querer dormir mais no berço. Só quer dormir no colo e como meu peito na boca. Se tento mudar a situação ele chora muito de soluçar. Ele completou 8 meses ontem e não sei mais o que fazer. Eu e meu marido estamos virando zumbis.

  68. Gabriela

    Olá, meu bebê tem 8 meses e desde quando nasceu, só dorme mamando, sempre soube que isso é ruim pois vira um hábito mas são poucas as vezes que ele dorme sozinho, ou sem estar mamando. Uma vez deixei ele chorando até ele cansar e dormir mas isso não se repetiu nas outras tentativas. Gostaria de saber como eu faço pra desassociar peito a dormir com ele pois na ultima noite ele acordou 10x para mamar, mas isso por conta de que ele não quis jantar, e quando ele janta e toma o banho relaxante antes de dormir e logo depois de jantar, tomar banho e mamar, ele dorme bem. Preciso de ajuda para tirar esse hábito dele. Obrigada.

  69. Mari Paschoal

    Olá!
    As dicas devem ser aplicadas com bebês a partir de que idade? Meu bebê de 02 meses só dorme no colo e embalado… Posso já começar com as técnicas ou está cedo?
    Obrigada

  70. Margarida

    Olá Márcia!

    Sou de Lisboa, Portugal, e cheguei ao seu site por acaso mas estou a gostar do que leio.

    O meu filho está co quase um ano e eu estou na fase de habitua-lo a adormecer sem ser no peito. Há uma semana que consegui que ele adormecesse no embalo, e não na maminha….ele acalma no colo, ponho na cama, ele chora, volta para o colo e embalo, acalma, volta para a cama, quase que adormece, mas depois acorda a chorar e volta para o embalo….faço isso normalmente umas 5 vezes até ele ficar. Por 3 noites dormiu das 23h ás 6h da manhã, foi excelente….mas agora acho que os dentes estão a estragar tudo, porque ele acorda a meio da noite e demoro quase 2 horas para que ele fique a dormir. Ele chora, estica-se todo e depois acalma-se, mas quando o ponho na caminha chora muito, parece que tem picos…. volta para o colo e acaba com as minhas costas….se vem o Pai, ainda é pior, só me quer a mim….

    De qualquer maneira estou a manter o embalo, cama, embalo cama até conseguir. Estou curiosa em ver como vai ser no dia em que eu conseguir po-lo na cama sem que chore desalmadamente mal eu o deito… é normal isso? chora muito…

    Obrigada!

  71. Margarida

    Olá Márcia!

    Sou de Lisboa, Portugal, e cheguei ao seu site por acaso mas estou a gostar do que leio.

    O meu filho está co quase um ano e eu estou na fase de habitua-lo a adormecer sem ser no peito. Há uma semana que consegui que ele adormecesse no embalo, e não na maminha….ele acalma no colo, ponho na cama, ele chora, volta para o colo e embalo, acalma, volta para a cama, quase que adormece, mas depois acorda a chorar e volta para o embalo….faço isso normalmente umas 5 vezes até ele ficar. Por 3 noites dormiu das 23h ás 6h da manhã, foi excelente….mas depois retrocedeu, chora 30 min depois de já estar a dormir, tem de ser embalado de novo, depois acorda às 24h e demora muito para voltar a dormir. Ele chora, estica-se todo e depois acalma-se, mas quando o ponho na caminha chora muito, parece que tem picos…. volta para o colo e acaba com as minhas costas….se vem o Pai, ainda é pior, só me quer a mim….Pode ser por causa dos dentes? o que fazer se for? ele não usa chucha, e estou a tentar que ele se afeiçoe a uma fralda de pano..

    De qualquer maneira estou a manter o embalo, cama, embalo cama até conseguir. Devagarinho estou a tentar embalar apenas um pouco de pé e sento-me, às vezes ele refila, outras não….Estou curiosa em ver como vai ser no dia em que eu conseguir po-lo na cama sem que chore desalmadamente mal eu o deito… é normal isso? chora muito…

    Obrigada!

  72. Elaine

    Gostei muito meu bebe tem 11meses .pode comer oque for .mais tem que da amamada dele .amo muito quando ele esta mamando . fico muito feliz .sinto prazer de dar de mama . dorme logo e acorda só pra mama e vai dormi de novo e acorda 7:30

  73. Elaine

    Meu Mateus vai vaze um ano adoro da peitinho a ele .dorme bem mama e dorme come tudo 😘😘😙😙

  74. Priscila

    Olá, o meu filho tem 6 e 28 dia, ele dorme comigo mas tem um sono muito agitado desde bebê, eu não sei o que fazer ele além de só consegui se acalma no peito todas as vezes que ele dorme tenho que ficar do lado dele, segundo a mão e mostrando que estou do lado, nem a chupeta acalma ele a noite. Eu não sei o que fazer.
    Ele tb não gosta de ficar brincando sozinho que ficar o tempo todo em pé não consigo fazer nada pois ele quer atenção 24 hs

  75. Emyrlaine

    Oi meu filho 2 mês e 20 dias ele adormece so no peito. Como faço pra tirar isso.

  76. mara rubia

    tenho uma bebe,que adotei aos 2 meses hj esta com 2 anos só dorme no colo,e acorda varias vezes na noite,gostei das dicas vou tentar

  77. Daniela Costa

    Olá,estou tendo um problema parecido,meu bebê esta com 10 meses,acorda 3 a 4 vezes a noite,pois a chupeta cai de sua boca e percebe a minha ausência e então tenho q ficar lá até ela pegar no sono.O que faço?Alguém pode me ajudar?

  78. Tatiana Cali

    Boa noite! Muito boa a matéria, mas para quem precisa! É claro que MUITAS mães querem, desejam e mesmo precisam tirar este hábito, basta olhar o tanto de comentários. Mas tb é importante lembrar que nem sempre é preciso, desejado, pretendido…
    Meus filhos sempre dormiram mamando e eu amava isso! Minha filha mamou até dois anos e largou por opção dela.
    Até hoje, com quase 5, na hora de dormir ela fica conosco na cama “chamegando” por poucos minutos até que dorme e a colocamos na cama.
    Sei que serei criticada, mas para minha família isso é super legal e não vemos problemas.
    Claro que há a fase do acordar “n” vezes na madrugada e aí as dicas são ótimas. Mas passada esta fase o dormir aconchegado pelo carinho aqui é bom demais!
    Beijos,
    Tati.

  79. Luciangela

    Bom dia!! Meu bebê de 10 meses já aprendeu a dormir no berço, não precisa de muita ajuda. Temos um ritual do sono que seguimos, ele toma um banho tranquilo, fazemos massagem nele, colocamos o pijama dai ele mama (no peito se eu não estiver dando aula) ou na mamadeira com o papai e logo vai ficando sonolento, colocamos ele no berço meio acordado ainda e logo ele pega no sono…. mas o problema é a madrugada que ele sempre acorda, diversas vezes até, daí ele tem que ser ninado ou mamar no peito para voltar a dormir. O que posso fazer para mudar isso??

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Luciangela!
      As dicas que tenho estão nesse post. Espero que outras mamães possam te ajudar nos comentários.
      Bjs

  80. Roberta

    Olá! Estou passando por uma fase de muita ansiedade e angústia, tenho uma filha de 1 ano e 03 meses que só dorme mamando no peito, não sei por onde devo começar para tirar este hábito, me sinto perdida, estou exausta de ficar sem dormir, ela acorda de 2 em 2 horas a noite, já tentei não dar o peito quando ela acorda, mas ela fica extremamente nervosa, começa a gritar e ae debater, não sei o que fazer, preciso de ajuda!

  81. Daisa

    Meu bebé acaba dormindo no colo,pois mama e enquanto estou colocando para arrotar (que muitas vezes demora) ele acaba dormindo o que faço….a também desde que nasceu, hoje está com 3meses, ele dorme de 17hrs não sei o que faço,até agora não prejudicou o sono da noite mais tenho medo de mais pra frente acontecer

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Daisa!
      Segue um post que pode ajudar na hora do bebê arrotar: http://www.macetesdemae.com/2015/03/posicoes-para-fazer-o-bebe-arrotar.html
      Bjs

  82. Aline

    Muito legal o post.
    Meu bebê completa hj quatro meses e vinha dormindo bem desde até a crise dos três meses. Sempre dormia durante a última mamada e acordava uma vez para mamar durante a madrugada e mamava dormindo.
    Depois da crise dos três meses, começou a acordar várias vezes a noite e dormia novamente se eu o embalasse no colo.
    Como as semanas foram se passando e nada da rotina voltar ao normal, implementos algumas mudanças.
    Durante o dia, quando percebo q ele está com sono, levo para o berço e insisto até que ele durma lá. Mas até ele dormir, tenho que acalmar no colo e transferir para o berço várias vezes.
    A noite, coloco um barulhinho de chuva quando começa o ritual de sono e deixo o som ligado a noite toda.
    Se ele acorda fora do horário de mamar, procedo da mesma forma das sonecas diurnas.
    Nos primeiros dias foi muito exaustivo, mas já notei melhora no quinto dia. Faz dois dias que ele acorda só no horário da mamada mesmo.
    Está valendo a pena insistir!

  83. Renata

    Olá.
    Tenho um bebê de 1 ano e 3 meses e estou no processo de desmame com sucesso. Porém, desde os 8 meses ele usa meu cabelo como “naninha”. Quando pega meu cabelo se acalma na hora e dorme. Como posso tirar este hábito dele?

    1. Shirley Hilgert

      Amiga, já tentou dar uma naninha, bichinho, fraldinha? Fora isso, não sei o que dizer. bjs

  84. Fernanda

    Meu bebê tem 4 meses e só dorme se for no peito, e ainda tem cólicas, por isso dou o seio para acalma-lo até que durma. Mais ele acorda a noite toda para mamar, as vezes percebo que acorda com cólica tbm. Ele mama e dorme, mais acorda a cada duas horas, as vezes uma e muito raro de 3 em 3 horas. Como fazer para tirar o costume de dormir no peito e acordar a noite toda?
    Ele dorme deitado comigo mamando e depois coloco no berço.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Fernanda!
      As dicas que temos estão no post. Bjs

  85. katia

    Oi minha bebê tem 8 dias de vida e gostos de saber como é se já posso usar algum método pra tirar o hábito de mamar no peito pra dormir pq acorda a noite toda a so dorme no peito e como fazer dormir no berço
    Pelo amor de Deus ajude me

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Katia!
      Tem vários post com dicas aqui no blog.
      Bjs

Deixe seu comentário