Quantas horas uma criança deve dormir por dia?

Todas nós, mães, sabemos que o sono do bebê é algo muito importante para a sua saúde e o seu desenvolvimento. Mas o quanto de sono diário, afinal, é o normal e o ideal para cada idade?

Logo que um bebê nasce, ele dorme praticamente todo o tempo. Conforme ele vai crescendo, ele vai dormindo menos e vai abandonando sonecas. Mas como vamos ter certeza se a quantidade de sono diária que os nossos filhos tem está dentro da média e garante a o seu descanso diário?

sono infantil

hoto Credit: paul goyette via Compfight cc

O quadro abaixo ajuda a elucidar essa dúvida. Nele é possível ver o quanto uma criança dorme, em média, no período de 24 horas. As idades foram divididas conforme os padrões mais comuns de sono, ou seja, pelos períodos que costumam acontecer as mudanças mais significativas (eles dormirem menos tempo e/ou abandonarem sonecas).

O ideal é que o sono da criança esteja de acordo com a média da sua idade, para garantir o seu descanso e ajudar na sua saúde e desenvolvimento. Entretanto, se o seu filho dorme mais ou menos que isso, também não quer dizer haja uma problema, já que uma criança não é igual à outra. Ainda, caso você fique com dúvidas ou queira mais esclarecimentos, o ideal é conversar sobre esse assunto com o pediatra do seu filho.

Bom, e aqui está um quadro geral do número aproximado ideal de horas de sono diário de crianças até 24 meses:

quadro do sono ok

IMPORTANTE:

Essa tabela foi desenvolvida pela antropóloga Gwen Dewar,  responsável pelo site Parentingscience, uma fonte de informações confiáveis e baseadas em evidências para tudo relacionado com paternidade e maternidade.

Segundo Gwen Dewar, a maioria das tabelas de sono existentes não têm base científica e não informam com exatidão a quantidade de sono que o bebê precisa e quando os pediatras recomendam um número de horas de sono , eles o fazem baseados no  que sabem que é o comum para aquela idade.

Entretanto, ainda segundo Dewar, até que uma pesquisa seja oficialmente desenvolvida, essa tabela acima é o que há de melhor. Ela foi criada com base nas horas de sono de 493 bebês suíços acompanhados desde o seu nascimento.

Para ler o artigo na íntegra, acesse : http://www.parentingscience.com/baby-sleep-chart.html

PS: esse post contou com a colaboração de Márcia Horbacio, consultora de sono materno e infantil, doula pós-parto e colunista do blog Macetes de Mãe.

12 comentários

  1. Nanda

    Tenho dois meninos, um de 6 anos e outro de 1 aninho. Nenhum dos dois dorme o tempo considerado ideal pra idade. Meu filho de 15 meses, dorme no máximo 10 horas por noite e 2 horas na soneca durante o dia. E o mesmo acontecia com meu filho mais velho nessa idade. Hoje com 6 anos, meu filho mais velho dorme 9 horas por noite e nada durante o dia. Ambos tem crescimento adequado e não apresentam problemas comportamentais. Acho que isso é bastante variável.

    1. Shirley Hilgert

      Nanda, com certeza. Isso varia muito, já que uma criança não é igual à outra. Essa tabela mostra a média mais comum, mas se os seus filhos dormem mais ou menos e não tem problema comportamental nem de desenvolvimento, está tudo certo!
      Beijos!

  2. Heloísa

    Gente meus gêmeos tão dormindo mto pouco! Dormem 1 hora d manhã e n tão querendo dormir d tarde .. E a noite dormem 8 e acordam 4:30 e n dormem mais! To ficando louca!

    1. Shell

      Heloísa, se te serve de consolo tu acabastes de descrever o horário de sono das minhas gêmeas. Elas dormem entre 19:30 e 20:00 da noite e acordam religiosamente às 4:00 ou 4:30 da manhã (dependendo do horário que dormiram). Acordam querendo brincar ainda!

      Se tu pensares bem, eles até que dormem bastante! É que eu acho que, como são gêmeos, é difícil pra gente que chega cansado em casa ainda querer mantê-las acordadas até as 22, por exemplo, porque realmente é MUITO cansativo! Por isso a impressão de que eles não dormem tanto! É o trabalho que é dobrado, não é o sono que é pouco! hehehe

      Beijos

  3. claudia

    Minha filha dorme 3 hrs durante o dia e 10 durante a noite. Visite meu blog. Bj

    1. Alice

      Nunca pude deixa-la dormir de dia, foi a forma que encontrei pra ela conciliar o sono a noite…

  4. Alice

    Minha filha NUNCA dormiu mais que 10 horas no total, hoje tem 2 anos 8 mese e 9 h dia e nunca fez falta…acho que isso depende de cada criança, a minha ja nasceu assim…

  5. Paula

    Oi Shirley!
    A minha pequena tem 2 meses, dorme umas 8hrs na madrugada e de dia muito pouco…tem dias mais sonolenta que deve dar umas 4hrs de sono e tem dias mais ativa, com umas 2hrs…mas td picado. Acho que daqui a pouco ela regula o soninho. Ta crescebdo e engordando, isso que importa, ne! rs

  6. Luciana Camargo

    Ótimo post, obrigada por nos ajudar. Você poderia publicar a tabela como imagem pra poder ser salva?

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que gostou, Luciana!
      Enviei a imagem para seu e-mail :)
      Bjs

  7. Amanda Ramalho

    Meu filho está com 5 meses, e desde o seu primeiro mês de vida nunca foi de dormir muito tem dias que não tira soneca de dia, e só dorme depois das 23hrs e acorda para mamar umas 3 mais tarde 4 horas da manhã dorme novamente e quando da 7 da manhã às vezes até menos ele acorda de vez com o maior pique, ele é mega agitado já perguntei ao pediatra dele sobre isso e me falou que tem crianças realmente mais ativa mais o melhor que ele está saudável

  8. Joyce

    Tenho uma filha de 1 ano e 10 meses. Ela ainda mama no peito. A. Média de sono dela durante a noite é 10h e durante o dia é de 2h. Porém tem dias na semana que ela dorme 11h e tira soneca de 3h. Varia bastante.

Deixe seu comentário