Vai ter sempre alguém que…

Vai ter sempre alguém que vai dizer que a sua barriga está muito grande, está muito pequena, está muito baixa, não baixou ainda. Vai ter sempre alguém que vai fazer cara feia quando você falar que seu filho nasceu de parto normal, parto natural, parto humanizado, parto cesárea, parto o que quer que seja. Vai ter sempre alguém que vai comentar que o bebê é a cara do pai e não tem nada da mãe, ou vice versa. Vai ter sempre alguém que vai dizer que você devia dar mais colo, menos colo, não deixar dormir na sua cama, não deixar o pobre coitado sozinho no berço. Vai ter sempre alguém que vai dizer que você tem pouco leite, que seu leite é fraco, que devia dar mamadeira, que não devia dar tanto peito (vai acostumar mal!), que não devia dar o peito por tanto tempo. Vai ter sempre alguém que vai dizer que já está na hora do seu filho rolar, de segurar objetos, de sentar, de ter dentes, de engatinhar, de andar, de falar. Vai ter sempre alguém que vai dizer que já é hora de ir para a escola, de não ir para a escola, de ficar sozinho na casa dos avós de não ser deixado sozinho para os pais viajarem. Vai ter sempre alguém que vai achar um exagero você só dar comida orgânica, não dar comida industrializada, não dar doces ou então um absurdo você dar um biscoito de vez em quando, oferecer uma papinha industrializada numa emergência e deixar o filho comer chocolate em raros momentos. Vai ter sempre que vai dizer que já devia ter desfraldado, que já devia ter ensinado a comer sozinho, que já devia estar dormindo na caminha, que já devia se vestir sozinho, que já devia saber escrever o próprio nome. Vai ter sempre alguém que vai dizer que seu filho devia ser mais educado, mais obediente, mais sociável, mais calmo, mais brincalhão, mais estudioso, mais perfeitinho.

vai ter sempr alguem que

Photo Credit: VinothChandar via Compfight cc

Você vai ouvir de tudo depois que se tornar mãe. Vai ter sempre alguém achando que poderá ensiná-la a ser mãe e pronto para dizer que o que você faz não é o ideal e que o seu filho não é perfeito. Mas e quem é que tem o filho perfeito? Que ser humano que é perfeito? Até hoje, não conheço nenhum exemplar da espécie e não será o meu filho o perfeitinho que irá agradar todo mundo que ele encontrar por aí.

E sinceramente, nem quero que seja. Detesto gente que vive de aparências, que engole sapo para fazer bonito, que aceita fazer o que não quer só para ser obediente, amado, bem aceito. Gosto de criança educada como gosto de adulto educado, mas tanto criança quando adulto robô, daqueles que a gente já pode antever cada mínimo movimento, cada pequena reação, é chato prá danar.

Se o seu filho também não é perfeito e se tem um monte de gente pronta para apontar o dedo no seu nariz e dizer isso na sua cara, não dê bola. Deixe essas insanas criaturas achando que elas sabem tudo do mundo, da vida e das pessoas e siga fazendo com seu filho aquilo que você julga ser o certo, respeitando os limites e necessidades da criança, pois é assim que se cria pessoas humanas, reais, bem resolvidas e de bem com a vida.

Uma cobrança desnecessária em cima dos pais e dos filhos só traz consequências desastrosas, para todo mundo. Limites devem ser respeitados. E isso vale para os pitaqueiros de plantão também.

28 comentários

  1. Flávia

    Mais verdade impossível!

    Faz parte, até eu às vezes já falei o que não devia e depois da minha vez de ser mãe passei a monitorar o que falo muito mais, afinal não preciso ser mais uma a dar “palpites furados”.

    Adoro esses posts!
    Bjs!

  2. Débora Amado

    Verdade !

  3. Tati Monteiro

    Texto perfeito, Shi!! Até a foto se encaixou tão bem que a cara do menininho parece dizer: Ufa!! Qta amolação!! heheehhe

    Beijos!

  4. Mariana

    E eu que tenho gemeas?
    Pq essa segura coisas outra nao? Pq essa mama mais e a outra menos!? Pq vc nao da cha de noite? Pq vc ainda nao entrou com as comidas? Elas vao dormir sempre juntas?
    Olha.. Levo tudo na esportiva, mas o q mais me irrita é falar q troco muitas fraldas e passo muita pomada! :/

  5. Tati Monteiro

    Post excelente, Shi! E a foto do menininho combinou direitinho… parece que pensa: “Ufa! Quanta amolação!” hehehehehe

    Beijos!

  6. Renata

    Concordo com tudo!
    A todo momento recebo comentários desse tipo…nada está certo (dentro dos padrões individuais do que é certo)…mas eu sigo…e sempre penso, que o filho é meu, e que com erros e acertos as coisas serão do meu jeito.
    Quem vive “arrotando” manuais de como fazer, quase sempre é um hipócrita…
    Sigamos mamães…do nosso jeito…

  7. Angel

    Pior são as que ainda não são mães e tentam te ensinar como criar um filho… hehehehe

    1. Shirley Hilgert

      isso é o que mais tem. Ahahaha! Bjs

  8. Karina

    Concordo! Realmente tenho notado como as é incrível a certeza que as pessoas tem de que sabem tudo sobre a maternidade se saem ” pitaqueando” sem ter o mínimo de empatia!
    O ideal nessas horas é fazer filtrar e fazer uma cara de xícara kkk…

  9. Karina Henriques

    Concordo! Realmente tenho notado como as é incrível a certeza que as pessoas tem de que sabem tudo sobre a maternidade se saem ” pitaqueando” sem ter o mínimo de empatia!

    1. Shirley Hilgert

      é pra matar, né karina! kkk!

  10. Tatiane

    Isso é o que mais tem. Aff tem hora que enche o saco. Muita gente pra palpitar e pouca pra ajudar.
    Sempre que leio algo assim , indicio pras amigas.
    Obrigada por compartilhar nossos pensamentos. Quantos vezes queria dizer isso tudo e não tive coragem..rsrs

  11. Fabrina

    Arrasou.!

    1. Shirley Hilgert

      obrigada!!! Beijocas!

  12. Ana Carolina Rigobello

    Shirlei, você como sempre, perfeita em tudo que escreve! Concordo com tudo! Que Deus te abençoe, e abençoe sua família e esse príncipe que esta pra chegar e encher ainda mais sua vida de alegrias. Você é uma benção, um instrumento de Deus, por que com seu trabalho, faz muita diferença nas vidas de muitas mães. Bjos e fique com Deus!

    1. Macetes de Mãe

      Olá Ana Carolina!! Muito obrigada!
      Suas palavras me emocionaram. Fico feliz que curta o Macetes de Mãe :)
      Bjss

  13. Angélica

    Disse tudooo!

  14. Alessandra Garcia

    E como SEMPRE vai..

  15. Brena

    Vai ter sempre alguém mt chata e entrona… é isso que tenho visto :/

    http://www.umamenina.com/

  16. Patricia

    Pura verdade!!! Para evitar a conversa comprida dos palpites aprendi uma técnica que funciona muito bem: concordo imediatamente com o palpite, por mais desapropriado que pareça. Encurta o papo, e eu faço tudo do jeitinho que acho certo!

  17. Carolina

    Obrigada! É totalmente verdadeiro, isso é muuito chato, além dos comentários percebo olhares críticos, gostaria de mais empatia e apoio… é muito bom saber que não estou sozinha. Abraço

  18. Raquel

    Tenho 2 filhos e já tive todos esses “alguéns” na minha vida e – com sua licença – vou acrescentar mais 1. Engravidei do meu menino sem planejamento, quando a minha menina tinha 10 meses, e tinha sempre alguém para dizer: mas já! Ela é tão novinha…

  19. Daniele

    Perfeito!! é verdade! sempre tem alguém pronto para nos criticar, independente da situação!! eu já não ligo mais, faço do jeito que meu coração manda e acha certo!!

  20. Thais

    Se me permite dar seguimento… Vai sempre ter alguém para dizer que você vai asfixiar/amassar seu bebê ao carregá-lo no sling… Vão dizer que a roupa que colocou é desconfortável, ou que ele está passando frio ou calor em excesso… Que é tortura e irresponsabilidade tirá-lo de casa antes de completar um ano… Que é crueldade, além de interferir no poder de escolha da bebê, colocar brinquinho ao nascer. Tento encarar essas situações como uma oportunidade que Deus nos dá para aperfeiçoar nossa paciência, mesmo que no ápice do comentário a vontade seja outra, rs…

  21. Thaíse Christoni

    Eu escrevi sobre esse mesmo assunto há alguns dias e o que mais me preocupa é que as pessoas não entendem a real consequência disso. Muitas vezes, chega a maltratar essa intromissão, porque parece que tem sempre apontando na nossa cara que é melhor mãe que nós para os nossos próprios filhos! Respeitar os limites é necessário!
    http://www.muitomaisquemae.com.br/2014/09/o-poder-de-destruicao-do-pitaco.html

  22. Ana

    Resumindo: vai ter sempre alguém que a gente vai ter vontade de mandar chupar prego até virar parafuso!

  23. maeli

    a sogra…to sofrendo. …

    1. Priscilla

      kkkk A minha é o cão. Sofri muito no início mas a coloquei no lugar dela. Até dizer que meus filhos eram sujos, a criatura disse por aí.

      Depois de mãe, de gêmeos, eu fiquei no limite da paciência com gente hipócrita, indelicada e desrespeitosa.

      O que falta nas pessoas é delicadeza e respeito com o próximo.

Deixe seu comentário