Como adormecer um bebê sem ser mamando no peito

No seu último post da coluna Sono e Pós-parto, a colunista Marcia Horbacio deu dicas de como fazer o bebê dormir sem ser embalado ou mamando. Mas as leitoras sentiram falta de informações mais detalhadas de como fazer os pequenos dormirem sem ser mamando, já que o post abordou mais a questão de como fazê-los dormir sem ser embalados.

Pois bem, hoje, a Márcia está de volta para dar dicas de como fazer as crianças dormirem sem ser mamando no peito. E, o mais importante, de como fazer isso sem envolver mal estar ou traumas. Como sempre, um texto claro, informativo e cheio de informação dessa nossa querida colaboradora. Confiram! Boa leitura!

dicas para fazer o bebe dormir sem ser mamando no peito

Photo Credit: pabIo via Compfight cc

Como adormecer um bebê sem ser mamando no peito

Por Marcia Horbacio

Mamães, aqui estou eu de novo, pois sei que algumas de vocês sentiram falta de mais informações no último post publicado, o qual tratava sobre associação de sono com o peito, e eu já suspeitava que isso fosse acontecer. Bom, suspeitava não só porque a associação peito – sono  é uma associação bastante comum, mas também porque eu não dei informações suficientes e houve uma razão para isso! Esse é um assunto longo e há maneiras diferentes de tratá-lo, então, eu planejei uma série de artigos sobre esse tema e vou começá-los hoje.

Como vocês devem saber, sou mãe de quatro meninos,  todos já adultos. Hoje, o mais novo tem 21 anos. Tive a sorte de, na época do nascimento do primeiro, ter uma pediatra que já há 33 anos era a favor da amamentação exclusiva até os 6 meses e, através desses maravilhosos ensinamentos dela, fui em frente amamentando todos o máximo que pude. O apoio dela foi fundamental para mim que só tinha 16 anos na época do nascimento do primeiro. Agora, imaginem eu, aos 16 anos, brigando com a minha mãe que queria que eu desse fórmula para o bebê logo nos primeiros dias e eu lá seguindo as instruções da pediatra e dando o peito o tempo todo até ele pegar (ele nasceu um pouco prematuro, mas não muito) .

Alguns  anos mais tarde,  me tornei doula pós-parto e consultora de sono materno-infantil e, durante o processo da minha formação, tive o privilégio de fazer um curso de aleitamento com ningúem menos que Jack Newman, o pediatra mais conhecido no Canadá por apoiar o aleitamento e dar suporte a mães e a doulas (para que essas dêem  assistência e apoiem a amamentação exclusiva ou quase exclusivamente de bebês  gêmeos e trigêmeos). Com a equipe dele,  aprendi a ajudar uma mãe a lactar quando ela não é a mãe biológica, a ficar lado a lado com as mães de múltiplos nos momentos mais difíceis, quando elas pensavam em desistir de tudo, e a ter o desejo de entender e estudar cada vez mais o assunto.  Foi uma jornada e tanto  e ainda  tem sido porque ainda trabalho como doula pós-parto aqui em Toronto, onde vivo,  com famílias de bebês múltiplos dando assistência na amamentação.

Por toda essa experiência como doula  e por tudo que vivi com meus filhos que são hoje 4 homens saudáveis,  e   quatro mamma’s babies  como dizem minhas noras aqui, sou apoiadora incondicional do aleitamento materno, da livre demanda e do aleitamento exclusivo até pelo menos 6 meses de idade. Estou contando a vocês tudo isso para que vocês saibam que o assunto que vamos abordar aqui não tem nada a ver com negar o peito ao seu bebê quando ele precisa mamar para se alimentar ou até mesmo para acalmá-lo e confortá-lo. Dormir no peito também é natural e hoje já sabemos que o leite materno tem substâncias que induzem o sono. Mas em alguns casos, mamar para dormir pode ser uma preocupação para a mãe porque o bebê não consegue dormir senão no peito , e ela está perto de precisar voltar ao trabalho ou ela percebe que o bebê, mesmo vindo mamar no peito, está exausto por interromper os ciclos de sono muitas vezes à noite, sempre querendo mamar ou  “chupetar” para voltar a dormir. A essas mamães que desejam ajuda, estou aqui hoje para dar meu suporte explicando o mais detalhadamente possível quatro técnicas de mudança dessa associação de sono. Como cada técnica é um pouco longa, resolvi dividi-las em dois artigos.  O de hoje vai falar de duas técnicas específicas: uma para bebês de todas as idades e uma outra mais específica para crianças acima de 18 meses, que já são capazes de entender o que a mamãe fala. Não deixe de acompanhar o próximo artigo que vai falar de mais duas maneiras de disassociar o peito da hora de dormir. Vale a pena informar-se sobre todas as opções disponíveis e depois escolher a que funciona melhor para você.

Vamos começar pela primeira técnica, que serve para crianças de todas as idades.

1. Escolha pela substituição da associação do peito por outra (colo do papai, colo da mamãe com balanço, shushing e ruído branco para depois ir eliminando um por um)

Lembre-se que o objetivo aqui é fazer o bebê adormecer sem peito. Depois podemos partir para a eliminação gradual de outras associações que ele criou substituir o peito na hora de dormir.

Vamos fazer assim: Alimentamos o bebê sempre que for a hora que você sabe que ele realmente sente fome. Por exemplo: um bebê de seis meses pode estar mamando na hora de dormir, uma ou duas vezes a noite e de manhã. Vamos dizer que essas são as vezes que você sabe que ele sente fome ou que são as vezes que você deseja que ele mame. As outras vezes que acorda , ele suga um pouco e volta a dormir logo. Você vai, então, se preparar para alimentar nas horas de fome e vai passar o bebê para o papai na hora que ele chorar querendo o peito e o papai vai acalentar. Se ele chorar, lembre ele está acolhido e no colinho do papai.

Muitas mães falam para mim que o bebê fica muito zangado quando o papai vem e ele percebe que não vai mamar. Fique firme e deixe o papai fazer o papel dele. O seu bebê está acolhido, no colo do papai, e pode ter certeza que ele não vai ficar zangado por muito tempo. O que acontece muito é que a mamãe tenta fazer isso uma noite e, como ele chora, ela desiste. Lembre mamãe: seu bebê está aprendendo a se acostumar com uma nova maneira de dormir e é natural que ele reclame. Mas ele não está só, está acolhido, no colo do papai. Não faça uma noite, faça algumas noites e vai notar que valeu a pena. Normalmente, lá pela terceira ou quarta noite, ele protesta muito menos, às vezes nada! Vocês não tem idéia de como eu recebo emails de mães totalmente surpresas com suas conquistas porque conseguiram chegar na terceira ou quarta noite e o bebê passou a dormir sem precisar mamar o tempo todo!

Se você não tiver a ajuda do papai, ao invés de dar o peito, coloque o bebê no colo e entre vocês dois coloque uma camiseta que o papai vestiu o dia todo. Pode balançar, acalentar, mas não dê o peito para fazê-lo dormir.

Se durante esse processo no colo do pai ou da mãe ele começar a chorar muito, ficar muito estressado,  você então deve ceder e dar o peito para acalmar seu choro . Mas, veja bem, para acalmar e não para ele adormecer lá. Evite fazer isso o tempo todo, mas principalmente nas duas primeiras noites, faça se realmente precisar.  

A surpresa é que se você perseverar, sem choro e sem traumas, ele começa a acordar menos.

Vou lhe contar o segredo dessa abordagem: paciência e determinação por pelo menos três ou quatro noites e você vai ter uma surpresa!

2. Abordagem do convencimento – Essa abordagem é para usar com crianças que já entendem o que você fala.

Durante o dia, comece a conversar com seu filho dizendo que, quando ele acordar à noite, tem que esperar ficar claro para poder mamar porque o leitinho agora está fazendo. Não subestime a capacidade do seu filhinho entender. Com atenção, carinho e conversas  durante o dia, já consegui que muitas crianças mudassem sua maneira de dormir à noite.

Depois de uns três dias conversando durante o dia  sobre não mamar quando não está claro, comece na primeira noite , toda vez que ele acordar, explicando  que o leitinho ainda está fazendo dentro do peito da mamãe. Se ele dormir na mesma cama com você, vire para o lado e fale, daqui a pouco OK? E de novo, mais tarde quando ele acordar, diga que o leitinho ainda está fazendo. E vá dizendo quando ele acordar, ainda não está pronto. Se ele dormir na cama dele, vá até ele e diga a mesma coisa. Diga que vai vir de manhã assim que o peito tiver leitinho pronto para ele. Se ele chorar, fique ao lado, sem conversar muito apenas lembrando “o leitinho está sendo feito…”

Quando usar essa abordagem, não esqueça de conversar com ele durante o dia, explicando que à noite não tem leitinho, que o leitinho está sendo feito e que ele tem que esperar o dia clarear para poder mamar. Se você tiver paciência, vai se surpreender com o poder das suas palavras. Não precisa negar, apenas diga : “daqui a pouco”.  E em poucas noites de paciência e determinação você vai ver a diferença.

No próximo artigo, vou falar de mais duas técnicas que vocês podem usar. Mamães, acreditem, funciona se vocês perseverarem. E tudo isso, sendo feito de maneira calma, carinhosa e com respeito não trará malefícios e nem traumas para a criança.

Colunistas MdM Marcia- sono. - NOVO 25.08cdr

 

 

 

 

 

 

 

119 comentários

  1. Camila Peres

    Olha eu gostei muito do texto, muito bom mesmo. Vou tentar estas técnicas com meu filho, ele tem 2 aninhos, e ainda mama bastante. Passo o dia no trabalho e quando chego em casa de noite, ele gruda em mim, e acabou acostumando a dormir a noite só se estiver mamando. è complicado tirá-lo do peito e mais ainda da minha cama, pois ele me procura de noite. Será que a tecnica de dizer a ele que o leitinho esta sendo preparado de noite para ele mamar durante o dia não seria “cruel” pois eu não estou em casa durante o dia?

    1. Marcia

      Camila, acho que você não precisa dizer que o leitinho está fazendo para dar durante o dia, você que passa o dia fora, pode dizer que o leitinho está fazendo para ficar pronto para de manhã ter bastante para ele memar. Acredito que antes de trabalhar você ainda dá certo? Poderia ser uma outra opção e assim estaríamos falando a verdade parra ele.

      1. Marcella

        Olá. Li alguns textos seu e são muito bons. Meu bebê está com dois meses e 7 dias. Sempre leio que bebes so vão passar a dormir bem a partir do 4 mês de vida devido ao teor de melatonina que o corpo produz. Acontece que ele dorme muito tarde. Sempre por volta de 1.. 1:30 da manhã. E la pelas 3.. 3:30 acorda novamente para mamar. Já fiz de tudo pra ele dormir mais cedo e não adianta. Ele dorme por volta de 20:30.. 21:00 e por volta 22:00 ele acorda e vai a luta até 1:30. Como faço pra ele aprender a dormir mais cedo e dormir mais tempo?

  2. Daiany

    Olá fui indicada para ler suas matérias e amei. Eu estou precisando muito de ajuda com o sono da minha. Ela vai fazer 7 meses dia 28 e só dorme mamando e acorda mais de 5 x durante a noite. E só tira sonecas leves de dia o que dificulta meu repouso. Resultado eu fico super cansada e mau humorada. Faço tudo pra não refletir nela. Já pensei em dar fórmulas com a intenção de informar ela dormir mais.

    1. Marcia

      Apesar de sabermos que o leite materno digere mais rápido que a fórmula, você sabia que as pesquisas indicam que dormem melhor os bebês amamentados no peito? Portanto, eu não daria fórmula por causa disso de jeito nenhum…

      Se vc acha que seu bebê tem fome, procure a ajude de um consultor de lactação que vai te orientar para que você continue a amamentar de forma que seu bebê esteja bem alimentado. Quanto aos despertares noturnos, teríamos que ver por que está ocorrendo e se for o caso trabalhar para melhorar isso. Se quiser me contactar por email, lhe passo informações do meu trabalho. Não é uma coisa que uma simples dica iria ajudar nesse caso… abraços

  3. Tatiane Guimarães

    Minha filha tem um ano e meio e ainda mama no peito. Trabalho o dia todo e quando chego em casa, a primeira coisa que ela pede é o peito. Pretendo amamentar até os dois anos ou mais, mas fico agoniada pensando nesse habito de dormir mamando, como será o dia que eu não amentar mais apesar de ainda lutar contra tudo e contra todos para continuar amamentando, pois também tenho o sentimento de culpa por ficar o dia todo fora, e quando chego em casa, a hora da amamentação e um momento só nosso de muito carinho e amor.

  4. Raquel

    Ótimo texto! E aviso às outras mães: a tática de explicar dá certo! Fiz com minha filha de 1a10m, que acordava duas vezes durante a madrugada para mamar. Minha surpresa foi total! Na primeira noite, eu mesma expliquei q ela só poderia mamar qdo estivesse claro (nem me toquei de falar que o leitinho estava fazendo). Ela protestou um pouco mas nada grave. A partir da segunda noite, juro!, ela passou a dormir a noite toda. Um milagre! De lá pra cá, ela ainda acorda em alguns dias, mas adormece de novo sem mamar. Eu percebi que ela entrndeu mesmo. Recomendo a técnica pq funciona sem traumas.

  5. Daniele Rodrigues

    Olá Shirley, acompanho seu blog faz um tempinho mas nunca comentei! Farei minha estreia, rs.
    Meu Fabrício de 6 meses dorme comigo, meu marido trabalha de madrugada então sempre que ele
    chora sobra pra mim, rs.
    De umas semanas pra cá meu bebe que nunca dormiu mais que 5 horas seguidas, está muito chatinho pra dormir, tem acordado várias vezes sempre querendo peito, estou só o pó…vou tentar seguir essa dica!
    Bjs

    1. Macetes de Mãe

      Olá Daniele!!
      Continue comentando :D
      Torcendo para que dê certo!!
      Bjss

  6. gabriella

    amei o tema…estou neste dilema. minha filha esta com 2a3m, e durante a noite ela parou de mamar no peito(sozinha, por milagre) e esta ate dormindo na cama dela. mas ela so pega no sono, seja a noite ou de tarde, mamando, e noto que mts vezes e como chupeta e nao pelo leite. nao sei mais o q fazer. ainda fico com ela em casa, mas tem dias que gostaria q ela conseguisse pegar no sono sem q eu precise estar junto. aguardo dicas por favor. obrigada

    1. Marcia

      Use a técnica de conversar de dia e a noite falar que o leitinho está fazendo , não tem peito agora e vá sendo persistente porque vai funcionar. É só a criança perceber que a mãe está falando serío. Algumas noites podem ficar mais díficeis sim, mas vale a pena tentar… abraços

  7. Camila

    Olá meu bebe esta com 2m e só adormece no seio, durante o dia e noite nao quer ir para o berço nem para o carrinho, já nao sei mais oq fazer. Posso tentar essa 1ª tecnica?

    1. Marcia

      Nessa idade é sempre muito importante se certificar que o bebê está ganhando peso direitinho, se está mamando bem sem problemas e depois disso, pode sim porque veja bem você não está fazendo nenhuma técnica de sono, apenas dando de mamar e passando a confortar depois de outra maneira quando você sabe que o bebê não vai voltar para o peito para mamar, mas só para ficar lá dormindo. O importante ( e falo isso porque quando os bebês são novinhos, as mamães também o são e estão aprendendo junto com o bebê a amamentar) é que você só faça isso para que o bebê experimente novas maneiras de adormecer sem ser o tempo todo no peito e não para retirar mamadas que são importantes.

  8. thays

    muito top! Rs a primeira vez q vejo uma publicação com esse tema! Otimo texto…vou tentar

  9. Janaina

    Minha filha tem 1 ano e 10 meses e nunca dorme a noite sem o peito. A noite o sono dela é turbulento, acorda milhões de vezes e nem sei mais o que é dormir desde que ela nasceu. Estou só o ‘caco’. Como passo o dia todo com ela e só trabalho a noite, ela me espera chegar por volta de 22hs para mamar e dormir. Meu marido já tentou me ajudar, mas tudo foi em vão. Uma das vezes até coloquei band aid no seio dizendo a ela que estava ‘dodói’….ela chorou demais e finalmente dormiu mas ainda sim acordou muitas vezes durante a noite e como no outro dia não consegui tirar todo leite que se formou durante a noite com a bombinha, resolvi deixá-la mamar de tanta dor do seio e achei que fosse ‘empedrar’, inflamar, enfim, por medo de que eu ficasse com mastite, resolvi ceder e deixá-la mamar. E depois nunca mais tentei. Espero aplicar essa técnica de 18 meses essa semana e depois conto se deu certo. Tomara que sim. Obrigada!

  10. Patricia

    Meu bebe tem 6 meses e esta comecando com frutinhas agora. Mas ela ainda so dorme no peito, mesmo durante o dia. Entao, mesmo depois de comer fruta, tenho que dar o peito se ele estiver com sono. Minha preocupacao eh que daqui a pouco virao os dentinhos e ele nao pode dormir no peito pq precisarei limpar os dentes apos a mamada da noite.

    1. Marcia

      Pois então, comece a mudar o hábito devagarzinho…abraços

  11. Andrea

    Tive essa ideia de falar que estava fazendo o tete e comecei a alguns meses atras. Deu super certo! Nao abro excessao pra nada, ela ja ate se acostumou e quando tomamos banho juntas ela fala: “mamae ta fazendo tete” e eu confirmo. Ela tem 2 anos e meio e entendeu super bem e olha que ela era bem grudada no peito. Maezinhas, essa tecnica funciona mesmo.

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que deu certo Andrea!
      Obrigada por compartilhar conosco :)
      Bjss

  12. Tati

    Adorei esse post. Tenho uma filha de 3 meses que só dorme sendo embalada, já tentei a técnica de deixar chorando, mas não consegui, não faz sentido para mim. Adorei as suas dicas. A minha filha dorme super bem (dorme as 20 hs, acorda às 4 hs e depois só as 06:30hs), o pediatra falou que está mais que bom. O que você acha? Mas tem 4 noites que ela tem acordado às 01:00hs também. Por que será hein? O que acham? Beijos

    1. Marcia

      É preciso mais informação nesse caso para aconselhar. Pode ser por muitas razões, que só com um estudo mais completo podemos dizer porque está acordando mais.

  13. Amanda

    Olá, minha filha tem 4 meses e de umas duas semanas pra cá só dorme comIgor no peito,nas sonecas e a noite e acorda umas 4 X a noite,antes eu minava e ela dormia,agora chora tanto que desisto e dou o peito,o que faço?

  14. Kátia

    Meu filho fara 3meses em 16.11 e acostumou a dormir no peito. Já consegui estabelecer rotina noturna: massagem, banho, mama, arroto e berço. Mas as sonecas diurnas são um problema, sempre chora e resisti qdo tento não dar o peito e maioria das vezes acabo cedendo. Em janeiro volto a trabalhar…acha q a primeira técnica pode funcionar para q ele acostume a “sonecar” de forma q não sofra qdo for ao berçário em período integral?

    1. Macetes de Mãe

      Acredito que sim Kátia!
      Bjss

  15. Andréia

    Olá! Minha nenê está com 5 meses e percebo que ela tem dificuldades de “engrenar” no sono da noite… Geralmente tenho que fazer dormir umas 3 vezes, pois ela acorda depois de um tempo no berço (às vezes 10, 20, 30 minutos) e, como ela acostumou a dormir mamando, tenho que dar mamá de novo pra ela dormir.
    Nas últimas noites, eu e meu esposo temos a feito dormir ninando no colo ou no berço, apesar do chororô, mas ela continua acordando. Será que isso vai parar? Será que ela assusta por não estar mais no colo?

    1. Marcia

      Andreia, o seu caso precisa de mais informações para aconselhamento, não é possível fazer aqui.. fique de olho nos nossos posts, vem muita informação por aí!

  16. Raquel

    Meu bebe tem 5 meses e acorda a madrugada inteira pra mamar e chupetar (após 3h de sono, depois 2h, depois de H em H).ja tiveram noites q eu ninei ao invés de dar peito quando acorda de H em H e ele voltou a dormir até mesmo sem chorar! Acho q ele não sabe emendar um ciclo no outro. Estou pensando em aplicar a primeira metodologia nele, oferecendo peito a cada 3h. O que vc acha?

    1. Marcia

      RAquel, vamos informar mais sobre isso logo.

  17. kaissa

    Ola. Meu BB acabou de fazer três meses, eu estou exausta. De dia ele dorme bem e sem peito inclusive. A noite eu faco o ritual do sono, as 20h ele dorme (mamando), certo feito um relógio. Acorda a 1h e depois de duas em duas, pior q ele quer brincar, ou seja não e fome, eu acabo dando de mamar pq preciso dormir. Gostaria de saber se posso aplicar a 1 técnica. Por favor me ajude. Obrigada!

  18. Tatiane

    Meu filho tem 5m12d. Dorme entre 19h30 e 20h30 após banho e mamando. Acorda 2x de madrugada pra mamar. As sonecas (geralmente 3por dia) tb são mamando, mas é mais difícil de ele não acordar ao colocar no berço ou de adormecer já lá (fiquei semanas tentando). A Marcia exemplificou como normal a qtde de mamadas à noite. Preciso de uma técnica para as sonecas, mas a questão é que ele nunca gostou de ser embalado/ninado, muito menos no colo do pai. Quando será o próximo post com as outras duas técnicas?

  19. Débora

    Olá, Shirley e Marcia!
    Quando será retomado esse assunto? Estou ansiosa pelas próximas técnicas para ensinar minha filha a dormir sem ser mamando… Obrigada!

    1. Marcia

      Para todas as mamães com perguntas sobre o desmame das mamadas conforto, vamos abordar o assunto de novo em breve.

  20. Julia Madire

    Gente e as outras técnicas não achei… Vou tentar estou precisando mto mas gostaria de saber o que fazer depois para ir tirando o vício do balanço ou do colo… Obrigada pela matéria estou com esperança de dormir de novo renovada!!

  21. Cintia

    Oi Márcia, tenho um lindo príncipe de 10 meses, até os 5meses ele dormia super bem, mas desde então começou a acordar durante td a noite, hj em dia não dou conta de qnts vezes isso acontece por noite… Ele acorda p mamar no peito…. Já voltei a trabalhar, fico exausta, pois não consigo descansar! Hj em dia qnd ele acorda a primeira vez na noite já levo p minha cama e ele fica a noite inteira mamando e cochilando, parece q o sono é bem superficial qq movimento ele já reclama e só sossega qnd mama! Vou tentar usar sua técnica, espero mt q resolva!!! Passo o dia cansada e a paciência fica curtíssima! Bjao

  22. Thays confessor

    Oi.. Vou tentar não desistir. Porque realmente mamando a noite toda também e difícil . Meu Samuel tem 4 meses e pesa 9 kg. Mamava o tempo inteiro durante o dia e noite. Hoje consegui fazê-loQuando falo isso as pessoas acham que eu acordo 3 ou 4 vezes na noite tem noite que me levantei 37 vezes, sim eu conto , estou tentando notar alguma diferença

  23. Thays confessor

    Oi Marcia.. Estou desesperada meu Samuel tem 4 meses 1 semana e pesa 9 kg e ontem ele me fez levantar 41 vezes, sim eu conto as vezes que levantei, espero que um dia e veja alguma melhora. Ele mamava o tempo inteiro e só dormia no colo, então primeiro fui esticando cada mamada diurna e aos 2 meses e meio, depois de um mês perseverando ele começou a mamar de 3h em 3h durante o dia. Tem 2 semanas que conseguir tirar o colo na hora de dormir ele vai para o berço acordado e com a ajuda de um ruído de água ele dorme rapidíssimo, questão de segundos. O problema aparece a noite ele vai acordado para o berço as 9 horas depois do banho ou depois de brincar dorme durante 2 horas e depois ele começa a chorar eu pego ele mama dormindo, quando ele para de sugar coloco ele no berço e 3 minutos depois ele começa a chorar novamente tento da a chupeta mais ele simplesmente recusa, balanço ando no quarto e o pai dele tem já fez isso, mais nada adianta ele continua a chorar, só para quando dou o peito, aí quando coloco peito na boca dele ele dorme, então o coloco no berço dai 3 minutos depois lá está ele chorando novamente. E tudo isso de olhos fechados, ele chora de perder o fôlego, mais de olhos fechados. Os faço?

  24. Eidi Mendes

    Não encontrei o link para as outras duas formas de fazer o bebê dormir sem ser mamando no peito. A consultora diz que terá outro post porém, não encontro. Me ajude, por favor!

    1. Tâmara

      tb não encontrei.

  25. Ceci

    Olá! minha bebe de 9 meses chuapava o dedo e não dava trabalho pra dormir. O fato é que faz uns 2 meses que ela teve afta e não coloca mais o dedo na boca. Como antes ela só acordava a cada 5 ou 6 horas durante a noite pra mamar, eu dava a madeira (depois que tirei o peito). Mas agora, como ela não consegue se acalmar sozinha, ela só se acalma se eu der a mamadeira (detalhe que isso não acontece de dia,quando ela adormece sozinha). E toda vez que ela chora a noite eu dou a mamadeira e ela dorme de novo assim.Mas eu quero tirar esse hábito. Uma porque ela passou a acordar mais vezes e ela já pesa 10 kilos e outra porque não acho legal ela ficar dependende da mamadeira pra dormir. O que eu faço?

  26. Tarita

    Olá! Adorei o texto!
    Estava mesmo precisando encontrar um texto tão claro e carinhoso com as formas de fazer o bebê adormecer sem o peito, mas valorizando a amamentação! Obrigada pelo lindo trabalho Márcia!

    Queria saber se já você já publicou o segundo artigo?
    Estou ansiosa pelas próximas dicas.

    Minha bebê tem 1 ano de 2 meses e só dorme mamando. A noite é bem tranquilo… o meu problema é com a soneca depois do almoço. Não consigo fazer ela dormir sem o peito! É uma correria só fazer ela dormir e ir correndo trabalhar. Fora que ela começou a escolinha a alguns meses e lá as profes não conseguem fazer ela dormir de jeito nenhum, só com muito choro! Não sei mais o que fazer para que ela consiga fazer a soneca sem peito com outra pessoa. Estou esperando meu marido entrar em férias no mês que vêm para ver se conseguimos organizar um esquema para ele treinar a soneca dela. Preciso muito de ajuda!

    1. Shirley Hilgert

      Tarita, publiquei outro texto da Márcia com as demais dicas. Dá uma olhada. bjs

  27. Danda

    Quero desmamar minha pequena, ela ja esta com 1 ano e 10 meses, alguem pode me dar uma dica, ja tentei uma vez, mas ela grita e fica muito irritada, alem disso nao toma outro leite e recusa quando ofereço.O que posso fazer?

  28. Jandira

    Adorei o texto! Fiquei com uma dúvida: A partir da hora que anoitece, até amanhecer o bebê não mama? Para mim parece que é muito tempo! Minha bebê tem uns horários complicados (já foram melhores, mas tem uns dentes judiando e não estou conseguindo mudar isso por enquanto). Ela dorme normalmente por volta de 23:30 – meia noite, se conseguir passar a noite sem mamar, normalmente mama umas 05:00 (porque eu levanto às 05:30 para me preparar para o trabalho) e depois disso ela acorda normalmente umas 08:30, 09:00. Ela mama bastante normalmente até a hora de dormir… como resolver isso?

  29. Marianna

    Meu Deus!! Estou impressionada!!
    E ansiosa para começar o método, pois meu Davi está com 1,4 ano e não dorme se não for no peito… Ele quer o dia inteiro, arranca minha blusa ,,, está ficando constrangedor! Rsrs… Espero que dê certo!!

  30. Sherlene

    Como faço minha filha de 1.1 dormir sem ser mamando, pois preciso fazer uma cirurgia de retirada de cisto no ovário, me ajudem por favor, estou depressiva…

    1. Macetes de Mãe

      Olá Sherlene!
      As dicas que temos estão no post, esperamos que ajude.
      Bjs

  31. Andressa

    Ola.meu filho tem um ano e dez meses e só dorme se tiver no peito e nem e mais pelo leite mas faz o peito de chupeta.ele mama o dia inteiro toda hora quer tirar o peito pra fora e ainda quer ficar apertando o bico do outro enquanto mama.E acorda a noite toda pra mamar isso quando ele não fica praticamente a noite toda com o peito na boca.socorroooo o que eu faco!

  32. Larissa Farias

    Amei as dicas. Vou aplicar a primeira com minha filha. Ela tem 8 meses e já se alimenta com uma variedade de alimentos. Faz todas as refeições certinhas e tbm toma mamadeira. Durante o dia é fácil fazer com ela adormeça sem o consolo da mama, mas a noite ela acorda mtas vezes, umas p se alimentar mesmo e outras somente para fazer o peito de chupeta. Espero que dê certo. Mas estou sem achar a continuação dessa matéria, onde estão as outras 2 dicas?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Larissa!
      Que bom que gostou!
      Na coluna sono e pós-parto você pode encontrar todos os artigos. http://www.macetesdemae.com/categoria/coluna-sono-e-pos-parto
      Bjs

  33. Jessica

    Marcia parabéns pela matéria, este é justamente o momento em que estou passando, meu bebê está com 6 meses essa semana eu comecei a dar papinha e frutas, durante a noite ele acorda só duas vezes mama e volta a dormir.
    Minha preocupação é o sono da tarde pois mesmo depois de comer ele sente a necessidade de mamar para dormir, volto a trabalhar mês que vem e estou bem preocupada.
    Como posso fazer?? Faço a mesma técnica que você sugere no post??
    Abraços!!

  34. Dayane

    Olá.. preciso de ajuda!
    Minha filha tem 5m23d e só dorme no meu peito e qer mamar várias vezes a nte, msm dormindo insiste em mama, se recuso ela acorda e chora demorando a dormir. O qe faço?

  35. gislayne

    Olá !
    Estou precisando de ajuda , minha bebê tem 16 meses e ela nunca chegou a tomar uma mamadeira , só toma 60ml e alha lá.
    Ela só quer saber do peito, quer mamar toda hora, so dorme no peito e tem noites q ela acorda a cada uma hora, não sei mais o q é dormir uma hira seguida.
    Sem falar q ela n quer o pai , não qer a babar, não fica com ninguém,eu jajá deixei até meu trabalho p ficar só com ela , e mesmo assim ela é muito chorona.
    Amo minha filha , más me sinto muito cansda. Por favor me ajude !
    Desde já obrigada!

    1. Shirley Hilgert

      Gislayne, tem bebês que são mais apegados mesmos. Sugiro conversar com o pediatra e ver as dicas que ele tem a dar, pois ele conhece melhor sua filha. bjs

  36. Marina

    Olá, minha filha está com nove meses e só dorme mamando no peito, acorda umas duas ou três vezes por noite querendo mamar e quando dou colinho e não mamá ela chora bastante. Se dou o peito ela adormece novamente e lá pelas tantas acorda de novo! Come de tudo, papinha no almoço e janta, e frutas, mas não aceita fórmulas em mamadeiras. Dorme uma soneca pequena a tarde e às vezes de manhã. Preciso de ajuda, por favor, podem me ajudar.

  37. Patricia

    Olá!!!!
    Preciso de ajuda!!!!
    minha filha tem 1 ao e 3 meses, ainda mama no peito e vai a creche durante o dia, o meu problema é que ela nunca dormiu uma noite inteira.Não sei mais o que fazer porque quando estamos juntas ela só quer peito o tempo todo, dorme e aocrda no peito.Como saber se ela tem algum disturbio do sono??
    Minhas amigas tem filhos na mesm idade e ele dormem muito bem a noite, será que é porque ela ainda mama no peito???
    Poir favor, me ajudem, me indiquem um pediatra em Campinas que possa me orientar melhor.

    Muto obrigada por enquanto

    1. Shirley Hilgert

      Patrícia, não dá para saber por que ela tem esse comportamento, afinal, cada criança é uma criança. E é comum crianças na idade dela ainda acordarem à noite. Bjs

  38. rochelle

    Boa tarde. Minha filha está com 4 meses e já estou preparando-a pra ficar com a vovó enquanto eu estivet fora. a grande dificuldade que estou tendo é que ela só quer dormir mamando e não está pegando a mamadeira.mamadeira.dessa forma está bastante complicado,pois ela chora bastante,principalmente,quando junta o sono com a fome.sinceramente,não sei o que fazer. Alguém pode me ajudar???

  39. Leticia

    Olá tenho uma neném de 10 meses e 2 semanas e ela nunca dormiu uma noite inteira, mais ela esta fazendo meu peito de chupeta então estou tirando o mama dela mais a noite tem que dar pq ela chora ela nem chega a acordar é mais um vicio mesmo , tens alguma dica

  40. Naira

    Meu bebê de 1 ano e 10 meses, mama no peito de dia pra dormir e a noite toda… O que faço pra conseguir colocar ele pra dormir sem mamar?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Naira!
      Tem vários posts sobre amamentação no blog. http://www.macetesdemae.com/categoria/amamentacao
      Bjs

  41. Carla

    POlá, muito legal suas dicas!!
    Minha filha está com 1a e 2m e tbm precisa do peito pra dormir. Outro problema é não gostar de dormir no berço e aí acabo intercalando entre minha cama e o berço. Resolvi tentar colocar um colchão no chão… ela acorda menos, mas quando acorda eu preciso me deitar com ela e dar o peito. Vc acha que esse tipo de independêncis pra essa idade pode ser ruim? Ela quando acorda vai no meu quarto ou onde eu estiver pra me encontrar…. Estou pensando em comprar uma cama baixinha. Vou começar aplicar sua primeira técnica… pode me dizer o que acha sobre o colchão? Obrigada! Bjs

  42. Lilian

    Olá tenho um bebê de 1a6m ele já come de tudo durante o dia mais mesmo assim não larga o peito durante o dia e a noite. Durante a noite acordada para mamar e só dorme se for no peito e pior ele não fica com ninguém e ele é muito irritado o que fazer… Pois meus seios estão feridos.

    1. Mayara

      estou passando pelo mesmo dilema minha bb tem 1 ano e 2 meses não pega a mamadeira nem para sucos, ela bebe so no copinho. Estou parecendo um zumbi com os seios todo ferido, ja nao sei o q faço. Se conseguir me avise obrigada

  43. Paty

    Meu Filho Também Acorda Varias Vezes na noite e só quer saber do peito, se eu não der o peito pra ele, ele começa a chorar ou acorda e não quer voltar a dormi, ele chora muito auto, ele as vezes acorda 4 veze a 6 vezes na noite, não sei se é só pra mamar ou é frio, sendo que ele fica bem agasalhado na noite isso me desgasta muito, mal consigo dormi, ele tem 9 mesês e 20 dias, vou fazer o ritual do sono e espero concluir com êxeto, obrigada pelos conselhos.

  44. Ana Patrícia

    Olá, gostei muito do seu post. Sou mãe de gêmeas de 4 meses. Tive que complementar a alimentação delas com fórmula desde os primeiros dias no hospital. Acabou que uma delas não quer mais o peito e a outra rejeita a mamadeira. A que mama na mamadeira dorme a noite toda. E a outra só dorme no peito. Agora está começando a acordar mais vezes durante a noite e quer ficar no peito o tempo todo pra dormir. Até no sono do dia ela acorda querendo chupetar o peito. Vou tentar a primeira técnica mas confesso que será muito dificil pq ela é bem insistente. Rs Há muito estava procurando um site com ajuda para mãe de gémeos. Obrigada prlas informações!

  45. lediane

    Olá, adorei o post! Minha bebe esta com um mês de vida. O problema é que ela só dorme se for no peito e quando coloco no berço ou em outro qualquer lugar para dormir ela acorda e chora muito, pedindo colo, só volta a dormir se mamar, ando muito cansada, pois não consigo dormir a noite, ela dorme ate as 3, acorda e demora de 2 a 3 horas para voltar a dormir, não consigo dormir ao dia, pois ela necessita ficar no colo. Estou cansada e sem saber o que fazer, ela é muito pequena e não posso deixa-la chorando. Há alguma dica pra mim? Obrigada!!

  46. Andrea

    Olá, bom dia!

    Li os artigos e gostei, no entanto preciso de uma orientação mais profunda. Mina filha tem 1 ano e 5 meses e mama con demanda livre, uma vez que larguei o trabalho pasta cuidar dela.

    Aos 11 meses tentei tirar as mamadas da madrugada pois ela estaba acordando uma média de 12x a noite. Passei 3 meses tentando. Fui muito persistente. Expliquei a ela que o leitinho só tinha de dia e que de noite o tete (peito) estaba dormindo, embalava, cantaba, balançava, fazia de tudo menos dar de mamar. Minha filha se debatia, berrava, me batia de raiva, implorava gritando mamãe, apontaba para a janela pasta saber se estava de noite e passava a noite em claro… Foi assim por 20 dias. Depois de 1 semana ela passava 2 nos assim. Depois de 3 meses e da mina filha passar uma média de 5h por noite acordada e desesperada eu resolvo voltar a dar de mamar. Detalle: Ela nunca aceitou a chupeta e cospe o leite da fórmula. Também não queria comer de madrugada. Só queria peito. Quando voltei a amamentar de madrugada ela passou uma época dormindo bem, mas agora voltou a passar as madrugadas só no peito. Ela dorme no peito e qdo tiro ela acorda na mesma hora. Ela dorme na cama dela. Eu já nem durmo mais na minha cama pq ela passa a noite inteira indo no meu quarto me chamar p ir ao qto dela dat de mamar. Muitas vezes estou tão exausta que durmo com ela no quarto dela, mas ainda assim ela quer peito o tempo todo.

    Meu marido não me ajuda em nada, pois trab e quer descansar a noite.

    Estou exaurida, vivo com sono 3 dor na coluna. Não sei mais o que fazer. Já pensei em desmamar de vez até de dia. Por favor me ajudem!

    1. Emily

      Andréa, resolveu seu caso ? Tenho o mesmo dilema com meu filho de 2 anos, tentei por 45 noites tirar o peito, mas ele fica esperando amanhecer pra mamar. De dia consigo enrolar ele, mas não tira a soneca da tarde pq luta com o sono, só sabe dormir no peito. Ele sofre, faz beicinho, chora sentido qdo não mama pra dormir.
      O que funcionou no seu caso ?

  47. Renata

    Boa Noite
    Bom tenho uma bebe de 8 meses
    Ela sempre foi boazinha ate quando estava doente quase não chorava de uns meses para cá venho tendo muitas dores na coluna por amamentar ela toda a noite 3 dias meu marido chegava a dormir no sofá por achar que ela tinha que dormir comigo,mas decide com o coração partido em tirar a manada da noite
    Na 1 noite ela ficou nervosa mas voltava a dormir acordou 5 vezes de hora em hora na 2 noite ela quase me bateu pois ficou muito nervosa e eu chorei junto mas continuei
    É o pai dela sempre dizendo se eu fosse você eu dava o peito e parava de ver ela sofrer,na 3 noite ele disse que ia me ajudar ;quando ele a pegou no colo parecia que meu peito estava ali ela logo adormeceu e do acordou duas vezes ,na quarta noite meu esposo não estava em casa ;fiquei com medo mas graças a Deus foi um sucesso ela dormiu a noite toda e ate dorme melhor de dia
    Tentem e firmem que vocês mamães conseguem…..

  48. Luanne

    Olá…Minha bebe vai fazer 8meses e não pegou mamadeira, o que dificulta ela a largar o peito, ela só quer o peito até adormecer e acorda 2 a 3 vezes a noite qrendo o peito para para “Chupetar apenas” E eu Não tenho o Pai dela comigo moro com os meus Pais, entao como fazer para ela adormecer sem o peito e sem o Pai…? Preciso de ajuda…ñ sei mais o que fazer ja tentei de tudo!

  49. Rafa

    Alguma dica sobre o que fazer no caso de um bebe que só dorme no peito seja de dia que de noite? Nem mesmo nas sonecas do dia eu consigo fazer o meu dormir sem ser no peito e tenho que ficar o tempo todo ao lado dele, pois se me levanto depois que ele dorme, ele acorda em seguida. Chega até a segurar a minha roupa. Ele tem 8 meses e foi sempre assim, desde que nasceu. Fazemos cama compartilhada e nem mesmo no berço acoplado à minha cama ele aceita ficar, chora muito. É possível que seja algum trauma durante a gravidez, já que ao 6 mês corri o risco de perder-lo e fiquei 3 meses internada com medo de que ele nascesse antes do tempo (o que felizmente não aconteceu)? Sei que o post é antigo e já li mil vezes, se a Márcia puder me responder, agradeço imensamente. Obrigada. <3

  50. Aline

    Olá, amei as suas técnicas, o meu filho tem 2 anos e sete meses , ele já se alimenta de tudo; toma café, lancha, almoça , janta mas não larga o peito, o pior é que eu trabalho o dia inteiro só chego em casa a noite e quando chego de imediato ele quer o peito. Durante a noite só quer dormir mamando e acorda várias vezes durante a noite p mamar e nem dorme direito e nem me deicha dormir, e dessa forma estou prejudicando a saúde de meu filho. Gostaria de saber se você MARCIA poderia me ajudar. Grata!

  51. Tawanny

    Olá amei o post.!!
    Tenho gemeos de 5 meses um bb dorme bem a noite toda e tira boas sonecas durante o dia não mama mais no peito. Já a outra só mama no peito devido a alergia a leite de vaca e só dorme comigo. Como eu faço pra ela dormir a noite toda igual o irmão?

  52. Tawanny

    Tenho uma bb de 5 meses q só dorme no peito acorda umas 3 cezes a noite pra mamar o q eu faco pra ela dormir a noite toda?

    1. Shirley Hilgert

      Tawanny, nessa idade é normal acordar à noite. Meu filho tem 6 meses e acorda 6 vezes por noite. Você ainda está no lucro!

  53. Cristiane

    Minha filha tem 2 anos e ate hoje não consegui desmama-la,já passei de tudo no peito e não funcionou.vou tentar essa tecnica de falar que o leitinho ainda não tá pronto só de manhã pra ver oque que dá porque minha filha é muito pirracenta.

  54. adinaira

    Bom gostei muito dessa ideia vou praticar. Tomara que de certo,o meu filho faz um ano esse mês e não larga o peito ele já tem dentinho e dói muito quando mamar. Então Boa sorte pra mim e pra todas as mamães

  55. Bruna

    Nossa, este é o melhor artigo que li sobre o assunto. Também estava na situação de muitas de vcs, mas estou fazendo com meu bebê de 11 meses e está dando super certo! Boa sorte pra todas! bjos

  56. Laryssa

    Oi minha bebe tem 15 dias é meu 1 filho ela so quer peito nao consigo nem dormir mais. Nao sei o que faco podes me ajudar
    Ela chora muito e so para com o peito quando tiro ela chora novamente

  57. Andrea

    Marcia,
    Meu bb tem quase 2 meses e não pegou chupeta. Ele só quer saber do meu peito para acalmar ou dormir. Além disso, quando dorme, coloco na cama e ele acorda chorando ou na hora ou depois de alguns minutos.
    Posso utilizar 2 técnicas suas de uma única vez, da qual quando estiver sonolento paro de balançar e sento e retiro o bico do peito da boca dele? Espero um tempinho e coloco no berço, e, se chorar, volto o processo do começo?
    Obrigada

  58. Marcela

    Meu filho tem 9 meses e está ficando impraticável. Nem sei mais quantas vezes ele acorda. Antes não era assim. Ele acordava uma a duas vezes e voltava ele para o berço. Sendo que as vezes ele nem mamava, meu marido ia lá e o colocava para dormir novamente. estou exausta e trabalho na parte da tarde. Meu marido está me pressionando para eu fazer um desmame noturno. Mas fico muito insegura e estou buscando algo intermediário. Quando será que posso começar a fazer a segunda técnica de falar que o leitinho já está fazendo? Nove meses está muito novo?

  59. Kely

    Oi! Eu tenho um bebê de 7 meses que só dorme no peito e acorda várias vezes a noite p mamar , estou exausta e mau humorada mas sei que ele não tem culpa. Ele dorme muito pouco de dia também, mama na mamadeira só quando ele quer , quero tirar as mamadas noturnas para que tanto ele quanto eu possa descansar melhor, o que devo fazer?

  60. Fernanda

    Acabo de encontrar esse site e amei as matérias!
    Tenho um bebê de 3 meses e passo pela situação
    Descrita (ela acorda de 2/2h querendo a mama a
    Noite). Estou bem preocupada porque tenho que
    Voltar para dois plantões noturnos ( acabando a
    A licença maternidade que no Brasil é de 4 meses)
    Em janeiro! Isso tem acabado com meu sono, gosto
    Muito de amamentar minha filha e não quero que ela
    Sofra quando eu tiver que voltar!

  61. Alana

    Meu bebê tem 1a2m e só dorme mamando.
    Durante o dia quase não mama mais…
    Preciso de ajuda! Tentamos o colinho do papai, mas foi gritos e estresse. Obrigada!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Alana!
      As dicas que tenho estão no post :)
      Espero que ajudem.
      Bjs

  62. Fernanda Michele

    Olá!
    Conheci seu site hoje e me apaixonei.
    Meu filho tem um ano e quatro meses e a pediatria que eu passava disse que como ele estava ganhando 53grs por dia eu poderia dar somente aleitamento materno até os seis meses e comecei a alimenta -lo após isso.
    Até hoje ele come de tudo mais não aceita nada em mamadeira, copinho, nada!
    Só copo de adultos que ele aceita suco.
    E nenhum leite, o que faço?

    1. Shirley Hilgert

      Fernanda, não consigo ajudar muito. Meu mais novo também só aceita leite materno até agora. Bjs

  63. karen

    Preciso de ajuda minha filha pego mamadeira agora depois de uns dias só que peito não durmo mais

  64. denisiane

    Ola adorei as dicas, mais tenho um grande problema e não sei o que fazer. Tenho uma filha de 2 anos e 5 meses e ela se alimenta muito mal, fora que ela é grudada no peito. O tempo todo o dia todo não sei o que fazer. Não trabalho e fico o dia todo em casa, quando ela sai com o pai ou deixo com alguém ela bem sente falta. Mais quando fica comigo nossa…fora que ela acorda a noite toda pra fazer o peito de chupeta, Me ajude por favor

  65. Lorena Fernandes

    Márcia, tenho 20 anos e uma bebê de 8 meses sou mãe de primeira viagem porém estou exausta não tenho mais paciência , já acostumei a colocar ela pra dormir apenas no peito mesmo sabendo que estou errada, e isso acaba me deixando muito cansada, porem como nao tenho paciencia se ela chora eu nao resisto e vou logo dar o peito, o que faço? já estou totalmente sem alternativas, sou dona de casa com marido SUPER exigente que nao me ajuda em nada, se ela chora eu apenas me estresso mais e mais, no final do dia estou sobrecarregada e totalmente sem paciência preciso muito de ajuda!

  66. Janaina

    Adorei a dica de colocar uma camisa do papai entre o bebê e a mamae. Afinal, todas nós sabemos que é só sentir o cheirinho da mamãe que eles já vêm com a boquinha aberta procurando! Rs
    Vou tentar essa técnica porque minha filha de 9 meses vai pra creche, tomare que dê certo!

  67. Rhayza

    Meu filho tem 1 ano e 2 meses , com um tempo parei de dar peito diariamente só na hora de dormir , mas com essa crise de zika olhei umas pesquisa que o aleitamento pode contaminar a criança , e eu to com essa zika e tô comedo que meu neném peque , então desidi nem dar na hora de dormir , tô super preocupada na hora que ele acordar de madrugada . Ele come de tudo , mas não pegaamadeira e não gosta de outro tipo de leite , confesso tô super nervosa , pois não queria de parar de amamentar ele agora ..

    1. Juliane

      Eu tive zica e amamentei normalmente e está tudo bem com minha filha.

  68. Karen

    Amei on post.
    Minha filha de 7 meses só dorme no peito. Ja fiz a tecnica da substituição, ela até dorme, mas acorda assim que a coloco no berço. Nessa história, acabo levando a para minha cama e dando o peito quase que a noite tda. Acordo quebrada. Só queria que ela dormisse até o dia seguinte.

  69. samaeah

    ola tenho um bebe de um ano e tres meses estou tendo problemas pq alem de mamar a noite toda ele nao aceita alimento praticamente nenhum .so quer mamar o dia todo.nao trabalho fora e ele fica em.casa só comigo.vcs podem me ajudar a mudar o habito dele?

  70. Ana Beatriz

    oiie,Meu bb tem 2 anos e4 meses e mama o dia todo mais so quando ta bravo ou sem nada pra fazer e tambem passa ah noite toda no peito fazendo de chupeta nao sei oque fazer pois ele mama mamadeira mais e sou umas duas veses no fia e de manha nao come nada ,nada de fruta verdura nada mesmo nao sei oque fazer to desesperada

  71. Ana Lúcia

    Eu também estou tentando tirar o meu filho do peito que tem um ano e nove meses, passo o dia fora e quando chego em casa toda hora ele quer “pepeitinho”….gruda em mim ,percebo que é só mania, pois ele se alimenta muito bem, toma bastante sucos ,água etc….E como estava a procura de ajuda achei os seus artigos e gostei muito. obrigada!

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que gostou, Ana!
      Bjs

  72. Fernanda

    Bom dia!!!
    Meu bebê está com 22 dias, ele mama 1:00 ou mais, eu acabo tirando se ele não solta, pois está voltando muito leite e ele acaba afogando!! Se ele não dormiu no peito durante a mamada ele fica muito irritado, chora muito e não dorme!!! Isso está me descartando pois ele só vai dormir lá pelas 15:00, o que eu faço?!
    Aguardo resposta e agradeço!

  73. Claudete

    Boa tarde! Comecei a praticar esse método Ontem,mas passei a noite em claro,minha bebê tem 1ano e 6 meses,ela fica muito brava,e n gosta de leite,já fiz mamadeira,já dei no copinho,todo tipo de mamar,achocolatado etc…ela chegar por pra fora o que ela nem tomou, faz isso quando sente o cheiro de leite,n sei mais o que fazer, vou continuar tentando 4noites p ver se consigo,confesso que é de partir o coração, mas me faço de dura as vezes,já choramos juntas ,quando ela me ver chorar se acalma,n queria q ela me visse triste,tó sofrendo ao ve-la nessa situação.

  74. Pamela

    Olá ! Meu filho tem 1 ano. Comigo só dorme no peito, pede o tempo inteiro “teteti” e se deita nos meus braços .De dia, quando fica com a minha irmã dorme cantando ou embalando. Ele não entende dia ou noite, claro ou escuro, só quer teteti. E pior, está começando a não querer comer, só “teteti”. Não sei mais o que eu faço . Estou cogitando, inclusive, tirar o peito. Quando acorda a noite em seu berço , chorando eu e meu marido, cansado, acaba trazendo ele para a cama com a gente que fica a noite inteira somente sugando (fazendo de chupeta).

  75. Patricia

    Muito bacana as dicas, vou tentar! E depois vou tentar melhorar a alimentação, pois também só quer peitinho!

  76. Liliane

    Muito interessante o artigo e as técnicas nele constantes. Gostaria de saber se podem ser usadas para bebês de um ou dois meses.

    Obrigada.

  77. Ellen

    ola, boa tarde! gostei bastante d texto vou tentar a tecnica do colo do papai. por incrivel que pareça, fizemos isso antes de ler o seu texto na semana passada, quando eu ja exusta de tanto levantar e pegar João no berço , eu sentei na poltrona do meu quarto e deixxei meu filho na cama com meu esposo, o quarto todo escuro eu via ele se movimentar pra la e pra ca, e meu esposo tentar deitá-lo, depois de um tempo ele dormiu sozinho, de cansaço. so que depois ele acordou mais 2 vezes e ai meu marido ja estava dormindo e sobrou pra mim dar o peito, pois ja era madrugada e meu esposo levanta 4:30 para trabalhar. meu filho tem 1 ano e 4 dias hoje. vamos tentando…

    agradeço as dicas!

  78. Viegas

    Olá minha bebé tem 1 mês e de a uma semana para cá durante o dia ela chega a ficar 5 horas sem dormir tudo pk eu dou lhe peito ela adormece e kuando ponho no berço ela dorme 10 minutos e acorda a reclamar e volto a dar peito e a mesma coisa se repete até chegar ao ponto de chorar mt porque ta super cansada e irritada o ke posso fazer

  79. kerolin

    Naturalmente eu e meu esposo estamos fazendo o que aconselhou, e meu bebê esta dormindo menos na mama mas ainda da as mamadas na madrugada umas duas ou três mamadas durante a madrugada o que faço? Como estao vindo os dentes ele esta me machucando muito!

  80. Izi Cristina

    Meu problema nem é ele adormecer no peito e sim as vezes que acorda a noite. As vezes só pra chupetar nem mama…

  81. Maria Beatriz

    ola,

    Tenho um duvida: meu bebe tem 6 meses, mama na mamadeira e dorme das 20hrs ate as 05:30. as vezes acorda as 04:30, ou antes pra somentete chupetar.
    para dormir, ele mama a mamadeira e as vezes ja dorme antes de terminar. qdo nao, ponho no berço, ele chora bastante, mas fico ali com ele e ele dorme.
    quando acorda na madrugada vou ate o berço (ele esta de bruços e nao consegue voltar) entao viro ele e deixo ele no berço mas ele bérra. Como reverter essa situacao? deixo ele chorando no berço?
    se pego no cólo ele fica muito nervoso, se mexendo, quase nao consigo ficar com ele no cólo…
    qual sua opiniao a respeito?

    Obrigada

  82. Suellen

    Oi , tenho uma bebê de 2 meses , quase 3 . Ela passa o dia todo no colo e no peito , quando ela dormi tento colocar ela no berço mais ela acorda rapidamente, querendo o peito de novo mais ela não mama só quer ficar chupando! Oque posso fazer para ela largar um pouquinho só do peito e aprender a dormir no berço? Me ajude . Obg

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Suellen!
      As dicas que tenho estão nesse post. Mas você pode procurar mais posts sobre sono e amamentação aqui. Espero que ajudem.
      Bjs

  83. Graziella

    Oi gostei muito do artigo e preciso muito de ajuda. Minha filha de 1 e 5 meses que ainda mama o “leito” LM, começou a frenquentar a creche, mas ela sente muita falta do leito ainda esta no periodo de adaptaçao e no carderninho só vem escrito que ela so chorou. Ja tentei tirar do peito mas nao deu certo. nao pega mamadeira e nao gosta de nenhum outro tipo de leite, nem se outra pessoa oferecer, ela chora muito. Nao sei mas oqe faço porque preciso que ela deixe de mamar o leito lara se acoatumar na creche, pra mim trabalhar e nao sentir tanta falta… sera que vcs tem alguma dica??? Obrihada desde já!

  84. Regina Fortine

    Boa noite, vou tentar essa dica, minha filha vai fazer um ano daqui dezoito dias e nao quer largar o peito, acorda tres ou ate quatro vezes a noite, estou muito fraca, ela come bem mas nao aceita outro leite,nem no copo, mamadeira nada, vou ficar firme e tentar.

  85. Juliana

    Olá!
    Meu nome e Juliana sou mãe do João ele vai completar 1 e 5 meses e mama peito…Durante o dia Fica na creche por que eu trabalho,quando vou buscar ele na creche a 1 coisa que tenho que fazer e amamenta lo …tenho q ficar parada na porta da creche para amamenta lo para ficar calmo e coloca lo na cadeirinha a noite ele so dorme se for mamando dorme na cama comigo e o pai .Gostei de suas tecnicas vou tentar usa – las ,espero que de certo !Pois o mesmo mama a noite toda e uma miação que parece que tem um gatinho na minha cama ….Espero que de Certo!

  86. Leurilene da Silva e Silva

    Oi eu tenho uma princesa de 11 meses ela dorme bem porém não gosta de comer quase nada mama um pouco e vai brincar o que eu gostaria de saber é se estou fazendo errado só acordo as 10 horas e ela também pós dormimos juntas grudadas mas será que isso lhe prejudicar pós ficar muito tempo sem comer pela manhã

  87. Filipa

    Olá

    A minha bebé tem 17 meses e ainda mama (muito!). Pretendo continuar a amamentar até ela deixar de querer (fazer desmame natural).
    No entanto, e como só adormece a mamar (excepto no infantário, onde adormece sem problemas no berço), gostava que ela começasse a adquirir alguma independência a respeito do sono, pois quando eu estou presente, ela só adormece deitadinha comigo a mamar.

    Posso tentar essas dicas, para lhe tirar a associação do sono = mama, mas tenho algumas dúvidas:

    • O facto de fazermos cama compartilhada pode dificultar o processo? Quando ela aordar a meio da noite para mamar um pouco e eu lhe negar, não ficará muito frustrada?

    • Posso aplicar as duas técnicas em simultâneo? Dizer que o leitinho está a fazer e só vai haver de manhã, e o pai ninar?

    Obrigada.

    Beijinhos de Portugal.

  88. Cintia

    Oi meu tenho um finha de 1 ano e 3meses ela so dorme mamando no peito e acorda tipo umas 8,9 vezes na madrugada e se nao dou peito ela chora muito,meu marido ja tentou acalmá-la mas ficou chorando 2 horas.eu trabalho e acordo um lixo,estou desesperada.nao quero tira-la do peito mas nao quero dar de mama de madrugada pois nao estar fazendo bem nem p mim ,nem p ela.socorro

  89. Mãe

    Olá, não sei mais o que fazer é muito amor envolvido e acabei deixando minha bebe acostumada a dormir toda vez no peito, ela tem 1 ano e fica irritada quando eu tento fazer outras técnicas ou tentar faze-la dormir sozinha sem o peito. Ela mama, mama e mama muitas vezes ao mesmo tempo, não sei onde para tanto leite eu ando exausta e de amu humor, ela acorda a noite e quer peito varias vezes, ela se agita muito até enquanto mama, acho muito estranho. Já pensei em dar chupeta mesmo sendo contrária a isso e a formulas. Mamadeira nem pensar, o que eu faço preciso de ajuda.

  90. Angelica

    A minha tem 11 meses e estou tentando q ela durma a noite enteira ja faz um mes e uma semana
    Como disse ai no poster e como dissem todos q com uma semana ela parava de pedir o peito anoute mas isso nao aconteceu aq em casa
    Estou na luta ja faz um mes e semana

  91. Priscila

    Não sei mais o que fazer. 2 anos e 2 meses e minha filha não desgruda do peito. Parece que as técnicas nunca irão funcionar. Ela me manipula com choros e griitos e eu acabo cedendo quando tento tirar o peito. Ela quer o “cacá” a todo momento, dorme no peito, à noite acorda e quer o peito. Não aguento mais! Amamentar virou uma tortura pra mim.

Deixe seu comentário