Sangramento durante a gravidez

Sangramentos durante a gravidez assustam, e muito, mas nem sempre são perigosos. Eu tive sangramento durante a gestação do Leo e agora na do Caê também. Em ambos os casos, tive bem no início da gestação, quando o óvulo estava se implantando no útero num processo chamado nidação (e que pode levar ou não a sangramentos leves).

Pois bem, convidei para falar um pouquinho sobre esse assunto – sangramento na gravidez – o Dr. Alexandre Pupo, ginecologista do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Nessa entrevista bastante esclarecedora, ele irá falar sobre as principais causas de sangramento e destacará as situações com as quais devemos nos preocupar. Boa leitura!

sangramento durante a gravidez

Photo Credit: reiserloh via Compfight cc

Sangramento durante a gravidez – Entrevista com o Dr. Alexandre Pupo

1-      É comum ter sangramento durante a gravidez?

Até o terceiro mês de gestação, episódios de sangramento são relativamente comuns e atingem de 30% a 40% das mulheres. A principal causa costuma ser a nidação, que é o momento que o embrião chega ao útero e se fixa na parede. Isso pode romper algumas veias, ocasionando um sangramento ralo, marrom ou vermelho aguado, e que dura, no máximo, dois dias. Como esse sangramento costuma ocorrer perto da época menstrual, muitas mulheres acham que não estão grávidas.

2-      Existe outros tipos de sangramento comuns nesse período?

Sim. Um fator recorrente é o descolamento ovular. Como o saco gestacional é pequeno e está se acomodando no útero, isso pode causar algum escape sanguíneo. Se ele não vier acompanhado de cólicas, não há nenhum risco para a gestante ou para o bebê. Também há a questão da placenta, que começa a ser formada no fim da 12ª semana. Às vezes, ela pode ficar mais baixa, cobrindo o colo do útero, o que também pode levar a um pequeno sangramento.

3-      Quais tipos de sangramento podem ser preocupantes?

Por segurança, qualquer sangramento exige notificação ao médico. No entanto, os que costumam ser mais graves são os em grande quantidade, acompanhados de cólicas, coágulos e/ou de cor vermelha viva. Esses sintomas podem indicar problemas no colo do útero, infecções ou até mesmo um aborto.

4-      Existe algum jeito de evitar os sangramentos?

Infelizmente, não tem como previr os sangramentos em uma gestação normal. Depois que ele aparece – e se for pequeno, a gente trata com repouso e pede para a gestante relaxar. Em casos mais graves, o procedimento é investigar a causa por meio de exames: o ginecológico, para ver o colo do útero, o de toque, para checar a dilatação, e o transvaginal, quando necessite uma imagem mais precisa. Vale lembrar que todos eles são seguros e sem risco de aborto.

14 comentários

  1. Tatiana Cali

    Muito bom Shi.
    Este assunto costuma assustar e muito. Eu tb tive sangramento nas duas gestações, mas por placenta baixa. Depois migrou/ “subiu” e não tive mais. Da um pânico básico, então, melhor estar informada para se tranqüilizar.
    Bjs,
    Tati

  2. Shirley Hilgert

    Tati, sei bem o que é isso. Tive sangramento por conta de placenta baixa até pouco tempo. Agora que melhorou, pois ela subiu. bjs

  3. Estou passando por esse problema, a placenta baixa,e estou bastante preocupada;estou com 14 semanas ainda,sei q ela pode subir,mas me preocupo justamente com o sangramento.Gostaria de ler o relato do caso vcs…como foi que aconteceu?Acho q sabendo outras pessoas passaram pelo mesmo problema e,mesmo com sangramento deu tudo certo,é bastante reconfortante! Obrigada

  4. fabiana lima

    to cm 3 meses de gravidez e hje começei a sangra é normal?

    1. Macetes de Mãe

      Você deve procurar seu médico, Fabiana!
      Bjs

  5. Cida gomes

    Estou com 10 semanas de gestaçao e estou sangrando um sangue vermelho aguado e sem colicas. Estou muito assustada!!!!!

    1. Macetes de Mãe

      Procure seu médico o mais rápido possível, Cida!
      Fique bem! Bjs

  6. JESSICA

    Boa noite. Eu estou com cólica a mais ou menos 10 dias, ela vem e vai sem precisar tomar remédio. E hoje começou um sangramento marrom e aguado. Eu sinto tontura e meus seios estão doendo e com o bico escuro. Pode ser gravidez?

    1. Macetes de Mãe

      Boa noite, Jéssica!
      Você deve fazer um exame e consultar com seu médico.
      Bjs

  7. Edilene

    Fiz meu beta deu positivo porém tiver um sagramento cor de sangue vivo procurei meu médico ele disse que poderia ser ameaça de abordo . Fiquei muito triste então fiz a transvaginal ele disse que não deu gravidez então procurei novamente meu médico ele disse que pode ser tão pequena que não der pra ver . Ou então realmente posso ter perdido meu filho . Mim recomendou muito repouso estou desesperada .

  8. Nurah

    minha ultima menstruacao foi 28-04 e deveria ter vindo dia 29-05 mas nao veio. Dai com 11 dias de atraso quando fui fazer xixi e passei papel saiu um pouquinho de sangue rosado e parou, dai dia seguinte uma pouquinho ma marrom, nos 3 dias seguintes saiu sangue vivo e mt aguado e parou. Tera sido menstruacao? depois que parou o sangramento comecei a ter dores na lombar, muita dor de cabeca, e dor de dente.

  9. Silvana

    Ola to com 12 semanas e 3 dias e tive uma forte dor de cabeça na madrugada e pela manhã sangrei foi assustador passei no médico e vi que meu bebe está bem mais to muito preocupada ele passou um remédio para colocar no colo do útero mais to muito assustada d verdade o que fazer????

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Silvana!
      Seu médico que tem que dizer o que fazer.
      Bjs

  10. Cris

    Estou de 7 semanas completas, com uma gravidez tranquila até hoje, quando comecei a observar um sangramento bem ralo e num tom escuro. O post me tranquilizou, pois eu como mãe sinto que esta tudo bem. Ficarei alerta, claro, mas lendo a postagem hoje estou tranquila e tentando fazer um repouso, com um filho de 4 anos é difícil, rs…

Deixe seu comentário