Tosse – medidas simples e eficazes para acabar com esse mal

Olá, mamães! Hoje teremos uma participação muito especial aqui no blog. Quem conversa com vocês é a Dra. Kelly Oliveira, médica formada pela Unicamp, pediatra formada pela Universidade de São Paulo. Ela irá abordar um tema que costuma incomodar bastante muitas famílias (bom, pelo menos, por aqui é assim): a tosse.

No seu post, a Dra. Kelly vai dar dicas de medidas simples, mas muito eficazes, para tratar e acabar com esse mal.

Espero que curtam a colaboração. Eu achei a contribuição da Dra. Kelly ótima e já estou colocando as dicas em prática aqui em casa (afinal, meu pequeno sofre muito de tosse, a toda hora).

Tosse - medidas simples para combate-la 2

Photo Credit: Monica Holli via Compfight cc

Tosse – medidas simples e eficazes para acabar com esse mal

Por Kelly Oliveira

Tosse é um sintoma comum na prática pediátrica e um dos grandes problemas que os papais e mamães de crianças pequenas enfrentam.

Quantas noites mal dormidas ou passadas em claro você, papai ou mamãe, passou porque seu pequeno filhote não parava de tossir? Quantos dias perdidos de escola e de trabalho por causa dessa tosse que não passa?

A angústia é tanta que medicamentos nas farmácias para combater a famigerada é o que não faltam. Inúmeros xaropes para tosse, creme para passar no corpo ou inalar, adesivos, chás e ervas medicinais… E, a maioria, se consegue sem prescrição médica. Mas como saber qual o melhor remédio? Será que vale mesmo a pena usar tanta medicação? Qual medicação é de fato eficaz para o alívio da tosse?

Bem, eu, como pediatra, tenho algumas ressalvas a fazer antes de dar as dicas de como aliviar a tosse. Por favor, leia-as antes de pular para a próxima parte.

# Ressalva número 1: Nenhum xarope é eficaz para “curar” a tosse. Isso mesmo! Não adianta pedir  ao seu pediatra algo que fará cessar a tosse, pois isso não acontece por completo!  A tosse é um mecanismo de defesa do organismo para expelir aquilo que está causando problemas no organismo, geralmente secundário ao acúmulo de secreção nas vias aéreas superiores e nos brônquios.  Existem medicações capazes de “sedar” a tosse, porém, não devem ser prescritas de forma nenhuma para crianças. Estas têm efeitos colaterais adversos que podem levar a sérias complicações nas crianças que não cabe explicar aqui.  Assim, por mais que existam tantos xaropes no mercado, saiba você, mamãe consciente e informada, que eles têm um apelo muito forte da indústria farmacêutica,  mas pouco resolvem de fato.

# Ressalva número 2: A tosse da qual falo aqui é aquela tosse secundária a um resfriado comum ou gripe e NÃO uma tosse acompanhada de uma febre prolongada, por mais que 72h, associada a queda do estado geral da criança (essa, sempre, deve ser avaliada pelo pediatra). A tosse acompanhada de desconforto respiratório também precisa de avaliação médica, assim como uma tosse prolongada, com duração maior que 15 dias associada a febre e emagrecimento.  Ou seja, nesse post, vamos falar de uma tosse mais “simples”, secundária a um resfriado comum ou gripe.

Dito isto, vamos às dicas!

Confira esse vídeo com uma dica infalível para acabar com a tosse:

Quanto mais água, melhor

A tosse leva a um mecanismo de irritação das vias aéreas superiores, que provoca o ressecamento das mucosas. Este, por sua vez, piora a tosse. Sem falar que, na presença de febre, há um aumento ainda maior da perda de água no organismo. Por isso, mamães, quanto mais água melhor! É fundamental o aumento da oferta de água e líquidos no geral para a criança. É bebezinho muito pequeno? Se mama no peito, a mamãe deve aumentar (e muito) o seu próprio consumo de água e oferecer mais vezes o peito. Se toma leite de fórmula ou já aceita comida, oferecer mais água e líquidos no geral! Uma boa hidratação alivia os sintomas e mantém as mucosas úmidas.

A boa e velha inalação

Por que será que todos os pediatras passam inalação e não prescrevem o xarope que você, mamãe, tanto quer comprar?

Porque inalação funciona! Sim, eu sei, dá trabalho e tem criança que não fica quieta de jeito nenhum, chora, esperneia e, assim demora para fazer, mas eu garanto, alivia! O mesmo princípio da hidratação vale aqui. A inalação vai promover a umidificação das mucosas e também dos brônquios! Ela ajuda a soltar o catarro que está preso, espesso. No princípio, pode até piorar a tosse, pois vai soltar secreção, mas com a criança conseguindo soltar o catarro, depois vem o alívio (delas e nosso!). Ah! E claro, nem precisa dizer que quanto mais vezes, melhor! Se seu bebe mama no peito, que tal fazer enquanto amamenta? É um período que você vai ter que estar com ele próximo a você por pelo menos 20 minutinhos e não “perde” mais um período do dia (sabemos o quanto isso é precioso para uma mãe!). E mais um detalhe importante: Não esquecer que a inalação deve ser somente com soro fisiológico, claro! Outras medicações, somente com indicação e prescrição médica.

Cuide do nariz também

Qualquer resfriado por menor que seja dá aquela obstrução nasal.  Bebê com nariz entupido não mama direito, não dorme direito e chora o tempo todo! Crianças maiores também dormem mal e, ao deitarmos, o acúmulo de secreção nasal leva também ao mecanismo da tosse. O princípio aqui é mecânico: quanto mais lavarmos o nariz, melhor! Em bebês pode ser com conta gotas ou uma seringa pequena, nos maiores existem dispositivos spray, seringas, etc… O que importa é lavar! No final do dia, a conta deve ser em torno de 10 vezes. Parece muito, mas é exatamente isso que vai determinar a melhora da tosse.

Santo mel

Sim, sou contra xaropes. Não, não contra todos os xaropes! Vou explicar o porquê.

Foi publicado na revista científica Pediatrics em 2012 um estudo sobre efeito do mel na tosse noturna e na qualidade do sono em crianças de 1 a 5 anos. Os resultados provaram que o mel, sim o mel, por si só, é um remédio eficaz para o alívio da tosse. Nesse estudo ele provou melhorar os sintomas de frequência e intensidade da tosse e também a qualidade do sono.  Tudo isso porque o mel tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias naturais que aliviam de fato o sintoma da tosse e o incômodo que ela causa. Outros estudos também corroboraram o uso do mel para tosse e a Organização Mundial da Saúde recomenda a sua utilização. Mas atenção! O mel deve ser usado somente em crianças acima de 1 ano pelo risco de alergias.

Receitinha de vó 

Eba! A máxima da vovó ainda vale: faça um xarope com mel que melhora! Mel puro, com guaco, com hortelã, não importa! O que importa é fazer!

Lembrem-se mamães que todas essas dicas feitas juntas são medidas básicas e muito úteis que ajudarão muito na saúde dos pequenos (e dos pais também!)

Ufa! Depois de tanta coisa espero que vcs estejam aqui comigo. Não deixem de contar como foi a experiência com o seu filho, desafios, dúvidas e dificuldades!

Bom, por hoje é só. Espero ter ajudado a aliviar algumas noites de sono.

Um grande abraço, Kelly.

kelly consultorioDra. Kelly Oliveira, médica formada pela Unicamp, pediatra formada pela Universidade de São Paulo. Apaixonada pela profissão, apaixonada pelas crianças. Adora conversar, ler, viajar e escrever! Recém-casada, aspirante a mãe. Idealizadora do cuidado completo e integral dos pequenos no seu dia-a-dia. Atua como pediatra e neonatologista em dois Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein. Atende também em consultório particular em São Paulo. Consultório Homa Espaço Médico – Paraíso – SP . Veja outras dicas também em www.drakellypediatra.wordpress.com

 

158 comentários

  1. Luciana

    Obrigada! Há semanas estamos sofrendo, não sabia mais o que fazer…vou começar pela inalação! O xaropinho da vovó já estava sendo usado, mas vou comprar mel. Esse noite foi daquelas!!!

  2. Fernanda

    O xaropinho da vovó pode ser dado a partir de qual idade?? posso oferecer para meu bebe de 6 meses que está com uma tossinha chata?

    1. angelica maria loiola

      oi Dra, Kelly o meu bebe tem 10 meses. e esta com esse tosse seca que não deixa ele dormir a noite, ele acorda com tosse que dura 1 hora ai eu dou charope ele esta molhado de suor ele soa muito quando esquenta o corpo ai que vem a tosse, eu deixo umidificador ligado ele dorme de roupa fresca não cobre com nada, agora estou ate deixando a janela aberta, o pior é que melhor uns dias e volta tudo de novo dali uns 5 dias, e fica resfriado muito de 15 em 15 dias, ja levei em bastante pediatra e nenhum sabe o motivo de tudo isso, ele mama leite de vaca, não sei se pode ser alergia a lactose, mas ele tosse mais a noite e dia um pouco, quando dorme e quando esquente o corpo que esta engatinhado, estou desesperada, ja cansei de dar charope, vem uma crise de tosse e é um catarro na garganta do nada começa e o nariz fica cheio e fica tipo de uma sororoca no nariz, o pulmão não fica cheio não ´parece que é mais sn garganta e no nariz, sera que eu posso dar o mel pra ele? pior ´e os charope e ainda não adianta,e ainda moro em campéstre MG aqui não tem nem pediatra, quando precizo tem que ir pra outra cidade, muito dificil e desesperada me ajuda por favor,

      1. Nayara

        O meu filho também está assim, foi diagnosticado com sinusite. Bom o que se pode fazer para amenizar é isso que a Dra falou. Meu filho nesse tempo seco, esteja ou não com crise eu farei diariamente e várias vezes ao dia a inalação. Também vou passar a lavar o nariz pra ver se tira aquela secreção instalada ali uma vez que o pulmão está limpo. Fico muito abalada emocionalmente com essas crises constantes do meu filho e para tentar amenizar vou fazer de lavar o nariz e inalação uma constante para ele.
        Que Deus abencoe vc e sua filha!!

      2. Alice Alves

        Olá angélica a minha filha é do mesmo jeito que o seu,ela tosse só durante a noite muito e ela também é muito calorenta,sabe fui na pediatra e ela me informou que isso era refluxo que poderia ser causado por ela ser alérgica ao leite.A lactose é uma e a alergia é outra.A lactose é alergia ao açúcar e a alergia é alergia como alergia a ovo,camarão….entendeu.Bom,pra começar a minha filha desde de pequena ela sempre tem anciã de vomito e ai percebe que ela não estava ganhando peso.a dra resolveu passa um exame de sangue que deu anemia e exame de fezes de sangue oculto que deu positivo também.Foi mudado o leite dela para o Nan Soy se passou alguns dias só que ai voltou td novamente,sinto que também pode ser os dentinhos.Estou no programa do leite que é o programa APLV ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA.para ver.Bom….era isso agora fiz o exame no otorrino e ele me passou um exame que foi detectado o refluxo e junto a sinusite.Então sempre que ele mamar não deite logo ele,deixe ele uns minutos na nos seus braços em posição reta e tenta colocar a cabeça dele no travesseiro antirrefluxo,vai melhorar.Agora observa se vc diz que utiliza o umidificador né ? tenta tirar sei que é complicado eu tirei o da minha passo a noite abanando ela (tento td para ver minha filha bem)o quarto dele é arejado ? o forro é de pvc?(tem que fazer uma limpeza,pode ser sujo do forro) to falando d mais né .Queria tanto seu contato para que possamos conversar mais,trocar ideias.meu nome é alice qualquer coisa entra em contato comigo meu e-mail è alicealves2007@hotmail.com.br

      3. alice

        desculpa meu e-mail é alicealves2007@hotmail.com

    2. ELIARA

      OI COMO A DOUTORA DISSE O MEL SÓ PODE SER DEPOIS DE 1 ANINHO

    3. Carol Spliner

      Oi sou a doutora Carol tenta ver o que está causando essa tossi e da bastante água pra ele tomar se a tossi não passar procure um pediatra!

      1. Natalia

        tosse*

  3. Thais

    Obrigada!! Tenho sofrido com essa tosse algumas semanas, porém, meu filho tem feito inalação e a mesma tem ajudado muito.

  4. iris mezzena

    Usei com meus filhos e uso com meus netos e bisnetos: numa chicara coloque metade de mel e o suco de um limão grande. Misture bem e de uma colher de sopa varias vezes (8 10 ) ao dia

  5. Ana Carolina

    Dicas preciosas! Só fiquei em dúvida em como fazer o xarope com mel. Pode ser esses xaropes prontos de mel ou é melhor fazer em casa? É como fazer?

  6. Micheli

    Olá Doutora!
    Uma médica havia proibido o mel para meu filho alegando o fato que mel pode conter salmonela, qual a verecidade dessa informação? Pode fazer mal? Obrigada

    1. Querida mamãe,
      O mel por si não contém Salmonella, porém durante seu armazenamento pode haver contaminação. A minha sugestão é que compre sempre em lugares confiáveis, com selo de certificação e, como coloquei acima, usar somente em crianças acima de 1 ano devido ao risco de alergias e contaminação. Acima de 1 ano a criança já recebeu as vacinas mais importantes e tem uma imunidade mais desenvolvida, sendo o risco de alguma intoxicação menor.

      1. rosi

        A minha filha tem bronquite e e alérgica a acaros eu sofro muito com ums tosse seca persistente ,começou ontem o tratamento com a vacina e hj a tosse voltou com tudo eu nao sei o que fazer.

  7. Dayana Maria

    A dica do mel minha mãe sempre usou em mim. Mel com Limão é um santo remedio para tosse, hoje uso essa receita em meu filhote que teve a 1º gripe com 1 ano.

  8. roberta

    Adorei suas informações eu tenho um filho de 3 anos e sempre aparece esta tosse.

  9. Aline

    Olá e o mel pode ser usado com crianças a partir de que idade?

    1. Querida mamãe,
      O mel pode ser usado a partir de 1 ano de idade.

    2. ivone

      depois de 1 ano conforme o texto acima

  10. Juliana

    Perfeito, ainda essa semana estou passando por esse problema, já estou na inalação, mas sempre fico em dúvida o quanto posso fazer, agora já sei que quanto mais melhor. Obrigada pelas dicas, já vou por em prática a partir de hoje.

  11. andreanny

    Amei as dicas tava desesperada com tanta tosse vou colocar em prática. maetambemsearruma.blogspot.com

  12. Andressa

    E umidificador de ar? Ajuda? Meu filho foi diagnosticado com bronquite e por tratá-lo com homeopatia recebo olhares de reprovação nas emergências quando digo que remédio alopata só em último caso, será necessário tratá-lo com bombinha e mais 5 remédios sendo que até hoje só teve 3 crises????? Help me..

    1. Querida mamãe,

      O umidificador de ar ajuda bastante, principalmente onde o tempo é muito seco e sofremos ainda com a poluição, como São Paulo. É interessante colocar um unidificador de ar no quarto do bebê, porém aqueles reguláveis, deixando a umidade em torno de 60-70% e numa distancia de pelo menos 1 metro do berço.
      Em relação ao seu filho, não posso responder sobre detalhes, pois cada caso é um caso ( como nas ressalvas que coloquei). Sugiro que procure um pediatra de sua confiança.
      Um abraço

  13. JOJO

    Crianças com menos de dois anos podem consumir mel?

    1. Querida mamãe,

      O mel é considerado seguro e efetivo para ser administrado em crianças acima de 1 ano de idade, segundo estudos da Sociedade Canadense de Pediatria e a Associação Americana de Pediatria.

  14. Karine Callegari

    Adorei…
    Só tenho uma pergunta (ou duas):
    minha pediatra disse que mel somente a partir de 2 anos de idade. Qual o risco de eu dar a partir de um ano? e qual a quantidade?
    Obrigada!

    1. Querida mamãe,

      O mel pode ser usado seguramente para crianças acima de 1 ano de idade, segundo a Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria.
      A quantidade varia de acordo com a intensidade dos sintomas, mas sem exageros, é claro! Uma colher de sobremesa três vezes ao dia está mais do que bom, sendo uma das tomadas antes de dormir. Claro, não esquecer de escovar os dentes do pequeno depois!

      Um abraço

      1. Vanessa

        Obrigada dr por todas suas fica.so tenho que agradecer.que Jesus abencoe sua profissão

  15. Julia

    Olá, minha pequena, por ser muito alérgica, produz muito muco (catarro) e sempre vem a tosse na tentativa de expelir todo esse catarro (sempre piorado pelo clima ótimo de Curitiba #sqn). Além de todas as dicas da dra, e do umidificador de ar (Andressa), tem aquela receitinha também que ajuda bastante no caso de muco, com mel e cenoura, muito bom e eficaz, coisa dos antigos (vó, tia, tia-vó, bisavó hahaha) mas muuuuito eficaz.

    Adoro o blog! Acompanho sempre.
    beijos

  16. Elaine

    Minha pediatra sempre me passa exatamente essas orientações, e eu, como toda boa mãe, fico me perguntando: porque ela não passa logo um xarope! rsrsrsrsrs… agora está explicado!
    Ótimo post!

  17. andreia

    Tenho usado um sugador nasal, sai muuuuuita coisa de um nari tão pequeno!!

    1. Querida mamãe,

      Muito bem lembrado, o sugador ou perinha pode ser usado no bebê, e faz o papel de “assoar” o nariz nos pequenos. Mas cuidado! Não deve ser usado muitas vezes ao dia, pois pode machucar o nariz delicado do bebê.

      Um abraço,

  18. Aline

    Mas é a tosse alérgica? Aquela seca? Essa só passa com anti alérgico certo? Minha pequena sofre com alergia forte de poeira. E a tosse acompanha. Faço tudo isso mas qdo a tosse seca vem com força , só anti alérgico ou corticoide mesmo v

    1. Querida mamãe,
      A tosse secundária a alergia é diferente dessa tosse que caracterizei aqui. O mais importante é identificar o seu causador: é poeira, pólen, umidade, animais de estimação? Isso o pediatra de confiança pode orientar melhor.
      No entanto medidas como colocadas acima também ajudam, principalmente a inalação e lavagem nasal, que ajudam a retirar as secreções acumuladas, bem como o umidificador, pois o tempo seco pior ainda mais um processo alérgico.

      Um abraço

  19. Fernanda

    Nossa estou com esse problema há 4 dias, infelizmente ele está em uso de ATB receitado pelo medico dele, porém a tosse está demais! Já estamos na inalação ! Vou tentar as outras dicas ! Obrigada

  20. Tatiani

    Oi, tudo bem?! :) Sou seguidora desses ideais desde sempre..como filha e como mãe. Ao remédio só em caso extremo e qdo o médico diz que é necessário. Adorei seu texto. Grande abraço.

    1. Macetes de Mãe

      Olá Tatiani!
      Que bom que gostou :) obrigada!
      Bjss

  21. maria helena

    Amei o post e me sinto ainda mais segura com o pediatra da minha filha, não receita xaropes, insiste na inalação…enfim, tudo que está mencionado, ele orientou…amei!!

  22. Poliana tavares

    Muito boa as dicas… Obrigada !!!!

  23. Moema

    Adorei o post, muito útil mesmo, pois constatamos que às vezes até fazemos o que se orienta aqui, mas assim: uma inalaçãozinha de 10 minutos hoje… outra amanhã… e o remédio no nariz só é lembrado na hora de dormir! Agora já sei que essas medidas têm que ser mais intensas! Meus dois filhos sofrem muito com tosse noturna (alérgica) e usam antialérgicos e corticóides. Vou tentar as medidas daqui!

  24. Thor

    Adoro mel!

  25. Jacqueline

    Oi gostaria de saber moro perto da praia e queria saber se esse clima enterfere e prejudica crianças com essas crises de tosse e se liga aquecedores a óleo tbm prejudica

  26. Mariangela

    Foi uma bênção encontrar este blog, ajudou muito!!!
    Obrigada Dra Kelly e Shirley!!!

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que o blog te ajudou :) Obrigada pelo carinho, Mariangela!
      Bjss

  27. Daniele

    Olá!! Minha bebê tem 2.9 meses e adorei suas dicaas dicas…. Hoje mesmo vou começar, depois volto pra dizer como foi obrigada.

  28. Danielle Verao

    Dra. Kelly, meu bebe esta com esta tosse advinda de um resfriado. Neste caso, estou fazendo inalação com bisolvon gotas duas vezes no dia. Considera relevante inserir o bisolvon nas inalações ou devo fazer somente com soro fisiologico mesmo?

  29. Sara

    Meu filho tem dois anos…e agora com essa mudança brusca de temperatura ele começou a tossir,uma tosse acompanhada de catarro e nariz com coriza…ele tosse tanto a noite que acaba vomitando principalmente depois de tomar mamadeira….amei as dicas,vou fazer a inalaçao,tal que eu nem sabia o quao eficaz era rsrs e depois o mel com hortela ;)

  30. Jocelene

    Meu Deus, até que enfim achei que tivesse escrito o que eu queria ler… Realmente é dificil a situação de resfriado e tosse.. meu bebe tem apenas 2m e meio e está com tosse, e como esta escrito tbm pensava em xarope por que será né??… Achei super demais a forma de explicar da Dra Kelly, sobre inalação e soro no nariz, claro estou usando o soro mas não com tanta frequencia como ela disse, e com certeza já vou aumentar as lavagens… Obrigadaaaa por fazer meu dia mais tranquilo já estava perdidaa…. :)

  31. Douglas Moras

    Bom-dia Dr. meu filho tem 4 anos está com uma tosse mais 3 meses o que faço já estou desesperado com esse sintoma

    1. Aline

      Olá Douglas li seu comentário e estou vivendo essa situação com minha pequena gostaria de saber se seu filho melhorou? Se sim o que foi bom para sua melhora? Agradeço a atenção

  32. angelica maria loiola

    o eu bebe tem 10 meses e esta com essa tosse seca que vem quando ele esta dormindo, a noite piora mais eu não sei mais oque fazer, ja tomou charope e melhora uns dias e volta tudo dinovo de noite ele soa muito e começa a tossir quando esta com o corpo quente eu ligo o umidificador ate abro a janela, parece que vai morrer de tanto tossir,e dura mais ou menos 1 hora a tosse, eu nãos ei mais oque fazer, eu queria dar mel pra ele sera que posso dar? porque os charope não adianta eu não sei oque dar pra ele,

    1. Shirley Hilgert

      Angelica, nessa idade os bebês ainda não podem comer mel. bjs

    2. Winie

      Isso parece asma, leve ele num alergiSta.

      1. Hamanda

        Olá a minha bb tem quatro meses e depois que ela tomou a vacina da quatro meses.ficou gripada e com uma tosse seca oque faço,ela sempre está com o nariz entupido mim ajudem por favor só mãe de primeira viagem e fico sem saber o que fazer

  33. erdenia lopes

    Oi Dra Kelly meu filho tem 12anos ele tem adenóide é tem refluxo no momento ele tosse muiiiiito eu não sei mais o q fazer ?

  34. Angelina

    Macetes de mãe sempre salvando a gente! :)
    Obrigada por mais esse post que me ajudou muito!

  35. Josefa

    Eu amei as dicas …estou mais segura em relaçao ao mel.

  36. Vivian

    Dicas valiosas!!! Principalmente porque hoje minha pequena está muito gripadinha cheia de catarro e tossindo muito!!! Obrigado Doutora!! Por mais profissionais assim que ama i que faz e que fala a mesma língua que nós pais!!!

  37. Max

    Meu filho está com muita cátarro no peito e já toma muito remédio e não fico bom aí hj ele amanhecer gripado o que eu fazo…

    1. Macetes de Mãe

      Você deve levá-lo ao pediatra, Max :)

  38. Edielson

    bom dia Dra Kely. minha filha de 3 nos está tossindo a um mes os medicos ao qual levo não resolve nada já arranquei as cortinas de casa e já estou desisperado, pois uso inalação limpo o nariz o que eu faço???

  39. Winie

    Leve seu filho num otorrino, ele pode estar cm sinusite e ao melhora cm antibióticos.

  40. Luciana

    Ja comecei a fazer esses procedimentos, e realmente esta funcionado, obrigada!

  41. Estela

    E para bb, menor de 1 ano?! não pode tomar mel, não pode tomar xarope… só a inalação com soro não funciona. Tosse seca somente quando ela deita a noite.

  42. Rubens

    Meu filho tem 4 anos ele tosse quando ele corre de vez enquanto a noite e quase todos dias ele acorda com a tosse seca,ele tambem fica com o nariz escorrendo um liquido claro,já faz tres semanas a tosse vai e vem.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Rubens!
      O pediatra que poderá fazer um diagnóstico.
      Bjs

  43. Jacira januario

    Obrigado Dra. .Deus a abençoe. Realmente o meu neto fica com o nariz congestionado e tem uma tosse quando dorme, não muita logo passa ,fazemos limpeza do nariz algumas vezes ,seguirei o seus conselhos e farei a inalação com soro e limparei as narinas dele mais vezes.Muito obrigado.

  44. Flávia Silva

    Meu filho tem 3 anos e tá com uma crise de tosse terrível! Ele tosse sem parar, já fui diversas vezes ao pronto socorro e ela já tomou: Predsim,Decadron, Desloratadins, Hixizine, Alegra e usa no nariz o Nazonex e nada disso resolveu…ele tá com essa crise à 2 meses….quando começa à melhorar, vem outra recaida. To me sentindo impotente e muito cansada. Sem contar a tristeza de ver meu filinho assim.

    1. Marcela da Silva

      Nossa Flávia Silva o meu tem 5 anos mas tem umas crises terríveis também,quando começa só Deus p parar,nada que eu faça melhora, um tosse seca e na mesma hora está com o nariz todo cheio e não consegue engolir esse catarro que parece ter na garganta,fico desesperada. .meu Deus me ajudem ele tosse e mais tosse e pra ajudar agora está resfriado,agora sim fosse mais ainda,tô vivendo que nem.zumbi..abraços p vcs

  45. Darine

    Vou começar a fazer esses procedimentos Já não aguento mais com o meu bebê de 6 meses não sei mas o que e dormir a noite.

  46. Amanda

    Olá Dra Keli, meu bebê tem 4 meses indo para o 5. Tá com muita tosse, vai e volta. Já levei no médico, passaram xaropes e inalação. Mais nada resolveu. Pór favor uma dica!

  47. Anderson e Ana Paula

    Deus te abencoe…e continue ajudando nossos anjos

  48. Elisiane

    Olá Doutora gostaria de saber si poço da mel a minha bebê que só tem 2 meses. Ela tem uma tosse que é seca, e fica engasgada as vezes, e espirrar também. Tanto a noite como dia também….

  49. Tais

    Boa noite doutora,segui suas instruções corretamente e de fato ela está bem melhor, mas não cospe,tosse tosse e não solta o catarro e agora? Corre o risco de uma pneumonia? Como faço para o catarro sair? Minha filha só tem 3 anos e não cospe….

  50. Giselen michiles

    Oi boa tarde gostei das dicas sobre o assunto!,valeu pela dica e continue ajudando mamães q nem eu!

  51. edu

    Obrigado pelas dicas. Meu filho saiu de uma otite para dor de garganta (curados), porém a tosse não cessa. Estou dando ALLEGRA mas não está funcionando, vou insistir no mel e inalação

  52. Adriana

    Oi meio filho tem 3anos e de uns mês pra cá ele tem gripado muito e uma tosse que o faz até vomita o que fazer sera que devo levar ao médico por causa dos vômitos vou fazer inalação e dar meu com limão

  53. Rafael S. Isidoro

    Ola doutora, minha filha fará 7 meses de idade dia 10 de maio. Somos natural de Florianópolis, SC, faz 2 meses que estamos morando aqui em Goiânia. Depois de uma semana que chegamos aqui minha filha logo após tomar o NAN CONFORT e dormir na parte da noite ela começa a tossir muito forte. Ela não tem tido febre e nem secreção. Estou muito preocupado pois vejo que todas as noites após mamar e começar a dormir ela acorda logo em seguida tossindo. Isso acontece só no momento é depois ela dorme tranqüilamente. A pediatra falou que pode ser da mudança climática e da baixíssima umidade do ar aqui do estado de Goiás. Ela recomendou o xarope vendido na farmácia, mas vejo que não teve melhora alguma depois de qse dois meses que a minha bebê está tomando. Peço sua ajuda, por favor. Obrigado. Aguardo resposta.

  54. Isis

    Ola Dr, minha bebe tem 25 dias e esta com muita tosse e o nariz congestionado, ja estou dando inalação e sorinho no nariz, nao a nada que posso fazer a mais pra ela sarar logo ?! Estou muito incomodada com essa situação ela e muito nova :(
    Obg .

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Isis!
      As dicas que temos são essas. É importante o acompanhamento de pediatra.
      Bjs

  55. Rogério Fàraj

    Minha Filha tem 7 meses, posso fazer com ela também ?!

    1. Macetes de Mãe

      Acredito que sim, Rogério! Mas se possível converse com o pediatra dela.
      Bjs

  56. Vanessa

    Nossa adorei essa medica!obrigada pela dica estou algumas noites preocupada,por causa desta tosse e rwsfriado sem febre!
    Hj vou comecar com o mel.
    Obrigada mesmo

  57. Verônica

    Meu bb tem 8 meses e tosse so a noite isso ja faz uns 20 dias

  58. Kelly costa

    Olá Dra. Meu bebê tem apenas 2 meses e tenho percebido tosses esporádicas nele , o que devo fazer ? Devo procurar médico ?

    1. Shirley Hilgert

      Se estiver incomodando o bebê sim. bjs

  59. Juliana

    Bom dia Dra.
    Tenho um filho de 1 ano e 10 meses faz umas duas semanas que ele esta tossindo ja é o 3º vidro de xarope mas parece que nao esta adiantando ja nao sei mais o que fazer, a noite que ataca mais a tosse, essa noite chegou a vomitar quando tossia ai que dó…
    o que posso dar para ele para ajudar na tosse?

    1. Shirley Hilgert

      Juliana, só o pediatra poderá responder. abs.

  60. Micaeli Camargo

    Como faço o xarope de mel com hortelã?

  61. Diego

    Olá, meu bebê está com uma tosse cruel junto com catarro que não sai, as vezes de tanto ela tussir ela gorfa ou vomita, estou desesperado pois ela tem 3 meses e esse catarro não sai faço nebulização 3 vezes ao dia gostaria de saber oque mais posso fazer é como lavar a narina do bebê . Obrigado

  62. venicio

    Olá meu filho tem menos de meses de vida e está tossindo muito o que devo fazer !!! pois eu estou muito preocupado me ajude por favor ; e o DR passou um remédio mas não está adiantando

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Venicio!
      A dica que eu tenho é essa da cebola. Espero que ajude.
      Bjs

  63. Joana

    Adorei suas dicas,obrigada pois não sabia mais o que fazer…minha filha estava a dias sem dormir tossindo,comprava vários xaropes até achar esse post. Nossa como aliviou as crises. Muito bom mesmo.

  64. Nice

    Amei todas as dicas!

  65. Tatiana

    Boa Noite,
    Essas dicas foram fundamentais para “as crises “de tosse da minha bebê de 7 meses.
    Parabéns pelo trabalho!!
    Deus abençoe .
    Obrigada

  66. Ivanilda Perira

    Olá doutora, a filha da minha sobrinha de 4 meses esta com muita tosse com secreção, ontem e hoje ela ao tossir se entalou ate parou de chorar isso deu medo porque ela não sabe tossir a minha sobrinha como é mãe de primeira viajem fica desesperada ao ver sua filha sufocando com o catarro, quando ela se sufocou com o catarro ontem eu coloquei o bebê de costas para cima e com a cabeça para baixo dei uns tapinhas na costinhas dela ai ela tossia até que botou uma bola de catarro para fora em forma de saliva, a minha sobrinha a levou ao médico duas vezes de ontem pra hoje mais o médico diz que é normal esse catarro dela ,quanto ao xarope ela não pode tomar por ser muito pequena ainda ele disse pra ela só fazer inalação só com soro fisiológico, o que eu queria saber é se pode dar algum xarope ou remédio para tosse e para secar o catarro da bebê.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Ivanilda!
      Se o médico disse que ela não pode tomar é melhor não arriscar.
      Uma coisa que você pode fazer é colocar uma cebola no quarto, pode ajudar. Nesse vídeo eu mostro como fazer: https://www.youtube.com/watch?v=EtpPsYIwLvQ
      Bjs

  67. Roberta

    Ola. Minha filha tem 4 meses e desde dos cinco venho indo direto a hospitas. Nas consultas mensais a clínica da família eles alegaram só uma gripezinha e q só em caso de febre poderiam passar algo. Aí resolvi leva lá num uma em 5 de março 2016, o médico bateu um raio x e passou um remédio de alergia,e falou q eu iria ter q procurar um alergista . Os remédios não melhoraram e no dia 15 de março levei ao rocha faria onde bateram outro raio x e constataram pneumonia. Ela tomou todas as medições necessárias melhorou. Acontece q agora a uma semana atrás ela começou a encarrar e depois q tomou a segunda dose da vacina da gripe começou a rossi muito e soltar umas gosma e levei e o peito dela está indo muito. E as médicas da clínica da família falam q o peito dela tá limpinho q não podem passar nada por q em q ter febre . Estou cansada de ter q ir ao médico a nada ser resolvido. Tenho um filho de cinco anos também a luta tá grande óque faço.?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Roberta!
      As dicas que tenho estão no post. Infelizmente não sei como ajudar.
      Bjs

  68. Valéria Mendes

    Como faz o xarope caseiro de mel ? Da Vovó ? E quanto eu posso dar ?

  69. Jesus

    Bem eu entendi as dicas so ainda esto mais preocupado pk minha finha so tem 11 meses e tem tosse todas as meias noite e choram bastante sem parar. por favor pesso ajuda. isso e costante.

    1. Macetes de Mãe

      Olá!
      Você já testou a dica da cebola?
      Bjs

  70. Veronica hilario

    Amei o vídeo, deu super certo, fiz na hora o corte da cebola e realmente funcionou meu bb dormiu a noite toda, vou passaresponder a diante essa técnica. Obrigado por ajudarem.

  71. Vanessa

    Meu bebe tem 1 e 2 meses e a mais de de dois meses vem com essa tosse acompanhada de vômitos e nariz entupido, mas sem febre. Não passa nunca mas sempre q vou ao pediatra ele diz q os pulmão estão limpos e ele tem renite alérgica. Será q com chás caseiros ele pode melhorará o eu devo fazer…

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Vanessa! As dicas que tenho são essas. Você já tentou colocar a cebola cortada no quarto?
      Bjs

  72. Raquel

    Dra meu filho tem 3 meses e tenho uma filha de 4 anos q estava muito gripada agora meu filho de 3 meses esta com uma tosse e está tb roco. Sera q so inalação e lavarco nariz vai resolver. obrigada

  73. Suh

    Nossa esse post me ajudou de mais tinha coisas que não sabia.

  74. Thiago"pai coruja"

    Minha filha toose muito a noite, ja dei.mel e coloquei a cebola na cabeceira, ela tem 04 anos, tomara q resolva, obrigado por enquanto!

  75. Renata

    Minha bebe de 7 meses esta com muita tosse seu nariz esta saindo catarro não sei o que fazer se levo no medico ou só faço a inalação em casa

    1. Macetes de Mãe

      Leve ao médico, Renata!
      Bjs

  76. luciene

    Adorei as dica vou fazer obrihada 😍😘

  77. Elisete hahn

    Vou começar hoje mesmo, minha filha tem 6 anos e está a dias com tosse, alérgica, e continua, mas não Apresenta nenhum outro sintoma, estava dando abrilar, amanhã começo com chá e queria saber sobre o espaçador posso usar no lugar do nebolizador??? Existe soro para ele??? Muito obrigada pelas dicas!!!

  78. monica nascimento

    oi dotora eu posso fazer a cebola cortada todos os dias, aqui em sc e muito frioo essa epoca mesmo assim posso ligar umidificador de ambiente. obrigada Monica

  79. Kariane reis

    Oi boa noite, minha filha tem 2anos e oitos m eses sempre sofri muito c uma tosse alérgica, sempre faço, as inalações e as vezes paço vick no peito e nos pés, mas vi essa dica da cebola e sobre o me. Fiz a d a cebola agora v se resolve, e já dei xarope e antialérgico tbm. Tomara Q de certo ,já faz duas noites q não durmo direito c ela tossindo, muitoooo. Obg pelas dicas.

  80. Daniele Araújo da Silva

    Minha Sarah tem 1 e 4 meses estou dando xarope caseiro de beterraba vi a receita ma net. A tosse dela tá sem nenhum catarro, mas é forte e a faz vomitar e ela só tosse dormindo, a noite ou nas sonecas de dia tosse muito. Tem 1 semana assim já. Ela tem pediatra dia 05. Vou ver com ela oq ela acha. Mas foi bom saber da inalação, minhas dúvidas são: pode ser soro fisiológico mum nebulizador normal né? Pode ser mamando mesmo, prq mamando ela só vai respirar pelo nariz, pode mesmo ser mamando?

  81. Lua

    Olá! Fiz o teste da cebola. Coloquei conforme o vídeo, no quarto do meu pequeno de 2 anos. Mas o cheiro ficou tão forte que do corredor do quarto eu sentia. Não sei se o ar intensificou ainda mais o cheiro. Só sei que fiquei com medo dele ter uma reação alérgica ao cheiro ou sufocar devido aos cheiro forte sei lá. Queria saber se é assim mesmo que fica o quarto? O pediatra dele sempre passa o Aerolin 4 apl 6/6. Mas já está fazendo o uso a 3 dias e a tosse não melhora. Tbm estou fazendo inalação com soro. Percebi que sim, é uma tosse alérgica seca pós gripe. Não grave! Mas a bicha não cede, já não sei mais o que faça. O que a Dra tem a me orientar?!

  82. luanna

    meu bb ta com cinco messes esta a umas duas semanas com muito catarro e tossindo noite e dia muito. e agora nao ta querendo comer direito o que faço ?

  83. RENATO

    Bom dia, meu filho tem 2 anos e estava com uma tosse que não parava e não conseguia dormir, minha mulher não sabia o que fazer, pois ela tinha dado mamadeira e devido a tosse ele vomitou todo o leite. Eu vendo a agonia de meu filho, cheio de sono e tossindo, fui no Google e achei este site, fiz a dica da cebola cortada em quatro pedaços e… desculpem o termo… CARACA!!! a tosse passou!!! Meu filho dormiu tranquilamente em seguida. Minha mulher olhou e perguntou qual o efeito da cebola e respondi que a cebola tem um composto anti-inflamatório, mas essa técnica só funciona quando tosse é alérgica ou tosse por causas inflamatórias (sei muito de tosse de criança)… Obrigado.

  84. Sherlania Mota

    Minnha filha tem 3anos e tbm estar com essa tosse a dois meses, já dei expectorante e não resolve melhora uns dias depois vem tudo de novo.

  85. alanna

    Oi boa tarde minha filha tem 1 e 11 meses, sempre esta com tosse , faço inalação de 3h em 3h do o xarope que o medico pediatra passa ela toma certinho, mas quando ela para na semana seguinte a tosse volta, Sera que é pq minha casa é fria? me ajude não sei mais o que fazer ela vive indo em médicos por causa da tosse..

  86. Rubens

    Boa noite meu filho ele dorme bem mas quando chega la pela 01:30 a 02:30 ele tem uma crise de tosse seca,mas como disse só de madrugada que ele tosse,gostaria de saber porque ele tem essa crise só de madrugada desde já o meu muito obrigado.

  87. Ingrid

    Amei todas as dicas muito abrigada

  88. Elaine

    Sobre a cebola perto do berço do bebê, uso uma cebola nova a cada noite ou posso reaproveitar, se sim por quanto tempo?

    1. Macetes de Mãe

      Toda noite uma nova, Elaine! Bjs

  89. Priscila

    Olá dr kelly! minha filha tem 5 anos e ano passado qdo começou a frequentar escolinha qdo começaram o festival de gripes e resfriados, levei na otorrinolaringologista que diagnosticou que ela tem renite alérgica, esse ano está bem mais tranquilo, porém pegou uma gripe forte terminou amoxilina domingo agora é na segunda iniciou uma tosse seca, no mesmo dia levei ao médico e receitou apenas um xarope para tosse seca! Porém não estou notando melhoras, iniciei inalação com soro fisiológico para ver se ajuda, será éesmo so tosse seca ou a tosse alérgica?! Qto dias pra esse xarope fazer efeito? Desde já agradeço, bjus

  90. ana carolina boa ventura

    obrigada

  91. Romária Rodrigues

    Boa noite meu filho tem tosse frequente a muito tempo, o pediatra dele só fala em tosse alergica, já levei em um pneumologista pediátrico, mas só falam a mesma coisa, tomar remédios pra alereias porém não passa e só piora,
    Vou começar a por essa dicas em prática amanhã mesmo.ele tem 4 aninhos e sofre com essa tosse, obg doutora pelas dicas .

  92. dorinha nunes

    oi ,meu filho tem 6 anos ,e ha 2 meses esta tossindo ,as vezes seca ,as vezes com catarro ,a noite dorme bem ,e só quando acorda ,já dei mel ,xarope ,nebulizador ,nada adianta ,o q fazer ,por favor me responde to desesperada !! aqui a pediatra parece n saber do q se trata ,pq a tanto tempo e ela n resolveu ,por favor me responde dr..

  93. Sérgio Malafaia

    Estou impressionado com o Macete da CEBOLA, funciona mesmo, minha filha de 7 meses resfriou e a noite tossia muito, cortei a cebola em 4 e coloquei próximo a cabeceira do berço, tiro e queda.
    Agora percebi que o efeito dura em torno de 4 a 6 horas, então troquei a cebola e funcionou de novo.
    Obrigado pela dica FUNCIONA MESSSMO.

  94. Juliana

    Gente a dica da cebola próximo a cabeceira da cama é ótima, minha filha estava com uma tosse muito intensa eu fiz e foi ótima

  95. Alan Fernandes dos Santos

    Boa noite!
    Bem ñ sou mamãe mas sim papai kkkk
    Muito obrigado pela dica da cebola pois meu filho de 8 meses está com uma tosse q fazia ele acordar chorando por conta da irritação q ela ocasionava. Então eu e minha esposa resolvemos fazer essa dica e então…… Pliim….. Alivio e muito ñ só pra ele mas sim como pra mim tbm q estou resfriado.
    Muito obrigado desde já e q Deus ti abençoe grandiosamente!

    1. Macetes de Mãe

      Que bom saber disso, Alan!!
      Bjss

  96. Bruno

    Minha filha tosse durante a noite o que devo fazer

    1. Macetes de Mãe

      Tente a dica da cebola, Bruno!

  97. Dayana Giestal

    Obrigada a Deus primeiramente a Deua é Depois a Dra. KELLY e depois a Santa Cebola q nao vai faltar mais na minha casa! Hoje as 3:30 ele te a crise! Mais fiz como o vídeo e deu tudo certo!

  98. GABRIELLA

    Obrigada pela dica! Fiz tds dicas em sequência e meu bebé escarrou o catarro depois da nebulização! Muito obrigada!

  99. Julia

    Mel? Partir de que idade? Pois, andei lendo por aí que bebês pequenos não podem comer Mel.

    1. Shirley Hilgert

      A partir de 1 ano. bjs

  100. Elineide de Assis

    Olá Dra. Kelly meu pequeno tem 2 anos sempre q os dentes apontam ele fica gripado, ultimamente ele está sofrendo muito a mais de um mês ele tosse muito, uma tosse seca já levei ao pediatra passaram xarope, corticoide e nada. Tenho feito inalação com soro alivia mais ñ passa. Ele tosse tanto q fica desfalecido. Não sei mais o q fazer.

  101. Simone

    Muito bom esclarecedor, as vezes queremos que acabe logo a tosse então partimos para os xaropes, mas não é bem assim né, vou caprichar na inalação, vou aproveitar as sonequinhas do meu bebê para dar inalação no meu anjinho.Obrigada dra ótimas dicas!

  102. fabiana

    o meu bebê te tem a imunidade muito baixa o que fazer ele tem 7 meses

  103. Mara valverde

    Prezada Dr Kelly muito obrigada pelas sabias resposta .De varios blogs que li esse é sem comparacao. Que Deus continue te abencoando sempre. Realmente ama o que faz!!!!!

  104. Eliane Quiossi

    Meu bb tem 6meses e esta com tosse vou fazer o teste da cebola!Levei num médico receitou ambroxol mas ele vomitou vou suspender!

  105. Livia

    Muito bom. Minha filha agora está em crise de tosse já fiz inalação, já dei Loratadina, gengibre, água. O que mais posso fazer? A tosse é seca.

  106. Janete

    Muito obrigado boas dicas noite passada nem dormimos direito de tanta tosse minha filha estava.

  107. Janete

    Obrigado pelas dicas..ontem nem dormimos com minha filha tossindo.

  108. Dr.kelly
    Minha filha tem 1 ano e gostaria de saber se ela ja pode tomar mel, pq ela esta com muita tosse e gostaria de fazer algumas receitas que tenho com ele para ver se ela melhora.

  109. lorena

    muito bom essa dica meu bebe
    nao tossiu a noite

  110. Itaiane

    Doutora meu bebe tem 2 meses , tenho lavado o nariz com soro constantemente , mais a tose não para.

  111. Jayme gelmini

    Minha filha vai fazer 3 anos daqui 2 meses… quando ela dorme na parte da noite começa a tossir e a respiração fica mais forte…. porém de dia fica normal….
    Se ela chupar sorvete fica tossindo sem parar
    Me ajuda por favor

  112. Renan

    A dica da cebola e incrivel.obrigado doutora..

  113. Helen

    Amei o post meu bebe tá tossindo muito e lógico que ao cair da noite começa. Partiu comprar soro e fazer muita inalação.

  114. Renata

    Muito bom !

  115. Nubia cristina da costa silva

    Comentário socorro minha bebe tem 6 meses e ja fas 3 meses que toce ja tomou um monte de remedio e agora usa aerolim e clenil e monteler e nada da toce pasar eu nao cei mas oque faser os medicos falam que e bronquite

  116. Rosali

    Minha neta de 3 anos esta com muita tosse sera que as amidulas enchadas pode provocar essa tosse

    1. Shirley Hilgert

      Rosali, só um médico pode responder isso. Converse com um. ok? Abs.

Deixe seu comentário