Aromaterapia para melhorar o sono dos bebês

O sono de bebês e crianças é um assunto que costuma deixar mães e pais de cabelo em pé. Quase toda casa tem a sua saga e são raros os lares cujos pais relatam não ter problema com isso.

Por esse motivo, vira e mexe eu trago aqui novidades que ajudam na hora do sono dos pequenos. Já trouxe vídeos (veja esses), já lancei uma coluna escrita por uma consultora de sono, já trouxe textos com minhas dicas pessoais, e hoje é o dia de compartilhar com vocês uma dica diferente, que eu ainda não testei, mas que confesso estar super curiosa para experimentar.

Trata-se de aromaterapia para ajudar as crianças a dormirem. Espero que curtam o texto e que a dica ajude-as a terem noites mais calmas, tranquilas e descansadas.

PS: o post traz também dicas para as mamães relaxarem. Achei bem legal!

Aromaterapia para melhorar o sono dos bebes

Photo Credit: paul goyette via Compfight cc

Aromaterapia para melhorar o sono dos bebês

Por Marcia Benalia

A  aromaterapia é uma técnica que utiliza o poder das plantas para curar o corpo e a alma. Ela é uma alternativa para mães que buscam soluções saudáveis para curar pequenos desconfortos que atingem bebês e crianças e, por que não, proporcionar prazer para elas, como por exemplo, através de um relaxante escalda pés.

Nosso nariz é uma porta de acesso ao cérebro. Quando sentimos algum cheiro, o nariz direciona para o bulbo-olfatório, que as transmite ao sistema límbico, responsável por emoções e comportamentos. Sabe quando sentimos um perfume que lembra a infância? Casa da avó? Ou então quando passamos em frente a um restaurante e sentimos um cheirinho de comida e nosso estômago começa a roncar? É o nosso sistema límbico trabalhando! Então, assim que a mensagem chega lá, o cheiro começa a agir. Isso normalmente ocorre em menos de três segundos.  Ou seja, os efeitos da aromaterapia são percebidos praticamente de imediato!

Para utilizar esta técnica no dia a dia, utilizamos óleos essenciais, que são puros, extraídos das flores, folhas, sementes, cascas e raízes das plantas, flores e árvores. Lembrando que essência não é óleo essencial! Essência é sintética e óleo essencial é natural! Esta informação faz toda a diferença nos tratamentos.

Meu óleo preferido é o de Lavanda. Algumas pessoas chamam de Alfazema e recentemente, descobri o motivo pelo qual tenho tanta ligação com este aroma! Soube através de uma irmã que é 10 anos mais velha que eu, que nossa mãe colocava Alfazema na água da minha banheira, toda vez que eu tomava banho! É incrível como nossas mães, avós e bisavós sabiam do poder das plantas e utilizavam nos cuidados com os filhos. Uma pena que com o tempo, estas informações foram tiradas de nosso alcance.

Existem inúmeros óleos e inúmeras indicações, mas neste post vamos falar apenas do de Lavanda.

Ele pode ser utilizado tanto por gestantes, como por bebês e crianças. Nos pequenos ele funciona como um calmante, ajudando na hora do sono. Nos adultos, relaxa e reduz a ansiedade. Além disso, possui propriedades antissépticas e, portanto, pode ser utilizado em cortes e queimaduras.

Está programando uma longa viagem de carro com crianças pequenas? Não esqueça da lavanda. Ela ajuda a acalmar até aquela criança que não fica quieta nem por um segundo!

A viagem é para o campo e os pernilongos atacaram? Lavanda nas picadas. Alivia a coceira e diminui a vermelhidão.

O óleo de lavanda é o coringa da aromaterapia!

Que tal terminar um dia estressante, relaxando com um delicioso escalda pés? Abaixo, segue a receita.

Você irá precisar de :

  • Uma bacia onde caibam os dois pés
  • 3 litros de água quente (como algumas pessoas são mais sensíveis ao calor do que outras, recomendo que a temperatura seja regulada de acordo com a preferência)
  • Sal grosso(um punhado)
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda
  • Bolinhas de gude

Mergulhe os pés até o tornozelo na água e faça movimentos para frente e para trás nas bolinhas de gude. Relaxe e aproveite!

Os óleos essenciais não substituem a medicina convencional, mas eles certamente são excelentes na manutenção e prevenção da saúde e bem-estar de todos nós.

É importantíssimo frisar que, como qualquer tratamento, os óleos essenciais devem ser usados com a orientação de um profissional certificado, que saberá a dose correta e principalmente como ele deve ser ministrado.

Onde encontrar os óleos essenciais para aromaterapia:

Farmácias de manipulação voltadas para a medicina natural, onde é possível encontrar remédios homeopáticos e antroposóficos (como a Weleda); lojas de produtos naturais; lojas de aromaterapia e, para quem não reside nos grandes centros, sites das marcas dos óleos, tais como Laszlo, Terra Flor, Bio Essência, entre outros.

Se você quiser, posso informar os endereços(físicos e sites) onde eu compro.

foto perfil marcia benalia

Marcia Benalia é comunicóloga, cursando pós-graduação em psicologia e maternidade, doula, consultora de amamentação e instrutora de shantala certificada pelo GAMA(Grupo de Apoio a Maternidade Ativa), consultora em aromaterapia para gestantes certificada pela Aromaflora, sócia da Maternity Coach(www.maternitycoach.com.br), mãe de dois filhos e estudiosa dos benefícios que a natureza nos promove.

27 comentários

  1. Tati Monteiro

    Márcia, excelente texto! Por favor, poderia nos informar os sites onde vc compra? Estou louca pra testar em casa! Obrigada!

    Beijo!

      1. Tati Monteiro

        Obrigada, Marcia!!

        Beijos!!

  2. Vanessa

    Olá!
    Adorei as dicas, post muito legal, parabéns!
    Se eu quiser colocar na banheira do bebê quantas gotinhas devo usar?

    1. Marcia Benalia

      Vanessa,

      A quantidade de gotas varia de acordo com a idade do bebê. Daí a importância de consultar um especilaista!

      bjs

      1. Tati Monteiro

        Moro numa cidade pequena, que nem local onde venda o óleo essencial tem, imagina o especialista… minha bb tem quase 11 meses… vc poderia orientar qts gts em média usar no banho? Pode ser o óleo de lavanda que vc indicou?

        Novamente obrigada! Nosso sono agradece muitíssimo!

        Beijo!

  3. Laura Malzac Franco

    Olá!1
    como faço para usar no bb? Untar a mão com o óleo e fazer massagem?
    muito obrigada desde já pelas dicas! bjos

    1. Marcia Benalia

      Laura,

      Os óleos essencias sao super concentradaos e não devem ser utilizados puros, diretamente na pele do bebê, em massagens. O correto é colocar algumas gotas(dependendo do fim de utilização e idade da criança) em algum óleo carreador(vegetal) antes de iniciar a massagem, como a shantala, por exemplo. Os óleos essencias são poderosos e por isso, devem ser utilizados com cautela.

      bjs

    2. Marcia Benalia

      Laura,

      Os óleos essenciais são concentrados e næo devem ser utilizados puros, direto na pele do bebê, em massagens. Eles devem ser diluídos em um óleo carreador(vegetal). A quantidade de gotas irá variar de acordo com a idade da criança e o fim de utilização.
      Na shantala, por exemplo, colocamos algumas gotas de óleo essencial específico para cólicas, sono ou o que gostaríamos de tratar em um óleo de jojoba, que é vegetal e iniciamos a massagem.

      Bjs

  4. Andrea

    Olá! Gostei da dica! Gostaria de saber como usar no bebê para uma viagem, por exemplo. Obrigada!

    1. Marcia Benalia

      Andrea,

      No carro você pode utilizar assim:

      Faça uma argolinha de cartolina, pingue 5 gotas nesta argola e pendure no espelho retrovisor. Sabe aqueles aromatizadores(sintéticos horrorosos) que são colocados quando mandamos lavar os carros? O seu será muito mais agradável!

      bjs

  5. viviane

    Ola!! Por favor, poderia indicar lojas em sp e sites p compras? Obrigada!

    1. Marcia Benalia

      Olá Viviane,

      Você pode comprar na Weleda e nos sites abaixo:

      http://laszlo.ind.br
      http://www.aromaflora.com.br
      http://www.pria.com.br

      Bjs,
      Marcia

  6. Tatiana

    Boa noite, só pra esclarecer, para os bebês devemos colocar gotinhas na água do banho?! Desde já agradeço. Abs.

    1. Marcia Benalia

      Tati,

      Existem várias formas de utilização para bebês e uma delas é colocando as gotinhas na água! Você pode também utilizar a aromaterapia com shantala e em difusores.
      Mas, como eu disse no texto, consulte sempre um especialista em aromaterapia para saber a quantidade correta de gotas.
      Bjs

  7. Beatriz

    Parabéns, querida! Que orgulho!
    Está lindo o artigo! !!

    Beijos

    Beatriz Yoshimura
    Aromalife

    1. Marcia Benalia

      Obrigada, Bia!♥️

  8. Paula

    Olá, gostaria de saber como utilizar na banheira da bebê, todas as noites antes de dormir, dou um banho relaxante no ofuro, gostaria de colocar o óleo de lavanda.

    1. Marcia Benalia

      Paula,

      Você pode colocar algumas gotinhas no ofurô. A quantidade depende da idade da criança!
      A água já proporciona um relaxamento natural, a lavanda potencializa!

      Bjs

  9. Heloisa Drumond

    Que dica ótima!!!
    Vou comprar e testar!
    Na semana passada comecei a usar aquele sabonete da linha Jonhson’s Baby – Hora do Sono. Ele tem lavanda e camomila na base e percebi uma mudança bem legal no sono da minha bebê!
    Mas gostei do fato de usar somente a essência! Irei testar!

    1. Marcia Benalia

      Heloisa,

      Seria perfeito se você fizesse seu sabonete de lavanda! Sua bebê iria amar! E o sono dela, com certeza, seria impactado.

      Um ponto de atenção: óleo essencial é natural. Essência é sintética e não proporciona benefícios terapêuticos!

      bjs

  10. hellen

    Muito cuidado como uso do oleo essencial, e at’e mesmo a shantala so ‘e recomendado em Bebes apos os 4 meses.

  11. Marcia Benalia

    Olá, Hellen!

    A Shantala é recomendada a partir de 1 mês! Ela é muito eficiente para diminuir cólicas e auxiliar no sono do bebê. Existe uma lista com óleos permitidos para bebês, de acordo com as idades e formas de uso.
    Na Maternity Coach, quando recomendamos a Shantala para auxiliar no sono de bebês de 1 a 3 meses, indicamos 1 única gota de óleo essencial de lavanda diluída em duas colheres de sopa de óleo vegetal (jojoba ou abacate, por exemplo).
    Estes óleos e esta quantidade podem ser utilizados de forma segura e eficaz!
    A aromaterapia aqui no Brasil ainda não é muito conhecida e muitos ainda sentem receio de utilizar, mas na França ela é utilizada em larga escala. Aliás, caso queira ler sobre aromaterapia para bebês e crianças, busque livros na AMAZON francesa! São maravilhosos!

    E sim, devido a alta concentração de princípios ativos, os óleos essenciais devem ser utilizados com cautela. Por isso que sempre digo que antes do uso, um especialista deverá ser consultado! Sabendo utilizar, não tem como não se apaixonar!

    bjs

  12. Fernanda

    Marcia,
    Ótimas dicas! Já ouviu falar sobre o óleo de melaleuca ou tea tree? Posso usar com bebês de 3 / 4 meses? Se sim, de que forma? Obrigada!

  13. Priscila

    Bom dia! Adoro o blog!
    Não foi explicado como usar nos bebês! Faz massagem ou coloca com água num canto do quarto?

  14. Kelly

    Olá boa noite gostaria de saber se posso colocar o olho essencial de lavanda no meu bebê ele tem um mês e daqui 6 dias faz dois meses mim ajudem obrigada

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Kelly!
      Você deve falar com o pediatra do bebê. bjs

Deixe seu comentário