Dicas para o bebê ficar de bruços

Mamães, como estão? Não sei se vocês perceberam, mas, nas últimas semanas, eu trouxe várias novidades bacanas aqui para o blog. Primeiro foi o lançamento da coluna Pediatria, no mês passado, depois, o lançamento da coluna Nutrição, há duas semanas, e agora é a vez de eu contar para vocês que teremos mais uma coluna por aqui, que irá tratar do desenvolvimento dos nossos pequenos.

Assim, todos os meses, as profissionais do PAEDI – Programa de Avaliação e Estimulação do Desenvolvimento Infantil – irão escrever a Coluna Desenvolvimento Infantil e trazer dicas que ajudarão vocês, mamães, a entenderem melhor o desenvolvimento psicológico e motor dos pequenos e a atuarem de forma a estimular naturalmente, respeitando o tempo e individualidade, sem pressão e nada de excessos, o seu aprendizado e crescimento.

O PAEDI é formado por profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, psicomotricidade, entre outros e, todos os meses, uma delas estará falando com vocês. Tenho certeza que irão curtir e será muito útil. Ótima leitura!

dicas para  bebe ficar de brucos

Foto: Arquivo PAEDI

Barriga ao chão: Dicas que ajudam o bebê a ficar de bruços

Por Nadja Azevedo

Olá mamães! É com muito prazer que escrevo hoje o meu primeiro post para a Coluna Desenvolvimento Infantil aqui no blog Macetes de Mãe. Neste primeiro texto escolhi falar sobre brincadeiras de bruços, pois estas são muito importantes para o desenvolvimento motor do bebê. Quando brinca de bruços o bebê fortalece a musculatura do pescoço, costas e ombros, que serão necessárias para adquirir marcos importantes como engatinhar, andar e até comer. Também, é a partir dessa posição que o bebê desenvolve autonomia para se movimentar e começar a descobrir sua capacidade de se deslocar no chão.

Porém muitas crianças não gostam muito dessa posição e reclamam quando são colocadas nela, mas este não precisa ser um momento de sofrimento para mãe e/ou bebê. No começo, realmente é difícil para o bebê, pois ele precisa ganhar força para sustentar seu próprio peso contra gravidade, mas a mãe pode ajudá-lo com atitudes simples que podem facilitar este momento. Assim, seguem algumas dicas para que esta etapa do desenvolvimento aconteça de maneira prazerosa!

  • Observe se você está incentivando atividades de bruços no momento em que o bebê está mais alerta e disposto a brincar. Assegure que ele já tenha pelo menos 40 minutos pós mamada ou ingesta de alimentos, evitando assim desconforto.
  • De bruços sobre seu peito é a melhor maneira de começar a incentivar a postura de barriga para baixo, logo nas primeiras semanas após o nascimento.
  • Toda vez que for trocar seu pequeno, aproveite para deixa-lo um pouco de bruços.
  • Experimente carregar o bebê no colo de barriga para baixo! Passe seu braço por baixo da barriga e entre as perninhas do pequeno e carregue-o bem próximo ao seu corpo para que ele vá se acostumando com a posição.
  • É importante que o bebê realize suas brincadeiras em superfície firme, como um tapetinho de EVA, principalmente após o terceiro mês.
  • Ajude o bebê a se descobrir sozinho! Deitado no tapetinho, disponha os brinquedos ao lado dele para que, ao esticar os braços, os alcance. Depois o bebê pode começar a rolar para o lado para vê-los e enfim acabar por rolar com a barriga para baixo.
  • Incentive brincadeiras de bruços por pequenos períodos de tempo. Observe quando ele cansar e ajude-o a rolar de barriga para cima. Desta maneira você já vai ajudando-o a descobrir como ir e voltar da posição.
  • Fracione o tempo! O bebê não precisa ficar vários minutos seguidos de bruços. Você pode incentivar brincadeiras de bruços repetidas vezes durante o dia por curtos períodos até que ele consiga ficar por mais tempo confortável nesta posição.
  • Coloque um rolinho de tecido embaixo do peito do bebê. Isto pode tornar a posição mais confortável para ele no início. Mas lembre-se de tirar o rolinho quando ele já sustentar a cabeça para que ele tenha oportunidade de rolar.
  • Quando seu pequeno estiver chorando, tente primeiro acalmá-lo deitando confortavelmente ao lado dele ao invés de tentar acalmá-lo em pé.
  • Bebês adoram rostos. Então, deite-se no chão em frente ao seu pequeno. Como eles adoram vozes também, aproveite para cantar e conversar! Ou mesmo coloque um espelho no chão para ele observar seu próprio rosto!
  • Você pode utilizar o brinquedo favorito para entretê-lo enquanto estão de bruços! Aproveite para incentivá-lo a olhar para cima, para baixo e para os lados. Existem inúmeros brinquedos específicos para brincar no chão, desde livros, tapetinhos, brinquedos musicais, brinquedos com estampas e texturas diversas.

Quando o bebê começa a apreciar a postura de barriga para baixo, esta passa a ser sua postura favorita para exploração dos brinquedos. Como consequência, devido ao seu instinto explorador, logo ele começa a se locomover para alcançar os brinquedos e descobrir o ambiente. Sendo assim, barrigas ao chão e boa diversão!

Abraços e até a próxima!

Nadja Azevedo

Colunistas MdM - desenvolvimento infantil

21 comentários

  1. rayanne

    Ola. A partir de quantos meses posso começar a estimular de bruços?

  2. Eliane

    E quando bebê só dorme de bruços, tem problema?

    1. Shirley Hilgert

      Eliane, o ideal é conversar com o pediatra, pois até certa idade é mais seguro para a criança dormir de barriga para cima. Bjs

  3. Rosana

    Tenho um bebê de 2 meses que dorme de bruço, tem problema?

  4. Viviane Mastelari

    Eu li uma vez que se o bebe dorme de bruços aumenta o risco da morte súbita.

    Mas para brincar…a partir de quantos meses? ?

  5. Priscila

    Olá, com quantos meses posso estimular a minha bebê a ficar de bruço?

  6. Fabiane

    A partir de qtas semanas podemos intensificar esse incentivo? Meu bebê está com 8 semanas e ainda não segura objetos, mas já o coloco nessa posição e me aproximo para fazê-lo erguer o pescoço e ele realmente não gosta muito! Rs. Adoro o site e estou adorando as colunas novas!

  7. Luisa Mota

    Bom dia, tb gostaria de saber a partir de qtos meses posso fazer isso com meu bebê. Ele tem 1 mês e 9 dias, mas com 10 dias ele já começou a sustentar a cabecinha por alguns segundos, qdo colocávamos ele para arrotar. Ele já acompanha os movimentos, está bem durinho e esperto (foi a pediatra que disse kkk).
    Já posso fazer essas dicas que vc deu? Já devo estimula-lo com brinquedinhos?

    1. Nadja Azevedo

      Luisa, na idade de 1 mês o bebê já pode vivenciar a postura de bruços em alguns momentos de prazer, como deitado no seu peito ou mesmo durante uma massagem. Por volta do terceiro mês, quando você perceber que ele está sustentando melhor a cabeça no seu colo, você pode deixa-lo experimentar posição de bruços em momentos de troca ou mesmo carregá-lo de barriga para baixo. Com essas vivencias o bebê vai começando a gostar mais desta posição e você vai conseguir que ele aprecie todas as dicas dadas.
      Em relação aos brinquedos, com 1 mês o bebê esta voltado para suas próprias sensações e é importante deixa-lo de barriga pra cima, para que ele possa movimentar livremente braços e pernas. Nesta idade os movimentos reflexos e ocasionais vão dando lugar a movimentos mais controlados. Ele pode, por exemplo, perceber que a sua mão entrou no campo de visão, tentar repetir esta ação e desta forma vai aprendendo controlar seus movimentos até conseguir levar as mãos ao rosto e aprender a pegar um objeto. Este é o momento de oferecer brinquedos leves e que ele consiga pegar como lenços, bola vazada… Sendo assim, para um bebê de 1 mês o melhor brinquedo é seu próprio corpo. Ele também se interessa por rostos. Converse e faça expressões a 20-30 cm de distância dele, pois ele enxerga melhor a esta distância. Abraços,

  8. Nadja Azevedo

    Rayanne, Viviane, Priscila e Fabiane, desde o primeiro mês o bebê pode vivenciar a postura de bruços em alguns momentos de prazer, como deitado no seu peito ou mesmo durante uma massagem. Quando ele cresce mais um pouquinho e passa a sustentar melhor a cabeça em seu colo, por volta do terceiro mês, deixe-o vivenciar esta postura em momentos de troca ou mesmo carregue-o de barriga para baixo, passando se braço por baixo da barriga dele e entre as perninhas. O mais importante é que o bebê aprenda ir para a posição de bruços e que goste! Sendo assim, não force que ele fique de barriga para baixo se ele está desconfortável. Também deixe o bebê de barriga para cima com alguns brinquedos ao seu lado para que ele tenha a oportunidade de rolar para lateral e depois aprenda rolar para de bruços, assumindo sozinho esta postura. Abraços,

  9. jessiane cassia oliveira mcario

    eu gostei muito dess bloge eu tenho uma bebe de dois meses e ela e muito esperta ponho ela em varias posiçao e ela ja fica bem durinha

  10. maite

    ” Deixemos nossos bebes e crianças experimentarem, sentirem, enfim, prepararem seu corpo e sua mente, a seu tempo, para que façam suas conquistas, com o mérito de seus próprios esforços e descobertas.”
    Tenhamos paciência e olhar amoroso para acompanharmos suas descobertas, sem forçarmos uma posição ou aquisição motora, emocional que ainda não conquistaram.
    E ao colocarmos de bruços, os colocamos em uma posição que eles ainda não conseguem se colocar sozinhos… pulamos uma fase, uma aquisição, uma descoberta tao importante…

  11. Joana Chicanhe

    Muito bom! gostei das dicas, mas gostaria de saber com quantos meses posso meter o meu bebé nesta posição? bjs

  12. renata karine

    ola minha bebe tem 11 messese ainda nao centa socinha se botar ela de barriga pra baixi logo era vira e e um pouquinho molinha mas muito enquieta no andador ela anda sosinha mas nao se arrasta ainda o neuropediatra disse q e normal pois cada criança tem seu tempo

    1. Bruno

      SoZinha, Inquieta

  13. Jéssica

    Boa tarde!!! Meu bebê vai fazer 4 meses e não gosta de jeito nenhum de ficar de bruços. Antes ele até rolava mais agora não quer mais. Fica nervoso .devo seguir essas mesmas dicas ?

    1. Macetes de Mãe

      As dicas podem ajudar, Jéssica!
      Bjs

  14. Maria Helena

    Meu caso é o contrário. Meu neto, agora com 9 meses, nasceu com hipotonia tórax-cervical; desde os 4 meses, quando aprendeu a virar de bruços, só gosta de ficar de bruços; coloco de barriga para cima e ele já vira de bruços, dormindo ou acordado. Por que será?.

  15. Aline Souza

    Boa tarde, vi em alguns sites e principalmente por aqui sobre o bebê que gosta de dormir de bruço. Minha bebê tem 2 meses, e ela tem bastante episódios de cólicas e acho que pelo fato da posição de bruços ajudar a amenizar as dores ela prefere dormir assim e todas as noites ela só finaliza o do de bruços . Qualquer momento do dia que ela for dormir tem que ser de bruços se não ela chora e não consegue dormir. E agora? O que faço? Corre algum risco , devo procurar um medico ? #preocupada

    1. Shirley Hilgert

      Aline, converse com o seu pediatra e veja o que ele acha. ok? bjs

  16. ellen

    Tenho uma bebe de 6 meses ela ppode ficar com a mão no chão

Deixe seu comentário