Como fazer bebês sonolentos ou preguiçosos mamarem no peito

Mamães, já comentei aqui no blog que tive muitas dificuldades para fazer o Leo mamar logo que nasceu porque ele, simplesmente, dormia e não tinha Cristo que o fizesse acordar. Como as coisas eram assim, acabou que eu produzia menos leite, ele sugava e não saia muita coisa, cansava, dava sono e dormia de novo. Ou seja, um ciclo vicioso dos mais perigosos para o início do processo de amamentação.

E por saber como isso é desgastante para a mãe e também perigoso para o bebê, que acaba não se alimentando adequadamente, é que fiquei tão feliz quando vi que o tema escolhido pela Dra. Kelly para a edição desse mês da coluna Pediatria seria esse. Definitivamente, um tema super pertinente, importante e que muitas mães, antes de amamentarem desconhecem. Mas que é super válido ser divulgado para garantir que qualquer problema que possa surgir seja corrigido a tempo e adequadamente.

Aproveitem as dicas da Dra. Kelly para fazer bebês sonolentos mamarem direitinho e evitem passar pelo desgaste que eu passei. Vale a pena se informar! Boa leitura!

Photo Credit: Raphael Goetter via Compfight cc

Como fazer bebês sonolentos ou preguiçosos mamarem no peito

Por Kelly Oliveira, pediatra

Olá mamães!

Hoje, neste meu segundo post sobre o tema dificuldades de amamentação (no mês passado já abordei esse assunto) falarei um pouco sobre os bebês preguiçosos e sonolentos. Eles podem dar um trabalho daqueles para mamar, pois depois de 5 minutos sugando o seio materno acabam adormecendo (ou até bem antes disso). Para eles, temos que dar um empurrãozinho extra e para isso separei umas dicas no post de hoje. Confiram abaixo.

Dicas para acordar o bebê preguiçoso

  • Reduza os estímulos externos excessivos (luzes brilhantes, ruídos, etc.). Às vezes, os bebês se distraem com os ruídos e isso pode deixá-los agitados e chorosos. Com tanto estímulo, logo depois o sono vem com força total e a criança adormece no peito ao invés de sugar.
  • Realize algumas inspirações e expirações profundas. Às vezes, apenas o movimento de seu peito faz com que o bebê volte a sugar novamente.
  • Acaricie o queixo do bebê até o pescoço com uma pressão média.
  • Faça cócegas nos pés e na barriguinha do bebê, com a intenção de acordá-lo mesmo!
  • Tire a roupinha do bebê e deixe-o somente enrolado numa manta, coberto o suficiente para não sentir muito frio. Isso ajuda a acordá-lo. Mas não precisa deixá-lo passando frio, é somente para despertá-lo.
  • Massageie a cabeça do bebê em movimentos circulares enquanto amamenta. Você também pode usar um pano úmido para passar na cabeça do bebê para ajudá-lo a ficar acordado.
  • Certifique-se de que sua mão livre esteja apoiando o peito de modo que o peso do peito não fique sobre o queixo do bebê.
  • Deixe o bebê fazer pausas durante a sucção. O bebê que mama efetivamente faz um movimento que chamamos de “suga – pausa – engole”, pois existe uma pequena pausa, de alguns segundos, para o bebê engolir o leite que ele sugou no peito. Alguns bebês engolem o leite rapidamente, outros são mais demorados, mas essa pequena pausa ocorre e é essencial para avaliarmos se o bebê está mamando adequadamente. Entretanto, se essa pausa é muito longa (demora mais que 15 segundos) o bebê pode estar de fato somente “pendurado no peito” e não estar mamando direito e sim o usando somente para dormir!
  • Troque o lado que o bebê está mamando durante a mamada. Assim que o bebê começar a perder o interesse em mamar, troque o lado do peito! Faça isso a cada 30 a 60 segundos.
  • Faça a posição cavalinho. Coloque o bebê no seu colo com as pernas perto de sua barriga e a cabeça sobre os joelhos. Gentilmente apoie o bebê, colocando-o sentadinho (essa é a posição “de cavalinho”). Faça isso duas ou três vezes, intercalando com a troca dos lados para amamentar.
  • Veja se o bebê está com alguma outra necessidade. Coloque-o para arrotar e veja se a fralda está suja. Use de preferência a posição sentada sobre o colo da mãe para o bebê arrotar . Confira a posição nesse post. Evite usar a posição sobre o ombro, pois essa posição induz mais o sono.
  • Amamente na posição de “jogador de futebol americano”, pois ela causa menos sono nos bebês.
  • Realize um movimento similar ao de ordenha manual. Comece massageando o peito da parte mais distal da aréola até a aréola em si. Em seguida, segure o peito fazendo uma pinça em formato de “C” (seu polegar na parte de cima e o indicador na parte de baixo, junto com os demais dedos), com toda a sua mão, e aperte gentilmente perto da parede torácica e depois aperte a mama se aproximando da aréola. Repita isso algumas vezes e pare de massagear assim que o bebê começar a sugar. Esse método é chamado de “compressão torácica” e promove a saída de leite dentro da boca do bebê, muitas vezes o suficiente para estimulá-lo a sugar.

IMPORTANTE: Se por alguma razão o bebe não estiver sugando adequadamente, a mamãe deve continuar retirando o leite do peito no mínimo 5 vezes ao dia, para manter uma produção adequada de leite, mesmo que seja para doar ou congelar. E lembre-se que quanto mais a mãe tirar o leite, mais leite irá produzir. (veja mais informações sobre como funciona a produção de leite nesse post )

Sistema de translactação

Para os bebês sonolentos, preguiçosos ou prematuros ( que ainda estão aprendendo a sugar), é muito útil o uso de um sistema de nutrição suplementar conhecido por translactação. Esse método é inclusive usado em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal para bebês prematuros em transição da sonda para o peito da mãe. Consiste em um recipiente (pode ser um copo ou uma xícara) contendo leite (de preferência o próprio leite da mãe), colocado entre as mamas da mãe e conectado ao mamilo por meio de uma sonda. A criança, ao sugar o mamilo, recebe o suplemento. Dessa maneira, o bebê continua a estimular a mama a produzir leite, além de receber o próprio leite materno ordenhado ou a fórmula através da sonda, e não deixa de receber o leite que ele precisa (saiba mais sobre isso aqui).

Existem empresas que fabricam o mecanismo de sonda e copinho já prontos e podem ser comprados em lojas especializadas, ou você mesmo pode improvisá-lo em casa!

Espero ter ajudado a acordar os babies preguiçosos para mamar! Boa amamentação…

Deixem suas histórias, depoimentos, angústias sobre o assunto aqui. No próximo tem mais!

Um abraço,

Dra Kelly

Colunistas MdM - pediatra kelly

32 comentários

  1. Natália Brito

    Minha baby tbm é super preguiçosa, tanto que chegou a desidratar com 4 dias de vida, foi um sufoco! Ela mama só uns 15 minutinhos, com muito custo e adormece por 30/40 min e acaba passando o dia inteiro no peito, conclusão: as duas ficam hiper cansadas, fora isso qnd o peito n tá muito cheio, ela não pega direito e não consegue fazer o leite sair (isso eu q acho) e fica super irritada, sempre no mesmo horário, negócio aqui tá punk…

    1. Querida mamãe Natália,
      Imagino como deve estar difícil para você nesse momento! Fique tranquila, respire fundo e procure alguém da área que possa aconselhá-la nesse momento. Tente tirar o leite com bastante frequência, para não diminuir a produção, mesmo que o seu bebê não pegue muito nesse comecinho…precisa corrigir a pega e estimulá-lo.
      Ajuda nesse momento é fundamental!
      Um bjo,
      Dra. Kelly

  2. Cynthia Morais

    Tive muita dificuldade pra amamentar o Miguel nos dois primeiros dias de vida dele, ele era SUPER preguiçoso e não ficava acordado de jeito nenhum. Eu já estava entrando em pânico… Toda hora vinham enfermeiras furar o pé dele pra medir a glicemia que sempre estava no limite mínimo. Até que na manhã do terceiro dia uma enfermeira, que só pode ter sido um anjo enviado por Deus, ficou comigo das 7 da manhã até a hora do almoço me ensinando essas táticas pra manter o Miguel acordado e de preferência mamando…
    Foi muito difícil, mas depois dessa ajuda eu me senti mais confiante!
    Ah, se não fosse aquela santa enfermeira…

    1. Olá querida mamãe Cynthia,
      Obrigada por compartilhar sua experiência! Como é importante que nesse momento tenhamos alguém que entendo do assunto nos ajudando não é mesmo?
      Espero que essas dicas tenham te ajudado!
      Continue acompanhando as dicas aqui do blog!
      Um super beijo
      Dra. Kelly

  3. Ilana Medeiros

    Dra Kelly, eu tenho muitas dúvidas sobre uso da bomba. Em que momento usar? De qual mama tirar? Porque meu obstetra e a pediatra me falou pra dar sempre a ultima mama primeiro pra que ele tome o leite “gordo”. Aí fico pensando que se eu tirar o leite da ultima mama eu estarei tirando o leite gordo dele! Se eu não usar a bomba meu leite vai diminuir? Amamentar é muito complexo!!! Na gravidez fui pra consultoria de aleitamento em Salvador (moro no interior), aprendi sobre pega, ordenha e armazenamento mas na prática tem sido tão mais complicado! A pega só consegui corrigir 10 dias depois quando a pediatra me ajudou. Na apojadura eu tinha taaaaaanto leite e agora só vejo esse monte de leite a noite. Ele ganhou 300g em 10 dias então de uma forma pude outra, mesmo adormecendo no peito ele tem ganhado peso. Meu medo realmente é a produção diminuir muito. Quero muito amamentar exclusivo até os 6 meses!

    1. (Continuação)
      Em relação a bomba de leite, você deve usá-la se quiser aumentar a produção de leite, ou armazená-lo para posteriormente oferecer ao bebê, caso esteja trabalhando…
      Existem outras formas de aumentar o leite além do uso da bomba, e você também pode ordenhar o leite manualmente.
      Sugiro que você procure um pediatra ou profissional da área de amamentação que possa orientá-la melhor, e faça o acompanhamento de perto do seu bebê.
      Continue acompanhando as novidades aqui no blog!
      Um bjo
      Dra. Kelly

  4. Olá querida mamãe Ilana
    Obrigada pelo envio da sua dúvida. de fato, nem sempre a amamentação é algo natural e instintivo, mas pode e deve ser aprendido. Em primeiro lugar, fique tranquila, pois é normal tem um monte de dúvidas e a pratica ser diferente da teoria…Em relação a amamentação, você deve sempre oferecer as duas mamas. O que chamamos de leite posterior, ou seja, o leite do final da mamada é o leite mais “gordo”, rico em gorduras e calorias.
    Por isso oferecer sempre o último peito na mamada seguinte

  5. Jaqueline Magalhães

    Adorei o texto, gostaria muito de ter tentado desde quando meu bebê o Theo de 4 meses e 20 dias chegou da Utineo. Hoje ainda consigo fazer com que ele mame melhor, porém nunca tive uma grande produção láctea já que ele sugava pouco e eu passava o dia e até a noite inteira fazendo ele mamar. Ele ainda é preguiçoso e às vezes mama e dorme rápido, mas já é um grande sucesso ele ainda mamar.

  6. Priscila

    Meu tem 1 semana e é muito preguiçoso, além dele adormecer nas mamadas ele dificilmente acorda sozinho para mamar. Tenho que acorda-lo de 3/3 hr e fico uns 20 min com ele “mamando”. Ele dá 2/3 sugada e para, aí eu faço cos quinta ou alguma coisa pra que acorde. Até que ele adormece por completo ou comece a chorar que eu acredito que seja de bravo… Tenho receio de que ele não esteja mamando o suficiente.

  7. Thais

    Olá Boa noite!
    Sou uma mamae recente, da Beatriz, que tem 1 mês e 4 dias. Eu penso que a Beatriz é um bebe preguiçoso para mamar. O problema, nao é que ela dorme no peito, ela briga com o peito. Já reparei que ela gosta de peito cheio, e quando esvazia um pouco, ela já começa a chorar e ficar irritada. Ela mama no peito e tb teve que iniciar a complementação, pois estava perdendo peso. Quero muito manter a amamentação, mas tenho receio que ela canse do peito, de tao irritada que ela fica. Dra. Kelly, a Sra. tem mais alguma dica a me dar? Eu sei que no nosso caso aqui, o problema é a pega. Nao temos uma boa pega em todas as mamadas, já fomos a diferentes orientadoras de amamentação, e nao resolve. Ela faz a pega quando ela quer! Não desisto de uma mamada, insisto muito, mas em algumas delas, ela realmente nao mama bem, e tenho que oferecer o complemento. Será que ainda temos chance de evoluir para uma mamada boa e tranquila? Muito obrigada e um grande abraço

  8. Luana

    Boa tarde Dra Kelly tenho uma dúvida minha bebê está com 24 dias e após mamar de 40 min até uma hora ela acaba dormindo a noite toda acordando as 6 da manha quando dou mama a meia noite ou quando ela mama as 10 da noite acorda só as quatro da manhã é normal ela dormi por tanto tempo assim? Aguardo retorno

  9. Priscila

    Olá Dra, meu bebê nasceu em fevereiro e sempre foi muito preguiçoso para mamar. Ele nasceu pequeno com 2,605kg e 45 cm e saiu da maternidade com 2,465kg. Ficou com aleitamento materno exclusivo por um mês e nesse primeiro mês vimos que ele perdeu peso do peso inicial, estando com 2,405kg. Logo no início nao teve a pega direito, me orientaram ao bico de silicone e comecei a amamentar dessa forma. Sempre foi uma luta para mamar, no início chorava desesperadamente logo com poucos minutos mamando, gritava, jogava o corpo para trás e vomitava quase tudo q havia mamado. Foi entao, diagnosticado com refluxo. Depois do primeiro mês o pediatra indicou que fosse introduzido o LA e ai descobrimos que ele tem APLV. A partir daí minha vida virou um inferno, fiz dieta restritiva por um mês, entrei depressão, chorava copiosamente por qualquer desconforto que ele tivesse. Fui reduzindo minha dieta parando de consumir, leite, derivados, carne vermelha, frutos do mar, soja, derivados, qualquer alimento com traços de leite ou soja. Minha dieta ficou restrito a frango, arroz e salada feitos em casa. Saia a rua e voltava correndo por nao ter o q comer. Mesmo assim, ele continuava não mamando direito. Ele chorava muito de colica e nunca mamou avidamente no peito. Apesar de eu ter muito leite, pois tomava Plasil 3x ao dia para aumentar o volume, ele nunca gostou muito de mamar no peito. Retirava entao o leite na bomba e oferecia na mamadeira, mas mesmo assim ele mamava pouco. Tudo isso foi me estressando, me deixando confusa, exausta e depressiva que resolvi parar de amamentar e cuidar exclusivamente do bem estar dele. Desde entao as cólicas diminuiram, ele não tem mais alergias na pele e dorme melhor. Eu me sinto culpada por parar com q amamentação, mas me conformo por ter tentado de tudo para amamentar meu filho. O meu maior sonho na vida!!!

  10. Luiza

    Olá Dra! Meu bebê nasceu no início de fevereiro e saiu do hospital com 3,100kg. Com uns 50 dias ele estava com 3,570 e agora com 65 dias ele está com 3,790kg. O pediatra indicou o complemento de até 60ml a cada mamada. Fiquei me sentindo horrível, já chorei muito e me sinto insuficiente para meu filho. Tenho bastante leite, mas o problema é que ele gosta do peito bem cheio. Ele pega o peito cheio com bastante pressão e mama até a pressão diminuir, daí ele começa a puxar o peito e ficar se jogando pra traz, como se estivesse brigando com o peito para voltar a ter mas pressão e jogar mais leite ao invés dele ter o trabalho de sugar o leite com menos pressão. Daí eu troco de peito e acontece a mesma coisa(mama o peito com bastante pressão de leite até diminuir e começa a brigar). Graças a Deus minha produção de leite está boa, mas o problema é a preguiça que ele tem para continuar sugando o leite quando o seio não está bem cheio e com menos pressão, daí ele acaba mamando pouco leite “gordo”. Já pensei em usar o spray de ocitocina para tentar aumentar a pressão do leite quando diminuir, mas não sei se é indicado neste caso.
    As vezes ficamos horas e horas tentando… Daí eu fico exausta e ele acaba dormindo ou ficando irritado. Ele fica muito tempo acordado, as vezes mais que 8hs direto… Já teve dia de ficar 13hs acordado com apenas uns 2 ou 3 cochilos de 20min.
    Hoje é o segundo dia com o complemento. Ele mama os 2 peitos e dou o complemento. Ele tem regurgitado muito, coisa que ele não fazia… Também fica bastante letárgico e tem dormido bastante.
    Fico com medo dele continuar preguiçoso no peito e não poder parar com o complemento quando o peso normalizar. Quero que ele se alimente exclusivamente de leite materno e com segurança, ou seja, mamando bem e ganhando mais peso.
    Alguma dica para ele continuar mamando depois que a pressão do leite diminuir? Será que o spray de ocitocina vai ajudar?
    Meu peito fica tão cheio que as vezes doí e espirra leite quando aperto. Não posso ficar sem absorvente de seio, pois senão molha o sutiã todo.

  11. Thayane

    Meu filho tem um mes vai fazer 2 agora dia 26 ele não dorme MT anoite tem soninho de passarinho .hiper cansada faz o peito de chupeta .

  12. Bruna Valéria

    Minha Bebê foi prematura (nasceu com 30 semanas), e ta com 1 mês de vida, ela assim que nasceu começou a mamar através de uma sonda e logo depois que tirou a sonda tudo parecia normal, a uns 2 dias estou notando que ela não está se alimentando direito e quer dormir o dia todo! de 3 em 3 horas vou dá sua alimentação e ela não esta se alimentando direito, toma pouquissimo leite e cai no sono! o que eu faço?

  13. kilvia milena

    Minha bebê mamou com ajuda de um bico de silicone,mesmo assim ela ficou pouco dias no peito,ela ficava estressada,chorava muito,acabei dando a mamadeira,e agora com quase 3 meses pare e que ela está se interessando pelo peito,e não tenho leite,não sei o q fazer,e nem como acalma-la na hora de mamar,e ainda mais nem sei se vou conseguir dar de mamar.

  14. Simone

    Tenho uma menina de 6 anos e estou grávida do meu segundo filho (a). Gostaria de dicas para estimular a mama antes do parto, pois não consegui amamentar a minha filha quando ela nasceu. Ela nasceu 10/07/2009 com 3820 kg saiu do hospital com 3500 kg e em 10 dias ela estava pesando 3300 kg. Ela era muito dorminhoca, dormia no peito e não conseguia fazer ela acordar de jeito nenhum e algumas vezes tive que levar ela pro hospital pelo fato da glicemia estar baixa. Eu tentava tirar com a bomba manual e não conseguia extrair 10 ml, era muito difícil, meu parto foi cesárea e o leite demorou para descer. quando ela estava com pouco mais de 30 dias eu tive a suspeita de gripe A, não pude amamentar pois estava ardendo em febre, assim o meu leite que já era pouco acabou secando. Queria muito que meu segundo filho (a) amamentasse e eu não tivesse que passar por isso novamente. Que dica que você me daria?

  15. lisiane

    Dra minha filha esta com um mes de vida sinto que ela nao pega bem o peito sem contar q menos de 3 minutos ela para de puxar e ofereço o peito ela nao quer mais ofereço varias vezes ao dia mas muitas dessas vez ela nao quer a melhor posicao q ela ainda mama um pouco é deitaaa me ajude tenho medo de ela nao se desenvolver direitinho

  16. Patricia

    Dra. Kelly,
    Gostaria de saber se posso esquentar o leite materno, depois de devidamente armazenado em geladeira, antes de da-lo para meu bebe.
    Obrigada

  17. Bárbara Lisboa

    Olá Dra Kelly.
    Fiz uma redução de mama 10 anos. Quando meu bebê nasceu a minha obstetra e a pediatra falaram que teria dificuldades em amamentar.
    Meu bebê nasceu com 3.680 em dois perdeu perdeu 700g.
    Durante a primeira semana de vida dava peito e uma vez por dia dava 30 ml de complemento.
    Fiquei apavorada, porque a minha vontade era tão grande de amamentar que meu filho ficou desidratado. Aí comecei a dar o peito e sempre depois o complemento.
    Dia 18/04 ele completa 3 meses e sinto ele querendo largar meu peito. O que faço para fazê-lo não perder o interesse no peito?
    Comprei a bomba elétrica, mas só sai 10 a 15 ml. O que me deixa ainda mais pra baixo.
    Será que eu usando a bomba direto consigo aumentar a minha produção de leite?
    Como faço para colocar o complemento nessa sonda no meu peito?
    Por favor me ajude quero muito amamentar meu filho.
    Já estava perdendo a esperança de amamentar meu filho até ler o seu artigo.

    Aguardo seu retorno ansiosamente.
    Desde já agradeço pela sua atenção.

    Barbara.

    1. Isabela

      Oi, Bárbara! A minha situação é idêntica à sua. Você conseguiu resolver seu problema? Minha bebê completa 15 dias hoje. Se quiser, entre em contato comigo no viebela@gmail.com. bjus

  18. Pedro Guilherme Jungbluth

    Olá. Meu pequeno Davi nasceu agora, dia 21 de abril. Sei que esse post é antigo, mas meu bebe é novinho!boa pegada nunca
    Acompanhando a amamentação, vejo que estamos com dificuldades. Davi se contrai demais na hora de mamar. O seio tem colostro, ele fica bem posicionado, mas retrai o pescoço e não abre a boca direito, não tendo boa pega nunca. Só o mamilo, não conseguimos nem colocar a aréola dentro da boquinha, simplesmente ele não abre o suficiente. Suga uma ou duas vezes, e desiste, mas fica com o mamilo na boca como uma chupeta.
    Faltando nutrição já tivemos que começar suplementação com NAN, e sabemos que isso o afasta ainda mais da amamentação. Mantemos uma bombinha para estimular a mama.

    O que pode ser? No hospital ninguém soube responder. Enfermeiras mais brutas tentam forçar a boca a abrir, forçar o seio pra dentro, com muita dor e dificuldade para a mãe e o bebê, ele dá três sugadas, dizem “viu, é assim que se faz” e vão embora. Mas ele para de sugar assim que a estimulação mais violenta acaba. Até tentamos insistir dessa forma, mas em poucos minutos ele fica irritado e ela fica desanimada.

    Os testes de sucção com o dedo mostram que ele consegue sugar bem quando estimulado. Mas o mamilo não alcança o céu da boca dele e não o estimula na hora da amamentação. Como solucionar isso? Vários profissionais já viram, ninguém deu uma resposta que solucionasse a questão.

    Uma enfermeira

    1. Shirley Hilgert

      Difícil dar uma solução para isso, pois não sou especialista no assunto. Infelizmente. Vc já tentou procurar um banco de leite? Veja se tem na sua cidade. Lá, normalmente, as enfermeiras ajudam bastante com a amamentação. bjs

    2. Rosi

      Boa tarde Guilherme, seu baby pegou o peito?
      Minha menina esta com 4 dias e estou na mesma situação que vcs, nao pega o peito de jeito nenhum, chora e fica muito brava se forço.. Estou bem frustrada, tbm tenho leite e ela não quer pegar, quando pega não suga… Sei que tenho pq vaza.. Começamos ontem a tirar com bombinha e dar na mamadeira, foi a unica forma dela mamar sem precisar de NAN…

  19. Ana paula

    Olá Boa tarde preciso de ajuda urgente!!
    Meu bebê tem 4dias de nascido meu bico do peito é pra dentro tenho mt leite ele não consegue mamar por conta disso ai qd faço o bico ele não suga o que faço é tentar tirar na bombinha e dar o ele.

  20. Isabela gonçalves

    Meu filho nasceu sexta-feira e não quer pegar meu peito direito , só pega o pico e suga rapidinho e dorme … Estou com muito medo pois a medica falou que em quanto ele não pegar no peito certo ,não vamos ter alta ….. Oq devl fazerem ajudem !!!

  21. Francyelis paredes

    O meu bebê tem 14 dias de vida. E não quer saber de mamar o peito. Só dorme. E tem dificuldade para deglutir ela até da umas sugados mas logo para é não quer mais e si afoga muito fácil também não sei mais oq fazer

  22. Juliana

    Ola,
    Minha prima teve uma menina e ela tem 3 dias. Ela só dorme e nao quer mamar e nao chora de fome. Ela disse que até ronca a barriguinha dela. Oque ela pode fazer?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Juliana!
      As dicas que tenho estão no post. Espero que alguma mamãe possa te ajudar.
      Bjs

  23. Rita de Cassia

    Dra o meu bebe na segunda mamada da madrugada ele demora a dormir novamentw o que eu faço???
    Quero estabelece as mamadas de 2 em 2 horas mas consigo acorda ele para mama o que posso fazer ???

  24. Gabrielly

    Minha baby tem 12 dias, na primeira semana ela mamava de 20 a 40 minutos, há dois dias atrás ela não mama nem 5 minutos.. Fico preocupada pois não sei se meu leite está sustentando, se bem que agora sai mais leite que antes

  25. Janielle

    Minha filha tem 10 diase não tem paciência pra pegar o peito, tenho pouco leite e quando ela sunga e não sai muito ela começa a chorar e bate um desespero o que eu faço?

Deixe seu comentário