Como passar o bebê da cama dos pais para o berço no quartinho dele

Mamães, o post de hoje, aqui na coluna Sono e Pós-parto, foi feito atendendo a pedidos e trata de um assunto super importante e que tira o sono de muitos pais: a transição do bebê que dorme na cama dos pais para o berço no seu próprio quarto.

Já recebi e-mails e mensagens de diversas leitoras me questionando sobre como realizar esse processo sem traumas para ambos os lados, mas achei que a pessoa ideal para falar sobre isso fosse a Marcia Horbacio, que é especialista em sono de mães e crianças e que entende como ninguém sobre o assunto (já viram a série especial de vídeos que ela fez para o programa Bem Estar, da Globo? Está ótima! Vale a pena conferir!).

Bom, confesso que, para mim, esse era um assunto novo e achei muito bacana as dicas passadas pela Marcia. Simples, práticas eu que fazem todo o sentido. Vale a pena conferir. Boa leitura!

bebes da cama dos pais ao proprio quarto

Photo Credit: NoVa Hokie via Compfight cc

Como passar o bebê da cama dos pais para o berço no quartinho dele

Por Marcia Horbacio

Mamães, aqui estou eu novamente para falar do sono dos nossos filhos e, atendendo a vários pedidos, hoje, darei dicas sobre como fazer a transição do bebê da cama/quarto dos pais para o próprio quartinho. Tudo de forma gradual e sem stress.

Não vamos, aqui nesse artigo, entrar no mérito da escolha to tipo de cama adequada de cada um, vamos apenas ajudar às mamães que acham que chegou a hora de uma mudança a fazerem o que acham que é certo para a família naquele determinado momento.

Se o seu bebê, desde que nasceu, dorme entre você e o papai, claro que para o seu bebê a cama dele é aquela e o seu quarto é o dele. Assim, para ensinarmos o bebê a dormir num novo ambiente e para que esse ambiente seja visto como gostoso de ficar e de descansar, vamos dar o primeiro passo acostumando-o a dormir três noites ainda no seu quarto, mas no chão com você. Dessa maneira, ele vai sair da sua cama, mas não da sua companhia e vai continuar no mesmo ambiente de sono que sempre teve.

Por três noites faça uma cama no chão do seu quarto e, durante esse tempo, não volte com ele mais para sua cama não importa o que aconteça. Se ele chorar, pode primeiro tentar acalmar ao seu lado mas, se não funcionar, pode até pegar no colo e acalmar do jeito que ele está acostumado. Se ele for grande o suficiente para levantar e subir na sua cama, sem conversar, traga ele com delicadeza e firmeza de volta para o seu lado no chão.

Depois que o bebê passar três noites dormindo no chão do quarto da mamãe, é hora do segundo passo, que será a mudança do seu quarto para o dele. Lá, você não vai colocá-lo no bercinho ainda, mas vai fazer uma cama no chão, ao lado do berço, e vai dormir mais três noites ali com ele. Nessa fase, já vou sugerir que você faça uma cama larga (que pode ser com um edredon king size) para que vocês não precisem ficar muito próximos um do outro. Quando ele chorar, chegue mais para perto, aconchegue, pegue no colo se precisar, mas evite conversar muito e apenas o acalme mostrando que você está próxima. Assim que ele dormir, se afaste um pouco para que haja uma distância entre vocês. Assim ele já vai se acostumando a dormir com menos companhia.

O nosso terceiro passo será colocar o bebê no berço. E aqui um detalhe: não ceda à tentação de já coloca-lo totalmente adormecido, porque o objetivo aqui não é enganar o seu bebê, fazendo ele acreditar que está no aconchego de um colinho para depois acordar e descobrir que está no próprio berço. Mas sim, deixa-lo bem sonolento para que ele vá cansado para o próprio berço e pegue no sono lá, e sozinho, com você deitada ao lado, num colchão.

Na primeira noite que o bebê for para o bercinho, converse com ele e explique que agora a sua caminha é ali e apenas deite-se na sua cama no chão. Se ele chorar, tente acalmá-lo no berço por, pelo menos, um minuto e, se ele não se acalmar, pegue-o no colo e sente-se em alguma poltrona ou cadeira no quarto, mas não o leve para a cama no chão. Veja que a cada passo que damos para frente em direção ao nosso objetivo, não voltamos mais para trás, portanto se já chegou a hora de colocar no berço, não vai voltar mais para a cama que tinha antes no chão com a mamãe. Essa fase pode ser difícil e , talvez, você precise ficar no chão ao lado dele por algumas noites (nessa etapa, talvez mais de três noites, antes de decidir que é hora de voltar a dormir na sua cama e no seu quarto). Se ficar muito cansada, tente revezar com seu marido ou algúem que possa ajudar à noite. Assim, um de vocês fica por algumas horas e o outro fica a outra parte da noite, mas os dois devem estar cientes que voltar um passo atrás irá prejudicar o andamento das coisas. Ou seja, daqui para a frente, é bebê no berço.

Nessa fase do processo, dele ser colocado para dormir no próprio berço, sempre que ele chorar tente acalmá-lo (fora da cama no chão, como já disse) e coloque-o de volta no berço, quantas vezes forem necessárias. Você verá que vai demorar algumas noites, mas ele vai começar a aceitar o berço como cama dele. E quando você sentir que ele está mais confortável, é hora de você voltar para sua cama.

Outras dicas importantes:

  • Durante o dia, brinque no novo quarto com o seu filho. Coloque os bichinhos preferidos dele no berço e mostre como eles dormem felizes lá. Passando sempre a impressão de que pode ser muito gostoso dormir num quartinho só dele.
  • Uma mudança de hábitos como essa passa por uma decisão e depois por uma forte determinação por parte dos pais, portanto, sugiro que seu bebê seja informado disso. Antes de fazer tudo que sugeri acima, converse com seu filho. Não importa a idade que ele tem, informe-o sobre essa decisão.
  • Comunique sua decisão e não negocie. Não pergunte ao seu filho se ele quer dormir no novo quarto. Apenas mostre que é gostoso dormir lá e que agora é a nova realidade da casa.

E lembre-se:

Seu bebê vai aceitar ficar no bercinho depois de algumas noites mas isso pode não significar noites de sono sem interrupção ainda. Muitas vezes, depois de um processo desse, a mãe decide que é hora de ensinar o bebê a dormir e algumas famílias optam por fazer uma educação do sono. Outras, entendem que ter o bebê já dormindo no quarto dele é suficiente e vão preferir continuar a vir para o quarto do bebê quando ele precisar de acolhimento, fazendo ele voltar a dormir com o aconchego do colinho. Cada família é uma realidade não é? Com suas necessidades, crenças e estilos de maternagem e paternagem.

Outras dúvidas:

Você deve estar se perguntando o que acontece quando o bebê fica doentinho ou nasce um dentinho e você sente vontade de acompanhar mais de perto a noite de sono do seu bebê. Isso é natural e não tem nada de errado. Mas, para manter a rotina, o ideal é que, a partir de agora, você venha para o quarto do seu bebê e faça uma caminha no chão para vigiar uma febre, um desconforto ou uma outra necessidade. Não o leve mais para a sua cama, venha sempre você para o quarto dele numa situação como essa para que não haja um grande retrocesso.

Se você o leva para sua cama, ele pode entender que as regras mudaram de novo e pode não aceitar o bercinho tão facilmente quando melhorar da febre ou do desconforto.

O processo de transição, como qualquer processo de mudança, requer paciência e determinação. Seu filho vai aprender a gostar do novo ambiente de sono com o seu suporte e encorajamento. Acredite, dá para mudar! Vejo vocês no próximo artigo quando vou falar de outras transições de cama. Não percam!

Confira dicas para escolher o berço do bebê:

Colunistas MdM Marcia- sono. - NOVO 25.08cdr

72 comentários

  1. Ana

    Meu bebê tem 3 meses e meio e quero colocar no berço, temo porque ele mama muito durante a madrugada não tem muitas horas de sono seguidas, mas vou tentar. Meu marido pega férias mês q vem e vamos revezar. Alguma dica neste caso ?

    1. Marcia

      Ana, nós fizemos um post recentemente sobre desmame das mamadas-conforto ( aquelas que damos apenas para o bebê voltar a dormir) e logo vamos ter outro post sobre isso tb. Fique ligada nas dicas!

      1. Karen SeZoski

        Graças a Deus uma dica sensata.
        Minha filha com 6 meses só dorme no peito. Por isso não importa onde. Desde que tenha o peito para adormecer.
        Qdo a coloco no berço, ela acorda.
        Iniciarei o processo processo e ver qto tempo eu vou aguentar, rs
        Obrigada Márcia. Obrigada Shirley. Esse post caiu como uma luva.

  2. Nathalie

    Olha, esse post veio a calhar! Vamos entrar de férias e guardamos as últimas semanas para fazer a transição do Theo do nosso quarto para o dele. Li várias matérias para encontrar uma que fosse coerente com nossa vida e essa foi a que mais me identifiquei! Parabéns!

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que o post foi útil Nathalie!
      Fico bem feliz :)
      Bjss

  3. Leticia

    Qual a idade indicada, ou mínima pra fazer essa transição? Tenho uma bebê de 5 semanas, e não pretendo ainda mudar sua caminha, mais queria que ela dormisse no Moisés no nosso quarto. Ela dorme a noite toda sem problemas, mais sempre pertinho de mim

    1. Marcia

      Segundo a Academia Americana de Pediatria, para evitar o risco de morte súbita do lactente, o bebê até 6 meses deve dormir no quarto dos pais, no berço próprio, Na verdade, cada familia faz um arranjo de cama de acordo com o que é adequado a cada família.

  4. Mayara Barros

    Olá, amei a matéria. Estou querendo realmente fazer essa transição na minha casa. Só que tenho o problema do peito. Minha Alice ainda mama e acorda varias vezes a noite pra mamar.
    Como proceder nesse caso? Já que ela realmente não dorme sozinha só no peito.

    1. Marcia

      Dê uma olhada nos posts anteriores, temos um post sobre como ajudar o bebê a dormir sem o peito. Vai haver logo um outro post sobre isso também.

  5. Daniela

    Ola!
    Tenho uma bebe de dois meses e meio, ela já dorme a noite inteirinha e graças a Deus nunca me deu trabalho com cólicas e etc. Faço ela dormir no carrinho ao lado da minha cama e fico pensando quando devo começar a colocar ela pra dormir no berço? Sera que ainda é perigoso por ela ser muito nova? Morro de medo de não ouvir ela se ela acordar no meio da noite..

    1. Marcia

      Dá uma olhadinha na resposta que dei acima para a Leticia.

  6. Fabiana

    Bom.demais…adorei…uma vez um pediatra me disse…coloca seu filho.no quarto.escuro,feche a porta e deixa chorar,na quinta noite el vai dormir sozinho…Meu Deus…que mãe consegue fazer isso…achei loucura…por isso adorei as dicas…tudo.feito.com amor e sem trauma para o bebê e para nós mamães…minha bebê já dorme no berço…mais com minha cama ao lado….em janeiro começarei a mudança…sairei dali e vou para meu quarto….muita força nessa hora…no fim vai dar certo…Bjus….

  7. Vanessa

    Amei as dicas! Eu ia fazer a transição erradamente, iria botar o meu bebê de cinco meses direto no berço, ele dorme comigo desse dois meses, antes ele dormia no carinho berço, mas ele estava muito comprido, uma vez ele quase caiu do carinho, daí passei a deixa-lo na cama comigo e com o meu marido, estou respirando o ano virar pra começar a fazer a transição. Muito obrigada por nos ajudar!

  8. ana paula

    Amei. Mas estou em duvidas. Depois da transicao (ela ja dorme no berco sozinha) vamos viajar e teremos q dormir juntos novamente por 4 dias. To morrendo de medo de um retrocesso qd chegarmos em casa novamente. O q fazer?

    1. Marcia

      Quando viajar, se precisar dormir no mesmo quarto, ponha ele num bercinho portátil e se houver uma chance, coloque uma poltrona entre sua cama e a dele para que ele tenha o cantinho dele . Se ele chorar a noite, vá até ele, dê conforto, afinal ele está num lugar estranho. Se vc coloca na sua cama na viagem, quando voltar vai ter que fazer de novo a transição.

  9. Amanda

    Ótima dica!!Fiz isso quando meu bebê tinha 3 meses…e funcionou…foi sem traumas para ele e para mim…hoje esta com 7 meses.Tentem…vale a pena!!!abraços

  10. Gisele

    minha filha tem 2 anos e 8 meses, dorme no berço mas no meu quarto. ela foi ficando devido a aplv que foi diagnosticada tardiamente a 3 meses, mas os sintomas desde bebê me fazia querer tê-la perto de mim.
    Agora que os sintomas melhoraram penso em levá-la para o seu quarto.

    devo seguir esses mesmos passos já que ela já dorme no berço?

    1. Marcia

      Nessa transição é um pouco diferente, você pode se mudar para o quarto do seu bebê e dormir no chão por uns dias enquanto ele fica no berço . Durante o dia, brinque bastante com ele no quarto dele.

  11. Magali lima

    Bom…..achei muito interessante todas as dicas.. Mas o meu caso é um pouco diferente. Minha filha tem 3 anos e sempre dormiu no berço dela…. Sempre dormiu a noite toda, depois transformei o berço em cama…….só q nessa face ela dormia comigo e depois eu a colocava no berço…. Só que à 6 meses me mudei e ela ficou sem quarto pois ainda tava sem móveis e faltava um pequena reforma. Então mesmo antes de comprar a cama de mocinha …..doei o berço cama . então ela dormiu uma temporada comigo ….e não quer mais dormir na cama…. Quanto falo pra ela : vai dormir na sua cama…ela chora.. E fala que quer dormir agarradinha comigo…ta tenso!!!! Até o pai dela está um pouco de lado…..agora ta crítico pq ela está acordando muito todas as vezes que coloco ela na cama. Não sei o que fazer… Me ajude por favor.

    1. Marcia

      O seu caso precisaria de mais informações , portanto, seria preciso um estudo do seu caso para aconselhar melhor como fazer.

  12. Gláucia

    Olá Marcia! Otima sua matéria!!!. Temos uma filha de 1 ano e 4 meses. Queremos passar ela do nosso quarto para o quartinho dela. Só que ela nunca dormiu na cama conosco durante a noite. Sempre no seu bercinho móvel, ao meu lado. Então fiquei na dúvida, pois você indica dormir inicialmente com a criança 3 noites no chão, no quarto do casal. E depois 3 noites no chão, no quartinho dela. Só que como ela não dorme conosco, mas sozinha, ao nosso lado, se colocar um colchão no nosso quarto acho que ela não vai dormir, pois ela adora o bercinho (tentei algumas vezes fazer ela dormir conosco, ela faz a maior algazarra, e quando cansa chora e aponta para o bercinho). Devo então levar o bercinho móvel que está no nosso quarto para o quartinho dela para ela dormir as 3 primeiras noites? E depois então passá-la para o berço novo (do quartinho dela) e eu durmo algumas noites num colchão ao lado??? Obrigada!

  13. Denize

    Pessoal, boa tarde. A minha bebe tem 6 meses, dormia bem e acordava apenas 1 vez a noite para mamar . porem aos 5 meses nasceram os primeiros dentes e desde então ela acorda em media de 8 a 10 vezes por noite , acorda gritando muito, bem agitada e ate chora porem com os olhinhos ainda fechados com quem quer continuar dormindo , e com muita dificuldade se acalma somente depois que eu coloco pra mamar , quando mama acaba dormindo mas por pouco tempo e começa tudo novamente

  14. LEILA CORREIA

    no meu caso, como não tive condições de amamentar, desde que chegamos da maternidade, já pus o meu bebê no berço, o qual eu coloquei junto da minha cama, sem a grade, de tal modo que, todas as necessidades dele, bastava eu me virar e já poderia tomá-lo nos braços. Mas ele nunca dormiu na minha cama. Desde o 1º dia, sempre no berço. Claro que com o passar do tempo e a necessidade de recolocar a grade, o berço passou para o quarto dele.

  15. Luiza

    Márcia, gostaria de uma consultoria com você. Como faço?

    1. Shirley Hilgert

      Luiza, o email da Márcia é nanniesanddoulas@live.com. Bjs

  16. Daniela

    Realmente funciona! Utilizei esse método com meu bebê quando ele tinha 4 meses e meio e hj, há 3 semanas ele dorme no berço dele e sozinho! É o melhor é que foi super tranquilo, sem nenhum choro ou trauma para o bebê.

    1. Elaine

      Olá Daniela
      Gostaria de saber como VC fez? Foi igual ao indicado neste post? Meu bebê tem três meses e gostaria de tentar

  17. Kely

    Estou nesta fase final, e hj eu deveria voltar para Meu quarto … Ta mto dificil! Ele não aceita o berço! Chora muito! Essa noite ele foi até 5:40 da manhã só acordando e chorando…

  18. carolina

    Meu bebê tem 1ano e 3meses,tem vício no peito e só dorme comigo…
    Como faço pra tirar esse vício de dormir no peito e colocar ele pra dormir em sua própria cama?

    1. Macetes de Mãe

      Olá Carolina!
      Tem alguns posts sobre o assunto (http://www.macetesdemae.com/categoria/coluna-sono-e-pos-parto) espero que ajude.
      Bjs

  19. Elaine

    Eu passei a minha bebê para o quartinho dela quando ela tava com 11 meses e foi muito tranquilo fiquei com o coração na mão com pena dela ir pro quartinho fica lá sozinha kkk mãe é sempre boba

  20. Andreza

    Meu filho tem 1ano e 1mes e no soninho da tarde ele só quer dormir no carrinho, eu o coloco no berço, ele não dorme. O que eu faço pra ele gostar de dormir no berço à tarde? Durante à noite ele dorme super bem no berço. Obrigada.

  21. Aryadne

    O meu problema é que meu filho não adormece sozinho… só dorme quando desmaia, aasim não consigo fazer ele dormir na cama dele, ele dorme na minha (com muito custo e muita insistência, uns 90 minutos) e depois coloco na cama dele… Alguma sugestão quando a criança é muito agitada para que ela entenda que é hora de dormir? Meu filho tem 1 ano e 7 meses.

  22. cleciane

    meu bebe tem 23dias e so dorme se for no peito,.pelo tempo de vida e normal isso ou ja devo tirar esse costume pra nao sofrer mais tarde? se for normal, com qtos meses devo ir tirando esse habito?

    1. Macetes de Mãe
  23. Paula

    Oi Márcia tudo bem? Gostei muito da matéria pois é bem diferente de tudo que eu li! Só que eu não tenho um quarto para o meu bebê que está com 10 meses e 20 dias. O berço dele fica ao lado da minha cama então como posso fazer ele dormir no berço. Ele mama no peito e me procura a noite. Tbm quero que ele durma sem precisar do peito q virou chupeta. Como posso ver mais de suas matérias? Um abraço e obrigada

  24. Cleide Alice

    Gostei muito das dicas. Minha filha começou e para cama quando tinha aproximadamente 30 dias, pois ia se engasgando por isto coloquei, depois veio gripe enfim fui acostumando. Hoje ela tem 1 ano e 11 meses dorme parte no berço ( acho que até 2 horas) e outra parte ( na madrugada) na cama. No berço ela se mexe muito, e sempre fico levantando para cobri-la. Quando vai para cama mexesse menos.

  25. Carla

    Márcia,

    Minha princesa tem apenas 54 dias vc indica fazer a transação agora ou devo esperar mais alguns dias?

  26. paola

    Adoreii ler essa materia! Minha filha tem 1 ano e 8 meses e dorme na cama comigo e com meu marido, vou seguir seus conselhos e tirar ela da nossa cama aos poucos! Obrigada e beijos

  27. Bianca Moreira

    Olá!
    Sou mãe do Ismael de 10 meses, e depois de uma queda da nossa cama :( resolvi fazer a transição para o quartinho dele.
    Estamos na 6° noite, nos primeiros 3 dias no chão do meu quarto ele reclamou bastante, chamava o pai com a mãozinha rs, mas agora no quarto dele tem dormido bem!
    A minha única dúvida é a seguinte, somos adeptos ao método Montessori, ou seja, não temos berço, e sim o colchão no chão.
    Como devo fazer caso ele saia do colchão dele e venha para o meu? Ele não anda, mas engatinha muito bem!
    Obrigada pela ajuda!

  28. Fabiana Ferreira

    Boa noite!

    Meu bebe tem 3 meses e dorme comigo na cama e nos meus braços..mas gostaria de coloca lo no berço….como faço?

    1. Macetes de Mãe

      Boa noite, Fabiana!
      As dicas que tenho estão aqui no blog. Além desse post existem outros que estão na coluna sono: http://www.macetesdemae.com/categoria/coluna-sono-e-pos-parto
      Espero que ajude.
      Bjs

  29. edna silva

    Meu bebe tem10 meses e so quer dormir comigo na minha cama,aqui em casa so tem meu quarto,e o berço dele fica ao lado de minha cama,o que faço para ele dormir sozinho em seu berço ja que ele esta tao proximo de mim? Esta situaçao esta me deixando muito cansada e tem me afastado muito do meu esposo,por favor me ajudem!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Edna!
      As dicas que tenho estão aqui no blog. Além desse post existem outros que estão na coluna sono: http://www.macetesdemae.com/categoria/coluna-sono-e-pos-parto
      Espero que ajude.
      Bjs

  30. Michelle

    Boa Noite, estou com um problemão. O meu BB de 11 meses dormi sozinho (no braço ou até no berço ), porém dorme conosco no mesmo quarto, desde pequeno por conta de ter refluxo,que agora está bem melhor, quando chora, colocamos em nossa cama, e depois para voltar para o berço, ele não aceita. Sinto q com isso, estamos sem privacidade. O q devo fazer?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Michelle!
      Acredito que os posts da coluna sobre sono podem te ajudar. Segue o link:http: //www.macetesdemae.com/categoria/coluna-sono-e-pos-parto
      Bjs

  31. Elaine

    Olá
    Meu bebê tem 3 meses e gostaria de tentar essa técnica,pois nem eu, nem meu marido dormimos bem com ele na nossa cama. Alguém já tentou e deu certo com o bebê nessa idade? Existe outra técnica q eu possa tentar também?

  32. Nilah

    Bebê com 2m18d início hj msm este processo. Marido dormindo na sala bem antes de nascer, cama pequena com o barrigão RS. Bebê super apegada comigo, até as sonecas só no colo. Preciso mudar isso tbem, o que me sugere? Excelente post bjusss

  33. Mabel

    Tenho um bebê de 6 mês ele ainda mamá no peito ele acordo muito ele dormir comigo mais quero coloca ele para dormir no berço como faço ele e muito chorão e manhosos

  34. Fernanda

    Olá! Meu bebê está com 18 dias e só dorme em cima de mim ou na melhor das hipóteses do meu lado na minha cama! Tento colocar ele no bercinho no meu quarto mas ele sempre acorda. De madrugada dou a mamadeira e tento colocar ele do meu lado e ele desperta, só gosta de ficar abraçadibho comigo! Já estou sentindo dores nas costas e sem contar o medo dele nao se acostumar q tem sua propria caminha! CoQual a melhor maneira de agir nesses casos?

  35. Mayra

    oi boa noite , tenho um bb de 9 meses e quero colocar ele pra dormir no cercadinho , mais ele é muito espaçoso .. e acho o cercadinho p espaço pequeno pra ele . o que eu posso fazer ?

    1. Shirley Hilgert

      Procure aqui no blog pela “técnica do ninho”. Tem post que explica como fazer e aí você pode usar para deixar o berço mais confortável. bjs

  36. SUZAN

    Durante o dia, meu bebê de 7 meses não admite dormir no quarto dele. É que por causa do calorão, estava dormindo muito mal e levamos ele pra dormir no ar condicionado em nosso quarto e na nossa cama… Mas a noite ele dorme do quarto dele e no b3rço, mas, durante o dia, não quer! Essa semana ele caiu da minha cama, e essa é a minha maior preocupação. O que devo fazer?

  37. Ana

    O meu filho tem 9meses desde os 6que dorme na nossa cama e as sestas está habituado a fazer ao meu lado no sofá, será que ele na cresche vai dormir sozinho?bem sei que não é saudável para ninguém mas ele chora muito aquando tento uma mudança… Que faço??

  38. Rhaissa

    Isso só serve para crianças que já dormem a noite toda né? Pq a minha tem mais de 1 e ainda não dorme à noite toda mesmo sem mamar mais.. O berço e do lado da minha cama mas toda noite pra poder ela e nos dormirmos, a passamos pra nossa cama até amanhecer o dia. :/

  39. Camila Carvalho

    Olá! Minha filha completa 4 meses essa semana, tem refluxo importante, estamos em tratamento e não tolerava a posição dorsal, de maneira alguma, chegando a vomitar 6-7 vezes em uma hora nas tentativas que fizemos e com isso não ganhando peso, mais irritáda…agora dorme de 10-12 horas por noite com 1 ou 2 mamadas no peito na madrugada, porém ou em pé no colo ou em posição ventral sobre mim ou meu marido…vou reiniciar o processo de colocá-la no berço essa semana pois está um pouco melhor do refluxo. Vocês têm resultados positivos em situações similares? Só de abaixá-la no berço ela chora, talvez tenha feito associação com o desconforto. Tem solução??

  40. Vívian

    Amei tudo que li, irei fazer com o meu filho, que completa 2 anos agora em março, ele dormia no quarto dele, quando ele estava com 5 meses teve sua primeira crise de Brouquinte e com isso a médica pediu para que ele dormi-se com a gente. Amo meu filho, mas ele tem o quarto dele, que foi montado com todo o carinho. O problema que ele mama às 00:00, ainda não consegui tirar essa mamadeira e nem a de 4:30, ele grita muito, fico nervosa. Preciso de ajuda! Grata desde já! Beijos!

  41. Natalia

    Ola meu filho tem 1 ano e 2 meses ,ja cheguei na fase do berço ,pore mesmo acalmando ele grita muuuuito por pelo menos 30 minutos sem parar,claro que o pessoal ta me xingando,gostaria de entende como falo para que essa transiçao seja menos sofrida pra ele? tpdas as sonecas tambem term que ser no berço?

  42. kamylla noronha

    meu bebe tem 8 mesese desde os 2 meses ele dorme comigo,pois ele mama muito a noite e não consigo ficar levantando varias vezes a noite para amamenta-lo,pois quero passar a tirar o peito dele durante a noite e fazer com que ele durma em seu berço,pois ele não dorme a noite toda as vezes ele acorda na madrugada e quer brincar.como fazer pra ele parar de mamar no peito a noite o que devo dar pra ele n lugar do peito e como fazer pra tirar ele da minha cama e quando colocar ele no bercinho dele ele não acordar…?????

  43. Patrícia

    Me ajudem, meu filho de 1 e 3 meses dormir na minha cama por que mama a noite toda, eu estou ficando doente por que não aguento mas, ele acorda a noite e chora, pra mama, eu não durmo meu esposo não dormi, meu preciso tirar o peito e preciso tirar ele da minha cama me ajudem, por favor. Obrigada

  44. Susana

    Oi Marcia. O meu bebe dormia quando até os 7 meses. Coloquei ele no berço ele aceitou normalmente dormia a noite toda. Hj ele ta com 1 ano e 2 meses ele acorda de hora em hora, não estou aguentando mais quando eatou muito cansada levo ele pra minha cama. O que devo fazer estou percebendo que ele não quer ficar no berço.

  45. Martha

    Olá minha filha tem um ano e dez meses e sempre dormiu comigo hoje em dia dorme no colchão de casal no chão do quarto dela ao meu lado e o pai dorme no outro quarto.
    Dorme a noite toda porem ja tentei colocar ela na caminha dela e coloco um colchão de solteiro no chão ao lado da cama dela porem toda vez que tento fazer esse processo ela acorda inumeras vezes e só volta a dormir quando vem pro chão comigo. O que fazer?

  46. Erica

    O meu bebê tem 11 meses e dormir comigo com meu marido desde q nasceu ele é muito grande e eu tô sentindo q tá desconfortável pra mim e pra ele e eu acho q chegou a hora de dormi na caminha dele

  47. Camilla

    Boa tarde, minha filha tem 1 ano e 4 meses e sempre dormiu comigo e meu marido na nossa cama, ela está acostumada a dormir mamando, temos uma berço portátil no quarto em que coloco ela quando adormece, mas quando ela acorda quer voltar para cama e mamar para adormecer novamente. Devo retirar a mamada noturna antes de iniciar o processo para acostumar ela a dormir no berço do seu quarto?

  48. Camila

    Olá, no meu caso minha filha está com 10 meses e dorme em um berço no nosso quarto. Como proceder?

  49. Francine Fagundes

    Qual é a idade correta para colocar o bebê no berço. Meu bebê tem 1 mês e 20 dias?

  50. camila lira

    Ola Marcia, minha filha tem 1 ano e 8 meses e durante as sonecas da tarde dorme em seu berço no seu quartinho, porem a noite dorme comigo na cama. No meu caso ela já esta familiarizada c seu berco e quarto por conta do sono da tarde… Então, como devo proceder? Devo pular a etapa da cama no chão do meu quarto e já por ela a noite no berço e eu no colchão?

  51. Talita

    Tenho um bebê de 5 meses. As vezes ele dorme até umas 3:00 ai toma um pouco de mamadeira, volta a dormir , ai acorda as 5:30 e não dorme mais no berço , ele adormesse somente no colo, sozinho, quando colocamos no berço, já começa se mexer, as vezes acorda , às vezes dorme um pouco e acorda novamente. Se na madrugada quando não tem jeito dormir no berço coloco ele dormir conosco na cama pega no sono sozinho e dorme muito bem. Já tentei de tudo, o que faço?ja conversamos, já deixei chorar nada adianta

  52. Thalita

    Olá meu problema que minha filha não dormi sozinha tenho que colocá-la pra dormi e sempre com muito custo muito difícil pra ela adormece r quando ela dormi que coloco ela no berço dela ela acorda ela tem 1 ano e 3 meses o que faço ?

  53. Jaqueline correa

    Ola marcia, presizo desmamar meu nene d 4meses principalmente a noite como posso fazer??

  54. Anna Paulla

    Meu filho dorme no berço e no quarto dele desde os 3 meses de idade. Hoje ele tem 1.9 meses e iniciou na escolinha a 3 semanas. Desde então ele não consegue dormir mais no berço. Quando coloco lá ele imediatamente acorda e chora muito, pede braço e não tem quem faça-o ficar no berço. Isso já aconteceu com alguma de vocês? Me ajudem!!! Rsrsrs

  55. leidianne

    Minha bb ja tem oito mês e desde que nasceu dorme com a gente,então ja achamos que ta mas que na hora dela ir pro seu berço.
    vou segui as dicas e depois falo se deu certo.

Deixe seu comentário