Remédios caseiros para a tosse

Leo tem asma e rinite, ou seja, vira e mexe está com alguma crise de tosse. Normalmente,  suas crises de tosse alérgica (tosse seca) atacam quando há alguma mudança brusca de temperatura ou quando o tempo fica muito seco e aí, além de seguir à risca as prescrições médicas, eu também coloco em prática alguns tratamentos caseiros que prometem combater bem a tosse.

Abaixo, trago algumas dicas testadas e aprovadas aqui em casa, e também outras que recebi de leitoras e que, segundo elas, são tiro e queda.

Se alguém quiser saber mais sobre o assunto tosse, sugiro ler esse texto super esclarecedor escrito pela pediatra Kelly Oliveira especialmente para o MdM. Vale a pena!

Remedios caseiros para a tosse

Photo Credit: justmakeit via Compfight cc

Remédios caseiros para combater a tosse:

Cebola cortada ao lado da cabeceira do berço/cama: essa técnica está mais do que testada e aprovada aqui em casa. Toda vez que o Leo está com alguma crise de tosse alérgica, é a essa artimanha que eu recorro. Nesse post, eu explico direitinho como é que se faz. A explicação científica para isso funcionar eu não sei, mas que funciona, a isso funciona! E garanto que não é só aqui. Várias leitoras já pegara a dica aqui no blog e depois me escreveram dizendo que é “tiro e queda”.

Vick na sola do pé e meia quente por cima: essa dica peguei de algumas leitoras. Na verdade, de várias. Segundo elas, passar um pouco de Vick na sola do pé e depois colocar uma meia quentinha por cima faz a tosse cessar em minutos. Da próxima vez, vou testar. (só atenção: tem que checar com o pediatra qual a idade mínima para aplicar Vick sobre a pele do bebê. Se não me engano, enquanto ele é novinho não pode).

Vick no peito: dica muito parecida com a de cima. Só que aqui, em vez de aplicar o Vick na sala do pé, ele é aplicado sobre o peito da criança. Algumas mães ainda passam uma faixa de tecido em volta do peito, não muito apertada, claro, para manter este aquecido e fazer mais efeito. Mas segundo outras, basta aplicar uma camada fina de Vick e cobrir com um body ou camiseta (e prender essa na caça ou bermuda para que não suba).

Xarope caseiro de beterraba:  Cortar a beterraba em fatias, colocar num prato e jogar açúcar mascavo por cima. A beterraba vai “chorar” um caldinho como um xarope e esse deve ser dado para a criança algumas vezes ao dia. Lembro que a minha mãe sempre me dava esse xarope, que eu não curtia muito (detesto beterraba) mas, segundo ela, funcionava super bem. Importante: até 2 anos de idade não é indicado que se dê açúcar para os bebês, então, se for testar essa receita, o ideal é que seja após essa idade. Além disso, vale a pena checar com o pediatra antes o que ele acha sobre isso. Como é uma receita que envolve ingestão, é sempre bom consultar um médico previamente.

Folha de couve aquecida sobre o peito: nunca cheguei a testar, mas algumas leitoras garante que funciona super bem. A dica é aquecer numa frigideira uma folha grande de couve e colocá-la morninha (mais quente! cuidado com as queimaduras) sobre o peito do bebê. Para ela ficar no lugar, é importante enfaixar o peito, sem deixá-lo muito apertado, claro.

Colher de mel: quando eu consigo fazer o Leo comer mel (ele odeia), funciona super bem essa dica. Atrelada, é claro, à da cebola. Mas aqui um aviso importante: mel não deve ser oferecido para crianças menores de 1 ano, sob risco de causar botulismo.

Colher de mel com gotinhas de limão: idem ao caso acima, só que em vez de se dar só mel, algumas pessoas dão uma colher de mel misturada a uma ou duas gotinhas de limão. Essa dica não cheguei a testar, mas como a base é mel, deve funcionar bem (lembrando a restrição até 1 ano de idade).

 

 

 

56 comentários

  1. Cris

    Adorei as dicas!! Já testei a da cebola cortada e funcionou!! Bjs

  2. Nina

    Olá! Em Portugal fazemos o xarope de cenoura. Igual ao de beterraba. Corta a cenoura em rodelas finas e acrescenta açúcar mas cavo ou mel. A cenoura tb “chora”. Meus filhos tomam muito!!!!

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada pela dica Nina!
      Bjss

    2. Claudineia

      Bom dia..
      Como dou pra ele tomar , amassado ou coo ?

  3. Larissa

    A cebola é a melhor! Faço sempre e dá muito certo.

  4. Carol

    Faltou o xarope de guaco! É tiro e queda!

    1. Priscila

      Como faz o xarope de guac o?

  5. Mariana

    Pra mim oq funcionou foi homeopatia! Nunca acreditei em homeopatia, até ter filho.
    Minha filha tinha tosse semana sim, semana não. Depois da homeopatia nunca mais!

  6. Maira

    Fiz o teste da cebola, funciona mesmo. No início estava meio incrédula, mas agora recomendo pra todo mundo. Muito legal!

  7. Julia

    Oii. Para tosses com catarro, chá de guaco, ou um xarope de leite mel e cenoura. Sai tudo! Aqui em Curitiba temos que ter várias dicas assim hehe. O tempo não ajuda em na-da
    Bjos

    1. Michele

      Como faço o xarope de leite cenoura e mel?

  8. Adri

    Como é o teste da cebola???

    1. Rosangela

      corta em quatro partes coloca em um prato proximo a cabiceira da cama ,pode ser em cima de um banquinho,criado mudo,mas tem q ser perto do bebe ao lado da cama

  9. Isabelle

    Colocar pedacinhos de gengibre dentro do mel de abelha também é ótimo, principalmente quando a garganta tá um pouco irritada. O gengibre é um ótimo anti inflamatório, além de atuar na imunidade. Só tem que botar pouco porque ele queima um pouquinho e a criança pode rejeitar.

    1. gentil

      já sofri muito com a tosse com catarro estou me sentindo bem melhor usando gengibre picadinha com mel e vinagre de maçã e um pouquinho de sal, já consigo dormir a noite toda sem tossir e o catarro ficou quase a zero. Receita: pique o gengibre em pedaços pequenos, adicione em um vidro de 200 gramas (de azeitonas ou outro que tenha tampa), adicione metade de mel e outra metade de vinagre de maçã mais uma colherinha de café de sal, coloque no micro ondas (destampado é claro) por um minuto ou até levantar fervura, deixe esfriar, tampe e depois pode fazer o chá utilizando um pouco dessa mistura mais água e açúcar, o gengibre pode ser comido junto com o chá, é muito saboroso e a tosse……. ó, vai-se embora. Faça isso uma ou duas vezes por dia, de manhã ou à noite antes de dormir.

  10. Alini

    Cimo sempre, excelentes dicas, Shirley! Só gostaria de fazer uma colocação: há alguns anos saiu uma pesquisa sobre o vick vaporub, alertando sobre efeitos colaterais do produto. Apesar de ser um produto de fácil acessibilidade, acredito que seu uso deve ser prescrito por indicação médica. Abraços

  11. Carolina

    Vou testar essa da cebola hoje mesmo!!! Tomara que funcione!

  12. Denise Rodrigues

    Boa noite..
    Obrigado pelas dicas, vão ajudar muito.
    Aqui em casa agora que entrou na creche, Mariana vive tossindo. To quase desistindo !!
    Desculpa o desabafo.

    Fi

  13. Denise Rodrigues

    Boa noite..
    Obrigado pelas dicas, vão ajudar muito.
    Aqui em casa agora que entrou na creche, Mariana vive tossindo. To quase desistindo !!
    Desculpa o desabafo.

  14. Bárbara

    Que cebola milagrosa! Carol estava tossindo muito durante à noite e um dia com a cebola no quarto resolveu.
    Obrigada pela dica.

  15. José Luís

    Essa dica sobre a cebola funciona mesmo.

  16. paulleny ferreira

    Qualquer tipo de cebola?

    1. Shirley Hilgert
  17. Suellen

    Ola acompanho o blog pelo face….pelo cel q e mais rápido o acesso…mas sempre to olhando o site….mt boa as dicas….g
    gostaria que vc fizesse uma materia sobre a Cardiopatia Congenita, siu mae de um cardiopata lindo que depois de 3cirurgias esta crescendo lindo e saudavel.
    infelizmente ha pouca divulgação, apear do problema ser real pelo menos em cada 100 crianças nascem carfiopatas.
    Espero ver a postagem.
    bju

    1. Andrea

      Suellen, o que seu filho tem?
      Estou sofrendo porque a minha filha também tem probleminhas congenita no coraçãozinho. Manda email sobre sua história, quem sabe me ajuda a ter ânimo para continuar a vida numa boa.

  18. lu

    Eu acredito no gengibre, sempre funciona p minha garganta, mas testar as outras

  19. elenir

    eu amei dei para a minha neta mel com gotas de limão gente é muito Bom. muito obrigado

  20. Isaias

    Vou testar agora o da cebola,tomara que de certo!! Obrigado!

  21. Erica

    Olá Shirley, acompanho com muita satisfação o seu blog e no facebook. Tenho um filho de 4 anos, Miguel. Adoro suas dicas!! E me identifico muito com seus post. E acabei de testar a cebola para crise de tosse, e pasmei pois realmente funcionou!! Tanto a noite, quanto na soneca diurna. Recomendo!
    Muito obrigada por tornar minha vida de mae mais fácil, ou poder ver que os meus problemas também são os de outras maes! Grande bjo!

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Erica!
      Que bom que deu certo!!
      Obrigada por nos acompanhar e pelo carinho <3
      Bjs

  22. maria

    Suco de laranja morno e ótimo

  23. Aline

    Oi eu sou a mãe da agatha ela tem um aninho e 1 messe e eu fiz mel com limão pra acabar com a tosse

  24. Gisleide

    A cebola pode ser usada por qto tempo? Ou tem que trocar todo dia?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Gisleide!
      Tem que trocar todo dia :)
      Bjs

  25. Cassia

    Meu filho está com os peito muito cheio e naum dorme a noite, qndo tosse chora dizem q cha de guapo com cenoura e mel e bom sera q e msm???

  26. Edvania

    Gostaria de saber corta a cebola e deixa dentro do quarto?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Edvania!
      Sim, pertinho do berço. Nesse vídeo eu mostro como: https://www.youtube.com/watch?v=EtpPsYIwLvQ
      Bjs

  27. Jéssica Reis

    Como Que Faz O Da Cebola ? Minha Filha Nasceu De 8 Meses ,, Ela Ta Com Muita Tosse E Não Sei Qual Remedio Posso Dar ” Ela Tem 4 Meses

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Jéssica!
      Nesse vídeo eu explico como faz: https://www.youtube.com/watch?v=EtpPsYIwLvQ
      Bjs

  28. Tamara

    Olá,
    Para meu filho de apenas 02 meses qual xarope caseiro vcs indicam? A cebola irei testar hj.

  29. Tainã Santana

    Vou testar o da cebola hoje to torcendo q dê certo já estou duas noites sem dormir
    Minha filha tá tucindo de mais.
    Grata

  30. Debora Lima

    Essas do mel pode apos 1 ano de idade?

  31. Layele

    Hoje fiz o teste da cebola! Vamos vê se dá certo mesmo ! Obrigada, suas dicas são ótimas

  32. Selma

    Minha filha tem 3 meses será q posso dar o xarope de cenoura pra ela?????

  33. vanessa

    Minha bebe tem 11 meses posso dar o mel?

  34. Valeria

    Amo as dicas e amei a dica da cebola e do vick a cebola nao deu certo porque minha filha queria comer cebola crua tarde da noite 😂😂😂😂mas do vick seu certicimo amei💖💕💖💕

  35. Grazieli

    O meu filho tem 2 anos ja dei muito xarope so que não adianta o que faco ponho a cebols nos pes da cama dele pois s cebola não vai arder nossos olhos

  36. lylia Cavalcante

    Bom dia meu filho tem 3 anos..já não sei o que fazer pra ele parar de tossir,esse tempo então ..ja dei vários xaropes..ele passa ums dias bom e outros doente..queria saber algum tipo de lambedor pra soltar as secreções e parar de tossir..obrigada

  37. gelsiene

    Muito bom.vou fazer esse da cebola.eu fiz um xarope e deu certo.derreti o açúcar coloquei algo picado e umas rodelas de gengibre e suco de 1 limão. Deu super certo.

  38. Mônica

    Meu filho tem 4 meses e está com tosse alérgica q tipo q Charope caseiro vcs me indicam ???desde já obrigada

  39. Marlene Vicente Franco

    Fiz o da cebola,gente é incrível desapareceu a tosse da minha netinha

  40. Susana e skarlett

    Acabei de fazer o da cebola picada perto da minha bebe ela tava tucindo tanto que até vomitou parece que deu certo graças a Deus e também coloquei uma fralda quentinha no peito dela se Deus quise agora ela vai dormim muito bem amo a dica da cebola😍😍😍😍😍😍😍

  41. Deise oliveira

    oi a cebola fica a noite toda no quarto?tem que fazer todos os dias?

    1. Macetes de Mãe

      A noite toda sim. Coloque nas noites que a criança tossir.
      Bjs

  42. Diná

    Tudo de bom!
    Amei!

  43. Elaine

    Que gratidão. .. muito obrigada pela dica a minha filhinha estava tossindo muito, cortei a cebola coloquei px a ela e a tosse acabou.
    Muito obrigada pela dica

Deixe seu comentário