Como a higiene bucal pode prevenir partos prematuros

Meu obstetra vive falando que eu devo observar qualquer tipo de sangramento na gengiva, pois isso pode significar uma gengivite e esses problemas tem relação com partos prematuros. Pode parecer até meio exagerado, mas é verdade que as grávidas devem dar bastante atenção à higiene bucal e muitas delas nem imaginam que exista relação entre as duas coisas.

O risco é por conta de dois tipos de substâncias que são liberadas quando temos inflamações na boca, as citoquininas e as prostaglandinas, que acabam caindo na corrente sanguínea e chegando até o útero. Por lá, elas causam micro-contrações que podem fazer o bebê nascer antes da hora, com baixo peso e outros problemas relacionados à prematuridade.

Photo Credit: bookgrl via Compfight cc

Photo Credit: bookgrl via Compfight cc

E, sim, o risco de nós termos mais gengivites e inflamações durante a gravidez é maior, já que a boca fica mais sensível também por conta das alterações hormonais.

A parte boa é que não é preciso nada muito especial para evitar o problema. O indicado é redobrar a atenção durante a escovação (use escovas macias e não force muito na hora de escovar, para evitar lesões), passar fio dental diariamente (também cuidado ao passar, para não machucar), usar enxaguatório bucal (antibactericida costuma ajudar, mas evite se isso a deixa enjoada) e ficar de olho em qualquer sangramento, mesmo que pareça pequeno. Dê ainda mais atenção se você já tinha problemas de gengivite antes de engravidar.

Também é muito, muito importante que você vá ao seu dentista pelo menos uma vez durante a gravidez e não deixe de avisar sobre o bebê que vem por aí e sobre como está sua saúde no geral. Ele pode avaliar se você precisa de algum outro tipo de cuidado específico e te ajudar a escolher outro creme dental ou enxaguante, caso o que você costuma usar esteja causando muitos enjoos.

 

 

1 comentário

  1. Pais que Educam

    E é assim que a gente descobre coisas simples que evitam problemas enormes! :D

Deixe seu comentário