Como adormecer um bebê sem ser mamando no peito – Parte II

Há dois meses, publiquei aqui no blog o primeiro texto da Marcia Horbácio, colunista do MdM, falando sobre como adormecer um bebê sem ser mamando no peito. Como o assunto dava pano para a manga, tinha muito conteúdo para ser compartilhado, ele foi dividido em duas partes, e hoje publico aqui a continuação das dicas dessa expert em sono infantil.

E aproveitem que as dicas da Marcia são de ouro! Testadas e aprovadas por amigas e leitoras do blog.

como adormecer um bebe - parte 2

Photo Credit: .aLx. via Compfight cc

Como adormecer um bebê sem ser mamando no peito – Parte II

Por Marcia Horbacio

Olá mamães, estou aqui de novo para falar do soninho do bebê e, desta vez, vamos falar sobre mais duas técnicas que ajudam a acostumar o bebê a dormir sem ser mamando no peito. Lembrem-se que no primeiro post que falamos sobre isso não houve espaço para detalhar todas as quatro técnicas, então , agora vamos falar das duas restantes.

Quero ressaltar que as minhas duas preferidas são as que ensinei no primeiro post. Acho que tanto a primeira, mais adequada para crianças menores de dezoito meses, como a segunda, usada para quando as crianças já entendem melhor as coisas, são mais eficazes e menos difíceis de fazer. No entanto, como consultora de sono materno-infantil , meu papel é informar e empoderar os pais para que eles possam tomar as decisões que são melhores para suas famílias, jamais interferindo com a minha opinião, a menos que eles peçam. Vamos às duas outras técnicas e vocês vão poder decidir se uma delas , ou uma das que expliquei anteriormente, é a melhor para vocês.

A primeira técnica que vamos abordar é do Dr. Jay Gordon, pediatra americano que sugere o uso desse técnica após o primeiro ano de vida do bebê. Dr. Gordon propõe um processo de nove noites, onde os pais fazem uma pequena mudança a cada três noites, avançando até chegar ao ponto onde o bebê vai dormir sem mamar. O Dr. Jay Gordon é partidário da cama compartilhada, portanto, ele sugere que o processo seja feito na cama dos pais. Fica claro que os pais que não praticam a cama compartilhada podem também fazer uso desta técnica, mas irão para o quarto do bebê para colocá-la em prática.

TRÊS PRIMEIRAS NOITES

Nas primeiras três noites, a mãe amamenta o bebê o quanto ele quiser até que ele durma. Ela deve escolher um horário para não amamentar mais (Dr. Jay Gordon sugere 11 da noite), mas enquanto essa hora não chega, ela deve dar o peito o quanto a criança quiser, toda vez que chorar, e pode até deixá-la dormir mamando. Quando der onze horas (ou a hora que a mãe decidir que é hora de dormir) ela deve parar de dar o peito, mas pode seguir abraçando, dando carinho, fazendo carinhos nas costinhas da criança. Se puder colocar ela adormecida já no berço, ótimo. Se não puder, deve colocar e ficar fazendo carinho até ela dormir. Se ela acordar a qualquer hora da noite, a mãe pode pegá-la no colo e amamentá-la de novo, mas agora deverá ser uma mamada curta e o resto do tempo mais conforto com abraço, colo, tocando na criança, enfim, como quiser, mas sem dar o peito . Dessa vez, deve tentar colocar o bebê sonolento, mas acordado no berço, e enquanto ele não adormecer, não deve dar mais peito. Só confortá-lo de outras maneiras. Se ela colocar o bebê no berço e ele dormir, a partir daí , se ele acordar de novo, pode dar o peito e fazer tudo de novo, um pouco de peito, retira , conforta de outra maneira (sem nunca dar o peito mais durante aquele despertar ) e deve-se colocar o bebê na cama sonolento, mas acordado. Se chorar, pode pegar no colo, mas não dar mais o peito durante aquele despertar. Para ele mamar de novo, só depois que conseguir dormir, entende mamãe? A cada vez que acordar, pode dar o peito, mas só um pouco, e o resto do tempo dev-se dar outra forma de conforto, como colocar na cama sonolento, mas acordado, e só quando acordar de novo é que se pode dar de mamar (enquanto ele está no mesmo despertar, ele não mama mais, só mama no comecinho , depois tem que dormir sem mamar). Isso você faz por três noites.

NAS PRÓXIMAS TRÊS NOITES

De novo a mãe deverá dá de mamar o quanto quiser até às 11 horas da noite (ou aquele horário que ela determinou como hora de dormir na casa). Depois, toda vez que a criança acordar, não tem mais mamadas. Essa é a grande mudança dessa segunda etapa. É possível abraçar, pegar no colo, ninar como quiser, mas não pode mais dar o peito. De acordo com o Dr. Gordon, uma criança de 1 ano de idade está pronta tanto psicologicamente como em termos de necessidades nutricionais para ficar sem mamar por 7 horas à noite. Portanto, nada de mamar das 11h até 7h, segundo ele. Toda vez que acordar pode pegar no colo, mas sem dar de mamar. Nesses casos, é possível confortar a criança como quiser.

AS PRÓXIMAS 3 NOITES

Deve-se dar de mamar o quanto quiser até às 11h, mas depois disso não pegar mais o bebê no colo e não dar de mamar. Quando ele chorar, deve-se ir até até ele, fazer carinho, falar baixinho para voltar a dormir, mas não pegar no colo.

Depois dessas 9 noites, ele já vai estar voltando a dormir sem mamar quando acordar a noite.

A segunda técnica que vou explicar é a Dra. Elizabeth Pantley , a autora do livro “Soluções para noites sem choro”. Na minha opinião, bem mais adequado para bebês menores de 1 ano.

Ela nos instrui a oferecer o peito quando o bebê acorda, mas não deixá-lo adormecer ali. Deixá-lo mamar um pouco e depois, quando perceber que ele já está bem sonolento, retirar com o dedo o mamilo da boca do bebê (e delicadamente, manter a boquinha dele fechada). Se ele estiver calmo, é possível niná-lo no colo, balançando-o, ou seja fazer o que for para ele voltar a dormir sem dar o peito. Já se ele chorar, deve-se dar o peito de novo e depois recomeçar o processo. Isso deve ser feito sempre que a criança acordar, mas ao perceber que está mamando mais lentamente, ela deve ser retirada do peito de novo, segurando o queixo com delicadeza e mantendo a boquinha fechada enquanto suavemente balança ou nina o bebê.

Segundo ela, depois de alguns dias, o bebê já conseguirá adormecer sem precisar mamar.

Mamães, agora algo muito importante: um bebê acordar de noite é natural, assim como os adultos eles também acordam entre ciclos de sono. Só que nós, nem percebemos que acordamos, enquanto muitos bebês choram porque precisam da situação que tinham na hora da cama para voltarem a dormir. Se dormiu mamando, muito provavelmente, vai precisar disso de novo no meio da noite. É natural.

Nesse processo todo, quando você acha que já é a hora, o importante é acreditar na capacidade do seu bebê de aprender uma nova maneira de dormir já com mais independência, confiando que ele pode aprender, mas precisará de alguns poucos dias de sua paciência e determinação.

Espero, com esse artigo, tê-las ajudado a decidir se é a hora ou não de desmamar à noite e, se for, qual maneira é o melhor e mais adequado para sua família. Continuamos no mês que vem abordando assuntos relacionados ao sono. Não perca o próximo post!

Colunistas MdM Marcia- sono. - NOVO 25.08cdr

24 comentários

  1. andreia

    Nemmm pensar…. bebes têm q mamar até onde precisam e quererm…. eu hein… cada rejeitado que me aparece!!!

  2. Carolina

    Bom dia. Eu estou preocupada em aplicar as técnicas porque meu bebê só mama à noite. Ele tem 9 meses e vai para a creche. Eu pego ele às três, só que a pediatra orientou que ele só mamasse lá pelas oito da noite, para não dar peito entre as refeições. Dessa forma, ele só mama à noite e de manhã antes de ir para a creche. Se eu aplicar uma dessas técnicas, eu corro o risco de parar de produzir leite? Quando ele irá mamar? Obrigada

  3. Tuany

    Oi Shirley, oi Márcia. Minha filha tem 8 meses e 3 semanas e o meu problema não é só ela querer dormir mamando o meu maior problema com ela é que ela não quer dormir e toda vez que a gente tenta colocá-la para dormir é um chororô só. Eu já não sei mais o que fazer porque quando a gente consegue colocá-la para dormir de um jeito passa uns dias e aquele jeito já não funciona mais, ela briga muito com o sono, de quando ela começa a ficar sonolenta, coçando os olhinhos ela começa a bater no rostinho com a própria mão. São raras as vezes que a gente pega ela e balança um pouquinho e ela dorme rápido. Mas o mais engraçado é que antes dos dentes nascerem ela dormia a noite toda e eu já estava conseguindo colocar ela pra dormir direto no berço sozinha, mas agora ta mil vezes pior, a única diferença é que antes ela só dormia comigo porque meu esposo não conseguia colocar ela pra dormir de jeito nenhum, agora as vezes ele consegue, as vezes nem eu e nem ele conseguimos de nenhuma forma e aí, infelizmente, deixamos ela chorar pra vê se cansa e quando ela já ta cansada a gente pega ela no colo e nina pra ela dormir. Tem dia que mesmo ela mamando ela não fica sonolenta, quer levantar, fica mudando de posição no meu colo, fica passado a mão no meu rosto ou tentando puxar minha boca ou nariz. A coisa mais desgastante do meu dia é colocar ela pra dormir. Não sei se é por eu ficar duas semanas só eu e ela, pois meu marido embarca e fica duas semanas embarcado e duas semanas em casa e aí a rotina dela fica mudando. Eu sei que tá muito difícil e não sei mais como fazer para melhorar essa situação. Mas adorei o post, pena que eu não acho que vá me ajudar.

    1. Amanda Cachoeira

      Estou passando a mesmíssima situação….

  4. Ludmila

    Olá vou começar essa noite a técnica do Dr. Achei mais adequada para nós……..a Bia nao dorme mamando sempre e ela ja prefere ficar no berço na hora de dormir eu que nao tneho paciencia de esperar e ja pego e dou mama pra ela dormir e dai ela acorda as vezes de madrugada e dou mama…mas ela mama pouquinho e ja solta e vota a dormir novamente…acho que ela esta bem preparada para começar essa transição tem um ano e um mes ja….

  5. Bianca

    Minha bebe tem 1 ano e 1 mês e já estamos nesse processo de desmame noturno. Estamos fazendo algo parecido com o primeiro método deste post e vou segui-lo a risca. Deus abençoe que dê certo e em 9 dias em consiga dormir sem precisar estar mamando. Obrigada pelas dicas.

  6. Bruna

    Olá, primeiro quero parabenizar pelo seu blog. Acho que ele ajuda a nós, mamães de primeira viagem,a entender melhor como cuidar bem desse presente tão precioso que nos foi confiado, nossos bebês. Sobre o desmame eu tive muita sorte,por que meu bebê deixou de mamar por conta própria. Simplesmente uma bela noite ele não quis mais o peito,ainda tentei oferecer por mais algumas noites, porém foi em vão ele deixou mesmo. Ele só tem 11 meses. Aqui em casa fazemos a cama compartilhada, porque quando coloco ele no berço ele não dorme a noite toda. Acho que ele sente minha falta,porque trabalho o dia todo. Não sei se é a hora de fazer com que ele fique no berço. Talvez espere até ele ter mais maturidade.
    Abraços a todos.

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada pelo carinho, Bruna!
      Bjs

  7. Priscila

    Minha bebê tem 4 meses e acorda 2 vezes a noite para mamar. Até quantos meses é normal o bebê alimentar a noite? Quando posso começar a retirar a mamada da noite?

    1. Elisa

      Tirei a mamada noturna do meu filho com 8 meses porque percebi que ele nao tinha mais fome, era hábito. Vai observando que tua filha dará os sinais, mas tudo o que eu já li diz que pelo menos até os 6 ou 7 meses a grande maioria dos bebes nao conseguem ficar tanto tempo sem se alimentar (e os que conseguem devem ser aqueles que – para irritar todas as outras maes – dormem uma noite inteira aos 3 meses).
      2x na noite aos 4 meses! Se considere sortuda ;)

  8. raiza silva

    Oi meu bebê vai completar 2 meses dia 07 e meu problema não é as mamadas noturnas e o colo ,ele só dorme no colo e quando adormece coloco no berço e ele acorda nervoso estou passando as noites em claro e o dia com ele no colo não consigo fazer mais nada além de cuidar para que ele durma bem por que acho o sono infantil muito importante preciso de ajuda para meu bebe se acostumar com o berço estou exausta .me ajudem por favor. .

  9. Paula

    Olá, tenho uma filha de 1 ano e 1 mês, desde que nasceu que ela dorme comigo na cama e não dorme a noite só querendo ficar grudada no meu peito. Quando eu resolvo não dar, é um choro que parece que está apanhando. Fico desesperada e dou o peito novamente. E passa a madrugada todinha nessa situação, e o pior, ela não toma nada que contenha leite, nem vitamina, nem lapinhas, nada nada. O que eu faço, não aguento mais. Meu esposo dorme no outro quarto e não ajuda.

  10. Queila

    Meu filho tem 1 ano e 5 meses, ele dorme às 20h. Sempre acorda na madrugada, aí meu marido pega ele e leva para cama, dou peito até ele preparar o mingau, ele dá o mingau e ele dorme, mas fica acordando várias vezes aí dou peito ele dorme e vira um ciclo vicioso. Será que consigo essa primeira técnica? Tenho que colocá-lo para dormir às 23h ou posso dar o último mingau às 20h?

  11. Raquel

    Ola. Sera que essas tecnicas servem para bebes que mamam na mamadeira tbm? Porque o meu tem 1 ano e um mes e quer mamar na mamadeira varias vezes durante a noite. Estou exausta e nao sei o que fazer.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Raquel!
      Acredito que sim :)
      Bjs

  12. Nara.

    Ola meu bebe tem 1.ano e 11 meses ta complwtamente viciado em dorme no.peito.e quando tiro devagar ele se irtita chora e quando o dente ta nascendo e pior pois nao sai para nada do peito ealem de mamar ou melhor fazer meus peito de chupwta ele fica pegando no bico do outro peito nao sei mais o que fazer penso em colocar algp amargo no peito e outra coisa desde que nasceu so dorme em minha cama comigo como fasso para tirar isso tambem sem deixar trauma ele acorda varias vezes eu perco as contas e to tendo mal sono e fico sem paciencia me ajudem bjs muito obrigado

  13. Alice

    Olá gostaria de pedir um conselho explicando minha situação. Preciso muitooo de ajuda!!!
    Como faço para lhe enviar por email?
    Obrigada!!

  14. angelica

    Meu bb só dorme no peito e quando coloco na cama acorda. Sou mãe solteira. .. como faço. Nao tenho ajuda. Bjus

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Angelica!
      As dicas que tenho estão nos posts da coluna de sono, escritas pela colunista Marcia Horbacio.
      Dê uma olhadinha nos outros posts: http://www.macetesdemae.com/2015/09/hora-da-soneca-e-voce-esta-fora-de-casa-e-agora.html
      Espero que ajude :)
      Bjs

  15. Cláudia

    Eu fiz o ddesmam noturno com 1 ano… Mas meu filho so dorme no peito, seja sonecas de dia ou a noite…
    Estou querendo desmama-lo em janeiro e nem sei por onde começar 😢

  16. Gabriela

    Olá!

    Parabéns pelo blog! Sempre me ajuda! 😊
    Com relação ao sono, meu bebê, de 5 meses, dorme bem a noite.
    Minha dificuldade tem sido as sonecas diurnas, pois ele só dorme comigo e normalmente mamando.
    Como tenho que voltar a trabalhar, esse tem sido um problema, já que ele não dorme com a babá e acaba chorando muito (de sono, né?).

    O que posso fazer para que ele durma sem mamar de dia?

    Beijo!

  17. Aline Diniz Costa

    Agora que minha filha tem 13 meses vou tentar a primeira tecnica. Mas dps como tirarei a associacao do balancar p dormir?

  18. Débora

    Olá! Minha bebê está com 4 meses e meio. Ela sempre mamá para dormir, à noite e também nas sonecas. Em geral, ela inicia mamando para matar a fome, depois mamá mais fraquinho, larga o peito e dorme. Eu espero uns minutos e a coloco no berço. À noite ela dorme direto, algumas vezes acorda uma vez. Bom, minha preocupação é que voltarei a trabalhar daqui a um mês e meio e não sei como será com relação às sonecas, já que não estarei em casa para dar de mamá. Você teria alguma sugestão, Márcia? Não sei qual técnica eria mais recomendada pq parece que elas são mais para bebês que acordam à noite… Desde já obrigada!

  19. Bárbara

    Ola,meu bebe esta pra fazer 8meses e nunca dormiu bem a noite,faço cama comprtilhada por falta de opçao,pois ele so dorme mamando,e qd o coloco no berço,ou mesmo q na cama,ele desperta,dai coloco no peito e dorme no msm instante!Ja percebi q na maioria das vezes eh mania de chupetar,e pior,ele passa a noite grudado no meu peito e eu tenho q dormir assim,pq na hora q larga ja eh chorando!qro ajuda pra q dpeois q mamar e dormir,ele permaneça dormindo q seja na cama ou no berço,mas fora do peito!

Deixe seu comentário