Cuidados importantes com os pequenos durante o verão

Na hora em que você ler este post pode ser que já esteja aproveitando as merecidas férias com as crianças. Sair da cidade em que a gente mora, mudar de ares, de paisagem, de rotina é mesmo uma delícia, mas em especial quando estamos na estação mais quente do ano é preciso prestar atenção para não relaxar tanto a ponto de perder o controle das coisas.

Não é porque estamos na praia, no sítio ou na casa dos avós que temos de abolir todas as regras de alimentação, por exemplo. Se para nós, adultos, os exageros já podem causar mal-estar, imaginem para o organismo das crianças? Ninguém aqui está falando para você ser aquela mãe rígida que não permite nenhuma guloseima a mais, só para tomar alguns cuidados que não estraguem alguns dias preciosos dessa farra.

cuidados importantes durante o verao

Photo Credit: lincolnblues via Compfight cc

Além disso, também tem o solzão lindo que é tentador, mas não tem mesmo como bobear. Proteção sempre, sempre, sempre, pra você e redobrado alerta para os pequenos. Então, esteja você já na folga ou ainda se preparando para os dias de calor, fique atenta e siga algumas dicas que não são nada complicadas:

Mantenha alguns horários – nada de chatice, você pode mudar um pouco conforme a necessidade do dia, mas é legal que as crianças acordem e durmam mais ou menos em uma mesma hora e façam as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) em horários fixos também. Procure manter nestas refeições um esquema balanceado, com legumes, uma fonte de proteína e outra de carboidrato

Água de beber – líquidos muitos! Não espere seu filho dizer que está com sede, mesmo se ele já for grandinho para isso. É tanta brincadeira e diversão que eles não querem perder nenhum minuto sequer nem para beber água. Ofereça – e até obrigue mesmo um pouco – água, sucos (prefira os naturais), frutas in natura ou em forma de picolés. Leite e água de coco também valem na hidratação.

Maneire nas frituras – pode comer uma batatinha no bar da praia, mas sem exageros. Também fique atenta aos peixes e frutos do mar e, se desconfiar da higiene do local, não arrisque. Eles podem causar intoxicação alimentar e alguns dias de mal-estar, vômito, diarreia. Maionese também é melhor evitar, fora da geladeira ela pode ficar contaminada rapidinho. Prefira sempre lanches com frutas e alimentos mais fresquinhos, como verduras e legumes nas saladas.

Sol do bem – é aquele de antes das 10h e depois das 16h. Mesmo assim, passe protetor solar adequado para a idade. Bebês acima de seis meses já podem usar protetor recomendado pelo pediatra. Boné é ótima ajuda para proteger o rosto e se a brincadeira se estender, repasse protetor a cada duas horas e traga as crianças para a sombra assim que o sol esquentar demais. Para passear, as roupas devem ser leves e de tecidos como algodão, que facilitam a transpiração.

Xô, insetos! – o verão é a estação preferida dos insetos e o horário em que eles mais gostam de atacar é por volta das 16h e no início da noite. Use os repelentes de tomada e pergunte antes ao seu pediatra qual deve usar na pele do seu filho. Convém redobrar a prevenção se a área em que você estiver tiver casos de dengue ou da febre chikungunya

Sempre secos – se acabou a hora da brincadeira na praia ou na piscina, tire o maiô ou sunga molhada do seu filho, seque a região e vista nele uma roupa seca. Isso evita o aparecimento de assaduras e a proliferação de fungos e bactérias que adoram uma região úmida e quente para morar.

Alerta geral – se alguma coisa sair do controle, o melhor é não esperar muito.

Procure um médico se seu filho sentir dor de cabeça, fraqueza, desorientação, agitação, letargia e tiver febre de 38º ou mais, pode ser insolação ou desidratação. Ou quando a picada de um inseto ficar com coloração azulada e arroxeada e muito inchaço. Pode ser sinal de alergia mais séria ou de uma aranha venenosa, por exemplo.

3 comentários

  1. Gisele Muraro

    Oi mto legal seu post sobre os cuidados c os pequenos na praia. Eu costumo levar tbém uma garrafinha c agua doce p repassá-lá depois de sair do mar.

  2. Lydice

    Não sei se vc tem algum post sobre protetores solares para bebes. A minha pediatra foi muito vaga na recomendação e fiquei na duvida, vc ja testou alguns? qual o melhor? para a primeira ida na praia?

    1. Shirley Hilgert

      Não tem esse post. Ainda não fiz uma comparação entre eles. bjs

Deixe seu comentário