Dica de livro – “Boas-Vindas, Bebê”

Quando a gente descobre que está grávida, vai logo atrás de livros que possam nos ajudar a entender melhor a gestação e os primeiros meses após o nascimento do bebê. Afinal, quem é que não quer fazer o melhor possível para os filhos desde sempre?

Pois é, eu, na gravidez do Leo, li diversos livros de cabo a rabo – Os Segredos de uma Encantadora de Bebês, O que Esperar Quando Você Está Esperando, Soluções para Noites Sem Choro, entre outros – e agora, que estou esperando a chegada do Caê, já sei bastante coisa, mas sempre é bom ter novas fontes de consulta. Ainda mais quando uma dessas fontes é uma obra nacional (coisa suuuuuper rara), escrita por uma pediatra renomada, que conhece a cultura, as necessidades e anseios da mãe brasileira, e que tem anos e anos de experiência.

dica de livro

Eu estou falando do livro Boas-vindas, Bebê 1 – do Nascimento Aos Três Meses de Idade, da Editora Principium, e de autoria da Dra Ana Escobar, pediatra da USP, colunista da Revista Crescer e consultora do programa Bem-Estar, da TV Globo.

Essa obra irá, na verdade, ter ao todo três volumes, que vão falar das diversas fases da vida até o bebê completar cinco ano. Todos os temas são baseados nas dúvidas que chegaram no consultório da Dra Ana ao longo de 30 anos de atendimento: hora certa de trocar as fraldas (levante a mão quem tem ou teve dúvidas sobre isso! Ok, todo mundo!), quais as vacinas necessárias, o que fazer com as cólicas e um monte de informações sobre o desenvolvimento físico e psicológico do seu filho. Sempre com aquela linguagem fácil e jeito carinhoso que são típicos da Dra. Ana e, como já disse, baseado em experiências vividas por mães brasileiras, e não americanas e nem europeias, o que faz toda a diferença (sim, a cultura do país/região influencia na forma que criamos nossos filhos)

E aqui, fiz uma pequena seleção de conselhos valiosos que tirei do livro Boas-vindas, Bebê 1 e que poderão ser bastante úteis para mamães de bebês até 3 meses.

  • O leite materno pode ser congelado por até 15 dias. Entretanto, depois de descongelado, ele não pode ser congelado novamente. Para descongelá-lo, o ideal não é usar microondas ou água fervente (banho maria), mas água morna, para o processo ser mais lento e gradual e, assim, manter as suas propriedades.
  • Mães com mastite podem amamentar. A amamentação, inclusive, ajuda a atenuar a dor e o desconforto à medida que esvazia as mamas. Ainda, os bebês não correm o risco de pegar infeção e os antibióticos prescritos para a mãe são seguros para o bebê.
  • Evite dar leite para o seu filho um pouco antes ou um pouco depois das vacinas: ele pode vomitar e atrapalhar a absorção da vacina oral contra o rotavírus.
  • Dicas para evitar o refluxo: amamentar em posição mais vertical (cabeça do bebê bem mais alta que o tronco); colocar para arrotar sempre que mamar; colocar o bebê para dormir de barriga para cima, com a cabeça levemente virada para o lado; usar travesseiro ou colchão anti-refluxo, evite fraldas ou roupinhas apertadas; evite trocar o bebê após as mamadas (ou incline o trocador).

 

Boas-vindas, bebê 1

  • Autora: Ana Escobar
  • Editora: Principium
  • Páginas: 206
  • Formato: 14cm x 21cm
  • Preço: em torno de  R$ 24,00
  • Onde comprar: Saraiva

Deixe seu comentário