Dicas para escolher a mochila e a lancheira do seu filho

Há alguns dias, uma leitora me escreveu pedindo dicas para escolher a mochila e a lancheira do seu filho. Eu nunca tinha pensado em escrever sobre esse tema, por considerar uma escolha bem simples, mas se uma leitora está com dúvidas com relação a isso, acredito que outras leitoras também possam estar e, então, resolvi abordar o assunto aqui no blog.

dicas para escolher a mochila e lancheira do seu filho

Bom, para começar, vou dizer que não escolhi uma mochila para o Leo, mas uma mala de rodinhas, pois achei bem mais prático. Quer dizer, até comprei a mochila, pois adquiri um kit que vinha com mochila, lancheira e mala de rodinhas, mas no fim, aposentei a mochila do kit e fiquei só com a mala de rodinhas e a lancheira (a mochila era muito pequena, não cabia o que ele tinha que levar dentro dela. Já a mala de rodinhas, que foi comprada para usar em viagens curtas, acabou assumindo o lugar da mochila pois era bem mais prática que a própria).

Outra coisa que quero destacar nesse post, é que as dicas são todas dadas considerando considerando que esses itens, mochila e  lancheira, serão usada por uma criança de 2 anos, idade que muitas das crianças passam a frequentar a escola.

Então, segue a lista de preceitos básicos que considero importantes vocês levarem em conta na hora de escolher a mochila (ou mala de rodinhas) e lancheira de seus filhos.

Leveza: as crianças irão carregar as suas lancheiras e mochilas, por isso, é muito importante que elas sejam leves. Muito leves. Pode ser que, no início, você leve para seu filho, , mas, com o tempo, ele irá querer fazer isso. E lembre-se, claro, que além do peso da mochila e da lancheira a criança irá carregar o que tem dentro.

Poucos acessórios, detalhes e divisórias: eu não sei se é a experiência que tem feito isso comigo, mas o que sei é que eu estou tendendo a simplificar tudo. Quanto menos detalhes e itens desnecessários, melhor. E esse preceito vale para a escolha de mochilas e lancheiras. Elas não precisam ter mil divisórias, compartimentos e detalhes. Isso porque, quanto mais detalhes, mais difícil de limpar e mais pesado para a criança carregar, coisas que se deve evitar (é importante manter esses dois acessórios sempre limpos, por isso, lavagens periódicas são importantes). Levando isso em consideração, sugiro que tanto a lancheira quanto a mochila sejam o mais “lisas” possível. A mochila pode ter uma ou duas divisórias (ou bolsos), mas mais do que isso, acho desnecessário (a do Leo tem um bolso grande na frente, com zíper, onde vão as coisas menores, e um bolso aberto lateral). Já a lancheira não tem divisórias. E nem precisa. Abaixo fotos de ambas.

Material impermeável ou pouco permeável: como esses dois itens serão carregados de um lado para o outro, e vão levar coisas que, muitas vezes, vazam/molham, se o material do qual for feita a mochila e a lancheira for impermeável ou pouco permeável, melhor, pois é mais fácil de manter limpo e de fazer a higienização.

Material resistente: Bom, quem vai carregar e arrastar por aí a mochila e a lancheira é uma criança, então, o ideal é que elas sejam feitas de um material resistente. Uma lona razoavelmente impermeável é uma ótima opção.

Alça para carregar/puxar: É imprescindível que esses dois objetos tenham uma alça para a criança poder puxar/carregar. Se a a alça da lancheira puder prender na mochila (daquelas que abre e fecha), melhor ainda. A do Leo é assim.

Material térmico: A lancheira deve ser térmica, pois a criança vai levar ali alimentos que, muitas vezes, precisam ficar refrigerados.

Rodinhas: O ideal é que a mochila tenha rodinhas. A criança, em muitos momentos, irá carregar a mochila, então, se ela tiver rodinhas, fica bem mais fácil.

Personagens – não é necessário, mas ajudam: A mochila do Leo não tem personagens, mas caso seu filho seja muito apaixonado por um em especial, e você queira que ele curta a experiência de entrar na escolinha, com certeza, escolher uma mochila que traz esse personagem estampado nela poderá ajudar.

Tamanho – nem muito grande, nem muito pequeno: A mochila não deve ser pequena a ponto de não caber nada e nem tão grande a ponto da criança não conseguir carregá-la/puxá-la (sugestão de tamanho: 30 x 45 x 20). Já a lancheira não deve ser pequena a ponto de não caber todo o lanche (considere que deva caber na lancheira em torno de duas frutas e duas opções salgadas).

Obs: Como eu disse no início do post, o modelo de mochila que eu escolhi para o Leo, e que atende todos os pré-requisitos acima é, na verdade, uma mala de rodinhas. Pequena, do tamanho normal de uma mochila, mas é uma malinha. Abaixo, uma imagem dela para vocês entenderem direitinho do que eu falo.

Mala de rodinha e lancheira que escolhi para usar com o Leo e que aprovei, com louvor:

lancheira e mala de rodinha

Lancheira: vejam que ela é bem simples, mas a alça tem a possibilidade de abrir e fechar, para poder prender na mochila/mala. Mala de rodinhas: também tem alça. Além disso, tem bolso frontal fechado, bolso lateral aberto e rodinhas.

 

 

7 comentários

  1. Anna Karina

    Maravilhoso post!
    Meu filho tem 2 anos e tô sofrendo pra achar uma mochila pra ele de tamanho mediano, o que tem sido super difícil de encontrar pq na maioria das lojas que fui ou não tem ou ainda não chegou…

  2. Cristiane

    Muito bom, estava exatamente com essa dúvida, minha filhota tem 18 meses e vai começar a ir para escolinha, estamos começando a comprar o material. Me ajudou muito!! Obrigada. bjs

  3. Angela

    Obrigadíssima pelas dicas! Sempre muito úteis!!!

  4. Simone

    Shirley, adorei o modelo de mala e lancheira que vc escolheu. Por acaso vc comprou de algum site?? Estou procurando por essa marca (skip hop), mas por enquanto encontrei somente em um site de produtos para bebê…Vc poderia me dizer em qual site vc comprou??
    Obrigada, Beijos!!

  5. Simone

    Obrigada pelas dicas! seu post me ajudou a decidir qual mochila comprar

  6. Vivianne

    Vc teria algum site bom pra indicar?? E que tenha preços de kits de mochila de rodinha lancheira bom?? Amei as dicas.

  7. Mércia

    Gostei das dicas.. obrigado!

Deixe seu comentário