Mais dicas para o desfralde

Há alguns dias, postei aqui no blog um vídeo com dicas para o desfralde dos pequenos. Pois bem, hoje trago um post com algumas sugestões que já foram passadas no vídeo e, também, com dicas extras que encontrei nas minhas pesquisas por aí.

O tema desfralde está bem “em alta” aqui no blog porque estou, muito sutilmente, iniciando o processo de desfralde do Leo. Para algumas pessoas, estou iniciando tarde (Leo está com 2 anos e meio) mas, para mim, o importante é respeitar o tempo dele e também o momento que ele está vivendo, que não é dos mais tranquilos, já que vem um irmãozinho por aí.

Bom, mas como estou pensando e pesquisando bastante sobre o assunto, nada mais útil que compartilhar aqui o que eu encontro por aí e, se possível, também trocar experiências e ouvir o que vocês tem a dizer. Por isso, peço que vocês deixem, no espaço para comentários abaixo, as suas sugestões e dicas para o processo do desfralde. Com certeza, elas serão úteis para mim e para diversas outras leitoras.

15 dicas para o desfralde

Photo Credit: CarbonNYC [in SF!] via Compfight cc

15 dicas para tirar a fralda do seu filho

1 – A idade – varia, mas o ideal é iniciar por volta dos dois anos. Nessa fase eles já começam a avisar que querem fazer xixi ou cocô.

2 – Sinais de que a fralda incomoda – muitas crianças arrancam a própria fralda, outras se negam a coloca-la, outro grupo também avisa imediatamente o cuidador quando fez pipi ou cocô. Esses são sinais de que a fralda está incomodando e de que pode ser a hora de começar a tirá-la.

3 – Outros sinais – observe se seu pequeno já tem equilíbrio para ficar em pé ou sentadinho quieto por um tempo e se já consegue falar o nome de alguns objetos. Assim ele vai aprender logo a falar o clássico “já acabei”!

4 – Pré-preparo – leve seu filho ao banheiro com você e com o pai, mostre como vocês fazem e ensine-o a avisar se está com vontade

5 – Aproveite a melhor época do ano – com a chegada do verão, muitos pais começam a pensar na ideia, já que nesse período do ano, as crianças usam roupas mais leves e, normalmente, os pais estão férias.

6 – De noite depois –tire a fralda noturna quando ela amanhecer seca por vários dias. Prepare-se para as escapadas e não desista!

7 – Deixe ser divertido – leve a criança para escolher o penico ou adaptador para o vaso. Compre também calcinhas e cuecas e incentive a usar sem a fralda

8 – Envolva todo mundo – todos os que convivem com a criança, seja em casa ou na escola, se for o caso, devem passar as mesmas instruções e agir do mesmo modo. Converse antes com todos!

9 – Cada coisa em seu lugar – Use sempre o penico no banheiro e fique por perto, conversando, contando histórias e comemorando dando tchau na hora da descarga.

10 – Conte com o apoio de livros divertidos – algumas obras infantis contam historinhas que relatam de forma simples e divertida o processo de desfrade. Um desses livros é o famoso “O que tem dentro da sua fralda” que eu comprei para o Leo e ele adora. Pede para eu ler todo santo dia.

11 – Para eles – se seu filho é menino, ensine primeiro a fazer xixi sentado e depois em pé. As duas coisas juntas podem ser demais para eles.

12 – Para elas – é uma menina? Então desde sempre ensine a menina a se limpar da forma correta, sempre de frente para trás.

13 – Paciência sempre! – pode demorar para dar tudo certo e algumas mudanças, como a chegada de um irmãozinho (o que deveremos viver por aqui) pode dar uma interrompida no processo. Mas tudo bem, é só começar de novo!

14 – Menos líquido – no começo, até que seu filho saiba melhor controlar a vontade de fazer xixi, evite dar muito líquido antes de um trajeto longo de carro ou antes da criança ir dormir. Isso evita acidentes quando o banheiro não estiver tão por perto.

15 – Controle na medida – ensine a controlar o xixi, mas não a segurá-lo por muito tempo. Essa ideia de passar muito tempo sem ir ao banheiro é ruim até pra gente, adulto, e pode causar infecções urinárias. Então é melhor que seu filho nem aprenda um hábito ruim desses.

Confira aqui o que foi publicado na Coluna Psicologia sobre desfralde.

Vídeo com dicas para o desfralde.

E aqui um vídeo no qual conto como foi o desfralde diurno por aqui:

Inscreva-se no canal Macetes de Mãe no Youtube e fique sempre por dentro das nossas novidades e atualizações.

 

 

 

 

58 comentários

  1. Renata Catelli

    Bom dia!
    Muito bom o post!
    As mamães podem ficar tranquilas, pois seguindo essas regrinhas básicas e observando bem o bebê, o desfralde será rápido e sem trauma algum.
    No início eu observava quando ela fazia o xixi e então de 30 em 30 minutos eu levava ela, para ver se queria fazer de novo, pois ela toma bastante água. Funcionou bem, e aos poucos ela foi indo sozinha. Saía correndo dizendo: Xixi, xixi, xixi! kkkkk
    Gostaria de contribuir também, lembrando que o processo de desfralde também depende da mãe, no sentido dela entender e deixar o bebê deixar as fraldas. Muitas mães, com medo de perder o elo e o vínculo de dependência, acabam por retardar esse processo de amadurecimento dos filhos.
    Shirley, amo o seu blog!
    Deus abençoe vc e sua família!
    Um abraço!

    1. Macetes de Mãe

      Olá Renata!
      Que bom que gostou!!
      Obrigada por compartilhar conosco :)
      Muuuito obrigada pelo carinho!
      Bjs

  2. Rachel Marini

    Minha filha tem 2 anos e 10 meses e estou tentando tirar a fralda dela. Já comprei o adaptador e ela disse que tinha medo do vaso sanitário, então comprei o penico, mas ela disse que também tem medo do penico. Então percebi que ela lá não está pronta para tirar adaptador fralda ainda é não insisti mais. Outro dia ela estava tomando banho ela ficou nervosa porque queria fazer xixi. Falei para ela fazer ali mesmo que não tinha problema, ela ficou mais nervosa e disse que queria a fralda. Logo o xixi saiu. Fiz a maior festa e disse que iria dar um presente para ela. Ela relaxou um pouco. No dia seguinte levei ela lá no shopping e ela ficou super contente porque iria ganhar um presente porque fez xixi no chuveiro. Resultado: no dia seguinte ela fez xixi no chuveiro na hora do banho e ficou toda orgulhosa que o xixi saiu. Agora estou fazendo a cabeça dela para usar o vaso sanitário para ganhar outro presente. Se estou errada em fazer chantagem estou não sei, mas que o processo está acontecendo sem que ela fique nervosa estou no tempo dela…

  3. Marcela

    Bom dia, estive lendo sobre o desfralde aqui no blog, e estou passando por isso tb, tirei meu filho da fralda durante o dia com 2 anos e meio, foi super fácil, o problema é que no fim desse mês, ele completa 4 anos e ainda tenho que por fralda nele para dormir, e está ficando difícil até de encontrar fralda no tam. dele, tentei por várias noites deixa-lo sem fralda, mas eu tinha q por o relógio para despertar de 2 em 2 horas para levá-lo ao banheiro, se eu atrasasse alguns minutos, era o suficiente para ele fazer xixi na cama, então, resolvi por fralda novamente, pois nós 2 estavamos dormindo mal e agora, não sei como tirar a fralda durante a noite. Alguma sugestão mamães???

  4. Carol

    Sempre acompanho seus posts e adoro, só que dessa vez venho te contar o que aconteceu comigo!
    Meu filho Joaquim de 5 anos hj começou a sair da fralda com 2 anos e 1 mês, o xixi foi tranquilo, ele pedia e fazia na privada mesmo com o redutor até o dia que ele fez o número 2 pela primeira vez, ele não quis mais fazer de jeito nenhum, ficava de fralda pedia para fazer o xixi e o número 2 nem pensar!!! Isso foi no verão, no final do verão ele pegou rota vírus, retrocedeu Td, Pq com diarréia 16 dias não tinha como não deixar sem fralda, dai começou a cobrança de todos pq estava grávida da Duda que hj tem 2 anos e 3 meses, todos diziam que ai que ele não ia largar as fraldas!!!
    Aconteceu exatamente o contrário, quando ela nasceu ele tinha 2 anos e 10 meses, na semana que ela nasceu ele por si só decidiu que não queria mais usar e saiu das fraldas sem problema nenhum!!! Na minha opinião cada criança tem seu tempo e sua maturidade!!!
    Estou agora tentando desfraldar a Duda e estou vendo que ela não está madura, vou tentando, mais vou respeitar o tempo dela igual eu fiz com o Joaquim pq no fim foi super tranquilo, depois de um mês que ele saiu das fraldas já consegui tirar a da noite!!! Espero ter ajudado vc!!! Bjooo

  5. Ludmila

    Olá Shi minha filha tem 1 aninho recem completado e o ano que vem nessa época pretendo iniciar o desfralde que ela terá dois aninhos….porque é bem noverão e como moro em curitiba no inverno é meio chatinho por aqui………

  6. Mariana

    Nossa, que bom artigo! Estou na mesma situação que vc. O Vicente está fazendo 2 anos hoje e tem um irmaozinho (a) a caminho. Confesso que estou morrendo de preguiça de desfraldar… Até porque não estou de férias. Será que não seria melhor desfraldar ao redor dos 3 anos?
    Vc não receia o Lêo regredir tudo com a chegada do irmão?

  7. gislaine

    A sete dias meu filhote de anos e três meses está sem a fralda, resolvi tirar deferente,disse pra ele que tinha acabado as fraldas e agora Vc vai usar só a cuequinha ele achou o máximo,expliquei que ele tem que pedir p fazer xixi e cocô. Aí o que faço!! Qdo ele dorme coloco a fralda e antes dele acordar tiro a fralda ele fica radiante mamãe não fiz xixi na cama!!!! Kkkkk

  8. Silvana

    Pq a maioria das mães é sempre tão hipócrita?

    Pq ao invés de vc falar “comecei a desfraldar tarde mesmo, e dai?”

    Tem que vir com esse discurso: “respeitei o tempo do bebe”..

    Pelo amor de Dio, ninguém é perfeito. Basta assumir que não conseguiu ou nem tentou..

    Mas essas frases vagas não da..

    Nada pessoal com a autora, até pq todas as blogueiras tem o mesmo discurso. É q as vezes cansam mesmo..

    1. Shirley Hilgert

      Oi???? Tem mães que respeitam sim seus filhos. Simples assim. Por que vou forçar uma coisa que não sinto que meu filho está pronto para fazer? Vc faz isso?

  9. Thiemi

    A Emily está com 2,5 anos e estou grávida do Davi, previsto para nascer em abril. Tentei o desfralde em julho, nas férias por indicação da escola, porém, logo desisti, pois estava muito frio. Como não tinha tempo de dedicação durante a semana, tentei o desfralde muito lentamente. Compramos um penico que a parte de cima também pode ser utilizada no assento dos adultos. Aos finais de semana, a deixava sem fralda. Utilizei recursos de livros e tablet para passar mais tempo com ela sentada no penico (ela é muito eufórica) e toda hora falava que já tinha feito. Estou de ferias e o verão é ótimo para deixá-la apenas de calcinha (isso facilita na hora).
    No Natal, demos uma boneca que mama na mamadeira e faz xixi no penico, como forma de incentivá-lá a fazer o mesmo. E não é que deu certo! Damos tchau para o xixi todas às vezes. Agora estamos na etapa de conseguir fazer o número 2.
    O importante é não desistir!

  10. Glads

    Olá flor. Me tire uma dúvida.
    Meu Bernardo tem 1 ano e 9 meses. Ele sempre tira a frauda se eu a colocar e não colocar uma cueca por cima. Ele me avisa Qd já fez o coco, mas o xixi ele tb chama de coco. Já deixei de cueca durante o dia mas ele fez xixi assim mesmo. Acha Q já posso começar a tentar tirar ? Já comprei o troninho, mas as vezes Q o coloquei lá, ele achou Q eu estava brincando rsrs. Fico no aguardo! Obrigada desde já

    1. Shirley Hilgert

      Glads, veja o que o pediatra diz. bjs

  11. rafaela

    achei a materia otima! é um processo meio dificil visto

  12. rafaela

    achei a materia otima! é um processo meio dificil vistoque tudo é novo pra eles. estou tentando aos poucos mais as vezes percebo que ele se esquece de pedir e acaba fazendo pipi na calça, mais noto tambem que ele sente vergonha de ter feito xixi na calça, isso é bom! meu incentivo é oferecer sempre algo em troca se ele pedir pra faer o xixi e sempre comemoramos muito quando ele consegue, no final estamos nos divertindo!

  13. Natalia

    Oiii… meu filho tem 1 anos e 3 meses, e já avisa quando faz cocô, e as vezes até antes de fazer ele fala… e assim que enche a fralda já se sente incomodado e pede pra trocar. Como é verão comprei um peniquinho, e cuequinhas, e assim aos poucos quero ir mostrando, sem pressão, mas tenho medo de ainda ser muito cedo pra iniciar o desfralde… Ah, adoro teu blog! Beijos

    1. Macetes de Mãe

      Olá Natalia!
      Que bacana, vai dar tudo certo :) Obrigada pelo carinho!
      Bjss

  14. Milena

    Minha segunda filha nasceu quando a primeira tinha 2 anos e 4 meses… a maiorzinha ja estava em processo de desfralde.. estava indo bem… ate que quando ela foi visitar a irmazinha no hospital, ela fez cocô na calcinha.. coisa que ela nunca tinha feito antes… a partir dai regrediu… voltou a fazer xixi na calcinha… tive que ter muita paciencia, pois sabia que era pra chamar a atenção… Nessa situação, atenção redobrada para o irmão maiorzinho… é muita mudança de uma ve só!!

  15. Lidiane

    Meu filho tem 2 anos e 4 meses e logo que completou 2 comecei o desfralde em casa e com a escola, pois é uma criança bastante desenvolvida. Começamos bem até que eu e meu marido nos separamos. A nossa distância mexeu muito com ele e o desfralde regrediu. Resolvemos então nos reaproximar apenas para o auxílio no desfralde… Porem, hoje estamos juntos novamente mas temos dificuldades com o desfralde. Na escola falam que é normal, que temos que ter paciência. O xixi ele pede mas cocô nunca pediu. Vamos que vamos!

  16. Natália

    Olá Shirley!
    Primeiro quero dizer que está muito bonita!
    Estou acompanhando ainda mais seu blog. Estamos tentando planejar o segundo baby. Nosso filho tem 1ano e 9meses. Estamos pensando em engravidar em março. Então nossos filhos terão idade bem próxima as de Léo e Caê quando nascer. Tenho acompanhado toda essa preparação e estou na torcida para as coisas sairem super bem p vcs aí.

  17. Natália

    Olá Shirley!
    Primeiro quero dizer que está muito bonita!
    Estou acompanhando ainda mais seu blog. Estamos tentando planejar o segundo baby. Nosso filho tem 1ano e 9meses. Estamos pensando em engravidar em março. Então nossos filhos terão idade bem próxima as de Léo e Caê quando nascer. Tenho acompanhado toda essa preparação e estou na torcida para as coisas sairem super bem p vcs aí.

  18. Amanda

    Minha filha tem 3 anos ,xixi ela já faz normal dormir tb sem fralda. O problema e o coco ela diz n consegui fazer no banheiro e se esconde e quando vejo fez coco na roupa.. N sei o que fazer..

  19. talita torrubia

    Meu maia velho tambem saiu com 2 anos e 8 meses… tinha acado de ganhar irmazinho tambem.

  20. Anna Karina

    Meu filho tem 2 anos e 4 meses e já dá alguns desses sinais:
    Tira a fralda Vaaaarias vezes por dia, reclama da fralda as vezes e uma vez tirou o short e a fralda e sentou no vaso SOZINHO e depois ficou gritando alguém pra tirar ele de lá kkkkkkkkkkkk
    Acho que ele já está pronto pro desfralde, então acho que é uma boa ideia começar a tentar. .. :)

  21. Natália

    Quanto ao desfralde. Iniciei com Bruno agora ao completar 1ano e 9meses. Ele falou p mim que não queria mais fralda.
    O que está funcionando aqui, é deixa-lo peladinho, assim no menor sinal de xixi, ele logo ve, avisa, segura e faz no pinico.
    Cuecas nao funcionaram. Acho q tina sensaçao parecida com estar de fralda.

  22. Aurea

    Olá! Minha filha está com 2 anos e 4 meses, e em 2 dias consegui desfralda-la ( ao menos o xixi pq o n2 ainda estou na luta). Passei as festas de fim de ano no sitio dos meus pais, lá a privada é de cordinha( tem de puxar) , foi o máximo para ela! Então toda vez que vai ela aperta o botãozinho!! E não quer saber de piniquinhos! Só no vaso mesmo. Mas ninguém sabe o que é viver perigosamente em apuros até que se está com filho no desfralde hehe , é sair de cada sempre olhando aos redores para ver se tem banheiro por perto kkkk! Ahhh e viajei de carro 850 km na volta , coloquei ima fralda por segurança, não teve jeito , não quer mais fazer então foi praticamente #cadapedagioumxixizinho , mas deu certo!! Boa sorte!!

  23. Alline

    Oie, o meu filho mais velho tirei a fralda dele antes dos 2 anos, foi quando estava gravida da irmanzinha dele, foi bem tranquilo, dela tirei com a ajuda da escola, agora estou no processo de desfralde da minha caçula, ela tem 1 ano e 5 meses, o xixi é bem tranquilo, ela nao dorme de fralda ha 2 meses,agora coco ela so faz em pe, fica segurando o pinico e faz do lado :/ o meu problema é meu marido que nao quer deixar sair com ela sem fralda, ai quando ela ta de fralda ela começa a chamar q fez xixi. Tenho bastante ajuda dos irmaozinhos que ajudam a controlar

  24. Tati

    Olá Pessoal, amo esse blog.. Parabéns!
    Minha filha tem 1 ano e 10 meses.. estou começando a pensar no assunto já que em março pretendo o desfralde. Porém, em contra partida, ela não fala NADA, absolutamente nada (esse é outro assunto que me incomoda.. rs) e aí fico pensando como adaptar essas dicas na realidade dela.. Não aparenta se incomodar com a fralda, não tira a fralda e não fala.. rs
    Como será que eu devo fazer? rs

    1. Shirley Hilgert

      Tati, troque uma ideia com o pediatra e veja o que ele diz. bjs

  25. Paula

    Meu filho ja esta c 3 anos e 2 meses e n mostra qq vontade de tirar a fralda. Ja tentei varias vezes e ele so que saber de limpar p poder dar descarga…. Mas como vc disse cada um tem seu tempo proprio.
    Vou tentar novamente em 2 semanas e se n estiver mto frio por aqui

  26. Taty

    Perfeita esta matéria! Meu primeiro filho eu tirei a fralda com 2 anos e meio pois pegou férias e verão. Foi super fácil! Ele aprendeu rapidinho! Agora estou tirando da minha caçula, também com 2 anos e meio. Com ela está sendo bem diferente! Ela demorou mais um pouco pra pegar o jeito é ficava chorando muito sempre que precisava ir ao sanitário! Mas passou! O que importa é ter paciência, e entender que cada um tem o seu tempo!

  27. franciele

    Estou desesperada já, meu filho tem 3 anos e 2 meses, sabe todas as cores, conta ate 10, fala tudooo, a mais de um mês venho tentando, ele já pede para colocar a fralda para fazer o número 2 (o que já é um avanço pq antes era na cueca mesmo), as vezes ele vai sozinho no banheiro e faz o xixi de pé mesmo até pq ele é bem grande e alcança muito bem, mas a maioria das vezes faz pela casa, é estressante demais, a cobrança das pessoas para comigo já estão insuportáveis me sinto um grande fracasso como mãe, não sei mais o que fazer… Quando ele tinha dois anos eu já havia tentando e tbm foi um fracasso eu acabo sempre desistindo….

  28. Janaina

    Eu também estou começando o desfralde dos meus gêmeos tarde, pois estão também com 2 anos e meio, e terão um irmãozinho daqui 4 meses.
    Tomara que eu tenha sucesso. Adorei as dicas.
    Beijos

  29. Georgia Carmo

    Muito bem vindo o post. E em boa hora.
    Adorei as dicas.

  30. Thaise

    Lucas começou a tirar a fralda e sempre quando estava com ela, gritava “xixi mamãe”. Era sempre alarme falso, mas passei a deixá-lo apenas de cueca durante o dia e percebo que ele se sente melhor, pois quando coloco a fralda ele fica puxando. Ele vive fazendo xixi no chão (rs), mas não vou desistir pois percebo que vai dar certo, dando um passo de cada vez.

  31. Joseane

    Nossa…adorei o post.
    Sempre acompanho o blog e agora que estou na hora do desfralde… foi excelente. O Samuel está com 2 aninhos e 3 meses e sinto que está chegando a hora.
    Beijo a todas.

  32. Carla

    Minha filha tem 1 ano e 3 meses e ja reclama da fralda e pedi xixi, mais levamos ela no pinico ela não quer fica, comprei a tampa para o vaso ela também não fica, dai resolvi colocar ela dentro do box, la ela faz, mais cada vez é um banho, o que vou fazer pra mudar isso?

    1. Shirley Hilgert

      Carla, o jeito é ter paciência. E pedir uma orientaçào do pediatra. bjs

  33. Catarina

    Oi meninas sou mãe do Samuel de 2 anos e 4meses todos falavam ele ja esta com dois anos e ainda não se saiu da fralda, confesso que os palpites me incomodavam um pouco mais nem por isso isso q deixei de fazer do jeito que acho correto.
    Iniciei o processo apresentando o vaso com o redutor o penico, o pai ajudou levou ele no banheiro mostrou como faz xixi e q ele quando tive vontade era pra ir fazer o xixi no banheiro, o xixi no começo ele fazia na casa toda mais não demorou e a um mês ele ja fica sem fralda e ele logo começou a pedir pra fazer xixi e agora ele não quer mais q leve ele, ele quer ir sozinho, muito independente só não sabe colocar a cueca. Ele dorme até sem fralda!
    Mais o coco ele fez umas duas vezes no vaso era o maior barato ele queria dar tchau pro coco, mais não sei o que aconteceu ele não quer mais fazer coco no vaso, só faz na cueca, meninas se tiver dica to precisando!

  34. Silvana

    Meu filho ten 2 anos e meio e foi super fácil com o xixi, faz em pé no vaso e dorme sem fralda. Mas o cocô!!!!!! Hummm… Esse tem sido um tormento. Ele sente vontade e prende até n aguentar mais, as vezes o processo leva um dia inteiro, ele fica desesperado e qd faz ( geralmente no chuveiro) chora muitooo e pede pra limpá-lo incessantemente. Faço de td pra deixá-lo calmo mas tem sido sofrido até pra mim. Já estou até pensando em procurar ajuda psicológica, visto q ele começará na escolinha em fevereiro, tenho mt medo q aconteça na lá.

  35. De

    Oi Shirley, eu nunca achei que 2 anos fosse a melhor idade (sempre pensei que qto mais tarde melhor). No entanto meu filhote está co
    2a1m e tem ficado revoltadissimo nas trocas de fralda. Aproveitamos o verão e as ferias pra deixá-lo
    Livre e pelado. Ai encontrei esse método que mudou tudo o que eu pensava sobre o assunto: https://nicolandoporai.wordpress.com/2014/06/09/o-post-gigante-sobre-o-desfralde-relampago-da-lily/
    Estamos fazendo desfralde com base nesse método. Impossível segui-lo à risca Pq tanto eu qto meu marido trabalhamos e cada um fica com ele em um período. Mas está sendo bem
    Tranquilo. Beijos

  36. Daniela

    Legal para a s mães de meninos é levar uma squeeze no carro, dá pra fazer xixi tranquilo e eles adoram

  37. Vanessa

    Boa tarde preciso da ajuda de vcs, minha filha tem três anos e 10 meses e não consigo tirar a fralda dela ela tem pavor de vaso faz um escândalo pra sentar comprei adaptador comprei penico e nada vcs tem que ver o escândalo que faz quando tiro a fralda e não boto outra. Ela tem a irmã com 1 ano e 11 meses que está indo pelo mesmo caminho com medo de vaso e penico.
    Não sei mas o que faço, quando eu tiro a fralda assim mesmo ela fica se prendendo p dia todo e só faz quando eu boto a fralda pra dormir.

  38. Joana

    Indico um livro bem divertido sobre o assunto: “cocô no trono”. Tem até barulhinho de descarga!

    1. Diana

      Joana eu sou pedagoga e quando trabalhava em berçário usava esse livro… Ele é simplesmente maravilhoso!!!

      Quando engravidei, já comecei a procurar para comprar… Mas não achei de jeito nenhum! Liguei até na editora… E me informaram que não publicaram mais!!!
      Fiquei muito chateada!
      Meu filho tem 1 ano e 8 meses e logo mais chegaremos nessa hora! Já converso sobre isso com ele…

      Se souber de algum lugar que ainda tenha esse livro ou alguém que tem e possa me vender… rsrsrs

      Beijos

  39. Alessandra

    Bom dia Shirley
    Sabes se é recomendando para crianças o suco de soja?
    Minha filha tem 1 ano e 7 meses, sempre procuro dar a ela sucos naturais mas as vezes em função da correria acabo dando a ela sucos de soja.

    1. Shirley Hilgert

      Alessandra, acho que o ideal são sempre os sucos naturais, mas cheque com seu pediatra. bjs

  40. Ludmyla

    Ola querida, conheci seu blog hoje e adorei, muito lindo.. Já estou acompanhando tudo.

    Adorei esse post, meu pequeno está com 1 ano e 09 meses e estou no inicio do desfralde, confesso que num estou tendo muita paciência,mais vou seguir essas dicas..

    Beijos

    http://www.aesperadomeubernardo.blogspot.com.br

  41. flavia

    oi Shirley, td joia?
    onde vc comprou o adaptador e a cueca com essa proteção extra? bem bacana, eu ia pesquisar, mas vc ja apareceu no vídeo com as 2 coisas! :)
    obrigada

  42. Caren

    Olá Shi
    Gostaria de saber a marca do redutor de assento que o Léo usa.
    Obrigado
    ;)

    1. Shirley Hilgert

      Vixi, acho que é da Safety First. bjs

  43. Cinara

    Olá Shirley!
    Acompanho seu blog a uns 2 meses mais ou menos.
    Tenho uma menina de 5 anos, o desfralde dela foi super tranquilo, porém estou tendo problemas em ensiná-la a se limpar sozinha. Decidi começar a “puxar” mais ela agora, pois no próximo ano irá para a escola regular e isto me preocupa um pouco.
    Dei uma olhada por cima na internet, mas ainda não encontrei nada… e como vi este post seu decidi ver se já tem algum conhecimento sobre o assunto.
    Obrigada.

  44. Bruna

    Olá, gostei muito do vídeo, pois estou passando por isso com o meu pequeno. Onde posso encontrar em SP essas cuecas de desfralde?

    Abs.
    Bruna

  45. vanessa

    Boa tarde!!!
    Comprei um troninho lindo pro meu filho, pensei que ele ia amar. Pra miha tristeza, pelo tamanho do troninho, ele pensou que era brinquedo, saiu arrastando ele pela casa toda, e nem sentou :((
    Eu ja fingi sentar, os tios/tias, vovô, vovó, e ele nada…
    vou esperar mais um pouco, mas acho q vou ter q comprar daqueles ” sem graça”rsrs.

    abs
    Vanessa

  46. Paula

    Minha filha deixou das fralda com 1ano 10 meses foi muito natural e tranquilo.

  47. Amanda

    Ola mamães e papais! Sim, o desfralde para mim foi um dos maiores desafios desde que eu me tornei mãe! Não é fácil, mas dou 3 dicas que valem ouro!!! Sejam consistentes no método, pacientes e confiem no método que estão utilizando para passar segurança a criança! Se vcs falharem em um desses, vai tudo por água abaixo… Então, respire fundo e acredite que logo tudo passa e vcs terão uma criança em casa fazendo xixi e coco no troninho! Afinal, vcs já viram algum jovem indo para a faculdade sem saber fazer xixi ou coco no troninho? Rsrrsrrs Pais, relaxem!!! Boa sorte a todos!!! Vou compartilhar com vcs o vídeo que fizemos da Helena durante o terceiro dia do desfralde… É cômico! Mas olhando para trás agora os três pilares que falei são de grande importância! Segue o link: https://youtu.be/Cru1SR9J_KI Beijos e boa sorte!!!

  48. Jana

    Oi Boa tarde meu filho tem 4 anos mas não consigo que ele faça coco no vaso somente o xixi o que devo fazer ja tebreu de tudo so faz se colocar fralda

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Jana!
      Tenho vários posts sobre desfralde, eles podem te ajudar: http://www.macetesdemae.com/?s=desfralde
      Bjs

Deixe seu comentário