O que levar na mala da maternidade da mamãe

Há alguns dias, comecei a reunir as coisas que levarei para eu usar na maternidade. Ou seja, comecei a montar a “mala da maternidade da mamãe”. Quando estava grávida do Leo, fiz um post sobre a mala da maternidade do bebê, mas não tinha escrito nada sobre a mala da maternidade da mamãe.

Pois bem, agora está aqui o post que faltava, com uma listinha de tudo que as mamães devem lembrar de levar para a maternidade para seu uso pessoal. Se alguém tiver mais alguma dica, de algo que eu, por ventura, tenha deixado de fora, é só informar no espaço para comentários.

a bolsa da maternidade da mamae

Photo Credit: photographerpandora via Compfight cc

Para a mamãe:

  • 3 pijamas ou camisolas com abertura frontal para permitir a amamentação;
  • 3 ou 4 calcinhas específicas para pós parto (elas são mais altas e bem firmes, para “segurar” a barriga, sem apertá-la).
  • 3 ou 4 soutiens de amamentação;
  • 1 muda de roupa para sair da maternidade;
  • 1 penhoar (caso você sinta-se confortável para usá-lo. Eu, particularmente, não gosto).
  • 1 par de chinelos confortáveis e seguros.
  • 3 ou 4 pares de meias (se estiver mais friozinho e você for usá-las)
  • 1 pacote de absorvente noturno ou absorvente pós parto com pelo menos 16 absorventes (caso você não saiba, no pós-parto a mulher tem muito sangramento vaginal, independente da opção de parto escolhida). Um alternativa também são as calcinhas descartáveis (sugestão das leitoras. Nunca vi).
  • Cinta pós parto (se você optar por usar).
  • Concha e/ou absorvente para os seios.
  • Creme protetor para os mamilos.
  • Necessaire com itens de higiene pessoal: escova dental (leve uma para o papai também, por garantia), creme dental, fio dental, shampoo, condicionador, sabonete, hidratante corporal, desodorante, touca de banho, escova ou pente (PS: alguns hospitais fornecem shampoo, sabonete e condicionador, mas é melhor não arriscar);
  • Maquiagem e demaquilante (talvez você não tenha tempo de se maquiar, mas, por garantia, é melhor levar).
  • Presilhas, borrachinhas e grampos de cabelo (o que você costuma usar)
  • Seus documentos pessoais (RG pelo menos. Talvez seja interessante levar também a carteira de habilitação) e documentos que a maternidade venha a solicitar (cheque antes).
  • Cartão do seguro de saúde.
  • Celular e tablet.
  • Câmera fotográfica e carregador/bateria.

Itens para o papai:

Aqui uma observação: acho bem útil colocar na sua mala da maternidade também algumas coisas emergenciais para o papai, pois se vocês sairem de casa na correria, duvido que ele terá tempo e cabeça para pegar tudo. Assim, para evitar ser pego de “calças curtas”, é melhor você já deixar separado os seguintes itens (se tudo correr bem, na hora H ele faz a mala dele com todo o resto que precisa. Esses itens são só por garantia, pois o seguro morreu de velho):

  • 1 pijama
  • 1 cueca
  • 1 meia
  • 1 chinelo
  • 1 escova de dentes (demais itens de higiene ele usa os mesmos que os seus)
  • 1 muda de roupa limpa, bem confortável

Outros itens que a mamãe não deve esquecer de levar:

  • Enfeite da porta.
  • Lembrancinhas de nascimento.
  • Álcool gel.
  • Comidas e bebidas que serão servidas para as visitas. PS: mesmo que você não faça uma festa na maternidade, acho importante servir alguma coisa, nem que seja biscoitos e água. Muitas maternidades disponibilizam água nos quartos, mas vale checar antes.
  • Lista das pessoas que deverão ser avisadas sobre o nascimento (ok, todo mundo hoje em dia fica sabendo pelo Facebook, mas se algumas pessoas você pretende ligar ou mandar um email, para ficar mais pessoal, é bom já levar a lista com esses contatos de antemão).
  • Almofada de amamentação (se você optar por usá-la. Eu, particularmente, acho uma boa).
  • Bebê conforto (vocês sabiam que nenhuma criança sai da maternidade no Brasil sem um bebê conforto para ser transportado no carro? Então, não esqueça desse item tão importante).

Outro detalhe importante:

Alguns itens da sua mala você só irá pegar na hora de ir para a maternidade mesmo. Esses, sugiro que você anote num papel e coloque dentro da bolsa, bem em cima, para na hora de sair não esquecer de pegar (ex: documentos, celular, câmera, maquiagem).

 

 

34 comentários

  1. Lucia

    Bom levar também o cartão da gestante e uma pasta com todos os exames realizados durante a gravidez. No meu caso, por exemplo, no morfológico indicou uma hidronefrose. Mostrei o exsme para a pediatra e meu bebê já fez lá mesmo uma nova ultra dos rins pra ver se estava tudo okk

  2. Carol

    carteirinha do plano de saúde, guia de internação

  3. fernanda

    Olha..ao invés das calcinhas e do absorvente noturno, eu usei uma calcinha absorvente. É da marca Plenitud. “Plenitude Active Feminina”.
    Gente, que maravilha!!!! É tipo uma fralda mesmo, só que de vestir. Mas é super discreta, parece uma calcinha. Ele cobriu perfeitamente o corte da cesárea, com um elástico confortável… Eu nao ficava com medo de vazar, e, pra ser sincera, achei que foi mais confortável do que usar minhas calcinhas + absorvente noturno, apesar de ter levado a parafernália toda.

    1. Fernanda

      Oi onde encontro estas calcinhas descartáveis??? Mercado, farmácia , loja de lingerie?

      1. Nilsiany

        Vc encontra em farmácias, a embalagem dela é rosa com preto

  4. Kelly

    Comida pro povo que vai visitar? Gente… Acho completamente desnecessário!
    Muito importante o item: mala para o Papai. Na hr que a bolsa estoura a gente sai na corrida!
    Realmente, sua lista está bem completa! Acho que até diminuiria a quantidade de alguns itens. Mas cd uma com suas manias rss).
    Eu incluiria calcinhas descartáveis! Usei e foi bom, Pq sujava de sangue, aí ia direto pro lixo.

    1. valeria rezende

      Também usei as calcinhas descartáveis.São ótimas, confortáveis e práticas.

  5. Jurema

    Ótimas dicas, tenho uma bebê de 15 dias, só mudaria o absorvente noturno por um outro pós parto, pois o noturno, pelo menos no meu caso não segurou o fluxo.

  6. Juliana

    Ótima lista… Na maternidade que meu filho nasceu eles fazem o registro do bebê, um super conforto já sair com a certidão de nascimento, mas no meu caso que sou casada eles solicitaram a certidão de casamento, então eu adicionaria esse item na lista!

  7. Flavia

    As visitas têm que ser rápidas, se tiver comida, bebida, vão ficando, esticando o papo…sentiu fomo? é porque a visita já era para ter acabado!

  8. aline

    Dois chinelos. Um para andar pelo quarto e outro pra tomar banho.

  9. Andreia

    Legins para receber as visitas, não gostava de as receber de pijama. Umas legins e uma T-Shirt bem confortável para mim foi o ideal.

  10. Carla

    Eu precisei usar minha toalha, que levei de casa (por sorte, levei), pois a maternidade não forneceu.

  11. Sabrina

    Legal!!! Estou de 35 semanas e vou organizar a minha a partir dessa sua lista :***

  12. Ana Marcia

    No meu primeiro filho a correria foi grande pq ele nasceu prematuro, e minha cunhada tinha q vir buscar tudo em ksa… Agora estou com 34 semanas e ja estou com a listinha na cabeca. Eu levaria tbm a bombinha de tirar leite, Q precisei da ultima cez pq ele foi pro CTI 12 horas. E nao esquece as pilhas ou verifica se a voltagem é a mma do aparelho.

  13. Roberta Reis

    Quero parto normal e estou na dúvida quanto ao absorvente, porque li que sai um pouco mais de sangue do que na casariana. Vi essas calcinhas descartáveis que a Kelly comentou acima, e achei interessante, o que vocês acham?

  14. Renata

    Certidão de casamento pro papai registrar o Caê! Levaria tb placas de gel Mamare para aliviar os seios após amamentação. Comprei a minha na Drogarraia. Sua lista está perfeita!

  15. Carol Gazi

    Acho válido levar um par de chinelos (estilo Havaianas) para dar mais segurança na hora do banho, pois muitas mamães costumam sentir tonturas, principalmente no primeiro banho após o parto; o livro do bebê, para quem tem, pois alguns possuem espaços para as visitas deixarem recados e outros tipos de recordações; e coisinhas para beliscar fora de hora, porque muitas vezes “perdemos” os lanches ou refeições oferecidos pelo hospital por causa da correria!

  16. Tatiana Galvez

    Faltou o principal, a carteirinha de gestante (acompanhamento do pré natal) e toalha de banho, alguns hospitais fornecem, mas eu preferi usar a minha.

    1. Tatiana Galvez

      Ah! Eu usei absorvente específico para pós parto, porque tive bastante sangramento, tanto na cesárea como no parto normal.

  17. Luciana

    Obrigada pela lista, estou com 34 semanas do segundo filho, mas é sempre bom checar… Só uma observação, eu prefiro levar sabonete liquido, de preferencia aqueles que são antibactericida por que se levar o em barra e ele cair no chão é meio complicado usar de novo. Então o liquido oferece mais segurança. Bjos e bia hora p nós.

  18. Ana Leite

    Perfeito Shirley, todas as quantidades adequadas. A gente precisa se organizar mesmo levando um pouquinho a mais das coisas mesmo… No meu parto, me preparei para passar três dias na maternidade, só que minha pequena foi para a neonatal (hipoglicemia) e tive que passar mais dois dias por lá. Aí o maridão teve que correr para trazer mais roupas para mim.

  19. Viviane

    Uma coisa que foi dica da minha médica e foi muito útil, foi levar aquele calçado “crocs”. Eles são feios pra não dizer horríveis, mas confortáveis para usar no pós parto, pois os pés incham um pouco.

  20. Flavia

    Senti falta de meias, o ar condicionado é bem forte e a noite eu passava frio nos pés . Tudo bem que agora nessa época vc irá agradecer o ar! Kkkk

  21. Deborah

    Faltaram alguns item importantíssimos : certidão de casamento (para registrar o nascido), câmera fotográfica e carregadores para celular e bateria da câmera! Alguns hospitais não tem secador de cabelo, bom levar para assentar a juba e aparecer bonita nas fotos! Eu tb sempre levo esmalte e removidos de esmalte : – just in case bjs

  22. Katia Regina

    Certidão de casamento não é documento obrigatório para registrar o bebê, já o documento do pai e da mãe são. Acho importante levar tesourinha de unha para cortar as unhas do bebê, pois quando nascem as unhas são muito finas e afiadas, podem machucar a mãe.

  23. Alessandra Jardim

    Eu acrescentaria carteira de gestante e todas as ecografias. E outra coisa que usei na primeira gravidez foram fraldas RN em vez de absorvente e foi muito bom. Também levaria secador de cabelo e toalha de banho, na maternidade que fiquei eles davam um e como sujou eles não trocavam. E os itens do papai são indispensáveis, pois com a ansiedade eles nem sabem o que levar.

  24. Thalita Ghetti

    Boa tarde,

    Adoro o blog, gostaria de saber se você tem essas listas em versões para imprimir.
    Desde já agradeço,
    Beijos

  25. remedios

    adorei as sugestões

  26. Adriana

    Meninas, devo dar preferência para camisola ou shot doll? E estes devem ser para gestante, já que o bebê acabou de nascer?

    1. Mariana

      Prefiro camisola até mãos confortável!
      E mais prática do que ficar tirando a calça ou shorts estou levando 3

  27. Dulciene

    E quem não é casado no papel,q documentos levar pra registrar o bebê

  28. Caroline

    gostaria de saber sobre calcinha pós-parto, qual marca é boa?

    1. Mariana

      Oi Caroline, eu usei as calcinhas da Liz (específicas para o pós-parto). São ótimas, mas compre de um tamanho maior do que o tamanho que você usa (por causa do absorvente e inchaço).

Deixe seu comentário