Crianças que fazem birra na hora de se vestir – dicas que ajudam

Aqui em casa, passamos por uma fase tensa, onde o Leo fazia birra na hora de se vestir. Todas as trocas de roupa eram chatinhas, mas, verdade, ele passou por um período que se negava a usar qualquer peça de roupa que tivesse botão (camisa, camiseta, bermuda, calça…) ou que tivesse gola. Isso pode até parecer estranho, mas não é incomum. A filha de um casal de amigos, por exemplo, passou por uma fase (bem longa) na qual se negava a usar blusas de manga curta. E aí, em pleno calor, lá estava ela de manga comprida.

E nessas horas, nem sempre adianta brigar, obrigar, transformar a situação num stress generalizado. Toda vez que eu tentei forçar o Leo a vestir algo que ele não queria, foi triste, cansativo, desgastante.

Só que aí, para também não perder a “luta” e me dar por vencida, resolvi desenvolver artimanhas para me ajudar nessa empreitada, as quais compartilho com vocês hoje aqui.

Ah, e a boa notícia é que, com o tempo, as coisas melhoram. São fases, como tudo em se tratando de crianças, e um dia o problema acaba.

Photo Credit: cafemama via Compfight cc

Photo Credit: cafemama via Compfight cc

 

Vestir roupas de personagens que elas gostam: se a criança está fazendo birra na hora de se vestir  e você está com pressa, uma boa alternativa é tirar da gaveta aquela roupa do personagem que ela ama. É bem mais fácil e rápido convencê-la. Aqui em casa, eu estava quase fazendo um estoque de roupas do Mickey e do Homem Aranha.

Oferecer opções (mas não muitas. Duas é ótimo): essa aprendi com uma amiga psicóloga que presenciou uma cena de birra do Leo na hora de se vestir. A minha solução, no dia, foi levá-lo até o seu guarda-roupas e deixá-lo escolher o que queria vestir (em vez de obrigá-lo a colocar o que eu queria). Só que aí ela me deu a dica: não dar muitas opções para a criança, pois ela se confunde, fica ansiosa e irritada. Dar duas opções e deixá-la escolher. Isso dá autonomia para ela, mas diminui suas dúvidas e controla sua ansiedade.

Se demorar para decidir, contar até 10 e avisar que depois disso quem escolhe é você: dica de uma leitora que eu coloquei em prática e funcionou. Dar a opção da escolha, mas avisar que não tem toda a vida para se decidir. 10 segundos é o suficiente e, depois, o adulto decide o que será vestido caso a criança não escolha (se ela quiser atenção dos pais ela vai postergar a decisão por horas, por isso, tem que dar um limite).

Colar adesivos: a criança não quer colocar a roupa? Torne a roupa divertida. Aqui eu escondia os botões que o Leo odiava com alguns adesivos e, depois, com o tempo, eu tirava-os sem ele ver. Funciou.

Combinar antes: aqui isso quase sempre funciona. Sempre que sei que passarei por uma situação tensa com o Leo (terei que convencê-lo a fazer algo que ele não curte ou não quer) eu combino com ele antes como as coisas acontecerão. Por exemplo: ao acordar, você diz que ele poderá ficar mais um pouco de pijamas mas que, depois, de brincarem (verem TV, lerem uma história juntos, etc…) você irá trocar a roupa dele. E faça a criança concordar com o que foi decidido. Aqui isso é ótimo e costuma funcionar muito bem muitas vezes.

Mostar algum detalhe diferente da roupa (bolso, velcro, botão…): criança adora novidades, então, na hora do chilique para se vestir, eu mostrava algum detalhe diferente da roupa e apresentava aquilo como se fosse a oitava maravilha do mundo – “nossa, Leo! Você viu que tem um bolso aqui? E o que será que tem dentro do bolso? Será que tem uma surpresa? O que será que dá para você guardar aqui? Vamos guardar algo?….”. E assim, eu tirava a atenção dele e ia o vestindo.

Falar que a roupa é nova: nunca menti que uma roupa era nova quando não era, mas as roupas permaneciam novas por semanas aqui em casa (risos!). Ou seja, quando ele ganhava algo novo, eu salientava que era uma roupa nova, bacana, legal, diferente, divertida e, depois, várias outras vezes eu ia vesti-lo com essa roupa lembrando que era a tal roupa nova. Como eu já disse acima, muitas crianças adoram novidades, o que é novo, e aí esse discurso ajuda.

Contar uma história sobre a roupa: um exemplo é lembrar de uma situação legal em que a criança usou a tal roupa. Aí, remetendo à experiência positiva vivida, ele poderá curtir a ideia de se vestir com ela.

Falar que é igual a de fulano ou ciclano: muitas crianças adoram se vestir como os amiguinhos e aí, dizer que aquela roupa é igual ao do amiguinho, do primo, do vizinho ajuda no convencimento.

E vocês, que estratégias utilizam na hora de convencer a criança a se vestir ou a vestir determinada roupa? Compartilhe suas dicas com a gente no espaço para comentários abaixo. Eu e as demais leitoras vamos amar!

Assista também:

32 comentários

  1. Simone

    Esses dias minha menina não queria colocar uma blusa, daí falei que como ela não tinha gostado da roupa ia dar pro bebê filho da vizinha… colocou na hora!

  2. Samantha

    O problema aqui de casa é que meu filho de 2 anos não quer saber de colocar nem roupa, nem sapato novo. Parece que é uma tortura pra ele!

  3. Lidiane

    Aqui em casa é uma guerra pra vestir a Isabelle (5anos), ela só quer usar vestido ou saia. Calça e shorts só se forem justinhos hehehe

  4. Vânia

    minha filha nao quer usar roupa de jeito nenhum, alguém passando por isso e pode me dizer como resolver?

    1. Alessandra

      Oi Vania, a minha também. Não sei mais o que fazer! A sua filha ainda não quer usar roupas de jeito nenhum?

  5. Bruna

    Minha menina tem 2 anos, e estou passando por uma fase difícil. Ela só quer usar saia e vestidos, ainda aceita ficar de calcinha, mas bermuda ela não aceita usar, por nada! Já tentei todos os tipos de bermuda, ela chora, puxa a bermuda pra cima, pra bermuda nao pegar na perna dela.
    Procurando na internet veio que crianças passam por essa fase, com mais idade, e minha grande dificuldade é que ela é mto pequena, tento conversar, explicar e ela não compreende tudo. Tento dar duas opções pra ela escolher, elogio quando ela está com a bermuda, até de castigo já deixei por causa das pirraças, mas ainda nenhum resultado….

    1. PATRICIA

      Meninas socorro! tenho dois filhos um de 6 anos que não tive problema algum com roupa e uma menina de 2 anos que esta me deixando maluca com este assunto, pelo que percebi aqui a maioria das crianças nesta idade passam por isso! ela não quer usar roupa nenhuma! fica bastante tempo em casa pelada! eu passo o dia inteiro colocando roupa ou calcinha e ela tirando, já fiz de tudo, personagens, deixa escolher, dar duas opções, levar ela para comprar junto e escolher, colocar de castigo, nossa uma tortura, ela diz que esta com calor, depois de muito brigar e me desgastar agora ela aceita colocar roupa para sair, porem ainda rola um stress qdo ela diz que estar com calor! preciso de ajuda! nao sei como lidar com isso! ela so aceita calcinha, saia e as vezes vestido! e arranca a roupa até no mercado! já abortei festa e compromisso pq ela não queria de jeito algum por roupa! um verdadeira tortura! por favor, preciso de ajuda!!!! tem algum video algo para mostrar a ela?

  6. ADNEIA DA CRUZ RIBEIRO

    Gente a minha tem 3 anos e é uma batalha vestir ela ou está largo ou está apertada gente já não sei o que fazer a calcinha encomoda tudo gente alguém conseguiu resolver me ajudem

    1. Aldenia

      Também me encontro na mesma situação, minha menina tem 3anos, qualquer tipo de calcinha ela diz que incomoda, roupas com etiquetas tem que cortar todas as etiquetas, não quer vestir nenhum tipo de roupa, e quando consigo começa às birras, já não sei mas o que fazer, seta que é mesmo só uma fase?

  7. Rosilaine

    Tenho uma filha de 4 anos nossa ela detesta roupas,e uma luta p sair de casa eu fico estressada com ela . As vezes prefiro até fica em casa.Ela chora pra tomar banho, pra escovar os dentes, pra vestir calcinha, caela faz um escândalo. Ela fala que tudo aperta estou comprando calcinha d adulto p ela.

  8. Gisele Silva

    Ufa ainda bem que não sou a única a passar por isso…por um momento achei que sim……nao sei mais o que fazer. Tenho uma filha de 4 anos que faz escândalo todo santo dia por que não quer colocar as roupas que eu escolho .Ela só quer usar saia e vestido. Diz que tá calor….Mas não está.. Moramos em Curitiba, hj de manhã por exemplo estava 2° por aqui, e nada dele querer colocar casaco… Não coloca toca então por nada….diz que coça.. Assim como calça e meia calça….. Juro que estou desesperada. Já tentei de tudo e não sei mais o que fazer…É um desgaste total.

    1. cintia moraes

      Olá Gisele conseguiu vencer a teimosia do seu filhote tb sou de Curitiba e o meu esta fazendo a mesma coisa só quer usar camiseta no frio.. Deixo de castigo, sem desenho mas nada funciona

  9. Priscila

    Eu falo que vou colocar um pozinho mágico da fada, e coloco talco na pele dela antes de colocar a roupa. Mas nem sempre funciona

  10. Leila

    Minha filha de 3 anos não que usa roupa principalmente calcinha ela não q nem sai de casa pra fika de pijama vai toma banho chorando eu quero meu pijama aí não sei mas iq fazer me ajudem por favor

  11. Hilda

    Eu cuido do meu neto ,na,mora de ir para a escola é que está desgastante ,ele começa acorrer.
    Está na hora e nada de obedecer.

  12. Julia

    Meu filho tem 2 anos e não quer colocar sapato, nem chinelo, prefere andar descalço. O pior que está muito frio e fica difícil entrar em um acordo com ele, já compramos chinelinho de personagens que ele gosta, mas não adiantou, nem meia ele deixa no pé, tira e ainda joga longe…é muito desgastante, trabalho em casa e está sendo muito cansativo….

  13. Cristiane

    Meu filho de 2 anos e 10 meses está me deixando louca com essa história de não querer colocar roupa! Esse frio intenso de 4º, 5º graus e ele não quer colocar nada, nem blusa, nem calça, meia nem pensar, touca então! Não sei mais o que fazer! Sempre fui considerada por todos uma mãe calma e paciente com minhas filhas mais velhas, mas agora o dia amanhece e é só gritaria! Vc começa conversando, dá opções pra ver se ele escolhe uma, nada. Fala que vai passar na padaria pra comprar alguma coisa, e nada. Fala que ele é bonzinho e obediente e que vai por a roupa direitinho e nada. Fala que o vizinho, o primo, todo mundo já está pronto pra ir pra escola, só ele que não e nada. Então o tempo vai passando, a paciência vai acabando, vc já está atrasada aí começa a gritaria: VC VAI POR A ROUPA AGORA OU VAI FICAR NO PENSAMENTO! Então não tem jeito, a hora já passou e a única alternativa e colocar a roupa na marra, com ele gritando, parecendo que está sendo espancado. Isso TODAS as manhã… Não sei mais o que fazer… Alguma alternativa? Detalhe: Na escola não dá um pingo de trabalho pra trocar, volta pra casa arrumadinho e com cabelo penteado!!

    1. Adriana

      Cristiane, você não está sozinha! Uso todas as táticas listadoa na matéria. Já usei toda a pedagogia do mundo com minha filha de 4 anos e a situação só vem piorando. Ela antes só não aceitava shorts e calças, agora não quer usar mais roupa nenhuma. Só quer ficar de calcinha ou pelada. Nem as roupas de princesa estão salvando. Tem deixado de sair até por isso, até para parquinho. É estressante e desesperador seu filho já acordar gritando porque não quer usar roupa para ir pra escola, ainda mais no inverno.

    2. Cintia

      Cristiane, procure uma terapeuta em intergação sensorial…foi o que fiz….

  14. Andréa

    Nossa gente como identifiquei com as queixas de vocês a Victória não quer sapato, nem meia, nem blusa muito menos calça. Ela só quer roupa de verão o problema é esse frio. Eu não sei o que fazer. E sem falar no monte de besteira que a gente escuta….Tipo você tem que colocar a roupa é melhor do que ficar doente, como se eu não tentasse.

  15. Lorena

    Muito bom saber que nao estou sozinha. Passo por isso há quase dois anos. A minha filha tem 3 agora e odeia qualquer roupa, inclusive calcinha. Calça e short são dificilimos. O menos pior é vestido. Sempre diz que tudo está apertado, mesmo eu comprando numeros maiores. Ja tentei quase todas as dicas acima, as vezes funciona e as vezes nao. Vou tentar a dica do adesivo e a de avisar com antecedencia, porque ainda na usei essas tecnicas. Tem uma que estou usando há uns 15 dias que estava dando bom resultado, mas hj nao funcionou mais…rs Fechar os olhos e contar ate 10 pra que ela vista sozinha, dizendo que nao acredita que ela conseguirá colocar direitinho. Ela acha que é uma brincadeira e veste bem rapido. Depois reclama que está apertado, mas aí eu carrego e enrolo. Boa sorte pra vcs. Espero que passe logo!

  16. Mara

    Ola mamãe. ..essa situação de crianca nao querer uzar roupas e critico….Também tenho uma …que não sei mais o que fazer…todo dia e uma confusão. …e agora pioro..ppr que ate as calcinha ela fala que ta frocha ou apertada…tudo que veste nela ela fala que incomoda…e que nao gosta de coisa quente….ai eu visto na mara ai ela tira …ai comeca aquela confusão. ..siceramente nao sei mais o que fazer esto desespera…ja ate troquei todas as caisinhas…ms nao tem geito…por favor alguém tem alguma ajuda…

  17. Eniana

    Nossa!!! Minha neta está com 4 anos e 8 meses e a situação está crítica!! Ela não quer vestir roupa nenhuma. Alega que espeta e coça!!! Qualquer roupa causa um problema!! Minha filha não sabe o que fazer!! Ela é calma e paciente, mas a filha, está tirando-a do sério, chora compulsivamente muito alto e sempre uma birra danada!! Já tentamos: vestidos de princesas, sapatos de princesas, roupas rosas, mas nada… Mesmo com frio, ela quer ficar descalça e só de calcinha!!! Não sabemos o que fazer… Ajude-nos!!!
    Torço para que essa fase passar rápido!!!

  18. Erica

    Minha filha tem 4 anos não quer vesti vestido ou saia não sei mais o que fazer só que vesti shorte ou calda

  19. Cintia

    tenho uma filha de 9 anos q vem passando por este problema…somente este ano ela se negou a usar meias e calcinhas porque realmente incomoda muito….encontrei uma neuropediatra a qual diagnostico com disfunção sensorial ou transtorno do processamento sensorial….Procurem ajuda medica….

    1. Jorlice

      Olá cintia, Você Já Está fazendo o tratamento com a To? como sua filha está reagindoM

  20. Luciana

    Estou passando por isso também , minha filha tem 4 anos ela não quer por roupa com etiquetas que sejam apertadas não quer blusa de frio só quer por vestidos de princesa , não quer soltar cabelo , não quer por sapatos , tudo é uma briga é pior estou enlouquecendo é muita briga com marido, preciso de ajuda oque faço pelo amor de Desu

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Luciana!
      Vá colocando em prática as dicas do post, com o tempo sua filha pode aceitar melhor.
      Bjss

    2. CINTIA

      No meu caso alguns macetes ajudaram no passado ,mas hoje ela esta com 9 anos e precisou de uma neuropediatra e uma terapeuta em integração sensorial, busque um TO

  21. Márcia

    Minha neta tem 3 anos e não quer vestir nenhuma roupa nem calçado algum, como devo agir ?

    1. Macetes de Mãe

      Muitas crianças são assim, Márcia! Mas vá colocando em prática as dicas desse post. Com o tempo as coisas se ajeitam.
      Bjs

  22. Taciane Melo

    Tô aqui me vendo doida, minha filha só quer vestir vestido (de festa e beeem rodado diga-se de passagem), e se eu tiver usando um vestido, aí pronto, ela não quer usar outra coisa. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER. 😢

Deixe seu comentário