Diferenças entre a primeira e a segunda gestação (para rir)

Ontem, no finalzinho da gestação do Caê, me peguei pensando em como são diferentes as coisas quando a gente espera o primeiro e o segundo filho. E confesso, me peguei rindo sozinho. Ah, na primeira gravidez é tudo mágico, é tudo lindo, a gente tem tempo para cuidar de tudo (mesmo achando que não tem, quando engravidar do segundo filho vai perceber que tinha). Já na segunda, é uma correria, um Deus nos acuda um pega para capar quase que diário. E aí, realmente falta tempo para a gente cuidar nos mínimos detalhes de tudo aquilo que cuidou na primeira experiência.

Esse meu pensamento me fez escrever o post de hoje. Com uma visão irônica, bem humorada, mas também bem real sobre as diferenças na gestação do primeiro e do segundo filho.

para rir - diferencas primeira e segunda gestacao

Photo Credit: phalinn via Compfight cc

O teste de gravidez:

Primeira gestação: a menstruação ainda nem atrasou e a gente já está com a requisição do exame de gravidez em mãos. Ou então, atrasou um dia e a gente já gastou pelo menos uns cinco testes de farmácia.

Segunda gestação: você nem percebe que a menstruação atrasou. Seu seio começa a ficar dolorido e você diz que é a dita que está para chegar. Quando se toca que pode ser uma gravidez, pensa: ah, logo passo na farmácia e faço o exame. E nisso passam-se dias.

O enxoval:

Primeira gestação: você pede lista de enxoval para todas as amigas, faz pesquisas na internet, viaja para fazer o enxoval fora, compra roupas suficiente para vestir, pelo menos, três bebês e tem certeza de que ainda vai faltar coisas.

Segunda gestação: você aproveita o que dá do mais velho, pede doação de amigas, espera todos os parentes e amigos darem os presentes comuns da gravidez (mas que no segundo filho não costumam vir no mesmo volume) e só depois de tudo isso sai para comprar o que faltou. E é bem controlada nas compras. Infinitamente mais controlada que da primeira vez.

Leituras:

Primeira gestação: você pede dicas de livros para ler, pesquisa na internet sugestões de livros, começa a seguir todos os blogs de maternidade que ouve falar, se inscreve para receber newsletters de todos os sites sobre o assunto e lê tudo, tudo, tudo que lhe cai em mãos (ainda sublinha e, quiçá, resume o conteúdo para não esquecer de nada depois).

Segunda gestação: você jura que não vai ler porcaria nenhuma porque nada funcionou com você. Pode, no máximo, seguir acompanhando aquele blog divertido que te conta a realidade dos fatos sem dó nem piedade.

Os exames gestacionais

Primeira gestação: você sabe de cor todos os exames que tem que fazer e em qual período. O médico não precisa nem pedir. Você faz tudo no prazo e se controla para não fazer antes da hora.

Segunda gestação: você faz quase todos os exames com atraso. Isso quando não esquece e toma um puxão de orelha do obstetra.

A alimentação:

Primeira gestação: você procura uma nutricionista, se informa sobre o que pode e não pode comer, sobre o que é indicado e o que é proibido e, na dúvida, não come.

Segunda gestação: você pensa que depois não vai poder comer nada daquilo que tiver vontade, pois dá cólica no bebê, e aí se empanturra de tudo que tem vontade. Também lembra que será a sua última gestação e que é melhor aproveitar agora (afinal, se for para engordar, que seja grávida). E aqueles alimentos que na primeira gestação você nem passava perto, como chocolate e café (Deuzolivre pode acelerar o coração do bebê) ficam no seu cardápio sem muito peso na consciência.

O registro da gestação

Primeira gestação: desde que descobre que está grávida você fotografa tudo. Toda semana tem fotinho para registrar o crescimento da barriga, mesmo que não tenha nem sinal dela até o quinto mês. No final, faz um ensaio fotográfico maravilhoso e manda produzir um álbum lindo de morrer.

Segunda gestação: suas fotos são aquelas tiradas com o celular quando você entra sozinha num elevador com espelho. Deve tirar uma por mês, mais ou menos, não mais que isso, e depois ainda reza para não ter deletado do celular sem querer.

O chá de bebê

Primeira gestação: você faz questão de planejar tudo nos mínimos detalhes e, se levar jeito, ainda produz tudo com suas próprias mãos. Espera ansiosa pelo dia e acha aquilo tudo super divertido. Fotografa cada brincadeira e cada presente divertido e posta tuudddiiinnnnhhhooo no Facebook.

Segunda gestação: você promete que também fará um chá de bebê para o segundo filho, para ele não traumatizar quando souber que o irmão teve e ele não, mas desiste no meio do caminho. Lembra da trabalheira que dá, lembra que não tem tempo nem para respirar, quanto mais para organizar um evento, e aí decide deixar para lá.

PS: que o segundo filho nunca leia esse post.

 

71 comentários

  1. Thatiana Gomes De Paula Silva

    É assim mesmo…. meu filho vai fazer 1 ano mês que vem, e eu sempre falo que vou fazer tudo diferente quando estiver gravida do segundo filho… rsrsrs, por exemplo essa parte de chá de fralda, eu fiz e foram poucas pessoas, nem metade do que eu chamei. e ja decidi q não vou fazer quando tiver gravida do segundo filho…

  2. Camila Gonçalves

    ops! parece minha 1ª gravidez kkkkkkk imagina se tiver o 2º coitado….
    mais agradeço a Deus por ter sido uma grávida super tranquila!

  3. Ariana lamonier

    É exatamente assim… Pensei que fosse só comigo, mas não, né????? mas no final tudo dá certo (pelo menos a gente torce!!!) Bjos

  4. Laiz

    Acho que tive uma gravidez antes da primeira sem saber ahahhah!!! Minha única nóia eram os exames.

  5. Ramonike Lima

    Que alívio! Exatamente o que está acontecendo comigo, pensei até que era a única e já estava me sentindo mal por isso…

  6. Thata

    Hahahaha eu fui uma mãe bem misturada, apesar de ser mãe de primeira viagem eu fiz muita coisa de segunda gestação já.

    Por exemplo no teste de gravidez, eu só percebi que estava grávida depois de muito atraso… e foram dois anos tentando heim rss

    1. Camila Gonçalves

      oi Thata!
      Tb fui bem misturada…
      eu fui me “tocar” ja estava de 10 semanas e meia rsrs
      Um abraço!

  7. Vanessa Guimarães

    É por ai mesmo. Tive duas gestações, mas infelizmente a primeira eu pedir o bebê. Sendo que na primeira gestação estava super hiper ansiosa e queria planejar tudo antes da hora. Como foi um pouco traumático para mim. Resolvi que na segunda deveria ser um pouco mais realista e não ficar antecipando principalmente os exames e planejamento alimentar. Foi um pouco maliável nessa questão. Mas, em se tratando de enxoval, álbum e Chá de bebê, tentei me esforçar ao máximo, para poder realizar um sonho de contentamento gestacional. rsrsrsrsrsrs

  8. claudia

    Oi me desculpa mas não concordo pois quando engravidei do meu 1 filho foi em 2000 e quase não tirava fotos pois era caro pois não era com câmeras digitais ou celular e roupas então a maioria doadas agradeço a todos e em 2007 tive um aborto e de la pra cá não conseguia engravidar até que descobri que tenho problemas de tiroide com 1mês tomando medicação fiquei grávida você deve estar pensando que doida ter outro filho com o 1 com quase 15 anos mas estamos muito felizes e agora sim vou comprar pra ele(a)tudo que eu não pude para o 1 e tirar fotos fica mais fácil por causa do celular Né.

  9. Jorgeanne Garibalde

    Me identifiquei muito e às vezes me sinto culpada de não estar tão empolgada ou dando muita atenção à minha segunda gestação, outra coisa que tem me passado pela cabeça é: será que porque não estou dando tanta atenção à esta gravidez que também não vou dar tanta atenção ao meu segundo filho?!
    Tenho muito medo de ter aquela situação de “o filho preferido” é acabar fazendo um dos filhos infeliz. #medosdemae, #duvidaseinsegurancas

    1. Camila Marzo

      Fique tranquila… Comigo também foi assim. Tenho uma princesa de 4 anos e em dezembro do ano passado ganhei meu príncipe. E durante a gestação dele eu tambem tinha todos esses medos, mal tive tempo de conversar com ele na minha barriga rsrs… Mas depois do nascimento posso te garantir que o amor e o cuidado é exatamente igual, claro que com muito (muito mesmo) menos paranóia, mas é igual! E surge ainda um novo amor, o amor entre os irmãos! É maravilhoso ver o carinho e o amor entre meu dois tesouros! Sem dúvida foi o melhor presente que eu poderia ter dado à minha filha! Bjs e boa sorte!!!

  10. Giovana

    Infelizmente não terei a oportunidade de testar a 2ª gestação… PQ MORRI RINDO DESSE POST!!!!

  11. Re

    Hahaha me identifiquei com tdo!!

  12. Danielle

    hahaha realmente, a gente muda muito da primeira para a segunda, da segunda para terceira então…. Vixe!!!! Só q eu fiz muita coisa de segunda na primeira, fui bem misturada tbém…. me culpo por algumas coisas, mas fazer o que, depois que passa, passou! hehehe o negócio agora é demonstrar todo o amor do mundo por essas pessoinhas lindas da minha vida, minhas três Marias: Maria Clara, Maria Beatriz e Maria Luísa!

  13. Nair

    hahahaha… Rolando de rir aqui! A minha primeira foi igualzinho a sua segunda!! Quero nem ver quando eu tiver o segundo filho… kkkkk.. Aproveitando: parabéns pelo Cae!! Bjuuu!!

  14. Kathe

    Vixe…sou mãe de segunda viagem na primeira UHuHAuHAUHAU a maioria das coisas que fiz na minha gravidez foi de segunda viagem mesmo sendo a primeira gravidez ( e última hehe)
    XD

  15. karina

    KkkkPerfect…estou passando por isso, sentimentos são idênticos!!
    Parabéns pelo Caê!!

  16. Gisele

    Me vi sem tirar nem por heheheh

  17. Daniele

    Muitas coisas foram igualzinhas comigo. Porem outras como o chá de bebê, que, não havia feito do primeiro filho, resolvi fazer para o segundo. Acho que pra conpensar o resto. Rsrs

  18. Soraya

    É exatamente assim, fico feliz por saber que não foi só comigo.kkkk

  19. Mirela

    Adoreiii ja passei por isso e pior depois de 10 anos affi como a gente pira na 1 gestação. Mas pensando bem com uma diferença de 10 anos de cada gestação pirei na segunda também, pois é tanta novidade, tanto medo, tanto amor que acabamos pirando novamente.

  20. Luciana

    Olha, acho que por ter ficado grávida mais cedo, com 21 anos, e não trabalhar, comigo aconteceu ao contrário, minha segunda gestação esta sendo o que deveria ter sido a primeira..rs

  21. josi

    Tão eu rsrsrs mas é assim mesmo o primeiro é de vidro o segundo é de borracha o terceiro é de ferro rsrs

  22. Patricia

    Muito bom! Me identifiquei com quase tudo, principalmente com a parte do teste de gravidez, exames e registro. Mas algumas coisas foram diferentes, acho que pelo fato do primeiro ser menino e a segunda ser menina, rs.

  23. Andrea

    kkkk…. alimentação me identifiquei total!

    Faltou sobre o quartinho, no primeiro tudo lindinho, papel de parede, móveis combinando, bichinhos de pelúcia, no segundo tira as tralhas que estão jogadas no quarto e pega um berço usado da amiga, tá mais que bom… kkkkk

  24. Adileia

    Minha história, igualzinha… principalmente, o início…
    Adorei.

  25. Raquel

    Estou na minha primeira gravidez e não acho que estou bem blasê, imagina na segunda. Acho que vai de cada pessoa. Não encano com nada, sou super tranquila!

  26. Claudineia

    Ótimo texto.

    Por enquanto tenho somente o Pedro Henrique, fiz exatamente tudo que esta no texto e um pouco a mais, comprei tanta roupinha que dei muitas sem ao menos ter usado, teste de farmácia fiz 5 e mais um de sangue para te certeza, preparei tudo nos minimos detalhes o quarto dele, o chá fotos tenha tantas que fica dificil até escolher, recebo até hoje dicas de vários sites de bebes (ele esta com 2 anos e 9 meses), curti muito minha gravidez, espero curti a segunda mas já sei que não será igual.

  27. Edjane

    Shirley, é assim mesmo. E qdo o segundo bebê nasce as fotos do bichinho sao, no máximo, as de celular, pq não dá pra pegar a máquina. Rsrsrs digo por experiência.
    Edjane Oliveirq

  28. Mari

    Pra mim a primeira gravidez já foi a segunda…rs
    Não li nada especifico, só usei os sites pra tirar dúvidas com relação a alguns alimentos q eu queria consumir e não sabia se faria bem ou mal ao meu bebê.
    Acho q isso se deve ao fato da minha mãe ser enfermeira e ter trabalhado com uma médica obstetra e eu já sabia o q estava por vir.
    Sem querer , mas acho q esses livros sobre a maternidade são super estimados, as mães viajam mt na maionese e quando tiverem os filhos verão q na maioria dos casos o q o livro ensina é de pouca ajuda.

  29. Marina Amâncio

    me identifiquei total! Rsrs

  30. Vane Ocampo

    Meu deus, descreveu direitinhu minha 1° e minha 2° gestaçao kkkk, somos tao cuidadosas na primeira e tao “despreocupadas” na segunda hehe, adorei esse post….show.

  31. Dalilla

    Hahahaha
    E bem assim mesmo! No chá de fraldas da minha segunda filha esqueci até de tirar fotos.

  32. Kátia

    Na primeira gravidez vc não carrega peso e faz drenagem toda semana!!
    Na segunda, vc tem q carregar o primeiro filho (no meu caso uma gatinha de 1a8m) e fazer drenagem é puro luxo! Mal da tempo de trabalhar e cuidar da primeira! Rs

  33. Sheila

    Meu deus!!! Se minha primeira gestação ja foi a descrição da sua segunda…. Coitadinho do meu segundo filho!!!
    Isso q vc nem falou do quarto do bebe!!! Pq minha filha tem 2 anos e ainda nao coloquei decoração nas paredes!!!!!

  34. Marjorie

    Amei…ja me vi na segunda gestação com tudo atrasado (ja atrasei na primeira kkk)…e mais esquecida do que nunca…beijos enormes super mãe♡♥♡

  35. Débora Seta

    Hahahaha, muito bom! Não vou ter a segunda gestação, pq na primeira já vieram duas =) Mas imagino que poderia ser um pouco pior pra mim, quem tem gemeos em casa sabe bem do que estou falando rsss…

  36. Danielle

    Hehehe, que maneiro! Estou na terceira gestação e é assim mesmo. Faltam 3 meses para minha terceira mocinha nascer e ainda não comprei o berço nem carrinho. E o melhor, estou tão tranquila porque sei que dá tudo certo. Abraços.

  37. Eidy

    Meninas é tão bom ler que muitas de vcs esta enfrentando a 1ª gestação como se fosse a 2ª rsrs, eu estou muito tranquila também, tiro algumas mês nem tantas fotos, estou no 5º mês e nada de fazer enxoval rsrs, mas no final da tudo certo kkk, boa sorte a todas nós, que sejamos boas mãe práticas e felizes !!!!

  38. Gisele

    Que Maldadeee!!!
    Encarei de boa a primeira gravidez…….mas confesso que na segunda estava beeem mais ligth….rsrs

  39. Fe

    Saudades do grupo!!!!

    o que aconteceu na sua segunda gravidez foi oq aconteceu na minha primeira, rsrsrs

    Beijoos

  40. Jôsy Alencar

    Já meu caso é o contrario… Tive minha primeira filha a 9 anos, eu era muito nova e mãe solteira… Logo nao me empolguei muito e quase nao fiz nada… Já desse é tudo diferente e faço questão de fazer tudo que não fiz da primeira gestação, e com a ajuda da minha, que já esta uma mocinha e esta adorando!

  41. angelica

    Perfeito ,exatamente isto mas so que estou na terceira gestacao imagina so!!!!agora vamos parar por aki kkkk

  42. danyele

    Super me identifiquei. A segunda nem quarto fiz, ja levei direto pro meu quarto! A única diferença é que comprei muita roupa por ser menina e ter muita variedade.

  43. kassiane

    Boa tarde,
    Comigo aconteceu totalmente ao contrário rs como o primeiro nao foi planejado foi tudo na correria o segundo ja foi planejado e fiquei 4 anos tentando e gastando todo mes com teste de gravidez.
    Falar a verdade todos os medos que nao tive do primeiro tenho agora com o segundo rsrs me sinto mãe de primeira viagem kkkkk

  44. Emile

    A parte do café foi ótima! ! Deusolivre

  45. Tatiana

    Débora….. Eu tb tenho gêmeas…. Mas a diferença é que eu já tinha uma quando engravidei das gêmeas…. Na primeira gestação fiz tudoooo….. E teria feito de novo na segunda, mas por serem duas fiquei sete meses na cama…. Até hj procuro fazer para as gêmeas tudo o que fiz para a maior.

  46. Fabiana Dourado

    Adorei!!!! Se quisesse escrever minha experiência com as duas gestações seria exatamente assim kkkk! Adorei a parte da alimentacao! Como sempre seus posts arrasam! bjs

    1. Macetes de Mãe

      Olá Fabiana!
      Obrigada pelo carinho :)
      Bjs

  47. Daiane

    Achei uma delícia esse texto!!! Meu bebê está com 1 ano e 8 meses e estou há um mês de ganhar meu terceiro a Valentina. Comentei que ela vai nascer cansada já de tanta correria e ainda estou de mudança. Nem a mala dela esta pronta ainda. ..bjoo

    1. Macetes de Mãe

      Que bom que gostou Daiane!
      Bjs

  48. Amanda Gusmão

    E o melhor é que quando nasce o segundo, o cotidiano fica com essa menor carga de excesso de preocupação!! Kkkk

  49. Ana Paula

    Adorei!!! Tive meu primeiro filho há 3 meses e confesso que foi exatamente como você descreveu hahaha. Fiz absolutamente tudo, não deixei passar nadinha, toda aquela ansiedade…….. Mas realmente imagino que, se eu tiver um segundo filho, não terei tempo de fazer tudo igual….
    Adoro o blog! Bjos

  50. Tanara

    Kkkkk… Adorei!!! Fui uma grávida desencanada e não tenho planos de encarar uma segunda gravidez, mas me identifiquei em muitas coisas que vc descreveu!! Parabéns pelo texto!!

    1. Macetes de Mãe

      Obrigada!! Bjs

  51. ANDREIA ORSO

    Olá, estou lendo teu post e dando risadas!!! Estou no fim da segunda gestação, com idades parecidas com as dos teus filhos e o que vc escreve é fato!!! Imagina que esqueci até a consulta com o obstetra!! Mas prometi que vou tirar uma foto por mês da bebê como fiz com o Artur e, a muito custo, estou indo fazer as fotos da 2ª gestação com meu pequeno junto!!!
    Mas é fato!!!!
    Abraços

  52. Iolanda

    confesso que fiz tudo nas duas…mas é bem por ai mesmo…na segunda ficamos muito cansadas por ter uma criança e uma barriga…bjs

  53. Márcia Piovesan

    hahahaha…muito bom!
    Tenho gêmeos de 4 anos e agora tô de 6 meses esperando minha Helena e é bem desse jeito mesmo, principalmente sobre o enxoval, a alimentação e o chá de bebê….hahahaha

  54. Renata Archilha

    Gente!!! Tudo verdade, vc descreveu com perfeição a minha primeira e a segunda gestação! Muito legal, gostei!

  55. Érica

    tenho só uma filha, mas já imagino que minha segunda gestação vai ser bem por aí mesmo rs

  56. Patricia

    Perfeito!!! Me identifiquei RS! !

  57. Fabiola

    Muito legal seu blog! Tenho um filho de 3 anos e estou grávida de 5 meses de uma menina…É exatamente assim rs….segunda gravidez a gente só pensa na praticidade…às vezes bate até um pouquinho de culpa! mas não tem jeito, é tudo diferente mesmo…e mais corrido!!! Bjs

  58. Karin

    Estou na segunda gestação, ri muito. A única diferença é que não fiz chá de bebê na primeira gestação e querem me obrigar a fazer agora…aff!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  59. Cristhianne Campos

    Nossa, meu 2. Bebê está sendo tão desejado como a 1. Antes de atrasar menstruação já estava fazendo teste de farmácia…. Coisas assim. A empolgação, ansiedade, controle de algumas coisas e enjôo continuam os mesmos. Só que agora tenho uma pequena de 5 anos empolgada junto comigo e com meu maridão! Amei o post! Bjussss

  60. Neiva

    Valha! Comigo foi exatamente o contrário…rsrs na primeira gestação eu era jovem e inconsequente. Só descobri que estava grávida no terceiro mês, conia tudo o que podia e queria (e não engordei nadinha!). Ia praa consultas quase à força… Na segunda gestação (foi planejada) me cuideu desde antes: já era nais madura, pesquisava tuuuuudo na internet, fiz até exames extras (que foram analisados no exterior…) gastei muito com o enxoval, pois saviavque não teria outra oportunidade pra curtir esse momento… Será que eu sou normal?! Rsrs

  61. thayse

    Entao sou a excecao. Fiz da segunda como se fosse a primeira.

  62. Tatiane Macedo

    Estou na minha segunda gestação e tudo o que foi escrito neste post caiu como uma luva pra mim, eu fiz de tudo quando estava na minha primeira gestação e agora com o segundo filho a caminho estou reaproveitando algumas roupas do primeiro filho, não li e acho que não vou ler nada sobre gravidez,não tenho tempo pra nada e acho que chá de bebê não vou fazer porque com o dinheiro que vou gastar organizando a festinha eu vou comprar todo o enxoval rsrsrsrs

  63. Indiara Garcez

    Kkkkkk Concordo com tudo, baseado em gravidez dr amigas. Mas CMG, a segunda ta sendo com intensidade de primeira. Alem de ter 11 anos de intervalo, esse BB vem em outra fase da minha vida.

  64. Lais

    Adoreii

  65. Viviane

    Hahahahahaha!!!
    Rindo alto!!! É bem assim! Pensei que era só comigo que acontecia assim…minha primeira gravidez comprei muito, descontrolada, o guri nem usou tudo, porque nasceu grandao e tudo que era de RN passei pra frente sem uso! Muitas roupinhas nem foram usadas. Fazia todos os exames na hora certa e uma eco por mës. Fraldas sobraram, principalmente RN (eu achava tudo que era RN lindo hahahaha), o berco, a comoda, tudo lindo e combinando, carissimooo, carrinho era carrinho, berco, moises, quase uma nave kkkkkkkkkkk, o cha de fralda so teve presente repetido, porque eu ja tinha comprado tudo antes do tal cha. Me pintaram toda e ainda me levaram vendada pro shopping kkkkkk (que mico!!!)… depois ele nasceu e comia so coisinha de bebe, papinha pronta, mucilom e tal e coisa…cha da vovo nem pensar. Nao deixava nem ele chorar e ja estava no colinho…

    AIIIII passou uns tempos e veio a segunda gravidez. Coitadinha da minha filha! Percebi a gravidez ja estava com 16 semanas, fiz o exame de sangue e nao acreditando fui confirmar na eco e ja fiquei sabendo ate o sexo naquele dia!! Nao tinha barriga e nao engordei nada (foram so 12kg no final das contas, enquanto que na primeira foram 25kg!!!!). Nao comprei NADA, nem uma meia ate chegar nos 8 meses… quando fiz um cha so pra familia e era proibido pintar, escabelar ou reduzir as roupas, nem mostrei a barriga. Ganhei ali o basico, comprei o que faltou 2 semanas antes dela nascer, lembro que fui pro centro com os pes inchados e na primeira loja que entrei comprei o que faltou e fui embora contente porque consegui um bom desconto. O berco foi o mais comum e barato, o carrinho de passeio, porque pra dormir ja tinha o berco e chiqueirinho e cadeira de papa reutilizado do manao!!! EEEEEE!!!! brinquedinhos…bem pouquinho, afinal, ela so ia brincar mesmo la pelos 4 ou 5 meses com aqueles mordedores carissimos kkkkkkkkkk

    Ser mae e maravilhoso!!
    E eh cada loucura, que ate Deus duvida!!!

    Bjs

    1. Shirley Hilgert

      Ahahahaha! Adorei seu relato. Tamo junta, amiga! kkk!

Deixe seu comentário