Quarto de menino e menina – dicas para decoração de quarto compartilhado

Olá mamães, hoje tem mais uma edição da coluna Decoração e Arquitetura, escrita pela arquiteta Michelle Mariotto. E hoje a Michelle fará um post abordando um assunto que há muito tempo as leitoras pedem para ver abordado aqui no blog: decoração de quarto compartilhado, de menino e menina. Eu adorei as dicas, sugestões, ideias e inspirações da Michelle. E tenho certeza que vocês também vão amar.

Boa leitura!

quarto compartilhado menino e menina

 

Quarto de menino e menina – dicas para decoração de quarto compartilhado

Por Michelle Mariotto

Hello, mamães! Esse post foi montado atendendo a muitos pedidos. Espero que curtam e que seja útil.

Um menino, uma menina e um quarto a ser compartilhado. Essa é a realidade de muitas famílias por aí. Seja por questões:

  • físicas, quando a casa tem apenas um quarto para ambos os irmãos;
  • culturais, quando os pais querem que os pequenos tenham a vivência de dividir o espaço – e tem coisa mais gostosa quando se é criança?;
  • ou mesmo práticas, quando se tem um cômodo grande e se deseja a facilidade de colocar os filhos para dormir ao mesmo tempo, por exemplo.

Cada família tem lá os seus motivos, mas fato é que paira uma enorme dúvida na hora de montar e decorar um quarto para ser utilizado por irmãos de gêneros diferentes.

Acho que, no fundo, a gente costuma complicar o que é profundamente simples. Ao final do post, digam se concordam comigo, ok?

São três os possíveis caminhos a seguir. Dois deles eu, particularmente, considero esteticamente mais bonitos e mais simples de executar. O terceiro é mais difícil e mais polêmico. Se não for feito com muita cautela, pode dar muito errado. Mas vamos por partes.

Para as duas primeiras situações, partindo do princípio de que menos é mais (sempre!), o primeiro passo é trabalhar com bases neutras. Pisos e paredes em cores discretas e unissex – branco, bege, cinza e tons madeirados cumprem perfeitamente a função.

A primeira possibilidade é manter a neutralidade no quarto todo. Para isso, é preciso escolher cores que atendam ambos os sexos e não “pendam” para um lado ou outro. Verde, laranja, turquesa, amarelo e preto são opções bacanas para fugir dos neutros e clarinhos.

02

03

04

05

06

07

08

09

A segunda alternativa é manter a neutralidade geral do ambiente e buscar elementos com cores marcantes para cada irmão, como personalizar as roupas de cama, compor móveis de cores complementares, buscar uma cabeceira de cores e desenho mais femininos em contraponto com uma peça mais reta e neutra caracterizando a masculina ou optar por cores diferentes nas próprias camas, como é mostrado nas fotos abaixo.

 

18

19

20

10

11

12

13

14

15

16

A terceira situação é a mais polêmica delas. Seguir por esse caminho é delicado, pois é muito fácil errar a mão e resultar num quarto “pesado”, com muita informação. Mas quando dá certo, pode-se, praticamente, ter dois quartos em um. Aqui, elege-se e personaliza-se totalmente um lado do quarto para cada irmão. É essencial escolher móveis iguais e a mesma linguagem para o décor, apesar de as cores serem distintas. Vamos ver?

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

No final das contas, o mais importante é que os irmãos possam ter um quarto confortável, onde eles possam brincar, curtir a companhia um do outro e compreender suas semelhanças e diferenças.

E viva a fraternidade!

31

32

Fotos: Reprodução

Colunistas MdM- Michelle  -  decoracao 03.12

 

10 comentários

  1. tata

    Sempre tive dificuldade em decidir como fazer uma decoração de quarto compartilhado de meninos e meninas. Esse post me ajudou muuito!!! Obrigadaa!

  2. Aldrieli

    Oi! Quartinhos lindos! Aquela ilustração na parede com duas crianças em um aviazinho de papel e castelinhos em blocos é uma pintura ou são adesivos? Onde será que encontro desenhos lindos como este?

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Adrieli!
      Acredito que são pintura :) Você pode procurar algum profissional que faça. Mas também existem diversas lojas que vendem adesivos super bacanas.
      Bjs

  3. camila

    perfeito, só que todo quarto tem guarda roupas e na maioria das vezes so é mostrando a parte em que fica as camas.

  4. Mônica

    Adorei a ideia da placa de madeira com as “definições” de irmão e irmã!!!! top

  5. camila

    Lindo

  6. Rosianne Peres

    Perfeito

  7. Carolina

    Gostaria de saber onde posso encontrar os quadrinhos com as definições de Sister e Brother. Obrigada!

    1. Oi, Carolina,

      esses da foto não sei dizer de onde são. Mas acredito que uma boa marcenaria possa reproduzi-los.

Comentários fechado.