Dicas da semana – Como cuidar de um recém nascido (Dicas 5 a 9)

Como eu já informei no primeiro post da série Dicas da Semana, estou compartilhando no Facebook do MdM dicas e macetes que eu estou colocando em prática aqui em casa, nos cuidados com o Caê. E para essas dicas não se perderem, optei por compartilhá-las aqui no blog também.

Na semana passada eu compartilhei as dicas de 1 a 4 e hoje é a vez de passar para vocês as dicas 5 a 9. Espero que curtam. São sugestões bem simples de se colocar em prática, mas que funcionam super bem e nos ajudam bastante.

Dica 5: muitas mães não gostam de praticar a livre demanda com seus bebês porque acham que aí eles não terão rotina e rotina é importante para eles. Eu faço livre demanda e, mesmo assim, temos uma rotina por aqui. Claro que a rotina das mamadas não é perfeita, que os horários variam um pouco, justamente por ser livre demanda, mas aí eu crio a rotina estipulando horários para as demais atividades do bebê, como: banhos, passeios, sonecas, etc… A rotina pode ser feita sim, desde que algumas atividades sejam “fixas” e aconteçam mais ou menos no mesmo horário do dia.

Dica 6: Muitas vezes, o bebê dorme no colo e aí, ao ser colocado no berço, ele desperta. A dica é não colocá-lo imediatamente após ele pegar no sono, mas esperar de 5 a 10 minutos. Nesse tempo, ele entra num sono mais pesado e aí não desperta tão fácil.

Dica 7:  Uma coisa que ajuda na hora de colocar os bebês para dormir é deixar ao fundo o som de um secador de cabelo, de uma torneira aberta ou até da máquina de lavar funcionando. Mas é claro que você não precisa efetivamente ligar esses aparelhos ou gastar água. Há diversos aplicativos que simulam esses sons e são uma “mão na roda”. Aqui em casa, faz o maior sucesso o som de água da torneira e eu uso o app Sleep Baby que tem esse e diversos outros sons.

foto app

Dica 8: Um macete infalível para ajudar o bebê a dormir, ainda mais quando ele é bem pequeno, é fazer um “ninho” no berço e colocá-lo dentro. Esse “ninho” você monta usando duas toalhas de banho enroladas, posicionadas no formato de meia “C”, uma voltada para a outra, e depois cobrindo com um cueiro ou mantinha leve. Feito isso, é só colocar o bebê dentro na hora de dormir. Ele se sentirá protegido e vai relaxar e dormir mais fácil (bebês, como ficaram apertadinhos por meses dentro do útero, não curtem muito espaço e nem ficarem “soltos”). Para mais informações, veja esse post que mostra detalhadamente como montar o ninho.

ninho

>>> Confira aqui o passo a passo para montar o famoso “Ninho”:

Dica 9: Som de shhhhh para o bebê acalmar. Vocês já tentaram fazer um som de shhhhhhhh bem perto do ouvidinho do bebê quando ele está irritado? Ou quando está com dificuldades para pegar no sono? Essa técnica é infalível para muitos bebês e como é algo que é fácil de se colocar em prática, não custa nada tentar. Se eu fosse vocês, experimentaria. Com o Leo sempre funciou, agora com o Caê está fazendo sucesso também. Para entender melhor como funciona a “Técnica do Shhhhh”, clique aqui e leia esse post que eu já publiquei aqui no blog. Ou, se preferir, assista ao vídeo abaixo.

>>> Saiba mais sobre os 3 primeiros meses de vida do bebê:

2 comentários

  1. Thata Tagarela

    Usei demais esse dos barulhos! Usava um programa de white noise que esqueci o nome (Eric já tem 1 ano em eio né). Essa do ninho, sabe como eu fazia? Eu colocava a almofada de amamentação (que é um U) e aconchegava ele no meio. Dava certo demais!

    Excelentes dicas. Vou mostrar para uma amiga minha que vai ter filho em 1 mês!

    Bjs

  2. Wanessa

    Já tentou o som do útero que tem no YouTube pro meu Henrique super funcionou, e daí não precisei ficar falando xiiiiii muito tempo, ele logo dorme.

Deixe seu comentário