Dicas da semana – como cuidar de um RN (Dica 1 a 4)

Todos os dias, tenho postado no Facebook dicas que estou colocando em prática nesses primeiros dias com o Caê em casa. Compartilho sempre macetes que eu coloquei em prática e deram certo e agora vou, também, compartilhá-los aqui no blog, para quem quiser acompanhar (e para deixar registrado, pois lá no Facebook as coisas se perdem).

São dicas bem bacanas, práticas e super úteis. Todas testadas e aprovadas. Espero que curtam.

Photo Credit: conrad.matt via Compfight cc

Photo Credit: conrad.matt via Compfight cc

Dicas para cuidar de um recém nascido

Dica 1: se o seu bebê estiver resmungando bastante enquanto mama e “brigando” com o peito, a dica é colocá-lo para arrotar. Muitas vezes, por ter engolido muito ar ele sente desconforto e o arroto irá resolver o problema. Confira dica de uma posição ótima para o bebê arrotar.

Dica 2: Colo é o melhor remédio para cólica. Se o bebê estiver no “charutinho” ou no wrapsling, melhor ainda. Assim, eles relaxam e sofrem menos com as dores. Veja na imagem abaixo como é que se faz o charutinho. E para mais dicas de como lidar com a cólica do bebê, clique aqui.

Captura de tela 2015-03-05 13.41.39

Veja em detalhes a técnica do charutinho:

Dica 3: Muitos bebês dormem no colo e, ao serem colocados no berço, acordam, pois estranham o “ambiente”, sentem-se soltos. O macete é, ao colocar o bebê no berço e permanecer um tempo com o seu corpo sobre o dele. Ou seja, posicionar o bebê deitado e não “soltá-lo” logo lá. Ficar um tempo com seu peito sobre o corpinho dele e, depois, ir tirando aos poucos os seus braços de baixo do pequeno. Assim que tirar os braços, posicionar as suas mãos sobre os bracinhos e perninhas com “leveza”, sem pressionar, só para o bebê continuar sentindo o toque e também, se ele fizer algum movimento involuntário com esses membros, não acordar por conta disso (sua mão irá evitar que ele se movimente bruscamente). Isso só precisa durar alguns segundos e ajuda bastante. Eu descobri essa técnica na prática e tem funcionado. Ah! E a outra dica é deixar um som tocando próximo ao bebê. Pode ser som de útero, torneira, secador de cabelo. Tem diversos aplicativos para celular que simulam esses barulhos e são ótimos para o bebê relaxar e abafar os sons da casa (portas batendo, gritos do irmão, etc…). 

Dica 4: Próximo de 30 dias de vida o bebê já consegue focalizar o olhar e acompanhar, com os olhos, objetos e pessoas que se movem próximo a ele. Por isso, a dica é conversar bastante com o bebê, olho no olho, e também cantar e fazer caretas divertidas enquanto se move frente ao seu rosto. Para ele é divertido, é um momento prazeroso (contato direto com a mãe/pai) e ainda ajuda no seu desenvolvimento. Para mais dicas de “atividades” que podem ser feitas com bebês de um mês, clique aqui.

Saiba mais sobre os primeiros meses de vida do bebê:

 

3 comentários

  1. Daniele

    Eu sofri muito nos primeiros meses com meu filho, hoje com 6 anos. No começo acontecia tudo o que você relatou, ele dormia no colo eu colocava no berço e ele acordava, as cólicas foram constantes até os 3 meses, foram noites e mais noites sem dormir…por isso as dicas apresentadas são ótimas para as mamães de primeira viagem…

  2. Danielly

    Obrigada Shirley pelas dicas. Se puder continuar postando aqui vai ser ótimo, pois não acessar o face.
    Adorei as dicas. Abraços.

  3. Daiane Chiesa

    Fantástica a dica para o bebê arrotar!!! Testei aqui em casa e deu super certo!!! Muiiiito obrigada e parabéns pela iniciativa de passar as dicas!!!

Deixe seu comentário