Qual a posição mais segura para o bebê dormir

Quando o Leo nasceu, eu fiquei neurótica com essa história dele ter que dormir de barriga para cima. Tudo que eu tinha lido e ouvido dizia que o bebê deve dormir de barriga para cima, já que, em outra posição, correria mais riscos de sofrer morte súbita.

Só que aí passei a ouvir também relatos de mães que moravam em outros países e elas falavam que lá a posição indicada era outra – quase sempre de lado. Ou então, o relato de avós, de mães que foram mãe em outra época, também dizendo que a posição mais segura no tempo delas não era essa de hoje.

qual a posicao mais segura para o bebe dormir

Photo Credit: Philippe Put via Compfight cc

Ou seja, cada uma estava dizendo uma coisa e o que, afinal, era o certo? Qual é, definitivamente, a melhor posição para o bebê dormir?

Confesso que bem que eu tentei, mas unanimidade mesmo não há nesse quesito. Alguns pediatras ainda preferem que o bebê durma de lado e estas recomendações mudam de tempos em tempos mesmo, conforme os avanços da ciência e da medicina, por isso que é bom ouvir as nossas tias, mães e avós, “pero no mucho”. O que é certo mesmo é que a posição de bruços está vetada.

Isso quer dizer que você pode ter um pediatra que diga que seu bebê pode dormir de lado, mas a maioria das informações que encontrei diz que, sim, o melhor é que ele fique de barriga pra cima.

É esta a recomendação da Academia Americana de Pediatria, de hospitais-maternidade como o Albert Einstein, em São Paulo, e o que está escrito também no site do Dr. Drauzio Varella, uma fonte bastante confiável.

Toda essa questão sobre a posição de dormir está ligada a um problema chamado Síndrome da Morte Súbita Infantil. É quando os bebês de até um ano – mas mais comumente até os quatro meses – morrem dormindo, sem causa aparente. É de cortar o coração pensar nisso, mas é um problema que mata entre 5 a 10 bebês a cada 10 mil crianças só no Brasil.

Pode parecer pouco, mas a dor dessas famílias é inimaginável, ainda mais por ser algo que a medicina ainda não conseguiu explicar totalmente. Acontece com bebês saudáveis e, mesmo depois dos exames de autópsia, os médicos não conseguem encontrar qualquer causa que explique essas mortes meio que misteriosas.

Analisando muitos casos pelo mundo ao longo de muito tempo, porém, descobriu-se que os riscos de isso ocorrer diminuem em 50% quando os bebês dormem de barriga pra cima. O medo das mães de quando nessa posição o filho engasgar com um vômito ou regurgitar e não conseguir respirar são mínimos, já que a cabecinha dos bebês tende a virar para o lado, evitando que isso ocorra. Além disso, se ele engasgar, provavelmente irá tossir ou chorar, você irá ouvir e terá tempo de acudi-lo.

Já virado de lado ele pode mais facilmente se movimentar para ficar de bruços e aí sim estão os perigos: ele se sufocar com o rosto no colchão, ele respirar constantemente o gás carbônico que ele próprio expirou e ficar sem oxigênio e a temperatura na região do rosto aumentar muito, todas situações que poderiam se agravar de maneira silenciosa e só percebidas tarde demais. Para que arriscar, não é mesmo? Deixe para treinar o equilíbrio e fixação do pescocinho colocando-o de bruços quando ele estiver acordado e você por perto.

Outro cuidado que se deve tomar é com o que está dentro do berço. Prenda bem lençóis e cobertor e evite deixar bichos de pelúcia ou um monte de cacarecos dentro quando o bebê estiver dormindo. Eles podem cair em cima do bebê, que ainda não consegue afastá-los. Os especialistas também alertam para o perigo do bebê dormir na cama dos pais. Com mais travesseiros, lençóis e pessoas, aumenta também o perigo de algo bloquear a respiração da criança.

Por fim, duas dicas sobre os cobertores. Não exagere nas roupinhas, passar calor é um risco para a ocorrência de problemas durante o sono. E deite seu bebê com os braços para fora do cobertor, de preferência com os pezinhos dele encostando nos pés do berço. Isso ajuda a evitar que ele escorregue para dentro do tecido e fique sem ar por lá.

>>> Confira o passo a passo para fazer a Técnica do Ninho que ajuda o bebê a dormir melhor:

 

19 comentários

  1. Stephannie

    Apesar da recomendação ser a de dormir de barriga para cima, comigo não funcionou. A minha filha vomitou e quase… ui! Prefiro nem falar. Ela estava de barriga pra cima e não fez nenhum barulho. E ao contrário do que se diz, ela não virou a cabecinha quando vomitou. Eu a encontrei apenas se debatendo em silêncio… :'(
    Bom, hoje ela está bem e só dorme de lado. Coloco dois rolos, um na frente e outro atrás e prendo bem ela pra não virar. E oro muito pra Deus protegê-la !

  2. Tatiane

    Oi Shirley! A morte súbita aconteceu com o filho de uma amiga minha que tinha 4 meses e dormia de bruço. Foi MUITO triste e doloroso. Como minha filha nasceu logo depois e eu estava traumatizada com o ocorrido, vigiei bastante para sempre colocar ela de barriga para cima.

    1. Ellen

      Desculpe pela curiosidade.
      Meu bebe só consegue dormir de brucos e vi seu post sobre a morte da filha de sua amiga.
      De fato o causador da morte do bb foi dormir de bruco?

  3. Bia

    Estou com a Stephannie!
    A primeira dormida dele, de barriga para cima, ele engasgou e fiquei desesperada!
    Colocar ele de lado? Impossivel, ele nunca ficou! Ele não dormia, ficava sempre desconfortável.
    Como ele conseguiu ter a sustentação da cabecinha logo nos primeiros dias, ele dormia de bruço… E era a posição que ele dormia melhor!!

  4. Elisa

    De barriga para cima meu filho nunca dormiu. Era de lado com rolinho nas costas e depois ele mesmo comecou a virar de barriga para baixo. Como ele já rolava e se sustentava muito bem eu deixei com o amém da pediatra.
    Moro fora e aqui a recomendacao é de o bebê dormir até o 1o aniversário no quarto dos pais. Coloquei o meu filho no quartinho com uns 7 meses morta de medo!
    Muito importante isso de nao sufocar e suparaquecer a crianca seja com coberta

  5. Wagner

    Isso é muito esclarecedor, mas parece que não funciona em todos os bebês, mas cada caso é um caso e que DEUS abençoe esses anjos!!!

  6. joao

    Sou pai de primeira viagem e estou aprendendo bastante com o site, já li alguns artigos e pretendo por alguns na prática logo logo. Mas já vou tirar os cacarecos que ficam no berço dele, ajuda em alguns momentos mas é melhor previnir doq remediar.

  7. Elci

    Oee coloquei meu filho Caio Henrique dormir no berço dele com 30 dias, só deixo ele de lado e vigio sempre, sempre.

  8. Aline

    Olá,minha princesinha Alice,só dorme de lado…
    Cuido muito,vigio muito,sou mãe de primeira viagem,e a gente fica toda preocupada kkk,de barriga pra cima ela fica desconfortavel e pra falar a vdd,não confio muito nessa de barriga pra cima..
    Mas Deus proteja nossos anjos ☝👼🙏

  9. geisa

    Meu Daniel só dorme de barriga para baixo. No início dormia de lado e de barriga para cima normalmente mas então começou a simplesmente não dormir durante o dia. Era um sufoco: colocava no berço e pronto ! acordava na hora, até que um dia minha cunhada colocou ele de barriga para baixo e tcharannnnn…. ele dormiu e dormiu muito! além disso melhorou muito o problema das “golfadas” que sempre o acordavam subitamente. Desde então só dorme assim. Durante o dia sempre estou monitorando mas a noite confesso que fico preocupada! No final das contas, embora desejemos proteger totalmente nossos filhos só Deus pode fazê-lo e claro, Ele o faz muito melhor do que nós!

  10. Day

    Não fazia ideia desses perigos quando ganhei o Adam. Sempre coloquei ele de lado porque me mãe dizia ser melhor. Mas ele sempre assustava e acordava fácil. Um dia o deixei de lado e quando fui ver ele estava de bruço, dormiu super bem e hoje é assim que dorme a maior parte do tempo. Só dorme de barriga pra cima quando está no bebê conforto mesmo.

  11. Ellen

    Fiquei preocupada, meu bb só consegue dormir de bruco

  12. Keliane

    Fiquei preocupada meu bb só dormi de bruços pq de lado ou barriga pra cima ele não dormi nada

  13. dremmller mighel de oliveira

    Olá bom dia. Sou Mighel.tenho uma filha RN Ana Clara de 13 dias. E ela já chegou a ficar das 23:00 as 07:00 acordada. E não sabíamos oque fazer. Já tinha mamado. Trocado a fralda . E estava morrendo de Sono.e não dormia. Ai uma amiga minha chegou a comentar que a filha dela dormia de barriga pra baixo. Ai tentei . E realmente ela dormiu. Mais após ler esse post. Acordei ela é coloquei d lado no rolinho ela não fica. Chorou muito e confiável deixar ela de barriga pra baixo.Ela se sentiu bem.

    1. Ana Palhaci

      Olá! Minha filha tem 6 meses e dorme de bruços desde quando nasceu. Comentei com o pediatra e a única recomendação que ele me deu, foi a de deixar o lençol sempre bem esticado. Outro ponto é esperar no mínimo 30 min depois da mamada para colocar no berço, assim diminui o risco de regurgitação.

  14. rubia

    oi meu BB tem 2 nesses ele se assusta de mais quando colo para dormi de barriguinha para sima e de lado ele não fica, é de bruxo ele dorme tranquilamente.
    deus protege meu BB para que nada aconteça com ele.

  15. Nayene

    Olá me u nome e Nayene, sou mãe de primeira viagem,o Kalebe dorme de lado e se assusta muito ai começei a por ele pra dormir de barriga pra cima e ele dorme tranquilamente a noite toda, houve dizer q realmente de bruços não faz bem ao BB, Deus cuida, mais devemos fazer nossa parte.

  16. Debora

    Olá minha filha Anna Clara engasgo dormindo de lado e foi um susto que nunca mais queremos passar. Foi assustador. Estou testando de barriga pra cima e parece que ela está mais tranquila. Também inclinei o colchão do berco. Que Deus proteja nossos bebês

  17. Lorisa franco

    Pois é meus bebês criei todos dormindo comigo no meu braço e nunca tive problemas, nunca passei uma hora sequer sem dormir ,amamentava sem sequer me levantar e se criaram todos fortes e saudáveis e por sinal não foram poucos hehehe só cinco

Deixe seu comentário