Queda de cabelo no pós-parto

Sempre fui uma pessoa que teve uma implicância ímpar com o próprio cabelo. Meu cabelo é fininho, lisinho e tenho pouco. Por mais que tenha gente que ame, eu detesto. Gosto de cabelo cheio, ondulado, juba de leão, sabe? E aí, realizei esse sonho nas minhas duas gestações. Hahaha!

Grávida do Leo e grávida do Caê fiquei com o cabelo lindo! Meu cabelo parou de cair (então ficou bem mais cheio), ficou mais forte e bem mais brilhante. E aí, claro que sonhei manter esse cabelo para sempre, mas logo depois do parto do Leo, uns 3 ou 4 meses depois, mais ou menos, ele começou a cair. Cair não, despencar, a ponto de eu olhar para o chão, para o travesseiro e para a escova de cabelo e ter a impressão de que iria ficar careca.

Photo Credit: rachel a. k. via Compfight cc

Photo Credit: rachel a. k. via Compfight cc

E essa, claro, não é só uma impressão minha. Muitas e muitas, para não dizer todas as gestantes, comentam ter esse tipo de problema: perder muito, muito, muito cabelo depois do nascimento do bebê. Mas por que isso acontece? O que causa? Quando é mais comum acontecer? O que pode ser feito a respeito? E quando esse problema irá parar?

Fiquei pensando se começava pela notícia boa ou pela ruim… então decidi começar pela ruim: não há muito que se possa fazer para manter os cabelos lindos como na gravidez e nem para evitar a queda depois. Por isso, aproveite enquanto é tempo!

O que faz os fios mudarem tanto são os hormônios da gestação, principalmente a progesterona. Eles fazem com que os cabelos passem mais tempo na fase de crescimento, ou seja, menos fios entram na fase de queda, levando a cabeleira a ficar mais volumosa e brilhante.

Depois do nascimento do bebê, todos os hormônios mudam de novo e há também o estresse do parto – já ouviu falar que estresse faz os cabelos caírem? Então… – aí é normal que caiam mesmo mais fios. Enquanto no dia a dia uma pessoa perde cerca de 100 fios de cabelo por dia, na fase pós-parto esse número aumenta cinco vezes. Isso mesmo, você pode perder 500 fios! Por isso aquela sensação de que tem algo errado e que você está prestes a ficar careca não são nada anormais.

Leva um tempo para tudo voltar ao normal, os especialistas dizem que isso deve ocorrer entre três e seis meses após o parto. Embora não dê para controlar, algumas coisas podem amenizar a queda, como manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, vegetais e completa em vitaminas e minerais, manter os cabelos bem cuidados – pergunte ao seu médico ou dermatologista sobre produtos específicos para queda que podem ser úteis – e evitar fazer tratamentos químicos, como alisamentos e tinturas. Você já deve ter esperado um tempo durante a gravidez mesmo, não custa esperar mais um pouquinho. Ah! Água muito quente no banho, secador muito quente e chapinha não são amigos dos cabelos em queda. Controle a temperatura, invista em uma boa hidratação.

Outra coisa que eu sei que é fácil falar, mas nem sempre fácil de fazer, é controlar o seu nível de estresse. Bebê novo em casa, seja primeiro, segundo ou décimo filho, é sempre um momento intenso e que a gente passa por alguns perrengues. Mas tente manter a mente sã e observe se o seu estresse não está demais e prejudicando sua saúde – e sua beleza. A queda de cabelos pós-gravidez só se torna um problema sério mesmo caso não passe depois desses seis meses e caso você note falhas no couro cabeludo ou não consiga ver cabelos novos nascendo, ok?

 

 

 

 

 

 

 

38 comentários

  1. Amanda Carolina

    Post maravilhoso!
    Quando meu bebê completou uns 3 meses meus cabelos tbm começaram a cair (e o meu é do tipo juba). Caíram tanto, que no começo até achei bom pq deu uma diminuída no volume! Depois ele foi ficando tão pouco que até estranhei! O ruim foi ter de ver aqueles fiozinhos novos na frente da testa crescendo. Não havia santo que segurasse!
    E eu insatisfeita com a minha aparencia pós-parto (cara de panda cansado) fiquei um pouco traumatizada! Mas nada como o tempo pra curar e embelezar tudo!

  2. Élem

    #mamaescarecas
    Estou com umas entradas horríveis na testa. Os cabelos que não pulam da minha cabeça estão quebrando. Tempo pra ir ao salão fazer uma boa hidratação? Todas sabemos que isso vai ter que esperar um pouco.

  3. Mariana

    Élem esquece a hidratação, faz reposição de massa!
    Depois que comecei nunca mais fiz hidratação.

    1. Walkiria

      Mariana
      Estou com queda intenaa de cabelos pos parto
      Como vc fez essa reposição de massa?
      obrigada

  4. camile Chaves Senhorinho

    Muito bom este post! Me ajudou muito e esclareceu e acalmou meu coração. Pensei que fosse ficar careca depois do nascimento da minha Gabi.

  5. Mariane Pauli

    Eu quase fiquei careca, e assim como vc já tenho cabelo fino e pouco… Graças a Deus está diminuindo a queda e já vejo fios novos nascendo. Mas é realmente apavorante essa situação! Rsrsrs

  6. Luciana

    Minha bebê está com 7 meses e agora que meus cabelos estão nascendo novamente. Fiquei com falhas enorme perto da testa os cabelos novos não abaichao nem com gel Rsrs

  7. Thiara

    Gente, eu já estava ficando deprimida achando que era só comigo, meu cabelo ta caindo muito, muuuuito mesmo! Minha preocupação é pq começou tarde, minha bebê estava com uns 5 meses e ainda nao parou, ela ja está com 9 meses.
    Sempre que varro a casa me desespero com a quantidade de cabelo pelo chão.

  8. Patricia

    Genteee fiquei muito mais tranquila em saber que não sou a única com esse problema. É cabelo no travesseiro, nas roupas, pela casa toda. Da até pra fazer uma peruca! Minha pequena está pra completar 4 meses e essa queda começou mais ou menos a um mês.

  9. Cristiane

    Nossa! Meu bebe acabou de completar 9 meses e neu cabelo continua caindo horrores!!!
    Acho que preciso procurar ajuda!

    Cristiane

  10. Márcia

    Quando a minha neném completou 3 meses começou a despencar cabelo, cai quando lavo, penteando, so em passar a mão chega sai de monte, ja estava desesperada, pensando q era só comigo, isso ja vai fazer um mês e n para de cair, ja cortei, hidratei, fiz de um tudo e nd de parar.

  11. Clarissa

    Meu cabelo está caindo demaisssss, começou quando Mateus fez 4 meses, ele tem 5 hoje e permanece caindo!!!! Fico super assustada, pq tenho pouco cabelo. Falei com a obstetra, to tomando complexo vitaminico e pantogar… To aguardando melhorar, estou ansiosa

    1. Camila

      Amiga, vc tomo pantogar? Mesmo amamentando? Sera que tem problema? Prejudica a amamentação? Estou amamentando e com um queda muito grande, mas com medo.
      Muito obrigada

  12. Alda

    O meu também meninas tá caido horrores já estou desesperada,meu bebê vai fazer 4 meses e a um mês estão caido!

  13. Livia

    O meu tbm, meu BB ta com 3 meses e há uma semana percebi que estava caindo de mais o que nunca aconteceu comigo, fiquei preocupada até meu marido percebeu, agora fui da uma pesquisada e vi que é normal até uns 6 meses.. ufa estou aliviada.

  14. Fernanda

    O melhor remédio pra queda atualmente chama-se Anacaps e o shampoo Anaphase. São mais caros, mas valem cada centavo. Eles ajudam a paralisar a queda e no crescimento de cabelos novos. Minha queda teve início 4 meses após o parto. Algumas semanas depois de entrar com essa medicação, já vejo ótimos resultados. Recomendo!!! Melhor que Pantogar. Quem amamenta deve consultar um médico antes.

  15. Jessica rayhannr

    Meu bebe tem já 8 meses e meu cabelo continua caindo e muito ,que do meu lado esquerdo já tem ate falha no couro cabelo ,,estou desesperada ,tenho medo de ficar careca..

  16. Thaís Eliane da Conceição

    Meu bb tem 4 meses e estou em um processo quimico , como na minha primeira filha depois de 3 Meses voltei a usar henê , química que uso. Estou tendo os cuidados possíveis , mas não sei se teve diferença em ser menino desta vez, pq tá caindo muito mIs muuuuuuito mesmo. Mas sei que é passageiro ..

  17. ANDRESSA CAMILA BARBOSA

    eu tenho tres filhos e nao avia perdido tanto cabelo como dessa vez, agora meu bebe esta com 5 meses e estou quase careca, meu cabelo q estava na cintura cortei no ombro e nao para de cai.

  18. carminha

    Eu também estou desesperada, minha bebê tem 4 meses e há um mês meu cabelo cai sem parar, o dermatologista me passou exímia fortalize, estou tomando mas ainda não vi resultado.

  19. Faby

    Socorro gente vou fica careca alguém tomo algo me ajudem me bebê vai fazer 4 meses estou ficando com falhas

  20. Minha bebê está com três meses e meio e a minha queda de cabelo começou fiquei desesperada consultei a médica e é falta de vitamina começei a tomar polivitaminico laneli agora vamos ver mais disse que e normal agora paciência ne rsrs!

  21. zilma

    Meu cabelo não para de cair, meu bebe tem 8 meses e meio e desde os 3 meses pós parto q ta caindo. Espero q pare logo essa queda se não vou ficar careca.

    1. Sofia

      já arranjou solução? Se poderes adiciona no Facebook Sofia Tavares Coimbra viva nova poiares Portugal

  22. Elaine

    Meu cabelo começou a cair logo após o parto, estou com queda severa meu cabelo cai mechas inteira e já estou com falhas na cabeça. Estou usando xampu e tônico para queda de cabelo mas até o momento nada se resolveu

  23. Andreia moura

    Meu Bebe vai fase 5 meses e meu cabelo não para de cai to desesperada já tá aparecendo falhas no cabelo mas já tem muitos cabelinhos nasendo mas tenho medo de fica careca

  24. Mah

    Sou mãe de gêmeos, meus bebês estão com três meses e há um mês e meio q se iniciou uma queda drástica dos meus cabelos, cortei, procurei uma dermatologista ela me receitou pantogar três vezes ao dia, mas já me adiantou q cai mesmo e o tratamento pode ser longo, estou chateada pq tenho mt pouco e liso, já sinto q diminuiu mt, e não há mais o q se fazer, tem cabelo por td onde passo, após o banho é assustador, mt triste passar por isso, será q vou ficar careca? Me pergunto isso todos os dias

  25. cristiane

    Minha terceira princesa completou 05 meses último dia 30 desde então meu cabelo vem caindo muito, já tinha pouco volume mas ficou super lindo na gravidez , ele é cumprido e cacheado, por causa da queda embaraça com muita facilidade , a cada vez q lavo sai um chumasso de cabelo , meu deus Me desespero sempre pois parece q estou ficando careca ,😱😱

  26. Fernanda

    Meninas eu também estou passando por esta fase cruel do pós parto, ganhei bebê em fevereiro e notei a queda a partir do quarto mês do meu bebê, foi terrível ver minhas madeixas caindo aos montes no chão, no pente, nas mãos!!!! ainda está caindo bastante mas já posso perceber que não é tanto como na primeira vez!! O jeito é hidratar bastante, tentar se alimentar da melhor forma possível e esperar pacientemente essa fase passar….Obrigada por nos acalmar, rsrs ajudou bastante. Um grande abraço a todas e boa sorte.

  27. Sandra

    Tive minha bebê em março, e neste mês de junho comecei a perceber a queda do meu cabelo. Estou assustada pois meu cabelo caí sem parar e isto está me incomodando muito. Cabelo pela casa, cama, roupas…..Estou pensando em cortar e vou ao médico pra ver se receita algo….

  28. Jocimar

    Queridas. Meu bebê esta com 4 meses e o meu cabelo esta com mais de um mês que cai.Não consigo mais pentear só passo as mãos. Estou muito assustada tenho 4 filhos e isso nunca tinha acontecido. Meu cabelo na minha gravidez estava lindo e volumoso agora poucos fios estou com muito medo.

  29. Marcileia

    Nossa meu bebesta com 4 meses meus cabelos estao caindo muito o medico passou regenesis mas mesmo assim esta caindo muito, nao sei mais o que fazer! To com umas entradas na testa bem feia é desesperador

    1. Sofia

      Eu ando completamente de rastos meu cabelo começou a cair aos 4 meses da minha bebê e já fez 9 e ainda não parou tenho a cabeça cheia de peladas e entradas horríveis , já fiz tratamento e o que é certo e que está nascer em algumas outras não e não para de cair e assustador acho mesmo que vou ficar careca😢

  30. Carla Lourenço

    Ai, Graças a Deus ! Acabei de sair do banho assustada com a quantidade de cabelos que caiu.. kkk
    Meu bebê fez 3 meses semana passada e comecei a perceber a queda.Vim pesquisar pra saber se era normal e fiquei aliviada em ler os comentários de vcs, kkk
    Agora é orar pra que essa fase passe logo !
    Abraços, Meninas ! ^.^

  31. thalia maria

    Tudo isso da acontecendo comigo meninas
    Minha bebê vai fazer 4 meses..
    E meu cabelo ta caindo de montão estou super assustada.

  32. Jaci

    Nossa e uma fase assustadora tenho uma bb de 3 meses e assim q ela completOi dois já vinha caindo. Cai os montes afff horrivel.

  33. pamela

    minha bebe tem 4meses,meu cabelo está caindo demais muito mesmo não sei oque faço ,mas fiquei mas tranquilidade agora em saber se não sou só eu que estou passando porisso

  34. Siana Benz

    Oi meninas, meu bebê completou 4 meses dia 15/08/2016 e meu cabelo vem caindo desde os 3 meses dele. É horrível mesmo a sensação, mais fiquei aliviada em ler os comentário. O pior é agora esperar a fase passar, pois cabelo é tudo para a mulher vaidosa, mais fazer o que para termos essas bênçãos temos que passar por isto então vamos lá, que Deus nos ajude. Bjão tudo de bom para todas!!!

Deixe seu comentário