Rituais de sono que ajudam na hora de dormir

Hoje, temos mais um post da coluna Sono e Pós-parto, escrito pela nossa colunista Marcia Horbacio. E, no texto de hoje, Marcia fala sobre os rituais de sono, aquelas pequenas “tarefas” que se repetem diariamente e que ajudam, e muito, na hora de fazer os pequenos dormirem.

Eu sempre tive rituais de sono com o Leo e agora já os criei com o Caê também. E posso garantir: a hora de ir para a cama, à noite, é bem mais tranquila com eles.

Vale a pena ficar de olho no que a Marcia tem a dizer sobre isso. Ela é expert no assunto.

Boa leitura!

rituais para a hora do sono

Rituais de sono para a hora de dormir

Por Marcia Horbacio

Olá mamães, aqui estou eu novamente para o nosso artigo do mês e desta vez vou falar de um assunto que ainda é dúvida para muitas mamães, que é o ritual de sono das crianças. Há muitas perguntas sobre quanto tempo deve durar o ritual, o que deve-se ou não fazer para relaxar o bebê, que horas ele deve começar e por aí vai. Hoje vamos explicar porque ele é importante e vamos dar dicas boas de um ritual de sono que vai ajudar seu filho a relaxar e dormir mais fácil e melhor.

Vários estudos comprovam que ter um ritual de sono é benéfico para a criança. Rituais de sono sinalizam para o corpo e para a mente que é hora de diminuir o ritmo e relaxar para dormir. As crianças se sentem mais seguras e relaxadas quando sabem o que vai acontecer depois. Os rituais de sono são bons até para os adultos. Segundo o website WEB MD, um estudo feito com 405 mães de crianças de 7 meses a 36 meses mostrou que crianças que tem um ritual de sono dormem com mais facilidade na sua própria cama, acordam menos à noite e tem uma melhor qualidade de sono quando adormecem.

Mas o que é um ritual de sono?

Ritual de sono é um conjunto de ações que realizamos sempre na mesma ordem, num período anterior a hora de ir dormir. No caso dos adultos, um ritual de sono pode simplesmente ser escovar os dentes, fazer xixi, trocar o pijama, apagar a luz e pronto! Desde que você faça isso sempre na mesma ordem, você tem um ritual para dormir. Mas com a criança é um pouco mais complexo.

Quanto começar a estabelecer um ritual de sono?

Muitos pais começam entre 6-8 semanas de idade a estabelecer uma ordem de atividades antes de dormir, como por exemplo um banho morno seguido de uma gostosa massagem. Não existe ritual certo nem ritual que faz o bebê dormir, mas o ritual que agrada o seu bebê. Você precisa descobrir o que o relaxa.

Quanto tempo deve durar o ritual de sono?

Isso vai depender da idade e do gosto da família. Normalmente crianças até 1 ou 1.5 ano tem um ritual mais curto, em torno de 20-30 minutos, enquanto as crianças maiores precisam de mais tempo para relaxar, levando muitas vezes de 30-40 minutos.

E para as crianças que mesmo assim continuam muito agitadas?

Alguns pais demoram a perceber que seus filhos precisam de mais tempo para relaxar. Algumas crianças simplesmente não conseguem relaxar com um curto ritual de sono, mas precisam começar bem antes a realizar atividades calmas como leitura, desenho, ajudar a mamãe a colocar a mesa ou mesmo sentar no sofa com a mamãe para conversar e cantar uma música. Não são todas as crianças que são assim, mas para essas, eu sugiro aos pais que façam um “ritual pré-ritual”, onde as atividades antes de começar as atividades do ritual de sono são atividades também mais calmas, sem aparelhos eletrônicos ligados, com uma luz na casa mais baixa e as vozes dos adultos mais baixas também. Ou seja, as crianças muito agitadas precisam desse tempo a mais para irem desacelerando.

Como fazer o ritual quando a mãe tem dois filhos?

Se você puder, estabeleça um ritual mais curto para as crianças, assim fica mais fácil fazer com um depois de colocar o outro para dormir. Se um for um bebê e o outro uma criança entre 2 a 4 anos, procure escolher uma coisa que o mais velho gosta muito de fazer e deixe essa atividade para a hora do ritual do mais novinho. Pode ficar mais fácil deixar o mais velho assistir aquele filminho na TV, mas lembre que o mais velho também vai dormir e talvez a TV atrapalhe o sono dele depois (nem todas as crianças são sensíveis assim, mas se o seu for, é melhor prestar atenção e buscar outra atividade que não seja a TV).

Se você tem dois muito pequenos e está sozinha na hora do ritual, provavelmente os dois vão para a cama na mesma hora. Quando eu trabalhava com gêmeos, procurava fazer rituais no chão do quarto com os dois bebês, sendo um colocado em cima de um travesseiro e outro no meu colo e eu ia revezando. Outra coisa para ter em mente é que com dois bebês você pode ter que reduzir seu ritual , esquecer massagem e banho e talvez deixar essas coisas para outra hora do dia, sem essas fazerem parte do ritual de sono. Um ritual no chão do quarto com os dois, trocando fralda, colocando pijamas , cantando e quando um precisar de colo, o outro ficando no travesseiro, pode dar muito certo! Escolha a simplicidade e reduza o tempo do ritual para poder fazer sozinha com dois bebês.

Rituais de sono devem ser simples de modo que possam ser feitos onde quer que a criança esteja. Observe o seu bebê e escolha para ele atividades gostosas que vão ser relacionadas ao sono porque fazendo isso a hora de dormir vai ser puro prazer!

>>> Confira o passo a passo para fazer a Técnica do Ninho que ajuda o bebê a dormir melhor:

Colunistas MdM Marcia- sono. - NOVO 25.08cdr

6 comentários

  1. Wagner

    Ritual do sono? muito interessante, realmente criar ações quase como se fossem estímulos automáticos para levar o bebê a dormir, criando uma rotina que sempre seguida tem por resultado o sono, realmente muito bom a leitura, ai entendemos sobre estímulos automáticos que podem ajudar no comportamento do bebê, Obrigado.. Foi uma ótima leitura :)

  2. Ana Elisa

    Olá, minha filha tem 3 meses e 10 dias, ela sempre dormiu no bebê conforto e tinha uma noite de sono tranqüila, acordava entre 5 e 6hs da manhã, as vexes as 7hs, quando a noite era agitada acordava às 4hs, amamentava e voltava a dormir (armamentação só leite materno). Agora tiramos o bebê conforto e a colocamos no berço mas usando minha almofada de amamentacao que é bem grande fazendo uma espécie de ninho, desde de então as noites não tem sido tão tranquilas ela acorda muito mais vezes a começar a 1:30h e mais umas 3/4 vezes, será q é o local q está dormindo q está atrapalhando? O q devo fazer já q mais cedo ou mais tarde ela terá q sair do bebê conforto. Ela não aceita q embrulhemos ela como um charutinho, então dorme “solta” e a acostumei a SER ninada para dormir. Mãe de primeira viagem é assim, cheia de dúvidas, ne? Agradeço a ajuda.

  3. Marcia

    Oi Ana Elisa, tudo bem? Queria só te lembrar que embora essas coisas como almofadas podem fazer o bebê se sentir mais aconchegadinho, elas não são seguras para o bebê . Segundo a Associação Americana de Pediatria, o lugar mais seguro para o bebê dormir é no berço , num colchão firme , com um lençol bem firme e esticadinho também. Sei que isso torna a adaptação ao berço mais complicada mas vá fazendo com paciência, tentando sempre colocar seu bebê acordado para dormir, vá tentando e ele vai chegar lá!

  4. Renata

    Olá, meu bebe tem 2 meses e está com muita dificuldade para dormir de dia. Faço um ritual curto durante o dia para ele dormir mas sempre acaba em choro, briga e ele não dorme. Também ainda não identifique os horários que ele tem mais sono devido a essa dificuldade em dormir. Alguma sugestão para me ajudar? Ele é eu precisamos dessa soneca diurna.

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Renata!
      No blog tem vários textos que trazem dicas para o sono. Segue o link: http://www.macetesdemae.com/categoria/coluna-sono-e-pos-parto
      Espero que ajude :)
      Bjss

  5. Driele

    Meu bebe vai fazer 2meses..é ele ta dando mto trabalho p durmir ele briga c o sono, e só dorme se tiver n peito e de bruços na minha barriga, e eh so eu coloca-lo n berco q ele comeca a chorar mto, eu sei q fui eu q o acostumei assim, não sei o q fazer para fazê lo durmir n berco, e ele fez meu peito d chupeta.. O que eu Faço, m ajudas

Deixe seu comentário