Sinais de que o bebê está mamando bem

Quando estamos amamentando, um dos fantasmas que nos perseguem é: Será que o bebê está mamando bem? Será que mama o suficiente?

Acho que toda mãe que dá o peito para o seu filho se faz essa pergunta. Provavelmente diariamente. Isso porque, peito não vem com marcação em ml, e aí fica difícil de saber o quanto o bebê está realmente mamando.

Photo Credit: willem velthoven via Compfight cc

Photo Credit: willem velthoven via Compfight cc

Mas alguns detalhes podem indicar se um bebê está mamando bem e deixar as mamães cheias de dúvidas um pouco mais tranquilas. E esses indicativos são:

Fralda suja: se a fralda do bebê está suja com xixi e cocô em boa parte das trocas (entre 6 e 8), então é sinal de que o bebê está mamando bem. PS: para saber se a fralda está suja de xixi, compare o seu peso com uma limpa.

Urina transparente e sem odor forte: a urina não deve ser amarela e nem com odor forte.

Bebê relaxado: ao fim da mamada, o bebê se mostra relaxado e bem tranquilo. E costuma pegar rápido e fácil no sono (quando é recém nascido. Depois, isso já não acontece mais, pois o bebê fica mais tempo acordado).

Sono tranquilo: se o bebê dorme bem, nas sonecas do dia e também no sono da noite, é provável que ele esteja se alimentando adequadamente. Isso porque, criança com fome, não dorme (a não ser que esteja se alimentando tão mal que esteja com hipoglicemia, mas aí outros indicativos também irão mostrar isso). Só que o oposto não é verdadeiro. Se a criança dorme mal, não quer dizer que ela esteja com fome. Isso pode estar acontecendo por N outras razões.

Mamas mais “vazias” após as mamadas: as mamas ficam mais “macias” e “vazias” depois que o bebê suga. Isso porque, boa parte do leite que estava ali, dando o volume a elas, foi sugado.

Bebê engole: você percebe o bebê engolindo o leite enquanto mama. Isso dá um indício de que ele está mamando mesmo e não só chupetando.

Bebê ganha peso: esse é o indício mais claro de que um bebê está mamando bem. Se ele ganha peso, então está tudo certinho. E para saber se ele ganha peso, o ideal é fazer consultas periódicas no pediatra (no primeiro mês, tem uma logo após o bebê sair do hospital, outra uma semana depois e uma seguinte duas semanas após. Mais ou menos isso) ou, então, tentar uma “solução caseira” para pesar a criança. Essa solução consiste em: subir numa balança, dessas de banheiro, sem a criança. Depois subir de novo com a criança no colo. Fazer o cálculo da diferença de peso. Esse será o peso da criança. Alguns dias depois, fazer o mesmo. E aí, comparar o peso dia a dia para ver se ele está subindo. E lembrar de colocar sempre a mesma roupa na criança e pesar também sempre nas mesmas condições e não uma vez com a barriga cheia e outra com a barriga vazia, uma vez logo após fazer xixi, outra vez não.

Esses são alguns indicativos que ajudam as mamães a identificarem se o bebê está se alimentando adequadamente. E, claro, sempre que houver dúvidas, o ideal é conversar com o pediatra.

 

5 comentários

  1. Wagner

    Realmente, alguns sinais são importante prestar atenção, ainda mais na alimentação do bebê, tem muitos pais de primeira viagem que nem percebem, compartilhar experiencias é ótimo!!!

  2. Camila Campina

    Pra mim que serei mãe de primeira viagem essas dicas são importantíssimas. Acho que no começo deve ser uma aflição saber se o bebê está saciado ou não.

  3. Andressa

    Olá, eu amamentei exclusivamente até os seis meses do meu filho e sofri muito com essa dúvida: será que ele estava bem alimentado?! Bem, meu filho não ganhava muito peso e crescia muito, então foi um bebê bem magrinho, mas uma coisa que o pediatra me falou e que foi difícil de aceitar é que esse é o perfil dele, ele é de uma estrutura magra, come bem porém é magro. Hoje vejo que me desesperei a toa, pq com dois anos meu filho come super bem porém continua magrinho…. Temos que levar a estrutura dos pais em consideração !!!!! beijos

  4. carol

    oi!!!! achei esse texto super importante, e eu também sempre me questionei quanto as mamadas do meu filho. quando fizemos às primeiras consultas ao pediatra, eu descobri que ele tinha engordado 730 gramas, e isso me deixou mais leve. ele estava sim ganhando peso. bjs. http://superandoopreconseito.blogspot.com

  5. neiva

    Meu bebe parecia que mamava pouco eu ficava doidinha com medo dele desidratar mas levava ao medico ele tinha crescido e ganhado um bom peso então percebi que deixando ele mamar tomando bastante liquido se alimentando bem liberando stress o corpo fazia o seu papel acho q toda mae tem esta duvida porem temos que fazer nossa parte e descansar afinal Deus fez o corpo humano com tudo para que pudéssemos sobreviver claro tomando as devidas providencias

Deixe seu comentário