15 Coisas que não se fala ou pergunta para uma mãe que amamenta

Parece que é só um bebê nascer para todo mundo ter algo a dizer, ter um pitado a dar. E na fase da amamentação então, a coisa fica mais complicada ainda. Sempre tem aquela parente, amiga, conhecida ou até desconhecida da rua que vai olhar para você, vai olhar para o seu bebê e vai soltar uma pérola. Tem mães que são mais desencanadas, ou então mais preparadas, e aí a besteira entra por um ouvido e sai pelo outro, mas tem outras que já encucam com aquilo, ficam pensando a respeito, criam mil teorias, sofrem e podem até ter um problema na amamentação por conta disso.

15 coisas que nao se fala para quem amamenta

Photo Credit: Matteo Bagnoli via Compfight cc

E foi por isso, porque tem gente que leva a sério e sofre com as bobagens que escuta, que fiz esse post. Nele, você encontra uma listinha das coisas que não se deve falar para alguém que está amamentando. Afinal, nem todo mundo tem bom senso ou sensatez.

1.Será que seu bebê não está com fome? Pode ter pergunta mais infame que essa? É claro que a mãe vai ficar cheia de grilos e achando que realmente não tem leite suficiente.

2. Seu leite é fraco, por isso ele não cresce. Santa ignorância. Tem gente que ainda acha que existe leite fraco. Isso é mito. O que há é o primeiro e o segundo leites. O primeiro é mais aquoso, pois é formado principalmente por água e serve para hidratar o bebê. O segundo é mais grosso e é o que faz o bebê ganhar peso.

3. Será que ele está mamando o suficiente? É só perguntar isso para a mãe começar a se fazer essa pergunta também. Melhor não falar nada, né? Se o bebê está ganhando peso e crescendo, ele está mamando o suficiente. Não é a vizinha, prima, amiga que vai saber o quanto ele tem que mamar.

4. Seu peito é pequeno, será que tem leite? Só para esclarecer: peito não é estoque, é fábrica. 80% do leite que o bebê mama é produzido na hora. Tem muita mãe com peito minúsculo e com bebê que é um verdadeiro bezerrinho.

5. Quando eu amamentava, meu leite jorrava. O seu não? Good for you, como dizem os americanos! Se o  seu leite jorrava, ótimo. O meu não jorra, mas alimenta (não seria uma ótima resposta? ahahah!).

6. Será que seu bebê está largando o peito? Tem bebês que fazem isso. Ah, claro, está largando sim. Ele prefere comer picanha. Não sei por que o bebê poderá largar o peito se ele não conhece outra opção para se alimentar (ok, há casos em que isso pode acontecer, mas é bastante raro, então não há necessidade de se fazer esse tipo de comentário e colocar caraminholas na cabeça da mãe).

7. Amamentar em livre demanda vai deixá-la presa. Esqueça isso. Quem vai ficar presa? Eu ou você? Só para ter certeza.

8. Será que não está na hora de você dar mamadeira? Sempre tem uma parente dando essa dica, né? Será que não está na hora dela cuidar da vida dela?

9. Você não tem leite porque não se cuida, não dorme e não se alimenta bem. Ok. Aconselhar a mãe a se cuidar é ótimo, mas veja como falar isso. Se falar em tom de acusação, a mãe que já está arrasada por achar que está com pouco leite vai se acabar de fez.

10. Seu bebê é tão magrinho, né? Será que está se alimentando bem. Tem bebês que são gordinhos, outro são magrinhos. Se estiver crescendo, ganhando peso e dentro da curva de crescimento não há problema nenhum com isso.

11. Você vai amamentar aqui? Com todo mundo vendo? Não, vou ali me enfiar naquele banheiro pegajoso e fedorento para amamentar. Eu amamento onde me sentir confortável (não dá vontade de responder isso?).

12. Por que não se cobre para amamentar? A mãe se cobre para amamentar se ela preferir amamentar dessa forma. Se não, ela tem o direito de amamentar sem usar paninho nenhum por cima. Afinal, o corpo é dela, o bebê é dela e amamentar não tem nada de sexual.

13. Você ainda dá de mamar à noite?  Mas nessa idade ele não precisa mais. Vamos deixar o bebê decidir isso? Ok?

14. Você ainda amamenta? Mas nessa idade ele não precisa mais. Aqui também, quem decide se mama ou não mama mais é o bebê e a mãe.

15. Você sabia que ele não mama, né? Só faz seu peito de chupeta. E aí, o peito é de quem?

 

26 comentários

  1. Lucila

    Pior foi uma tia minha, que mesmo antes do meu bebê nascer me deu duas mamadeiras… Sem eu pedir e depois de eu dizer para ela que não pretendia dar mamadeira! Me senti super desacreditada! As pessoas fazem/dizem coisas sem pensar o quanto podem abalar uma recém mãe com os hormônios a flor da pele!!!

  2. christiane

    Faltou:
    16: mas ele AINDA MANDA COM QUASE 2 ANOS? JA NAO ESTA NA HORA DE DESMAMAR NAO?

    Afff….rs

    1. Camila

      PERFEITO!!!!
      Christiane, estou nessa feze a minha faz dois no próximo mês…..
      Muito bom este post!!!
      E no 15 eu sempre completo a resposta espirrando um pouco de leite em quem pergunta…. chupeta o que rapaz….hihihihi
      né?!

  3. Ludmila

    Pior que é bem assim mesmo..ahh dá nos nervos ne…….nossa esse engocio de por paninho no rosto é complicado por aqui sempre amamentei sem paninho mas meu marido é chato dai quando saia ficava falando pra por paninho…adivinhao que minha filha faz?? joga o paninho longe e ela tem 1a 5 m tem força e e pega o pano e joga fora…hj mama na hora de dormir e ponto……..mas ela detesta paninhos atrapalhando…..mas agora ja estamos em outra fase……mas amo amamentar…….

  4. Marcela

    kkk, bem assim mesmo! Minha filha tem 1a e 2m e ainda mama… e muitas vezes só pega pra fazer de chupeta… e outras para mamar mesmo! E eu nem ligo!.. Adoro amamentar ela… e amamento em qualquer lugar… e sem paninho!!!… Tô nem aí… isso é somente eu e ela… e ponto final!

  5. Renata

    ESCUTEI TODAS ESSAS AÍ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas firme forte, há 01 ano amamentando.

  6. Ana Lúcia

    Amei!!! Ontem passei por essa situação sai do local arrazada, chorando me sentindo uma péssima mãe! Precisa ler isso para levantar a minha estima!

  7. Tita

    Já ouvi todas rs e agora um pouco pior pq amamento em tandem, uma com 2a2m e a bebê de 4 meses..nunca usei paninho e as amamento em qqr lugar

  8. aline

    Minha nenê esta com 5 meses, tenho muito leite, as pessoas me perguntam se já dou comida a ela, não, não dou nada sem que o pediatra libere. Ai da pra ver na cara das pessoas mal informadas como se ela estivesse passando fome, pois bem ela esta ótima com peso e tamanho p 8 meses, amamento onde e quando ela quer e pronto podem falar ou pensar o que quiserem.

  9. patricia

    Fui ate meu serviço com meu bebê para visitar as amigas minha chefe me pergunta se meu bebê mamava muito eu respondi que sim de 30 em 30 minutos se deixar ,e a inconveniente respondeu nossa nem parece vc continua gorda. fala serio sem noção essa infeliz

    1. Monique

      Que animal essa pessoa! Credo!

  10. Ana Paula

    Eu escuto mto uma q não está na lista: “vc está engordando demais esse bebê, tem q espaçar mais essas mamadas”. Minha bebê é mto gordinha e eu amamento em livre demanda. Ou então qdo ela dá golfadas (já q tem refluxo), ouço: “tá vendo, tá enchendo demais a barriga dessa criança “. Ai, tããão cansativo….

  11. Ana Paula

    Ah, como eu queria voltar no tempo e ler seus posts sobre amamentação, antes de ser mãe… me pouparia de taaaaaanto sofrimento, pitacos, grilos e lágrimas…

  12. Maria Julia

    Estava meio revoltada quando escreveu o post né?! Mas eu A-DO-REI ahahaha, quando me perguntam algo sem noção respondo à altura, sendo grossa ou não. Parece que as pessoas não tem mesmo o que fazer e ficam nos atormentando. ?

  13. aline bastos

    Ouço todas rsrs.
    Meu filho está com 3 meses e ouço cada bobagem…
    Nossa 3 meses e ainda está acima do peso?
    Será que ele não chora pq o leite é fraco?
    Nao acostuma no peito pq depois ele vai ser ruim de comer comida. ..afff

    1. Nadine

      CAPAZ que alguém te disse q se teu bebê de três meses mamar não vai comer comida? hahaahahahahaahahahahaha que gente sem noção! tem que rir mesmo..

  14. rafaela

    eu acho bonito mulher que amamenta, que deixa seu filho agarrado nos peitos etc. mas eu tenho 3 filhos e deu peito e leite artificial, tinha pena de meu filho (quando saimos pra trabalhar) ou comprar pão e o filho lá chrorando sofrendo, sem comer nada…

  15. Josi Alves

    No meu caso, eram as críticas todas por eu ter que usar bico de silicone. Meus seios não formaram bicos muito bem, então ou eu usava isso, ou o Lorenzo passaria fome! Recebi muitas críticas por não ter o contato pele a pele, mas pra mim o mais importante era saber que meu filho estava bem, e mamando! E ele mamava muito! rsrs

    Beijos, adoro seu blog!

  16. Esther

    Que mais ouvi tem bastante leite? Dá vontade de perguntar se a pessoa quer mamar também kkkkk

    1. Michele

      Kkk. Eu sinto vontade de falar isso quando perguntam se o peito tem bico. E se não tiver oque vão fazer? Kkkkk

  17. Priscilla

    Muito bom seu texto!! Meu filho tá com 1 ano e três meses e agora o q mais escuto é… Ele mamá até hoje?? Outro comentario desnecessario…Chega uma hora que tem que parar né! Pra vcs terem uma ideia a Madrinha do meu esposo… Disse pro meu filho quando ele pedia pra mamar. Isso é ruim! Vc não precisa mais disso…menino q anda não precisa de mamá… Aff

  18. Lysley

    Lindo o texto!!!
    Não sou de deixar comentários mas hj n resisti pois me identifiquei muito.
    Meu filho hj tem 1 aninho e infelizmente parou de mamar as 9 meses, por mim teria amamentado, no mínimo, até os 2 anos. Aí vem minha queria sogra ( qdo ainda amamentava) ” já tá bom até os 6 meses está ótimo não precisa amamentar mais” e eu respondia o certo seria até os 2 anos no mínimo, claro incluindo outras refeições.
    Mas a vontade mesmo de falar era quem sabe ate qdo sou eu, vc teve os seus e fez o que quis agora deixa q eu cuido qdo precisar de opinião eu pego. Mas aí a gente pensa antes de falar pq se n acaba arrumando confusão.
    Nossa muito chato isso querer controlar até qdo devo amamentar, fora outras coisas que se for mencionar…. não acabo hj.

  19. Mari

    Nossa, sofri muito com os comentários da minha sogra, minha mãe (!?!) e meu marido de que eu não tinha leite, ou que meu leite era fraco, etc. Cheguei a ficar com depressão pós parto por causa disso. Chorava todos os dias no banho. Isso nos primeiros meses do meu filho. Hoje ele está com 1 ano e 2 meses e ainda mama. Mas com o próximo filho, já avisei ao meu marido, quem falar qualquer coisa relacionada a amamentação, como leite fraco ou não ter leite, eu expulso da minha casa (inclusive o meu marido). Não vou aceitar passar por todo aquele sofrimento novamente por causa de comentários sem noção.

  20. Fernanda

    Várias oportunidades das pessoas ficarem caladas e
    contabilizarem uma patada ou desprezo a menos como resposta 🤔

    Amamentando a 1ano e 1 mês já ouvi todas, inclusive que deveria
    Já está na hora de parar de amamentar

  21. Cíntia Ferreira

    Eu enfrento até hoje – minha filha tem 1 ano e 5 meses – palpites a respeito de amamentação. Até mesmo a pediatra dela disse que era vício de peito o hábito da minha pequena mamar em livre demanda. Eu agora já sou super segura, não ligo mesmo. Mas no começo, que é a época que a mulher está mais frágil, sofri com os palpites até de gente que eu amava, da família. Enfim, acho que o melhor é a mulher se cobrir da melhor capa de “não faço questão da sua opinião” e seguir firme e forte. O importante é pensar no bebê.

  22. Larissa Parreira

    Bacana, mas seria muito legal fazer um post também sobre as perguntas para as mães que não puderam amentar. As perguntas e comentários chegam a ser cruéis. Esse problema é comum, não foi por preguiça, nem falta de amor. O mundo da maternidade é bem longe de ser perfeito.

Deixe seu comentário