Caê – os 3 primeiros meses

Dia 08 Caê comemorou 3 meses e resolvi fazer um post contando como estão as coisas por aqui. Para compartilhar um pouco da experiência dessa segunda maternidade com vocês mas também para deixar registrado e não esquecer pequenos detalhes desses primeiros momentos ao lado do meu pequeno.

cae

Foto: Viridiana Brandão. Sua reprodução não está autorizada.

  • Caê é um bebê doce e tranquilo. Sorridente e delicado. Quando olho para ele, me derreto, pois assim que os nossos olhares se cruzam, ele abre aquele sorrisão banguela lindo e aqueles olhinhos fofos brilham. Tem como resistir? Nessa hora, encho-o de beijos.
  • Diferente da maioria das crianças, Cae não teve cólicas nos três primeiros meses. Acho que muito tem a ver com a minha alimentação, pois cortei diversos alimentos tidos como causadores de cólicas: leite e derivados (principalmente), chocolate, grãos e outros (tem gente que não acredita que a alimentação interfere, mas eu não sou uma dessas pessoas. Para mim, faz diferença sim).
  • Caê é um bebê mignon. Ele está dentro da curva de crescimento, mas num percentil baixo. Seguimos no aleitamento materno exclusivo, mas ele mama pouco, o que faz disso o maior desafio que eu enfrento com ele. Cada vez que vou dar de mamar, torço para ele esticar a mamada, mamar mais que poucos minutos, mas nem sempre rola. Assim, acabo preferindo não sair muito com ele e amamentar mais em casa, para evitar distrações e evitar que ele venha a mamar menos ainda.
  • Sobre o sono: eu considero o Caê um bebê que dorme bem. Bem dentro da normalidade de um bebê de 3 meses. Na maioria das noites ele vai dormir por volta de 8h30min (depois de mamar e tomar um banho gostoso) e segue dormindo até 7h30min. Claro, nesse intervalo, ele acorda de 2 a 3 vezes para mamar.  Quando acorda, mama e logo volta a cair no sono. Eu, sinceramente, não reclamo de acordar de madrugada, já que ele mama e arrota rápido. Para mim é mais cansativo acordar cedo de manhã.
  • Caê já fez duas viagens, uma antes de completar 3 meses (fomos para a praia) e outra no dia que fez 3 mesinhos (fomos para o interior). Em ambas se comportou bem, não estranhou muito a mudança da rotina e até dormiu melhor do que em casa (à noite). Só as mamadas que saem mais prejudicadas quando a gente sai assim da rotina.
  • Caê gosta de ficar ao ar livre. Adora um passeio, luz, sol, plantas. Acho que será uma criança que vai adorar atividades outdoor.
  • Caê adora dormir no seu sling. Todas as manhãs, um tempinho depois que acorda e mamar, eu o coloco no sling para ele dormir de novo e lá ele permanece por até 2 horas. E eu aproveito para trabalhar e escrever posts como esse aqui que você lê agora. :-)
  • Caê está sendo amamentado em livre demanda, mas mesmo assim tendo manter um mínimo de rotina na vida dele. De manhã ele tem o soninho no sling, quando o tempo colaborada damos um passeio ao ar livre no fim da manhã, à tarde ele tira sonequinhas e, no final do dia, tem mamá, banho, mais mamá e cama. Por volta de 19h é o banho dele e ele vai para o berço em definitivo às 20h30min (sim, ele leva um tempinho para dormir depois do banho. Fica no chamego do colinho, curtindo um carinho, e só depois de um tempinho é que relaxa e dorme). PS: bem que eu queria que ele fosse como o Leo era, que se colocava no berço acordadinho e ele pegava sozinho no sono, mas já percebi que esse não é o perfil do Caê e, assim, eu não o forço a dormir sozinho.
  • Caê não costuma estranhar as pessoas. Quem tem jeito com criança é só pegá-lo no colo que ele vai. Claro que tem os colos preferidos, que ele até dorme, mas no geral vai bem com todo mundo.
  • Seu hábito de sono diurno já mudou bastante. Ele já foi de dormir no colo e depois ser colocado no berço, já foi de dormir no carrinho, e agora está dormindo no sling (de manhã) e no colo (à tarde). Eu não esquento muito com isso. Sei que, com o tempo, as sonecas vão mudando. Por enquanto, acho gostoso dar colo e é isso que faço.
  • Cae gosta de ficar deitadinho de barriga para cima, vendo algum bichinho, mobile ou movimento. Ele curte mesmo (diferente do Leo que não suportava essa posição).
  • Há alguns dias, Cae entrou na fase de colocar as mãozinhas na boca a toda hora. Bem típico da idade. Ah, e também está babando bastante (diferente do Leo, que quase não babava)
  • Caê já está conseguindo segurar objetos leves e se diverte com eles. Vira e mexe agarra uma fraldinha, um brinquedinho  que está por perto, uma mantinha.
  • Caê olha com um olhar babão, apaixonado e de admiração para o irmão. Isso é incrível. É só  Leo estar por perto que ele fica vidrado, e sorrindo para ele. Me derreto todinha quando vejo.
  • Agora sobre o amor. Ah o amor! A cada dia que passa sou mais babona e apaixonada por essa coisinha pequenina e não imagino minha vida, nem por um segundo, sem ele. Parece que ele sempre esteve aqui com a gente.

Bom, acho que isso conta um pouco sobre os primeiros 3 meses do meu pequeno. Um singelo e delicado registro para eu lembrar para sempre desses 3 primeiros meses.

7 comentários

  1. Marianne Dagher

    Shirlei eu acompanho seu blog desde que descobri a gravidez e amo suas histórias e dicas. Meu Atílio faz 3 meses na próxima semana. Tambem não teve cólicas e eu como você evitei comer muitas coisas. Ele também é muito tranquilo e acredite…dorme as 21:00hs e só acorda as 6:30hs…as vezes 7:00hs. E eu nunca fiz nada…isso é dele. Primeira noite eu acordava e olhava ele estava dormindo.

  2. Camila

    Oi, Shirley! Legal ver esse balanço dos 3 meses. Meu bebe tem a mesma idade do Cae, nasceu dia 05/02. Tenho tentado escrever mês a mês os acontecimentos. Luca tb adora passear ao ar livre, já brinca com os paninhos próximas e não adormece sozinho. Ler isso me confortou. Ele é meu primeiro filho e as vezes sou tão criticada por deixá-lo dormir no colo… Acho mt chato, mas tenho procurado não ligar. Nossa rotina à noite é bem parecida, ele adormece no colo e fica bem no berço depois, acorda 1 ou 2 vezes pra mamar, mas dorme logo tb. Durante o dia é que tem sido mais difícil, já que ele não dorme em outro lugar que não seja no colo. Ao mesmo tempo que é gostoso, acabo ficando presa no horário das sonecas. Ele não se adaptou ao sling, uma frustração pra mim… Rsrs Ele adora um papo, presta super atenção nas nossas conversas. E ainda não viajamos com ele, mas to doida pra ver como vai ser essa experiência. Bjsss

  3. Gabriela Fernandes

    Own. Caê está cada dia mais lindo. Meu Benjamin nasceu no dia 08/02 tbm, as 11:23 hehe mas ao contrário do Caê, as horas de sono noturnas em casa são um caos. Ele é muito agitado inclusive na hora de dormir e se assusta muito facilmente. O sono dele é muito picado. A maioria das noites ele acorda a cada 1 hr. Tem noites q ele chega a acordar 10 vezes. Estou qse entrando em parafuso. E dormir, só no colo, pra colocar no berço só fps de maos de 40 minutos que é quando o sono está profundo. Queria muito mudar isso, mas não consigo fazer oq alguns livros pregam, que é deixar o bebê chorar pra aprender a dormir sozinho, pra mim ouvir o choro dele é uma tortura. Vc teria alguma dica pra melhorar o sono e pra ensinar dormir no berço? Amo seus posts. Beijão pra você, pro Leo e pro Caê ;)

  4. Monica

    lendo seu post identifiquei muitos pontos em comum do Cae com meu Filippo q tem 4 meses. Também é um Bb tranquilo, mignon( o q me preocupa um pouco) e que adora uns passeios ao ar livre. Bom saber também que não sou a única a acordar de madrugada!!

  5. Sofia

    Oi, só queria te parabenizar pelo blog, adoro ler seus posts. Sei que toda mãe quer ver seu filho bem gordinho, mas não fique preocupada não. Se está dentro da normalidade é pq está tudo bem. Meu filho mais velho, que é da idade do Léo, passava uns 40min mamando em cada peito, nos primeiros três meses, já a mais nova, que hj está com 1ano e 10meses só mamava 5 min no máximo 8 min e ela era mais gordinha do que ele. O tempo da mamada não importa. Não é pq mama rápido que mamou pouco, pelo menos aqui em casa foi assim. Bjos.

  6. Liza

    Lindo texto, amei!!! Tem que curtir bastante cada fase, passa tão rápido!!! Adoooooro seus posts!!!

  7. Kalynka

    Olá .. Sempre acompanho o blog, desde o nascimento do Léo, primeiro porque minha bebê teve APLV e a ajuda de outras mães é sempre importante! Adorei esse texto sobre o Caê! Parabéns que Deu abençoe sua família!

Deixe seu comentário