Mitos sobre o sono infantil

Hoje, temos mais um ótimo post da consultora Marcia Horbacio para a coluna Sono e Pós-parto do blog Macetes de Mãe. Nele, a Marcia fala sobre os principais mitos do sono infantil e dá dicas para não se deixar  levar e ter problemas com eles.

Mitos sobre o sono infantil

Por Marcia Horbacio

Mamães, hoje vamos falar de alguns mitos que existem sobre o sono das crianças e que, muitas vezes, confundem os pais e prejudicam o sono dos bebês. São crenças que chegam aos papais e mamães vindo daqueles conselheiros cheios de boas intenções, mas que nem sempre trazem as informações mais corretas.

bebe dormindo 2

Photo Credit: Scott SM via Compfight cc

Veja abaixo algumas dessas crenças que podem atrapalhar o sono dos seus filhos.

Quanto mais cedo o bebê acostumar com claridade e barulho para dormir, mais rápido vai aprender a diferença entre dia e noite.

Claro que ningúem vai deixar um bebê no quarto escuro o dia todo, mas deixar num ambiente totalmente claro também não é o ideal. Enquanto está dia claro, o bebê deve ficar num ambiente mais claro e, de preferência, diferente do quarto onde dorme,  mas também não precisa deixar o bebê que está tendo dificuldades com as sonecas do dia, num ambiente completamente claro e cheio de barulho não é? O seu bebê começa a perceber bem mais cedo que você imagina a diferença entre dia e noite e não é deixando o bebê num ambiente super claro e sujeito a vários barulhos da casa que você vai conseguir melhorar as sonecas do seu filho que está dormindo já bem pouco durante o dia. O ideal é o meio-termo, um ambiente mais claro que a noite, mas uma penumbra gostosa, sem barulho demais para aquele bebê que já está tendo dificuldade para relaxar de dia. Não esqueça, também, de levar o bebê, assim que ele acordar das sonecas, para um ambiente claro e aí sim, ele terá contato com mais barulho e estimulação.

Deixa uma luzinha azul no quarto que ajuda no sono do seu bebê

Se você quer deixar uma luzinha fraca no quarto do seu bebê, então escolha a luz vermelha, e não azul. Segundo pesquisas da Harvard Medical School, a luz que menos prejudica o sono é a luz de tonalidade vermelha, e sempre fraquinha. A luz azul é boa para despertar, para estimular a concentração e não para relaxar e dormir.

Dar uma mamadeira de fórmula que ele dorme melhor porque o leite artificial alimenta mais que o leite humano (ou então aquela terrível sugestão: colocar cereal na mamadeira para o bebê dormir a noite toda)

Várias pesquisas já foram feitas e nada comprova que o leite artificial faz o bebê dormir mais. A amamentação no seio materno NÃO É INCOMPATÍVEL COM O BOM SONO, mamães. Continue dando o peito, o melhor alimento para o seu bebê, porque não é deixando de mamar o melhor leite que ele vai dormir mais.

Dorme pouco de dia que vai dormir melhor à noite 

Encurtar as sonecas esperando que o seu bebê vá dormir melhor à noite não é a solução. Um bebê super cansado pode até despertar mais de noite e pode ter mais dificuldade de relaxar na hora de ir para a cama. Se ele dormir boas sonecas e as horas que precisa durante o dia, terá mais probabilidade de ter um sono restaurador à noite.

Meu bebê não dorme de dia, mas dorme a noite toda, então está tudo bem

Alguns bebês não demonstram claramente sinais de sono tais como bocejos, irritação, choro, mas, na verdade, apesar de não mostrarem que estão com sono, precisam ser levados para a cama e terem o sono diurno. No final de um dia sem sonecas, muitos bebês choram muito e ficam muitos cansados. Isso é razão suficiente para insistir nas sonecas tão necessárias.

Os bebês dormem a noite toda quando completam 3 meses

Primeiro vamos lembrar que dormir a noite toda para um bebê abaixo de 6 meses significa descansar por cinco a seis horas de sono contínuo e nunca doze horas de sono. Depois, muitos bebês até seis meses ou mais ainda podem precisar mamar de noite, portanto acredite: Não são todos os bebês que começam a dormir a noite toda aos três meses e, digo até mais, a maioria não faz isso.

Viu quanta informação que pode atrapalhar? Esses mitos confundem e atrapalham ha hora de você decidir o que é melhor para o sono do seu filho, mas depois desse artigo você já tem como fazer boas escolhas, lembrando que nem tudo que se diz por aí a respeito de sono é o ideal para a realidade da sua casa.

Bom sono para todos!

10 comentários

  1. Sandra

    Meu filho já tem 6 anos e até hj não dorme a noite toda. Briga com o sono e acorda diversas vezes no meio da noite e me chama.

  2. Karine

    Meu filho também não dorme a noite toda, ele tem 1 ano e 5 meses. Foram raras as noites que ele dormiu sem despertar durante a madrugada. Comemoro muito quando ele acorda só uma vez.

  3. Suzana de oliveira

    Meu primeiro bebe não dormia a noite toda , acordava de 2 em 2 horas para mamar. mas o meu segundo que está com 4 meses, desde o segundo mês dorme a noite inteirinha desde o segundo mês. a ultima mamada por volta das 21:00 e só acorda as 05:00 da manha (só comecei a dá formula há uma semana) de fato cada bebe é único, mesmo sendo irmãos. (

  4. jaqui

    Meu bebê de 5 meses dorme cerca de 11 hrs seguidas por noite, nas sonecas diurnas estou com MTA dificuldade, tem dia que faz certinho, mas tem dia que dorme uns 20 min umas duas vezes e só, rotina do sono da noite super funcionou, mas de dia não, devo me preocupar?

  5. Patricia

    Até os 6 meses minha filha nunca tirou soneca durante o dia. Tentei de tudo, todas as técnicas e dicas, penumbra, música calma, mama, chupeta e naninha, carrinho, sling, minha cama, ritual de dormir, banho.. menos deixar chorando.. Engrenou uma sonequinha de 1h às 11h a partir dos 6 meses, o que faz até hoje, que está com 11 meses, e só! O meu dia é uma maratona, no final do dia estou exausta. Dorme das 21h às 5h30 -6h, às vezes 7h e de repente 8h (eeeeeh).

  6. Juliana

    Quando falo ninguém acredita, mas minha filha desde que nasceu, sempre teve uma noite tranquila de sono! Até o sexto mês ela dormia seis, sete horas direto! Geralmente da meia noite até as seis/sete do outro dia! Hoje ela tem um aninho e dorme a noite toda! É super saudável, amada e esperta!

  7. Erika Pena

    Meu bb tem 7 meses e até hoje não dorme uma noite inteira. Tentei a técnica do L.A com mucilon… empurrar a soneca da tarde, interromper um pouco o sono… tudo e não tem jeito,
    Passo a acreditar que esse é o metabolismo dele: 23h/ 2h/ 4h30 da manhã. Paciência pra mim. Essa é a fórmula!

  8. Maiara

    Meu principe tem dois meses e dorme a noite td , acorda so para mama , sua ultima mamada as dez e depois a 4:00 perguntei ao pediatra dele se preciso acordalo antes ele diz que nao , pq nao podemos interromper o sono da criança pq ele ta en fase de desenvolvimente.

  9. Maglene celestino

    Olá Shirley, Meu bebê tem 3 meses ele dorme por volta das 8 horas da noite que a última mamada e acorda às 2 da manhã e depois as 5 horas, eu acho que ele dorme bem pois já tive noites dele acordar de 2 em 2 horas (foi horrível). Durante o dia ele dorme e só dorme com silêncio, sem barulho e as pessoas acham que é frescura e manhã e que tem que acostimá-lo com barulho. Eu não gosto de dormi com barulho, pq com bebê tem que ser diferente?!! Bjus

  10. Gelane

    Meu bebê tem 2 meses e dorme bem a noite mas durante o dia mesmo que eu insista só dá cochilos de 30 minutos totalizando em média 4 horas por dia. Queria tanto que durante o dia os cochilos fosse de um período maior

Deixe seu comentário